Em 24h, Bolsonaro toma 17 medidas que prejudicam o povo brasileiro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Decisões de Bolsonaro podem agravar ainda mais a crise no Brasil (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

da Agência PT

Em 24h, Bolsonaro toma 17 medidas que prejudicam o povo brasileiro

Não foi preciso esperar mais que um dia para que o presidente da extrema-direita deixasse claro para quem governará: para elite, para os interesses do mercado e para o governo dos EUA

Menos de 24 horas depois de assumir o comando do país, Jair Bolsonaro já colocou em prática seu projeto de país que coloca em risco o povo brasileiro, a liberdade da população e a soberania nacional. Da posse até aqui, são ao menos 17 medidas podem agravar ainda mais a crise iniciada após o golpe de 2016 e aumentar a violência contra pobres, negros e das minorias que tanto atacou durante sua vida parlamentar.

As decisões vão desde a redução do salário mínimoprevisto para 2019 até a disposição imediata para curvar-se aos interesses do governo dos EUA.

Confira as 17 medidas de Bolsonaro contra o Brasil:

1) Garfou 8 Reais do salário mínimo aprovado pelo Congresso;

2) Extinguiu Secretaria da Diversidade, Alfabetização e Inclusão do MEC, para reimplantar o preconceito e impedir o ensino crítico;

3) Proibiu a Funai de demarcar áreas indígenas, que agora será feita pelo Ministério do Agronegócio;

4) Anunciou liberação a posse de armas e disse que vai tornar esse “direito” vitalício;

5) Anunciou que vai impor a prisão de condenados em segunda instância, atropelando o STF;

6) Extinguiu os ministérios do Trabalho, da Cultura, das Cidades, Esportes e Integração Racial;

7) Esvaziou a Comissão da Anistia, remetendo-a para o patético Ministério da Damares;

8) Liberou as chefias do Itamaraty para nomeações políticas, quebrando uma tradição secular da diplomacia profissional brasileira;

9) Anunciou que vai privatizar Eletrobras, apesar do veto do Congresso ao processo de capitalização da estatal;

10) Comprometeu-se com os EUA para atacar Venezuela, Cuba e Nicarágua;

11) Colocou a reforma contra os aposentados no topo da agenda de governo;

12) Confirmou a transferência da embaixada brasileira para Jerusalém, mostrando que é submisso a Trump e ofendendo a comunidade árabe;

13) Reprimiu seus próprios apoiadores na posse e censurou violentamente a cobertura da imprensa;

14) Anunciou demissão sumária de servidores que criticaram suas políticas em redes sociais privadas;

15) Extinguiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que orienta o combate à fome e o Bolsa Família;

16) Acabou com o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transportes e tirou do Senado a aprovação dos diretores do DNIT;

17) Fez um acordão com os partidos políticos que ele tanto criticou, para que o PSL apoie a reeleição de Maia e ganhe cargos na Câmara.

Da Redação da Agência PT de Notícias

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a Dilma e os que estavam no

    E a Dilma e os que estavam no governo nada fizeram para deter a marcha do golpe. Reclamar agora! Deviam ter tido a garra de Putin, Erdogan e Assad. 

    1. As garras do oriente e as garras do ocidente
       

      As garras de Putin, Erdogan e Assad acontecem no oriente, lá em riba do mundo.

      Cá em baixo as garras desgarram.

      Veja onde foi a garra de Cuba, da Venezuela e de  outros que ousaram mostrar as garras.

  2. Paranóia é paranóia!
    O “homem que pisca” ( lendo ele não pisca mas dá a todo momento um olhar para o nada ), toma posse enfatizando e constrangendo STF a cerca de prisão em segunda instância. Chamem o psiquiatra!

    1. O pior é que não vai

      O pior é que não vai constranger o STF, Marly. Covardes que são, os juizes do STF vão obedecê-lo porque são cúmplices do estado de exceção que instalou no país.

  3. Como bom covarde que é, pois

    Como bom covarde que é, pois apoia torturadores, o presidente eleito por fake news só foi em cima dos indefesos. Indios, quilombolas, os que recebem salário mínimo, agricultura familiar, programa de combate a fome, comunidade lgbt, ensino público e aposentados.

    O Jornal Nacional e a Globonews devem coloca-lo no céu, ao lado do Deus do chanceler, hoje. Ou então em cima do pé de goiaba da Damaris.

    País trágico o Brasil. A sensualidade, a alegria do povo que eram características atrativas do país estão sendo subjugadas por um moralismo tosco, por uma religiosidade leviana onde a natureza dos homens não se incorpora a Deus ou aos Deuses conforme a religião. No Brasil atual não se celebra o dom da vida que nos foi concedido por um Criador  mas se subjuga os homens manipulando da forma mais vil a sua religiosidade.

    Na homilia da Páscoa do ano passado o Papa Francisco disse que ofender o corpo é ofender a Deus. Fariseus hipócritas tomaram de assalto o país e estão perseguindo seu povo humilde em nome de Deus.

  4. Mensurando Bolsonaro

    As veias da América Latina ainda estão abertas, alimentando os colonos norte-americanos, outrora eram os europeus. Medidas de Bolsonaro servem de parâmetro para mensurá-lo. Filhote da Ditadura Militar instalada em 1964, jamais trabalhou e já está com 2 aposentadorias; temos mesmo que reformar a previdencia, inclusive a POUPEX do Exército, passar um pente fino nela com  a ajuda do COAF sem as ordens de Sérgio Tolo. 

  5. …sob Dilma, o SM seria de
    …sob Dilma, o SM seria de 1.198.00 reais…..mas sob o golpe será de menos de 1 mil reais….Posso estar enganado mas o golpe já roubou pelo menos 2.400 reais anuais do trabalhador …..e foram roubando de grão em grão pro trabalhador não perceber …talvez perceba quando o SM voltar ao valor que era sob FHC: 70 dólares …Como diria Darcy Ribeiro: elite má, sovina e perversa, que não deixa o país avançar…

      1. É mais esse, mesmo
         

        Mas, se mostrar a cara feia, põe medo no povo.

        Pra alegrar a petizada é o referência cruzada do bozonaro: aparência de alegria e promessa de terror

         

  6. Senhores, como vocês se

    Senhores, como vocês se posicionam diante de pessoas “pobres com ideologia de direita”, ou de beneficiários do Minha Casa Minha Vida ou do Prouni que criticam abertamente o Lula, ou ainda cidadãos da perifeira que acham que a polícia tem que atirar para matar (pois ainda não entenderam que serão os futuros alvos)? 

  7. As fanfarronices preocupantes do “coiso”, psicopata a meu juízo.

    Endosso todas as críticas enquanto condeno veementemente todas as medidas já anunciadas, porém quero ressaltar a fala do psico-presidente em seu discurso na posse e transmissão do cargo ao General Ministro da Defesa, pouco me importa qual seja o nome deste gorila, ocasião em que, emocionado e quase às lágrimas, o Capitão insubordinado de outrora, dirigiu-se especificamente ao cadeirante Vilas Boas, dizendo…”agradeço ao senhor por hoje estar aqui!”.

    Rasgadas as fantasias do eleito fraudulamente pela combinação de fakenews com as urnas eletrônicas que ele antecipadamente já dizia serem fraudadas pró PT, assumam-se como idiotas os eleitores idiotas que cravaram o 17 nas urnas eletrônicas em 28/10, pois o homem da pseudo-facada encenada em Juiz de Fora na tarde de 06/09, sintomaticamente na porta da Loja Riachuelo de seu mega-apoiador, cuspiu na cara da nação brasileira ao não reconhecer os milhões de eleitores e se dizer grato APENAS ao cadeirante Vilas Boas.

    Deste último citado, cumpre que não esqueçamos nunca de suas “intervenções cirúrgicas” junto ao STF, quando designou o hoje empossado Ministro da Defesa para “assessorar” o ridículo Dias Toffoli, aquele sabujo que tentou passar a idéia de escolha pessoal do tal assessor, de outra oportunidade, quando o STF julgaria o Habeas Corpus de Lula, quando impôs no encerramento do Jornal Nacional, ao Bonner a leitura de seu “tuíte” ameaçador.

    Por fim, algo que sempre me causou enormes dúvidas: porque da encenação da simulação da facada pelo Adélio Bispo em Juiz de Fora-MG…..voltando no tempo, por mais que doam as lembranças, um outro Mourão, que se auto intitulava “Vaca Fardada” colocou nas ruas da cidade e estrada BR3 em direção ao Rio de Janeiro, em 31/03/64, as tropas sob seu comando, segundo alguns comentaristas e historiadores, antecipando um movimento revolucionário preparado por seus superiores, aliados dos Governadores  Magalhães Pinto (MG) e Adhemar de Barros (SP), para estourar nos dias seguintes.

    Posteriormente, quando algumas verdades do “golpe de 64” foram surgindo, a cidade mineira da Zona da Mata, que à época se engalanou para receber as tropas em seu retorno à cidade,  foi conhecendo e engolindo as justas críticas que lhes faziam, mormente quando ficou patente a clareza do que hoje se reconhece como “Golpe de 64”, inclusive por reconhecimento explícito de O GLOBO do erro grave por tê-lo apoiado à época.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador