21 de maio de 2026

Heleno diz que índios isolados serão tratados como “qualquer cidadão”

Declarações foram dadas durante encontro para proteção dos povos originários na pandemia

Jornal GGN – As declarações do general Augusto Heleno durante a primeira reunião do gabinete de crise para proteger comunidades indígenas em meio a pandemia do novo coronavírus, criado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), não agradou os representantes dos principais povos e o Ministério Público Federal. As informações são da revista Veja.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

De acordo com reportagem, as falas do ministro do Gabinete de Segurança Institucional do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) não agradou os participantes o que fez do encontro, por videoconferência, um fiasco.

O ministro é o responsável por coordenar os trabalhos do gabinete de crise, que foi criado para proteger indígenas isolados e de recente contato, considerado os mais vulneráveis à Covid-19. 

Na ocasião, Heleno afirmou que a questão dos povos indígenas deveria ter sido resolvida há 50 anos no Brasil, além de ameaçar tratar os povos encontrados fora de terras demarcadas como produtores rurais, assim eles serão orientados a buscar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar qualquer comorbidade, assim como “qualquer cidadão”.

O ministro de Bolsonaro ainda criticou a própria existência do gabinete e disse que a reunião só foi realizada por conta de ONGs e partidos políticos da oposição.

Incomodados com as declarações, lideranças indígenas de etnias como Marubo, Kaxuyana, Guajajara e Terena, presentes no encontro, criticaram fortemente o ministro do GSI.  

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

7 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fábio de Oliveira Ribeiro

    18 de julho de 2020 6:06 pm

    Vai ser engraçado ver o general Heleno fazendo caretas quando for julgado no Tribunal Penal Internacional. Esse ajudante do genocida Jair Bolsonaro também merece APODRECER num presídio.

    1. amorimjandui

      19 de julho de 2020 4:24 am

      ESSE SENHOR SERVE A DESGOVERNO GENOCIDA PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA SAÚDE. ENTÃO VENDO ESSAS POSTURAS E ESSAS OPINIÕES DESUMANAS E ESTUPIDAS PARA COM POVOS NATIVOS POUCO ASSISTIDOS NO DESGOVERNO MILICIANO,NÃO É difícil acreditar e reafirmar que esses OFICIAIS TENHAM INDOLE FASCISTA,DITATORIAL .DESPREPARADOS PARA CARGOS QUE OCUPAM.

  2. Lúcio Vieira

    18 de julho de 2020 6:26 pm

    E o irresponsável que, além de contribuir com o início da disseminação do vírus no DF, ao fazer o voo da comitiva que foi a Miami, no início da pandemia e contribuir com as primeiras dezenas de infectados, agora com seu desrespeito ao próximo com relação a sua falta de uso da máscara de proteção e também do desincentivo no uso, é agente principal na disseminação nos servidores que trabalham no palácio.

    Planalto tem quase três casos de covid por dia entre funcionários
    128 casos de coronavírus foram registrados na sede do governo
    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/07/18/interna_politica,873293/planalto-tem-quase-tres-casos-de-covid-por-dia-entre-funcionarios.shtml

  3. Carlos Elisio

    18 de julho de 2020 6:35 pm

    Ele diz que índios isolados serão tratados como “qualquer cidadão”.
    Se estiver se referindo aos cidadãos civis comuns, refens deste desgoverno composto por doentes, os indios estão fudidos.

  4. Lúcio Vieira

    18 de julho de 2020 6:39 pm

    A lei de Bolsonaro no futebol, com o intuito de atrapalhar a vida da sua inimiga Globo, usando o Flamengo pode ter funcionado por um lado. Por outro, a falta de uma atuação eficiente de seu governo, perante a pandemia da covid-19 pode ter sido fator primordial para que o técnico português Jorge Jesus tenha desistido de sua carreira vitoriosa no clube da Gávea, para retornar a Portugal e treinar o Benfica.

    https://oglobo.globo.com/esportes/pandemia-familia-longo-prazo-entenda-por-que-jesus-trocou-flamengo-pelo-benfica-24538662

  5. Marcos Guimarães

    18 de julho de 2020 6:57 pm

    OS EUA estão apertando a China no “Mar da China” na ásia.
    Isso favorece uma investida dos EUA contra Venezuela podendo acontecer e essa mexida no tabuleiro asiático pode evitar que China entre no conflito.
    Sobra a Rússia, se for verdadeiro o poder militar e se estes estiverem dispostos a evitar a derrota Venezuelana que perdendo o monopólio sobre seu petróleo deixa os EUA numa posição econômica favorável diante do resto do mundo!
    Alem de ter realmente a America latina sob seu comando!
    Será um feito incrível do Trump maior do que a tentativa de Hitler dominar parte da Europa!
    Se isso acontecer haverá uma corrida das superpotências para pegar seus satélites!
    Coisa feia!
    Mas se a Russia frustar uma tentativa do Brasil e Colômbia, pode sobrar para os dois perderem parte da Amazônia!
    Pois isso, vai remunerar os custos da guerra e de quebra acaba com o militares brasileiros e aqueles que estiverem no poder seja esquerda ou direita nada poderão fazer contra potências nucleares!
    É uma burrice sem fim!
    O Brasil é muito fraco militarmente e muito rico para se meter em briga de disputas hegemônicas!

  6. João Carlos Bezerra de Melo

    18 de julho de 2020 7:21 pm

    O SExército Brasileiro, com a exceção do velho Marechal Rondon (“morrer, se preciso for, matar, nunca!;’), e dos seus abnegados seguidores, sempre foi uma ferramenta das classes dominantes, propondo-se a exterminar qualquer obstáculo mterial ou humano, que fira os seus interesses. Deu suporte à exploração escravagista, por todo o temo que durou o Império, exterminou fisicamente centenas de trabalhadores rurais das Ligas Componeses, no Nordeste, entre 1962 e 1965, torturando-os e matando-os. No cerimonial militar, por ocasião de uma passagem de comando, são convidados os dirigentes das chamadas “classes produtoras/’, órgãsos representativos do patronato agrícola industrial e comercial, nunca, porém um representante sequer dos trabalhadoeres. Essa descendente de Quasímodo com um anã que habitava os suberrâneos de Pari é um legítimo exemplar desses desprezíveis sseres sub-humanos.
    João Carlos Bezerra de Melo

Recomendados para você

Recomendados