“Não foi derrota, foi vitória adiada”, diz Damous sobre julgamento do HC de Lula

Para o ex-deputado federal, chama atenção que nenhum ministro do STF tenha defendido a imparcialidade de Moro diante das acusações do Intercept

Jornal GGN – O ex-deputado federal Wadih Damous (PT) postou uma mensagem nas redes sociais avaliando que o julgamento do habeas corpus de Lula na segunda turma do Supremo Tribunal Federal, na noite desta terça (25), não foi uma derrota, mas uma “vitória adiada”.

Por 3 votos a 2, a maioria dos ministros do colegiado adiaram o julgamento de Lula para depois do recesso do Judiciário. Não há nova data para que o mérito da suspeição de Sergio Moro entre em pauta.

O GGN ESTÁ EM CAMPANHA NO SITE “CATARSE” PARA LANÇAR UMA SÉRIE DE REPORTAGENS E UM DOCUMENTÁRIO INÉDITO SOBRE PREVIDÊNCIA, TOMANDO AS CONSEQUÊNCIAS DA CAPITALIZAÇÃO NO CHILE COMO EXEMPLO DO QUE O GOVERNO BOLSONARO DESENHA PRO BRASIL. PARA SABER MAIS E APOIAR ESSE PROJETO, ACESSE: www.catarse.me/oexemplodochile

O ministro Gilmar Mendes propôs que Lula pudesse aguardar a continuidade do julgamento em liberdade, mas os ministros Celso de Mello, Edson Fachin e Cármen Lúcia rejeitaram a hipótese.

No julgamento, Gilmar citou as mensagens de Telegram divulgadas pelo Intercept. O ministro Ricardo Lewandowski, que foi contra adiar o julgamento, entendeu que Moro é parcial pelo “conjunto” da obra, segundo relatos do Brasil de Fato.

Para Damous, chama atenção que nenhum ministro defendeu a imparcialidade de Moro no julgamento. O ex-juiz continua no “banco dos réus”, escreveu.

 

19 comentários

  1. Desculpe-me, deputado, mas, desde o início desse processo, todos, a não ser aqueles emprenhados pela mídia, sabiam que tudo não passava de uma farsa, mais ainda depois das revelações do Intercept. O Judiciário foi fndamental para a ascensão do Hitler ao poder e entre nós foi peça chave para o golpe. Ficarei muito surpreso se o Lula for solto num futuro razoável.

    • Corretíssimo seu comentário. Penso que Lula errou fortemente ao se submeter ao Judiciário, dizendo que por ser inocente, confiava e etc., certamente quis dar o exemplo de obediência, mas o efeito é exatamente o contrário: nós do povo, confiamos cada vez menos de que algum dia exista de fato justiça nesse país que não esteja a serviço dos donos do dinheiro. Agora ele provavelmente está vendo, que essa justiça na qual ele resolveu confiar, jamais vai vê-lo como cidadão portador de direitos, pois é assim que é visto aquele que ele representa: o povo

  2. Desculpe-me, deputado, mas, desde o início desse processo, todos, a não ser aqueles emprenhados pela mídia, sabiam que tudo não passava de uma farsa, mais ainda depois das revelações do Intercept. O Judiciário foi fundamental para a ascensão do Hitler ao poder e entre nós foi peça chave para o golpe. Ficarei muito surpreso se o Lula for solto num futuro razoável.

  3. Estão esperando mais alguma revelacao do intercept . Covardes fdps!
    Vamos lá Greenwald, solta uma bomba atômica nesses vermes logo.

  4. Ué esses ministros estavam jul
    gando o que mesmo? Ah os fatiamentos do STF …entendi o enterro é por parte…entendi.O triste fim de Policarpoquaresma.

  5. Nas varas, no Supremo
    Sujeira pra todo lado
    Ninguém respeita a Constituição
    Bolsominions acreditam no futuro da nação
    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Em Brasilia, no Parana lá, lá
    Na Baixada do TRF 4
    Três votos iguais
    Sem embargos tudo em paz
    Moro dando ordens
    Para a policia e MPF
    Manchando os papéis, documentos fiéis
    Um juiz ladrão
    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Terceiro mundo, se for
    Piada no exterior
    Mas o MPF do Paraná quer ficar rico
    Faturar mais que bilhão
    Vendendo todas as almas
    Para jogar Lula numa prisão
    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Que país é esse?

  6. Wadih é mais um a concorrer ao troféu Joseph k. Beira o irracional acreditar que um supremo desse teria a coragem extrema de impor que a lei seja cumprida mesmo que os militares digam que Lula deve ficar preso até o final da vida dele.

  7. Não me convenceu que os canalhas do STF, que validaram centenas de atos canalhas, vão fazer justiça com o Lula e contrariar seus tutores militares.

    Isso aqui é ditadura.

  8. Damous joga pra torcida, mas está errado.

    Para o golpe importa muito pouco o motivo de Lula ser mantido preso. O que é importa é que o mantenham preso. Que seja com um STF covarde postergando votações, pouco importa.

    Para a massa da população, se Lula está preso é porque tem culpa, tal a ideologia dos sitema Judici[ario burguês está incrustado na sociedade.

    8
    1
    • Exatamente. Vitória postergada não significa nada pra quem está preso numa solitária injustamente. É até desumano esse comentário, ainda que tenha sido declarado sem pensar. Não há esperança para Lula com esse judiciário e infelizmente não há onde recorrer dessa brutalidade.

  9. Estou em pleno desconsolo em saber que Lula morrerá na cadeia. Jamais haverá justiça nesse país, porque não há homens a sua altura. O que está acontecendo no caso Lula me faz pensar em quantos são vítimas desse judiciário nefasto, presos injustamente. E o que mais me dói é assistir a tudo isso, ver os advogados perderem todas e continuarem seguindo pelo mesmo caminho cujo resultado será sempre o mesmo. Nem a ONU que poderia fazer uma pressão internacional, diziam que iam julgar o caso no primeiro semestre, agora diz que será em setembro, mas logo tratam de adiar mais uma vez e LULA seguirá em sua solitária.

  10. É derrota, pura e simplesmente.
    Lula só sai da cadeia com violência, simples assim.
    Não tenho esperança nenhuma nessa gente, pra mim tá na hora de enviar o jipe e o soldado e fechar aquela porcaria.

  11. Indagado por um Senador se teria enviado a Deltan Dallagnol a mensagem “In Fux we trust”, o $érgio Moro respondeu:

    “Posso ter mandado. Qual o problema?”

    O $érgio Moro não vê problema em um juiz empenhar, e ainda por cima a priori, seu apoio a alguém que poderá vir a ser julgado por ele, mas o Fux vê problemas nesse tipo de conduta judicial. E o Moro poderia vir a ser julgado pelo Fux, pois a divulgação da conversa da família do Lula pelo $érgio Moro foi ilegal, tanto que o próprio Moro pediu respeitosas desculpas ao Teori Zavascki, nada obstante, por trás das cortinas, tenha dito não se arrepender da publicação, pois, segundo ele, aquela foi a coisa certa a fazer. Nada obstante o Fux veja problemas em magistrado empenhar seu apoio a alguém a quem ele poderá a vir julgar e negue a promessa, ele prometeu ao José Dirceu que mataria o mensalão no peito.

    O $érgio Moro prometeu algo a alguém enquanto juiz?

    O Bolsonaro prometeu uma boquinha ao Moro no $TF?

    Promessa é dívida. Alguma promessa foi cumprida?

    É só $alafrário. Chama o Ladão, Xico.

  12. Tem uma parte da dita “esquerda” que parece pensar que vive em algum outro planeta ou está com a cabeça enterrada num buraco feito avestruz. Esta parte da esquerda tem que parar de iludir as pessoas com seus delírios, mas antes disso será preciso que encare a realidade tal como ela é no mundo real.

  13. Prezado Wadih, eu estou preocupado, pois estou começando a ficar cansado de lutar contra a maré. Sei que muita vez é aquela mentalidade pequeno burguesa que supõe que a revolução era para ter acontecido ontem, mas sendo realista e de acordo com a opinião das pessoas que comentaram suas ponderações o Lula jamais será solto e que temos que pensar em outras estratégias para tirar ele dessa prisão política. Do mesmo modo temos que tomar cuidado pois ele liberto poderá ser assassinado. Essa gente não está de brincadeira e só chegaram onde estão pois têm dinheiro e ótimos caderninhos de telefone.

  14. ENQUANTO ISSO, O MUNDO FERVE. LITERALMENTE.

    A França pós-balzaquiana e suas ondas de calor menopáusicos (a língua francesa é tão fofa que até falando inglês com sotaque fica charmosa, rs)

    Canal France 24 – Boiling point: As Europe sizzles, France misses climate targets
    https://www.youtube.com/watch?v=lQKMd9KXsXM

    Os USA, enquanto Trump bota fogo no mundo, os ativistas ambientais resistem

    Canal The Real News Network – New York Passes Nation’s Most Comprehensive Clean Energy Legislation
    https://www.youtube.com/watch?v=a6EkVTwRWU8

    E na Alemanha, entre o carvão e a nova razão ambiental.

    Canal The Real News Network – A German Village Fights for Survival Against Coal Mining
    https://www.youtube.com/watch?v=ojMkQbjoTG0

    Sampa/SP, 26/06/2019 – 17:01

  15. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome