Globo diz que Lula e Ciro fizeram as pazes “de olho em 2022”

Ainda de acordo com o jornal, desde o "armistício", selado em setembro, Lula e Ciro suspenderam as trocas de farpas

Foto: Divulgação

Jornal GGN – O jornal O Globo afirma em publicação desta quinta (29) que Lula e Ciro Gomes fizeram as pazes em setembro, numa conversa no Instituto Lula, com ajuda do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), aliado da família Gomes. Segundo o jornal, a reaproximação pode ser um primeiro passo para a eleição presidencial de 2022. Mas o assunto não teria sido debatido no encontro.

Ainda de acordo com o Globo, desde o “armistício”, Lula e Ciro suspenderam as trocas de farpas. Porém, em entrevista ao jornal Diário do Grande ABC, nesta última semana de outubro, Lula disse que a culpa pela derrota do PT em 2018 foi, em parte, do PDT, que não apoiou Fernando Haddad no segundo turno contra Jair Bolsonaro.

O Globo diz que, durante a reunião em setembro, “Ciro falou de suas mágoas com o PT, enquanto Lula lembrou os ataques do ex-ministro ao partido.” “O tema central da conversa, porém, foi o governo do presidente Jair Bolsonaro e a situação do país diante da pandemia de coronavírus. Diagnósticos sobre as razões do resultado eleitoral também foram apresentados.”

Na mesma entrevista ao DGABC, Lula disse que o PT pode ter candidato próprio em 2022. Não descartou uma candidatura própria, mas considerou a possibilidade do partido apoiar um aliado, e inseriu Ciro Gomes entre as possibilidades.

“Se chegar ao dia de definir [a candidatura] e eu perceber que sou a pessoa que tem condições de derrotar [Bolsonaro], não tenha dúvida que minha tesão política vai para 20 anos de idade. Eu posso ter essa mesma vontade de ajudar companheiros do meu partido. Ou alianças políticas. Temos quatro governadores do PT, temos o Flávio Dino, temos o Ciro Gomes, temos o Haddad, que foi extraordinário candidato. Temos muita gente. O Lula necessariamente não tem de ser candidato.”

Leia mais:

Lula: “Se o PDT tivesse apoiado o PT, Bolsonaro não tinha vencido as eleições”

 

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Exatamente, Fábio. Uma grande fraqueza de Lula, a meu ver, é confiar facilmente na sinceridade e honestidade de propósitos de muita gente que dele se acerca. Neste caso, não vão rolar sequer desculpas públicas do eterno candidato de si mesmo, com a mesma veemência com que passou dois anos esculhambando (este é o termo), sem razão objetiva, Lula e o PT? Se não, está confirmado o reconhecimento tácito da veracidade das acusações por parte dos ofendidos. Há um ditado muito antigo que afirma: quem muito se abaixa o fundo aparece.

  1. O presidente Lula consegue fazer vários milagres. No entanto,entre eles,não estará o de fazer a multiplicação dos votos do boquirroto do Ceará.

  2. HORA DE IR PRA CIMA E DENUNCIAR O CIRO COCA COLA E O PDT/PSB REFORMISTA PREVIDENCÁRIO E TRABALHISTA(MAIORIA)ESTES TODOS QUERIAM ENTERRAR LULA VIVO,ISSO DE RECONCILIAÇÃO É MANOBRA!
    OBS:NA ATUALIDADE TRABALHADOR É SINÔNIMO DE PT POR MAIS Q OUTROS TENHAM TRABALHADOR/TRABALHISTA NO NOME E ATÉ MAIS HISTÓRIA,POdem FAZER LIVEZINHA PRA ANULAR O PT COM A HISTÓRIA DE VARGAS(NE CIRO)JÁ ERA,NÃO VAI ENTRAR NA CABEÇA DO POVÃO Q PT não É TRABALHADOR!
    OBS2:É CONSPIRAÇÃO/SABOTAGEM DE TD Q É JEITO(de dentro,fora,do avesso,desavesso,aff !!)

  3. É difícil afirmar que se Ciro tivesse apoiado Haddad no segundo turno ele, Haddad, teria sido eleito. Considero mais fácil dizer que se Haddad tivesse abdicado a favor de Ciro ele, Ciro, NÃO teria sido eleito. Na eleição passada o PT fez o que tinha de ser feito. O que não entendo é o comportamento do PT agora, nas eleições de novembro. Nenhum menosprezo a Jilmar Tatto e Benedita da Silva mas nem a velhinha de Taubaté acredita que serão eleitos. Não seria uma boa Política, com P maiúsculo, apoiar Boulos e Marta Rocha ?

  4. “Lula: “Se o PDT tivesse apoiado o PT, Bolsonaro não tinha vencido as eleições”, tem que ver de quando é isso, pois, se foi depois do encontro, falemos honestamente, foi só firula.

  5. “Desta hora, sim, tenho medo” — Drummond

    Nassif: vou te confessa meu medo. Coronel Ciro não é má pessoa. Tem bom histórico político. O diabo é que, socialmente, assemelha-se a touro bravo em loja de cristais. E mais, é capaz de associar-se aos VerdeSauvas, a desgraça de Pindorama, para garantir a vaga. Se contrariado, pouco ou nada se diferenciaria dos rompantes de Cavalão. Liquido e certo, baterá de frente com “meninos do Delcídio” do Çupremu. E vai acabar no colo dos Demoníacos e dos Tucanídios, junto com o BaixoClero. Pra mim, tá mais prá dividir que prá somar. É nisso que o bichopega…

  6. É inacreditável que Lula não reconheça que sua estratégia eleitoral em 2018 estava absolutamente errada. Mesmo depois de Cristina Kirchner provar que Lula estava errado, ainda assim ele não reconhece. Sei que é difícil para Lula e o PT reconhecerem que ensejaram a eleição de Bolsonaro. Mas querer transferir a responsabilidade para outros é vergonhoso.
    Enquanto as lideranças progressistas estão mais preocupadas com a eleição, Bolsonaro continua destruindo o Brasil e açambarcando as instituições.

  7. Em 2002, o Brasil estava numa bagunça geral, arrastões e saques a supermercados, centenas de milhares de Pessoas morrendo de fome anualmente, o caos. OS Estados Unidos chamaram LULA para um “cursinho” lá. Os USA estavam preparando a invasão/ genocídio para levar a “democracia” ao Iraque/Oriente Médio e não tinha tempo para se preocupar com o BR. Feito o cursinho e escrita a CARTA AOS BRASILEIROS, que garantia que o Presidente do Banco Central seria o Pres. do Banco de Boston e o Ministro da agricultura seria indicado pelos latifundiários, OS “ESTEITES” liberaram a VITÓRIA DE LULA nas eleições daquele ano. Tudo começou então. Nunca imaginaram a CAPACIDADE DE LULA como administrador de UM PAÍS DE SUCESSO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador