Johnson diz que Brexit pode ocorrer sem acordo com União Europeia

Primeiro-ministro britânico diz que as negociações só devem ter continuidade se Bruxelas “mudar de rumo”; decisão pode gerar caos nas cadeias de produção

O premiê britânico, Boris Johnson, durante campanha pelo Brexit. Foto: Reprodução/EBC

Jornal GGN – A separação do Reino Unido com a União Europeia deve ganhar novos componentes após o pronunciamento do premiê Boris Johnson, que afirmou que o país deve se preparar para um Brexit sem acordo comercial.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o processo de separação já dura cinco anos, e a falta de um pacto comercial – que, segundo Johnson, não será feito “a menos que Bruxelas mude de rumo” – traria caos para as cadeias de produção no momento em que o impacto da pandemia de coronavírus se espalha pela Europa.

“Concluí que deveríamos nos preparar para 1º de janeiro com arranjos que são mais parecidos com os da Austrália, baseados nos princípios simples do livre comércio global”, disse Johnson.

“A menos que haja uma mudança fundamental de abordagem, iremos com a solução australiana. E deveríamos fazê-lo com muita confiança”, disse Johnson após receber um ultimato sobre a falta de progresso no andamento do processo, e que o Reino Unido deveria ceder nos principais obstáculos ou ver uma ruptura a partir de 1º de janeiro.

 

 

Leia Também
Boris Johnson quer anular acordos da Brexit e UE acusa infringir direito internacional
Londres ameaça UE com saída mesmo sem acordo
Reino Unido: Logo não haverá mais ninguém que este governo não tenha culpado por seus erros, por Nesrine Malik

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Regina Duarte diz que fake news sobre Marisa Letícia foi “crítica”

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome