No dia 17 de outubro, oito líderes indígenas das cinco regiões brasileiras embarcaram em uma jornada de 35 dias por 19 cidades europeias. O objetivo é denunciar a autoridades, empresas e sociedade europeia a violenta realidade vivida pelos indígenas – violência que intensificou após a posse de Bolsonaro.Os integrantes da Jornada participam de reuniões, encontros, entrevistas e debates acadêmicos para sensibilizar pessoas e cobrar ações dos governos e empresas nacionais e estrangeiros para que cumpram acordos de preservação do meio ambiente.

Os oito líderes também expõem problemas nacionais que impactam diretamente a vida e o equilíbrio dos indígenas e dos nossos biomas, como desmatamento e uso de agrotóxicos para produção de soja e milho para o agronegócio, a grilagem de terra, os conflitos sociais e a exploração de trabalho escravo, em especial nas zonas rurais do país.

Realizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), com apoio de voluntários e organizações nacionais e internacionais, a Jornada Sangue Indígena termina no dia 20 de novembro. Saiba mais, acompanhe e ajude a divulgar: nenhumagotamais.org.