Gebran diz que Moro pode rejeitar testemunhas “impertinentes” como Duran

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O desembagador do Tribunal Regional Federal João Gebran Neto rejeitou, na segunda (18), um recurso apresentado pela defesa de Lula para reverter as decisões de Sergio Moro que negam a convocação de Rodrigo Tacla Duran como testemunha do ex-presidente.
 
Tacla Duran disse à defesa de Lula que tem condições de testemunhar e apresentar evidências de que sistemas controlados pela Odebrecht foram manipulados durante a Lava Jato, sendo possível que documentos tenham sido fraudados apenas para corroborar os acordos de delação premiada.
 
Só que mais do que colocar a delação da Odebrecht em xeque, Tacla Duran também revelou que o amigo pessoal de Moro, Carlos Zucolotto, teria cobrado propina para “melhorar” um acordo de delação que estava sendo negociado com os procuradores de Curitiba.
 
Por conta das declarações de Duran, Moro já rejeitou 3 vezes o pedido da defesa de Lula para ter o ex-advogado da Odebrecht como testemunha. Os advogados decidiram apresentar um habeas corpus ao TRF4, na tentativa de reverter a decisão do juiz de Curitiba.
 
Mas, de acordo com o Gebran, Moro é o juiz do processo (incidente de falsidade sobre os documentos da Odebrecht) e isso lhe confere o poder de autorizar a produção ou descartar as provas que ele achar impertinente, irrelevante ou protelatória. 
 
“No sistema vigente o juiz é o destinatário da prova e pode recusar a realização daquelas que se mostrarem irrelevantes, impertinentes ou protelatórias”, disse Gebran.
 
Os três adjetivos também foram usados por Moro ao rejeitar o depoimento de Duran. Mas a defesa de Lula mostrou que a testemunha não pode ser considerada irrelevante antes mesmo de ser ouvida. Tampouco protelatória, já que, mesmo da Espanha, Duran se prontificou a prestar esclarecimentos nesta ação penal, por meio de carta rogatória ou videoconferência. 
 
 
Gebran também sustentou, em sua decisão, que o habeas corpus não é o melhor instrumento jurídico neste caso. “Não vejo, por ora e sem a oitiva da parte contrária, a presença de elementos suficientes para interferir no juízo de primeiro grau”, concluiu.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A cada dia

    fica mais claro que o Tacla Duran fala a verdade, e mais, que tem provas robustas de que a quadrilha de curitiba vende sentenças por 5 milhões de dolares.

    Depois desta recusa, pelo amigo do amigo do traficante e esposo da ladra, tenho convocção e a literatura me permite afirmar que um percentual bem consideravel dos 5 milhões de dolares é compartilhado com POA

     

     

  2. Alguém acredita no sistema judiciário ?

    O excelso amigo íntimo de Moro, fará todo o possível (até mesmo o ilegal) para ajudar a esconder a VERDADE.

    Meu avô diria: “Esse Gebran não vale um tostão furado !”

     

  3. Estranha, muito estranha,

    Estranha, muito estranha, essa unicidade quase absoluta entre um tribunal de apelação e a instância inferior. Um dueto que toca de ouvido com uma harmonia de matar de inveja qualquer filarmônica. 

    Impertinente: adjetivo de dois gêneros: 1) que não é pertinente, descabido, despropositado; 2) que ou o que CAUSA INCÔMODO, INDISPOSIÇÃO, DESCONFORTO. Fica óbvio que a impertinência do advogado Duran para o Juiz Moro e o TRF-4 se enquadra na definição 2. A testemunha não é impertinente, mas traz, ou poderá trazer, sérios desconfortos para o juiz face ao que poderia revelar na oitiva. 

    A defesa de Lula tem que ir às últimas consequências, ou seja, até o Supremo, mesmo que sabendo o risco de não dar em nada. O que importa é marcarposição e dar publicidade ao país de como funciona atualmente o Poder Judiciário. Sem descurar de acionar toda e qualquer instância internacional com o mesmo propósito. 

    Definitivamente, o Juiz Moro e o TRF-4ª Região não possuem a isenção necessária para julgar nada do ex-presidente Lula. 

    1. ”Estranha” nessa colocação

      ”Estranha” nessa colocação verbal que vc escreveu, Não Existe.

      A palavra até existe assim como ”presidenta”.

      Presidenta o dicionário aceita. ”ESTRANHA”na colocação verbal colocada aqui, é muito estranho.

      1. Já tinha avisado, anarquista,

        Já tinha avisado, anarquista, para não comentares depois do almoço. Sabe como é: buxo cheio aí vem a sonolência e com ela a desatenção. 

        Que diaboéisso de “colocação verbal”? Estranha, é o feminino do adjetivo “estranho” e qualifica o substantivo “unicidade”.

        Como já te conheço de muitos verões e invernos, nada de estranho nessa tua “avoada”.

  4. Os advogados do Lula sabem
    Os advogados do Lula sabem que o TRF4 vai rejeitar todos os pedidos da defesa do Lula, que possa beneficiar o presidente.

    Eles fazem isso, como disse o cheirador, só para encher o saco, e escancarar a parcialidade desse tribunal.

    Os espertos do desembargadores caem na casca de banana, e negam os pedidos.

    Na minha opinião , Zanin está querendo politizar a condenação, provando que o tribunal não respeita à Constituição.

  5. A partir do momento que o

    A partir do momento que o juízo chama uma testrmunha de defesa de “impertinente”

     

    se jogou de cabeça dentro do processo, sendo parte, aliás, Lula disse isso na cara do justiceiro, que se calou………….esse processo entrará para a História, pela portas dos fundos, como mais um processo viciado e persecutório, condenar Lula não irá manchar a sua honra, na cruz, que vemos em muitos tribunais espalhados por aí, há um homem injustamente condenado, Joana D ´Arc, Mandela, Tiradentes, a História lhes fez justiça, já seus juízes, devem estar queimando no inferno, após prestarem bons serviços………… 

  6. UM FIO DE NAVALHA NESSA GARGANTA…

    até que ficaria muito bem um fio de navalha nessa garganta…quem sabe não aparece um doido né!   mas antes tem que encher as bocas desses dois vermes de merda e depois, zap, degola e manda a cabeça deles pra carminha……quem sabe passem a ter medo…….esse negócio de assistir filme de terror hein……tô ficando de saco cheio de assistir…..

  7. Das 397 notícias de hoje, o

    Das 397 notícias de hoje, o site escolheu essa fala.

    Das 397 notícias de ontem , Claudio Dantas do O Antagonista, não citou a livração de barra de Beto Richa–MAS citou outros.

    E querem regular a imprensa,mesmo em tempos de notícias voadoras na internet e no Face.

    Nassa,embora seja um dos pioneiros da internet, ainda é demodê com esse negócio de ”imprensa livre”.

     NUNCA A IMPRENSA FOI MAIS LIVRE DO QUE AGORA.

    Lutar contra a Globo é uma luta vencida.

    Ela já perdeu pro Face e Internet faz tempo.

    Pega outra bandeira,Nassa.

  8. Estranha, muito estranha,

    Comentário que beira à perfeição:em pouquíssimas palavras resumiu toda a atual tragicomédia institucional do nosso Brasil, sobretudo do Judiciário golpista…

  9. Estes dias eu vi um vídeo de

    Estes dias eu vi um vídeo de uma policial de porto alegre dizendo que ia pra cima, pra dizer o mínimo, dos petistas que forem à cidade defender o Lula e ninguém disse que era incitação `a violência. Agora eu queria saber se alguém disser que pra estes coiotes do trf4 respeitar a constiruição e inocentar o Lula por falta de prova , o povo precisa invadir o tribunal e exigir respeito às leis, será incitação à violência?

  10. Pão, circo e imposto!

    Eles querem cidadãos dóceis, afáveis e sobretudo que paguem impostos para sustentar tudo isso!

    Que não conteste nada, que aceite tudo que eles fazem como sendo o certo e tudo isso para o nosso bem!

    E de preferência trabalhando até morrer, sem deixar pensão, é claro!

    E que ninguem se assuste se o Brasil for vendido!

    Não servia para nós mesmo!

  11. Não precisa fazer perícia, não precisa ouvir testemunhas

    Tudo isto me parece ideologicamente falso.   Estas pessoas negam fé a documentos de fé pública. Negam fé a declarações de testemunhas, e dão fé a declarações de delatores. Não aceitam recibos devidamente autenticados, não aceitam declaração de imposto de renda autenticado pela propria receita, não aceitam documentos de propriedade de apartamentos, autenticados ao serem garantias de dividas em bancos. Aceitam até uma pretensa doação de um pretenso terreno que jamais foi comprado ou doado ou utilizado. ( Isto é o juiz argumenta que em pensamento houve o ato de corrupção) E em nenhum dos casos, se comprovou que um mero aluguel tenha vindo ou sequer tenha relação com as fortunas do caso da Petrobrás. Um triplex  que se tornou alvo por um dia estar ligado a uma cooperativa sindical,( midiaticamente atacada devido ao foco em Vaccari, que continua preso apesar da absolvição),e que   depois de muito escarafunchar, deram de cara com a Mossack Fonseca, aquela do triplex em Parati, e que de possível off shore de Lula mostrou ser a off shore dos Leões Marinho.

    Tudo isto é tão explicito, e se torna agora quase pornográfico, quando um juiz se recusa a ouvir a testemunha que poderia esclarecer as manipulações de dados de delatores  e de um suposto esquema de delação mais do que premiada. Esta  rejeição é, como vários dos autos deste processo, uma verdadeira confissão de culpa.

    Enquanto isto o CNJ, por razões um tanto obscuras começa a querer delimitar os poderes destes juizes. Mas estes juizes já vivem nas trevas  e como disse um outro Gebran ,

    Quem vive nas trevas não consegue ser visto, nem vê nada.-“Khalil Gebran”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador