Nova da #VazaJato: Dallagnol tentou investigar Gilmar Mendes em cooperação com Suíça

Procurador insistiu em ações que culminariam na suspeição e consequente afastamento de Gilmar das ações da Lava Jato, ou em seu pedido de impeachment

Jornal GGN – O jornal El País revelou em parceria com o Intercept Brasil, nesta terça (6), que os procuradores de Curitiba, liderados por Deltan Dallagnol, tentaram investigar sigilosamente o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes no âmbito da Operação Lava Jato.

Em mensagens trocadas no Telegram, os membros do Ministério Público Federal demonstraram estar cientes de que a iniciativa é ilegal, porque eles não têm competência para investigar figuras com foro privilegiado. Dallagnol até escreveu expressamente aos colegas: “E nós não podemos dar a entender que investigamos GM.”

Ainda assim, Dallagnol mobilizou equipe da força-tarefa para levantar dados para tentar provar a suspeição de Gilmar e afastá-lo da Lava Jato, quando o ministro começou a tomar decisões que contrariam os interesses da operação.

Em outra via, o coordenador da força-tarefa foi além e solicitou aos procuradores que pedissem dados ao MP da Suíça sobre cartões de créditos e contas bancárias que o operador do PSDB, Paulo Preto, mantinha no exterior.

Dallagnol queria buscar qualquer elo com Gilmar Mendes, e a justificativa para a ação é que ele teria ouvido “boatos” de que o ministro recebeu vantagem indevida do operador, que foi preso em fevereiro deste ano e já havia recebido 2 habeas corpus do magistrado.

As novas mensagens divulgadas ainda surpreendem porque são diálogos entre os procuradores de Curitiba realizados em 2019. O Intercept Brasil havia informado que seu dossiê contemplava conversas de 2015 a 2018, apenas.

OS PLANOS CONTRA GILMAR

Leia também:  Clipping do dia

O El País afirmou que analisou inúmeras mensagens dos procuradores trocadas ao longo de vários anos, e que, em todos eles, Deltan Dallagnol deixava claro seu desejo em derrubar, com algum escândalo levantado pela Lava Jato, não apenas Gilmar, mas também o ministro Dias Toffoli. “Sonho que Toffoli e GM acabem fora do STF rsrsrs”, comentou.

“Mas cuidado pq o stf é corporativista, se transparecer que vcs estão indo atrás eles se fecham p se proteger”, rebateu o procurador Paulo Galvão.

Segundo o jornal, boa parte do desejo de Dallagnol de afastar Gilmar partia da tese de que o ministro teria trabalhado muito próximo de Aloysio Nunes e Paulo Preto durante o governo FHC.

“A tese levantada nas conversas por alguns procuradores para ligar Mendes a Paulo Preto, especialmente por Dallagnol, passa justamente pelo tucano Aloysio. Nas conversas, os procuradores lembram que Paulo Preto era subordinado do tucano durante o Governo FHC, quando o ex-senador foi ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência, entre 1999 e 2001. E que Gilmar Mendes trabalhava “do ladinho” —segundo as palavras de Roberson Pozzobon— de ambos. A triangulação se fecharia porque, naquele período, Mendes foi subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil (entre 1996 a 2000) e advogado-geral da União (de 2000 a 2002)”, anotou El Páis.

Em 21 de fevereiro de 2019, o procurador Roberson Pozzobon escreveu: “Acho que tem uma chance grande de ALOYSIO ter colocado GILMAR no STF”. Dallagnol logo traçou um plano para investigar as relações e vazar para a imprensa fazer pressão contra o ministro do STF.

Procurados, os procuradores da Lava Jato negaram que tenham conseguido obter da Suíça dados que impliquem a conduta do ministro Gilmar Mendes. Eles ainda defenderam a legalidade do levantamento de decisões tomadas pelo magistrado na Lava Jato. Deltan Dallagnol quis usar isso para pedir suspeição.

Leia também:  TJ-PE usou manobra legal para liberar crédito milionário usado em despesa com pessoal

MAIS LENHA NA FOGUEIRA

As revelações do El País devem elevar a crise de Dallagnol e equipe a outro patamar.

No final se semana, a Folha de S. Paulo já havia revelado que o procurador também tentou investigar as esposas de Gilmar e Dias Toffoli.

O abuso de poder foi criticado por ministros do STF, que estudam como reagir.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

11 comentários

  1. Pois é…Cada vez mais me convenço que os hackers ” amadores ” que estão presos, e que foram “achados” logo após a chegada de Moro dos States, não são a fonte do Intercept, como querem fazer crer… Possivelmente fogo amigo…E uma pergunta que não quer calar: Deltan perdendo e possivelmente afastado. E a quem Deltan se reportava? E Moro, ficará impune?

    12
    • Esta tao perfeitamente delicioso ver Moro sofrendo o que nfligiu em Lula, e tao publicamente, e tao desmoralizantemente, exposto pedacinho por pedacinho aa opiniao publica em toda sua gigantesca corrupcao juridica que… eu ainda nao estou querendo punicao pra ele. Quero humiliacao publica mesmo.

      • A humilhação está sendo a conta-gotas! Maravilha! Há tempos ansiava por esses momentos! Lembro que por várias vezes , aqui mesmo no GGN, afirmava que minha avó diria que o castigo vem a cavalo! Mas, veio a Jato! Abçs , Ivan.

  2. Oh, so agora entendi o que Dallagnol falou outro dia!!!

    Ele nao estava pedindo desculpas previas pelo proprio telefone! Ele tava ameacando mesmo!!!

    (Eu so levei na gozacao porque nao acreditei na empafia… e era verdade!)

  3. SÃO UNS MOLEQUES INSANOS,DESTRUINDO NOSSAS EMPRESAS E ENCHENDO OS SEUS BOLSOS, TRISTE FIM DAS INSTITUIÇÕES DO BRASIL Q PERMITIRAM TUDO ISSO !!

    4
    1
  4. Mas quando serviu, um deu uma liminar impedindo Lula de ser nomeado, colaborando com o episódio do grampo e impulsionando o golpe, golpe que ensaiou dar via tse, e outro manipula a pauta até hoje para manter Lula preso, encarcerado pela mesma trolha a jato……..
    Não tem santo nessa estória, todos desejavam o mesmo resultado, apenas uns eram pedra viraram vidraça, e sentiram como dóii…..
    È errado ficar exaltando esse turma, tudo farinha do mesmo saco………

    12
  5. Agora que as tripas do judiciário estão à mostra qual será o próximo passo.
    Acredito que o jipe com um soldado e um cabo já está com o motor em aquecimento…

    • Gostei da noticia mas esse site eh um lixo dos mais embarassantes!

      Topbuzz.com, gente: evitem esse link como praga!

  6. Assunto para Nassifão enxadrezar.Ou Bozo chuta o Marreco ou vai junto.O Gringo de Ouro vai explodir a porra toda.

  7. O Brasil deve um favor ao hacker que revelou tanta podridão. Se esses hipócritas não tivessem sido desmascarados, o estrago e a esculhambação seriam muito mais profundas e mais prejudiciais ao país

  8. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome