Líder indígena Zezico Guajajara é encontrado morto no Maranhão

Indígena é o quinto de sua etnia morto na região nos últimos quatro meses; associação dos povos indígenas critica posicionamento da Funai

Zezico Guajajara, líder indígena encontrado morto no Maranhão nesta terça-feira (31/03)

Jornal GGN – Zezico Guajajara, liderança da etnia na região do Maranhão, foi encontrado morto na última terça-feira (31/03) em um trecho da estrada próximo da aldeia Zutiwa, da Terra Indígena Araribóia,  no município de Arame, no Maranhão.

Conhecido por ser combativo e corajoso na luta pelos direitos dos povos indígenas e do seu povo Guajajara, Zezico era professor e diretor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuru, na aldeia Zutiwa, e foi eleito recentemente Coordenador Regional da Comissão dos Caciques e Lideranças da TI Arariboia (Cocalitia).

Em nota, a Articulação dos Povos Indígenas no Brasil (APIB) afirma que Zezico é o quinto indígena do povo Guajajara nos últimos quatro meses, e o crime acontece em meio aos esforços para proteção dos povos indígenas da pandemia do coronavírus e das invasões de madeireiros ilegais.

“O fato evidencia o agravamento da violência e vulnerabilidade dos povos indígenas, sobretudo das lideranças que lutam pela defesa dos seus territórios contra invasores e denunciavam constantemente as violações cometidas contra seu povo e a floresta”, afirma a APIB.

“É lamentável que a Funai, de forma irresponsável, publique informações que buscam relacionar o assassinato de Zezico com conflitos internos do povo Guajajara. Repudiamos veementemente esta publicação, que desconsidera o histórico de ameaças e viola a memória de Zezico”, ressalta a entidade.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O sistema de fake news e das falsas histórias que o presidente recorre ao seu gabinete do ódio, vão sendo expostos um a um. E o pior, ainda que o presidente pouco se importe é que expõe pessoas ao linchamento, ameaças de processos etc.

    Destruíram minha vida por causa de um vídeo, diz professora que desabafou a Bolsonaro
    Vídeo em que Fátima Montenegro pede militares nas ruas foi postado no Twitter por Bolsonaro na quinta (2)

    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/04/destruiram-minha-vida-por-causa-de-um-video-diz-professora-que-desabafou-a-bolsonaro.shtml

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador