É oficial: governo Bolsonaro não encontra “caixa-preta” no BNDES

"Hoje, entendemos que não há mais nenhum evento que requeira esclarecimento", diz atual presidente do banco

Jornal GGN – Gustavo Montezano, que Jair Bolsonaro pôs na presidência do BNDES em substituição a Joaquim Levy, afirmou nesta quarta (18) que não há “nenhuma operação polêmica a esclarecer” no banco, pelos relatos da Folha de S. Paulo.

Assim, a abertura da “caixa-preta” prometida pelo capitão a seus seguidores foi oficialmente improdutiva.

“Hoje, entendemos que não há mais nenhum evento que requeira esclarecimento. A sociedade está com informação de qualidade, substancial”, afirmou Montezano.

Segundo o jornal, Montezano tocou no assunto durante evento do banco. Na ocasião, anunciou plano trienal do BNDEs e prestou contas das ações para limpar a imagem da instituição. Na semana passada, o empresário Marcelo Odebrecht afirmou que o BNDES foi criminalizado indevidamente.

Desde que foi eleito, Bolsonaro prometeu abrir a “caixa-preta” do BNDES, numa tentativa de atingir ainda mais seu principal adversário nas urnas, o PT. Afirmou que a nova gestão mostraria ao povo brasileiro o que foi feito com o dinheiro do banco nas últimas décadas.

Recentemente, uma investigação independente contratada pelo próprio BNDES para apurar os negócios com a J&F concluiu que não há provas de desvios na instituição nem prejuízo gerado por dolo.

Ao contrário disso, os empréstimos e aportes feitos na holding dos irmãos Batistas são encaradas pelo banco como investimentos, no geral, positivos.

Leia mais: Investigação independente não encontra indícios de corrupção nos financiamentos do BNDES à JBS

Ainda assim, ao lado de Montezano, Bolsonaro continua usando sobretudo o empréstimo para a construção do Porto e Mariel, em Cuba, obra tocada pela Odebrecht, para criminalizar o BNDES sob as gestões do PT.

Vídeos relacionados:

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif: eu não me conformo. Como não acharam nadica? O SapoBarbudo conseguiu camuflar tudinho? Pediram a quebra bancária e fiscal de FidelCastro? Vai que… E a grana do Sítio e do Triplex? Taí onde o Queiroz aprendeu. Tudo bem, acusaram sem prova alguma. Mas o PowerPoint do meliante GogoboyAvivado (e corja) já é mais que suficiente. Especialmente amparado pelas baionetas dos VerdeSauvas, conforme as declarações do Chefe-em-Comando da QuerênciaDeCruzAlta. Tem ainda essa do Sapinho, dito dono da operadora de telefonia e os cambau-a-quatro. Aquele outro meliante TogaSuja tem feito o que pode (e pode muito), mas não tem sido suficiente. Na medida do possível, tenho acompanhado o Bando e seus trabalhos pra ver se, no mínimo, humilham o MelianteOperárioNordestino. E os caras, com reforço do JardimBotânico e da TVSalomão, têm feito esforços hercúleos. Mas até os do Delcídio, apesar dos compromissos, tão convencidos do contrário. Continuando assim a única “CaixaPreta” será a daquele Condomínio na Barra da Tijuca, onde se guardava armas e munição dos Mariners, cujas balas liquidaram a vereadora que atrapalhou os negocios dos VerdeSauvas e das Milícias. Mas, como dizia um antigo Juíz curitibano, “isso não vem ao caso”.

  2. O BNDES nos traz uma lição a ser aprendida: essa milícia de Moro e Bolsonaro só se engraça com frouxos, como essa gente do STF e as bancadas da esquerda mole. Os técnicos do BNDES puseram pra correr um bundinha andou garganteando que iria abrir a caixa preta do BNDES. Ali o buraco é mais embaixo! O boca mole do Marco Antônio Vila já tinha levado uma sova em regra do ex-presidente do banco, Paulo qualquer coisa, numa entrevista memorável. Se o Marcelo Odebrecht não fosse um frouxo teria peitado o Moro com as denúncias doe tudo o que pagou ao FHC e a toda a quadrilha do PSDB e não teria deixado quebrar a sua empresa. Aprendam!

  3. Na verdade as “caixa preta” não estariam em algumas questões? Primeiro a abertura de dados sigilosos do BNDES, a uma espionagem em conluio com o Departamento de Estado Americano e a CIA? Ou uma operação de sucateamento do BNDES, CAIXA e Banco do Brasil para transferir recursos para bancos privados através da criminalização dos bancos públicos, assim como estão fazendo jogando a culpa da crise nas costas dos servidores públicos? Não seria o sucateamento do BNDES e junto com isso todo investimento em infraestrutura brasileira! Por fim isso tudo não estaria no rol da fábrica de fakenews, criminosa para criminalizar o PT, a política e todo esforço de crescimento e resgate da soberania nacional brasileiras? Além disso mais do trazer a tão falada transparência esses últimos cinco anos desregulamentou tudo e nos jogou num jogo de obscuridade? Do ponto de vista desses interesses que não são os do Brasil e nem o do povo, foi muito produtivo! O falso nacionalismo cria máfias, dá poder a milícias e transforma o Brasil e Brazil, bem ao gosto do dedo state!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador