Lava Jato investiga “maior empresa de transporte marítimo do mundo”

Os investigadores questionam 11 contratos da Maersk com a Petrobras, que somam 592 milhões de reais. Desse total, 3,4 milhões de dólares teriam sido utilizados em suborno

Jornal GGN – A Maersk, “maior empresa de transporte marítimo do mundo”, está na mira da 60ª fase da Lava Jato. Os investigadores procuram provas de suposto esquema de pagamento de propina e favorecimento à empresa, e às companhias Tide Maritime e Ferchem.

Segundo a Reuters, elas foram delatadas por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras.

Os investigadores questionam 11 contratos da Maersk com a Petrobras, que somam 592 milhões de reais. Desse total, 3,4 milhões de dólares teriam sido utilizados em suborno.

“A situação que ensejou as buscas no caso da Maersk é que, para além do direcionamento de contratos, a gente conseguiu verificar que a Maersk optou pela contratação de um broker totalmente inexperiente, sem qualquer vínculo prévio com atuação no setor. Por que uma empresa tão grande faria algo inábil?”, disse o procurador Marcelo Ribeiro, em Curitiba. O broker teria sido denunciado por Paulo Roberto.

A Tide Maritime tem 87 contratos de afretamento marítimo celebrados com a Petrobras, entre 2005 e 2018, totalizando cerca de 2,8 bilhões de reais, e a Ferchem intermediou ao menos 114 contratos de afretamento marítimo na estatal, num valor total superior a 2,7 bilhões de reais, entre 2005 e 2015.

“Há suspeitas de que algumas empresas teriam sido beneficiadas com informações privilegiadas acerca da programação de contratação de navios utilizados para transporte marítimo de petróleo e derivados da empresa, de forma que tiveram valiosa vantagem competitiva na captação dos negócios. Em contrapartida, há evidências de pagamentos de propina a empregados da empresa pública”, disse a PF em nota.

Foram expedidos mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro. Os escritórios da Maersk nos dois locais foram alvos da operação.

Em julho deste ano, o MPF ofereceu denúncia por crimes de corrupção e lavagem de ativos relacionados a contratos de afretamentos celebrados pela Petrobras com os armadores gregos Athenian Sea Carriers, Tsakos Energy Navigation, Dorian (Hellas) e Aegean Shipping Management.

Com informações da Reuters

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coitada da Petrobras…
    sinal de que está prestes a cair nas garras dos milionários de Roterdã

    desde as aberturas de Temer, investimentos privados em portos já passam de 5 bi

    se repetirem o que fizeram na produção de petróleo, todo potencial de operações portuárias com outras commodities deve ser afetado

  2. Se eu fosse alguém da Lava-Jato, fingia que estava com sono e iria tirar uma sesta! Não se brinca com elementos tão importantes do Imperialismo Internacional, estes caras não tem o mínimo senso de humor e não gostam de brincadeiras.

  3. Que patético! Esses lavajatistas não entendem que o sistema capitalista é corrupto na sua essência. A corrupção é o capitalismo… Será que eles acreditam na idoneidade do grande capital? Piada

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador