Jornal GGN – Não é novidade a modalidade política de oferecer cargos em troca de apoio. No entanto, em meio à crise sanitária, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) tem usado as verbas de combate ao novo coronavírus destinada a estados e municípios nas suas negociações com o Congresso.
O governo passou a permitir que congressistas aliados ‘apadrinhem’ tais recursos, sem emendas parlamentares. Na quinta-feira, 2 de julho, foi oficializado o novo repasse de R$ 13,8 bilhões no combate a Covid-19. Do montante, deputados e senadores alinhados a Bolsonaro tiveram direito a cotas de R$ 10 milhões cada um. As informações são de O Globo.
Em troca, prefeitos e congressistas usam suas redes sociais para dizer que são responsáveis pela locação dos recursos. Mas, o Ministério da Saúde afirmou que a divisão das verbas aos municípios seguiu escolhas técnicas.
Entretanto, como tais valores não tiveram origem de emendas parlamentares regulares – que aponta o total de verbas destinada para cada político – a liberação gerou uma corrida entre os municípios para ver quem carimbava a verba primeiro.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
É a nova política do bolsonaquistão!
Ou seria o bolivianiarismo “a direita”!