MEC deve adiar Enem e Weintraub propõe consulta pública

Inep decidiu avalia nesta terça-feira, 19 de maio, novas datas para a realização do Enem, previsto para os dias 1 e 8 de novembro

Ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Jornal GGN – Após pressão de especialistas e movimentos estudantis, que levantaram nas redes sociais a hashtag “#AdiaEnem”, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) decidiu avaliar nesta terça-feira, 19 de maio, novas datas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para os dias 1 e 8 de novembro.

Além disso, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, informou por meio de seu perfil no Twitter que irá realizar consulta pública para ouvir os estudantes que se inscreveram no Exame. Até então, Weintraub vinha se manifestando contra novas datas para realização da prova.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o governo pretende adiar a Exame, que é maior porta de entrada de jovens das escolas públicas à universidades, para dezembro ou janeiro.

Nas redes, estudantes, professores, entidades e secretários subiram a tag “#AdiaEnem”, na defesa que o Ministério da Educação (MEC) aguarde o retorno das aulas em todo o país para então definir um novo calendário de provas, uma vez que alunos não têm as mesmas condições de acesso às aulas pela internet, em meio a pandemia do novo coronavírus. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

O ENEM PRECISA SER ADIADO! O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a maior porta de entrada no ensino superior público do Brasil, ainda não foi adiado pelo Ministério da Educação (MEC). Enquanto alunos, entidades estudantis e o próprio Ministério Público solicitam o adiamento do calendário de provas do exame, Abraham Weintraub comemora em seu Twitter a quantidade de inscritos na prova, ignorando todos os fatores explícitos em um dos países mais desiguais do mundo. A pandemia gera consequências pra milhares de alunos, distanciando as populações em situação de maior vulnerabilidade social do sonho de fazer uma graduação. Algumas razões para do porquê o ENEM precisa ser adiado. Siga @estudantesninja e acompanhe as pautas sobre educação no Brasil. #adiaenem #adiaenem2020

Uma publicação compartilhada por Estudantes NINJA (@estudantesninja) em

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Manchetes dos jornais da Europa

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome