
A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (16), sensação térmica recorde de 60,1ºC. Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca, o registro foi feito na Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, às 10h20.
O recorde anterior da cidade havia sido registrado na mesma estação, em 18 de novembro do ano passado (59,7ºC). A sensação térmica leva em consideração não apenas a temperatura, mas também a umidade relativa do ar.
Uma associação de temperaturas elevadas e alta umidade gera aumento da sensação térmica.
A prefeitura do Rio de Janeiro recomenda que as pessoas se hidratem e evitem exposição prolongada ao sol.
Previsão e cuidados
Neste domingo, a capital fluminense deve continuar enfrentando altas temperaturas. A previsão é de que a temperatura máxima chegue aos 43ºC, três graus a mais do que o previsto até então.
Além do desconforto, o calor excessivo pode trazer uma série de riscos à saúde, como insolação e desidratação.
Os grupos mais vulneráveis são os obesos, mulheres, crianças, idosos, diabéticos, cardíacos, pacientes renais e trabalhadores ao ar livre. Mas para evitar complicações, toda a população deveria evitar a exposição ao sol, especialmente entre as 10h e 14h.
Adiar atividades ao ar livre, usar roupas leves e claras, hidratar-se regularmente ao longo do dia e preferir refeições leves a bebidas alcoólicas e açucaradas são algumas das estratégias para superar a onda de calor, que deve durar até dia 20 de março.
*Com informações da Agência Brasil e Extra.
LEIA TAMBÉM:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.