FHC tem inquérito sobre Miriam Dutra encerrado em Brasília

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: George Gianni/PSDB

Jornal GGN – Vallisney de Oliveira, o mesmo juiz que cuida dos processos de Lula em Brasília, tomou uma decisão que, na prática, encerrou o inquérito contra Fernando Henrique Cardoso por evasão de divisas. Acolhendo posicionamento do TRF-1, o magistrado mandou destruir os dados da quebra de sigilo fiscal de FHC que, segundo o jornal O Globo, eram a “única cartada” que os investigadores ainda tinham para processar o tucano.

O jornal divulgou na noite de quarta (14) que depois que Miriam Dutra recuou da história de que recebia valores de uma empresa supostamente ligada a FHC para se manter no exterior, a Polícia Federal pediu a quebra de sigilo fiscal do ex-presidente, do Instituo FHC e da FHC Consultoria & Lectures, entre 2002 e 2016.

Porém, Vallisney só autorizou dentro do prazo de 2002 a 2006. A defesa do tucano recorreu para impedir a quebra e acabou conseguindo, sob o argumento de que mesmo existissem evidências de crime, eles eles já estariam prescritos. O juiz acolheu o argumento e mandou destruir os dados. 

O Globo destacou que, no TRF-1, a defesa fez vencer o entendimento de que, “como FH já tem mais de 70 anos, o prazo de prescrição dos crimes cai pela metade. Neste caso, como as suspeitas eram apenas até 2006, o TRF-1 apontou que eventuais crimes já estariam prescritos e determinou que a Justiça Federal destruísse os dados, o que foi feito na última semana.”
 
O inquérito havia sido instaurado a reboque de uma entrevista da jornalista Miriam Dutra, amante de FHC, que disse à Folha, em fevereiro de 2016, que o tucano usava a empresa Brasif Exportação e Importação para enviar dinheiro a ela no exterior.
 
“Segundo Miriam, esses pagamentos ocorreriam graças a um contrato fictício de trabalho que ela teria assinado com a empresa para ganhar US$ 3 mil mensais, sem efetivamente prestar qualquer serviço. FH havia tido um relacionamento extraconjugal com a jornalista e assumiu a paternidade do filho dela, Tomas. Um exame de DNA feito posteriormente, porém, não confirmou a paternidade”, ajustou o jornal.
 
Além de anular a quebra de sigilo, Vallisney de Oliveira também determinou que a investigação seja remetida ao Rio de Janeiro, por entender que a competência por eventuais crimes seria do outro Estado.
 
“Será aberta uma nova frente na investigação, para apurar se houve falsificação de documentos no contrato de trabalho apresentado por Miriam Dutra na entrevista. Em seu depoimento, ela negou haver assinado contrato com a Brasif”, pontuou.
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nenhuma surpresa…tudo

     

    Nenhuma surpresa…tudo conforme o script do filma da Globo contra o Lula, o A Lei é Para Todos (menos para tucanos)

    Há 2 anos publiquei isso…já que esta guerra hibrida dos EUA contra nosso pais está no final de uma de suas fases (a prisão e silenciamento de Lula), vaii de novo a titulo de lembrete

    Lula está sendo tratado como inimigo de guerra

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/2016/03/lula-esta-sendo-tratado-como-inimigo-de.html

    Policiais brasileiros fantasiados de marines americanos, se preparam para prender…. Lula…

      1. Naldo, isso não é um

        Naldo, isso não é um uniforme, muito menos, coisa séria., No mínimo, essa palhaçada trata-se da ideia de algum jerico vira-latas marketeiro, visando atrair esses idiotas da classe média branca(?) (veja a pose do mané da foto) realizarem suas fantazias de capachos imitadores de marines usa. 

        Tá difícil construir um país com esse rebotalho de concurseiros colonizados,oriundos da disney, que se está a produzir .

        Orlando

  2. Projeto de Lei para tornar o PSDB acima das leis.

    Os políticos deveriam criar um projeto de lei para colocar o PSDB acima da constituição… pra que perder o precioso tempo dos tribunais com essa burocracia de sempre fingir que investiga pra depois arquivar?

    Quanto dinheiro do contribuinte já foi gasto com a “justiça” fingindo que vai investigar alguém do PSDB???

    Seria uma enorme economia para os cofres públicos declarar logo o PSDB e sua quadrilha como “Deuses acima das leis”.

    Eles podem tudo… se quiserem roubar, roubam… contas na Suíça… overdose… estupro de menor… tá tudo liberado…

    A imprensa também ficaria livre do constrangimento de obrigar jornalistas a falarem mal dos esquema que sustenta os próprios jornais… onde já se viu isso??? Traficante falar mal do uso de drogas???

    Chega de hipocrisia!

  3. Olá, Roma…

    Olá, Roma…

    Há conserto

    ?????

    Há resgate possivel que não uma rebelião que comece pelo fechamento da Globo

    ????????

     

  4. Lojistas a pleno

    Lojistas a pleno vapor……

     

    Quem tem padrinho mão morre………pagão.

     

    Tem até livrinho de fake news a respeito……….

  5. Acho até que os jestores que hão de vencer em outubro 2018

    devem tomar como 1ª ação administrativa, cobrar dos envolvidos (MPF/E’s, PF etc…) em inqueritos contra tucanos, e por desconta em folha, os custos de xerox, fótos, deslocamentos, horas extra e tudo o que for, destes inquéritos, já que até o mundo mineral que, por definição, tucanos são ininputáveis no Brazil.

    Puro desperdício de $ dE impostos que nem deveriam existir diria a FIESP.

    P.S. será que a ironia ainda é permitida no Brazil, ou sou sujeito a condução coercitiva?

  6. Esta turma acha que agindo assim faze de FHC um grande homem

    Apenas suja mais a história e passado (recente) poluto e vergonhoso. Em muito menos tempo que imaginam esta sujeira já não se assenta no tapete de podridão que há. Assim como Lula é perseguido desde a ditadura militar, FHC é protegido ainda que tenha quebrado por mais de uma vez o país, tenha comprado a reeleição e foi personagem dos principais na privataria tucana.

  7. justo e inglório fim

    O fhc é um ectoplasma uma entidade da fantasia não mãos da mídia que escreve os seus devaneios sem a sua contribuição e assinatura.

    É um escravo das suas inúmeras falcatruas, judiciário e mídia o usam conforme pauta ou falta de todos os dias.

  8. Judiciario vagabundo

    Quer dizer que para Dom Fernando ter mais de 70 anos é razão para arquivar um inquérito? A Miriam Dutra recuou por que sera…

    “Meu coração não se cança, de ter esperança. De um dia ser tudo o que quer”…  Ah, Lula, depois dizem que você se faz de vitima.

    1. Judiciário….

      Esta desmoralização, este achincalhamento, esta bipolaridade no andamento de processos, estes arquivamentos contra Azeredo, Serra, FHC,…é o maior trunfo que poderia ser dado a Lula. É esta a Justiça que condenará Lula? É esta a Justiça que diz não estar fazendo espetáculo e política devido ao nome e condição eleitoral do réu? É este o país que está mudando, graças a eficiência do Judiciário? Faz Me Rir

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador