21 de maio de 2026

Mais intensa, onda de calor segue até 10 de maio

Alta pressão atmosférica bloqueia a formação de nuvens de chuvas intensas e mantém temperaturas até 5°C acima da média
Crédito: Divulgação/ Climatempo

Inicialmente prevista para durar até 2 de maio, a onda de calor que atinge a região central do país deve se estender até, pelo menos, dia 10. 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

De acordo com o Climatempo, as temperaturas tendem a aumentar ainda mais, pois o sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera estão bloqueando o avanço de chuvas e intensificam a circulação do ar. Esta configuração meteorológica impede a formação de nuvens de chuvas intensas e provoca o aumento das temperaturas. 

São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás serão os mais atingidos e podem apresentar termômetros até 5° mais quentes. Em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, a média deve variar entre 3°C e 5°C. 

Termômetros

Em Cuiabá, capital do Mato Grosso, a temperatura atingiu 37,2°C no último sábado (27). Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, marcou 36°C. No domingo, Rio de Janeiro apresentou as temperaturas mais altas do país, tendo em vista que várias regiões superaram os 38°C. 

Esta é a quarta onda de calor que atinge o país em 2024. Mas os meteorologistas imaginavam que as temperaturas seriam mais amenas, uma vez que estamos no outono. 

LEIA TAMBÉM

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados