FHC diz que não existiu “mensalão tucano” e que não vai “jogar pedra” em Azeredo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: George Gianni/PSDB

Jornal GGN – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse, na noite de quarta (24) no Rio de Janeiro, segundo relatos de O Globo, que não existiu “mensalão tucano”, apenas o do PT.  “Não, não tinha mensalão. Mensalão é mensalidade que se dá todo mês e tal, uma coisa de outra natureza”, afirmou em alusão ao caso de Eduardo Azeredo, preso após condenação em segunda instância.

FHC repetiu mais de uma vez que “não houve mensalão. O fato é outro. Não houve organização para pagar deputado”, ao contrário do que foi revelado no esquema do PT.

Segundo o ex-presidente, a única coisa que liga os dois casos é o fato de que o publicitário Marcos Valério tenha sido o agente usado nas operações de lavagem de dinheiro. “Porém, o caso do PT dizia respeito a pagamentos sistemáticos a parlamentares, enquanto, no caso de Azeredo, a denúncia fala em recursos para a campanha ao governo do estado”, diferenciou o jornal.

Ainda comentando o caso de Azeredo, FHC disse que é preciso respeitar a decisão da Justiça, mas sem “jogar pedras” no correligionário. “Não noguei nos outros, vou jogar nos meus?”, indagou o tucano. De acordo com ele, “Eduardo diz que não sabia, que não tinha o nome dele. Foi condenado a 20 anos de cadeira. É pesado, mas tudo bem.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ilicitos diferenciados

    O sociologo  FHC tem manieras diferentes de encarar o ilicito. Na sua visão, o do PT era mais grave por ser sistemático enquanto aquele que alimentou os recursos irregulares da campanha do PSDB não opbedeceu sistemas. Mas, ambos, foram organizados pelo mesmo  publicitário, hoje preso pelos crimes do PT. Então, tá. Nada surprendente tal opinião vir de um ex-presidente da republica que em seus dois mandatos teve uns 10 ou 12 ministros da Justiça, Como Renan Calheiros, por exemplo. Acho que ele ele não dava muita importância a pasta . Ninguém esquentava a cadeira, talvez devido ao fisologismo do governo de então. Nenhuma palavra de FHC sobre a demora da ação para condenar o tucano que, como Aécio, continua no partido. 

  2. FHC, o Fazendeiro – terras, amigos pecuaristas e Odebrecht

    FHC, o Fazendeiro – terras, amigos pecuaristas e Odebrecht

    “Conheça as fazendas dos filhos de Fernando Henrique em Botucatu (SP) e o império agropecuário de Jovelino Mineiro, amigo próximo do ex-presidente e sócio de Emílio Odebrecht

    Esta é a história de um sociólogo que descobriu o gado, de um ex-presidente que se aventurou pelo universo agropecuário. Com a ajuda de um fiel escudeiro, chamado Jovelino Mineiro, Fernando Henrique Cardoso manteve-se na cena pública após deixar a presidência – com a Fundação FHC, articulada pelo pecuarista – e foi erigindo um domínio privado. Esta é uma reportagem sobre Jovelino e FHC, antigos parceiros de Sérgio Motta em uma fazenda em Buritis (MG), e das sociedades ou conexões recentes entre esses e outros personagens – como Emílio, Marcelo e Maurício Odebrecht.”

    A história completa está em
    https://deolhonosruralistas.com.br/2018/05/22/fhc-o-fazendeiro-tudo-sobre-as-terras-da-familia-os-amigos-pecuaristas-e-odebrecht/
    (site De olho nos ruralistas), com 27 reportagens até o presente. Abaixo, um vídeo dos latifúndios do sociólogo picareta e lesa-pátria (que corrompeu mais de 2/3 do congresso para comprar a reeleição), passados adiante para a filharada, como forma de proteção do patrimônio, que só com valores muito mais altos que mensalões vagabundos poderiam adquirir.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Nb1fRrVgQZA%5D

  3. desvalido

    O desvalido fegacê carece de vergonha na cara.

    Melhor o macróbio faria se ficasse calado.

    Pelo menos até 2038 ano em que voltará à ribalta na eleição de ÇERRA45 presidente, vice fegacê…..viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixe!

  4. FHC tem telhado de vidro, por isso não jogará pedra no Azeredo

    Infelizmente, o FHC jogou pedra no Lula, ao afirmar que:

    “Esse instante (da prisão do Lula) não é de alegria para ninguém. É um momento delicado da vida política brasileira, especialmente porque as acusações não são políticas, são de conduta. A Justiça se cumpre. Junto com ela, vem a saudade de outras épocas, e uma tristeza pelo que aconteceu”.

    Logicamente que se o mensalão tucano não existiu, o Azeredo não é mensaleiro e as acusações contra ele não são de conduta, são políticas, e, consequentemente, se cumpre não a justiça, mas a injustiça.

    Corporativista do kct.

  5. FHC…

    “É pesado, mas tudo bem…” Tudo bem desde que ele fique calado e não entrgue todo o esquema nacional, não é mesmo ‘Rainha da Inglaterra’? Com 1 semana, Azeredo já estará cantando. Um Milagre Tupiniquim: Ver Tucano cantando. Loures é outro que não ‘guenta’ 1 semana. Gilmar que salve o Tucanistão, como o Engavetador Geral da República fez por anos. Mas quero lembrar aos meus compatriotes: Tudo gente eleita por iludidos e fanáticos. Tudo AntiCapitalista, que faria politica de outra forma, sem interesses pessoais, democratas que não buscavam o enriquecimento seu e das suas famílias. Rouba mas Faz, não existiria nunca mais. ? Nada como um dia após o outro. A Verdade Vos Libertará. Vocês acreditaram: Tudo gente Honesta !!!!    

  6. O Cara É Um Anjo

    Nassif: o pior é que o Príncipe de Paris diz a verdade. No bando PSDB/DEM/PPS e asseclas não tem essa de “mensalão”. Nem “semanalão” A coisa é diária e constante.

    Esses gatunos surrupiam antes, durante e depois.

    Pensa que aquele tal de “Dossiê Cahimã” ficou só nos 2 bilhões (quinhentinho para cada larápio)? Lêdo engano. Dizem que a empresa de telefonia envolvida na bagaça paga naquele escritório de Barcelona, até hoje, chova ou faça sol, sua “contribuição de campanha”. Essa de buscar “pedágio” nas petrolíferas é coisa do Carcamano da Moóca, do qual Pedrinho (parente do Capeta) representa com talento.

    Lembra quando o Yousessf disse (mas “não vem ao caso”) que pagou ao PlayBoy das Alterosas 96 parcelas de 190 mil dólares (de 1994 a 2002)? Fundo de Campanha! Como você imagina que foi “emprestado” aquele palacete da Av. Foch? A ajuda dos Céus não desce a tanto.

    Sobrou prô Azarado, pois o ramo togados pretendem justificar, perante a grande mídia, a mantença do meliante Nove Dedos (versão tucanídia-demoníaca) sob o tacão da Verduga dos Pinhais. Paulo “Moreninho”, por exemplo, já tá em casa, ajuntando uns troquinhos pra campanha de Xuxu. E é por isso que apoio a reivindicação de Aluisim Odebrecht — um milhãozinho só é covardia.

    Mas isto são coisas do passado, estão prescritas, segundo o coniventen Judiciáriário. Deu no quê prô Carcamano da Moóca? E prô PlayBoy das Alterosas? E sinta que os tais são meras pontas de iceberg.

    Se a locupletação contra o Povo e os cofres públicos cessarem como o Pais vai progredir?

    1. Por tras do PSDB so barra pesada

      Tenho ca com meus botões que Paulo Preto, o proprio Aécio e irmã, Loures, Geddel e outros foram ameaçados de morte caso resolvam delatar. Alias, por que sera que Cunha ainda não fez delação?  

  7. FHC pagou mensalidades para

    FHC pagou mensalidades para poder se eleger.

    Mas é claro que não vai admitir isso.

    Velho safado, mentiroso e principelmente medroso.

    FHC tem um medo terrível de ser metido a ferros.

  8. Quanto mais envelhece, mais o

    Quanto mais envelhece, mais o corrupto FHC distende a sua notória falta de vergonha
    na cara. O velhaco FHC já não engana como dantes. Ora, inúmeros brasileiros já
    percebem muito bem que esse sujeito não passa de um misto meia-boca de intelectual
    de araque e, de político rasteiro e fraudulento.

    Os brasileiros ainda sofrem e tem muito a pagar, por conta dos III séculos ininterruptos
    de captura, contrabando, comercialização e exploração brutal do trabalho escravo.

    Ao cabo dessa longa experiência tão nefasta à construção das humanidades, causa e responsável por
    boa parte das mazelas que infernizam o povo brasileiro. E ainda, por propiciar o fenômeno
    tabajara, a que muitos identificam como elite de merda, ou, mais civilizadamente de “Elite do Atraso.”

    Pois muito bem meus caros. O ex-professor Cardoso é, além de um típico herdeiro da elite de merda,                                          trata-se do queridinho e requisitado porta estandarte dos interesses dessa cepa apodrecida da elite entreguista.                              

    Extremamente vaidoso, o FHC se presta em atuar como um filho obediente, se passando por líder da poderosa casta anti-Brasil.

    Orlando

  9. Fernando Henrique Cardoso, o

    Fernando Henrique Cardoso, o Cabotino I e Único, acha que nós esquecemos das sucessivas crises morais do (des)governo dele, quando a imprensa anunciava prestimosa que o governo iria chamar a sua “reserva moral” (kkkkk), o Scálco, para savar o Governo?! Chama o Scálco pra desmentir a compra da reeleição com dinheiro roubado da estatal mineira Furnas, FHC!!! kkkkkkkk

  10. Assim como não existiu a

    Assim como não existiu a Lista de furnas, a privataria, a compra de votos pra reeleição, o apartamento milionário em Paris, o apagão e nem a amante repórter sustentada pela globo.

  11. Por que se importam tanto
    Por que se importam tanto com.o que esse senhor diz?

    Ele solta um arroto e parte da midia corre pra noticiar; a elite canalha lhe deve muito, inclusive não pagar impostos sobre suas rendas, mas o campo popular dar atenção ao que ele diz é intrigante……

  12. Prezados camaradas
    O

    Prezados camaradas

    O Altíssimo deve ser lamentar toda noitepor ter posto neste sujeito uma língua comprida e mentirosa 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador