Gilmar critica relação da mídia com Lava Jato e Bial defende Globo

"A Lava Jato é case de sucesso de mídia, são melhores publicitários que juristas. Houve essa coalizão, essa coabitação. A responsabilidade é muito maior da mídia do que minha", disparou Gilmar

Foto: Reprodução

Jornal GGN – Em entrevista ao jornalista Pedro Bial, na noite de segunda (14), o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirmou que a “responsabilidade” pelo crescimento desenfreado da Lava Jato, abrindo caminho para que os membros da força-tarefa praticassem abusos contra os réus, é sobretudo da mídia, que viveu dos vazamentos seletivos patrocinados pela operação.

“A mídia faz parte disso. A Lava Jato é case de sucesso de mídia, são melhores publicitários que juristas. Houve essa coalizão, essa coabitação. A responsabilidade é muito maior da mídia do que minha”, completou o ministro.

Segundo relatos do UOL, Bial defendeu a Globo. “O que o senhor classifica como incitamento, muitos classificam como bom jornalismo. Muitos jornalistas como o Ali Kamel se orgulham, porque o time deles, de ótimos jornalistas, deu furos. Não é tão fácil assim ter essa notícia. Se atendeu, se a Lava Jato pegou a carona já que o interesse público era enorme, e nosso dever como jornalista é atender ao interesse público, aí é uma contradição das relações do poder com a grande imprensa”, analisou o apresentador.

Gilmar replicou dizendo que sabe “com informações consistentes que (Rodrigo) Janot tinha 11 jornalistas em sua equipe para vazar informações. Conheço de dentro a questão porque o ministro Teori (Zavaski, morto em 2017) ficava irritado. Primeiro chegava a notícia a ele, às vezes pelo Jornal Nacional, depois ele recebia o documento sigiloso, porque havia o vazamento por parte da Procuradoria-Geral.”

Na visão do ministro, os vazamentos eram criminosos por parte do agente público, não da imprensa. Ele denotou que o cenário de complacência das autoridades com essa situação mudou.

16 comentários

      • Isso mesmo Geraldo Galvão. O senhor Bial não passa de um porta recado e corneteiro da famíglia marinho. Quanto ao Alí Kamel, trata-se do carregador de encomendas, ou seja, o leva e trás oficial da organização mafiosa.

        Orlando

  1. E aí “Gilmar replicou dizendo que sabe “com informações consistentes que (Rodrigo) Janot tinha 11 jornalistas em sua equipe para vazar informações. Conheço de dentro a questão…”
    Entendeu seu bial? Vc estava diante de quem “conheceu de dentro a questão”, então parece que o orgulho do tal kamel era relacionado aos vazadores do janot, nada a ver com time da globo. Aliás, será que os onze receberam mais grana no periodo que o “glorioso” time de jornalistas da globosta?

  2. O quincas barbosa disse que o gilmar anda com capangas… eu tenho dúvidas… acho o gilmar o próprio capanga… sobra coragem para o bem ou para o mal…

    3
    1
  3. Se o BBB classifica como ótimo o time de jornalistas de Ali Kamel, precisa procurar tratamento médico com urgência.
    Esta figura operou uma enorme transformação em sua profissão, pois foi de correspondente de guerras, posição ocupada por ótimos jornalistas, a apresentador daquele dramático BBB, e no meio do caminho ainda teve tempo para escrever um livro sobre o grande Roberto Marinho. Como se pode perceber, o fulano tem mais é que considerar os mervais, sardenbergs,miriams, cantanhedes e sei lá mais quem como ótimos jornalistas.
    WWaack, que considero um poço de antipatia, também foi correspondente de guerra e, depois, manteve uma carreira profissional correta, não foi vender a ala ao diabo como PBial.

  4. “bom jornalismo”? que cara de pau! não é preciso ser lá muito bom jornalista pra saber quem são os tais “jornalistas” que o gilmar falou. estão todos trabalhando na mesma empresa que o apresentador…

    8
    1
  5. Jamais existiria no Brasil esse clima caças as bruxas,de barbárie,de safadeza,de canalhice,de capadoçagem,de tudo que se pode qualificar de fétido,mau cheiroso e podridão insuportável,se por aqui não residisse A Globo.Podre por dentro e por fora,nada escapa da sanha,furor,ira,ódio e desejo de vingança,destes enviados de belzebu,quando partem para destruir reputações e vidas humanas.Cevada dentro dos intestinos dos Doi’s Codi’s da Ditadura Militar,capitaneada pelo lambe botas mor do regime militar,Roberto Pisani Marinho,criou-se no País o que há de pior da alma humana.Engana-se quem enxerga a Globo como instrumento da direita.Ali é a morada certa do nazi-fascismo em seu estado mais puro,da conivência com a tortura e com o desaparecimento de pessoas.Nem Silvio Santos,um camelô esperto,nem Edir Macedo,um vendedor de lotes no Céu,superam a falta de escrúpulos da Globo.Um País sem cultura e de escolaridade rasa,é manipulado 24 horas por dia,por uma dramaturgia barata e apresentadores de programas de auditório e similares que não cabem no picadeiro de um circo mambembe.Mino Carta tem uma máxima de que no Brasil os jornalistas são piores do que os Patrões.Divirjo.Eles são sim, cretinos na sua grande maioria.Mas neste País deserdado de Deus,sobrevive a alma popular que produz seus encantos.Um deles diz:Sabedoria quando muita,vira bicho e engole o dono.A Globo produziu Bolsonaro e seu clã.Serão engolidos por eles,já que Valdir Macedo se desinteressou por sua aquisição.A receita não paga a folha.

  6. Gostaria que vossa excelência me esclarecesse o que significa condenado por ato indeterminado,como é,se não acham prova nenhuma contra o réu então condena-se por ato indeterminado, é isso?

  7. O cara de pau do Pedro Bial atribui as informações (notícias) da grande imprensa sobre a Lava-Jato, ao interesse público, contudo esse papo de “Grande/Imprensa” já era e agora o que existe são as redes sociais através da “internet”.
    Pergunta: Sabe qual a diferença entre a rede globo e a internet?
    Resposta: Na internet (rede/sociais) eu encontro a verdade e a mentira, porém, na rede globo eu encontro somente a mentira.

  8. O cara de pau do Pedro Bial atribui as informações (notícias) da grande imprensa sobre a Lava-Jato, ao interesse público, contudo esse papo de “Grande/Imprensa” já era e agora o que existe são as redes sociais através da “internet”.
    Pergunta: Sabe qual a diferença entre a rede globo e as redes/sociais (internet)?
    Resposta: Na internet (redes/sociais) eu encontro a verdade e a mentira, porém, na rede globo eu encontro somente a mentira.

  9. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome