No Dia do Meio Ambiente, decisões do governo fecham portas para o Brasil

Medidas tomadas pelo governo Jair Bolsonaro foram apontadas como entrave para fechamento de parcerias com Holanda e Estados Unidos

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O Brasil não tem muito que comemorar no Dia do Meio Ambiente: o país corre o risco de que a política ambiental adotada pelo governo Jair Bolsonaro tornar inviáveis os planos do país de aumentar a quantidade de negócios efetuados com o resto do mundo.

Holanda e Estados Unidos já sinalizaram que não se mostram dispostos a fechar acordos comerciais com o país, justamente por discordarem das decisões políticas tomadas pelo atual governo.

Enquanto um Comitê da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos enviou carta em que assume posição contrária a acordos com o Brasil, parlamentares holandeses se posicionaram contra o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, cedendo a um lobby de agricultores locais, justamente por conta do risco ambiental – e a tendência é que isso se repita em um cenário de disputa comercial.

Segundo especialistas consultados pelo jornal O Globo, tais reveses podem acabar por comprometer os planos de abertura da equipe econômica. E o caso com os Estados Unidos tem um ponto de especial atenção: as primeiras pesquisas colocam o candidato democrata Joe Biden à frente de Donald Trump na disputa eleitoral pela presidência norte-americana. E como o governo Bolsonaro colocou-se ao lado do trumpismo, isso pode causar problemas nas negociações comerciais com o país.

 

Leia Também
O que leva a uma crise tão profunda?, por Rogério Maestri
Em 10 meses, desmatamento da Amazônia chega a 92% das perdas de 2019
GGN prepara dossiê sobre trajetória de Sergio Moro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Caseiro de Wassef controlava rotina de Queiroz, diz empresário

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome