O que diferencia o caso Banestado da Operação Lava Jato?

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Henrique Beirangê

Da CartaCapital

A semente dos escândalos

O juiz Sergio Moro arbitra uma operação que investiga um extenso esquema de corrupção e evasão de divisas intermediadas por doleiros que atuam especialmente no Paraná. Uma força-tarefa é montada e procuradores da República propõem ações penais contra 631 acusados. Surgem provas contra grandes construtoras e grupos empresariais, além de políticos.

Delações premiadas e acordos de cooperação internacional são celebrados em série. Lava Jato? Não! Trata-se do escândalo do Banestado, um esquema de evasão de divisas descoberto no fim dos anos 90 e enterrado de forma acintosa na transição do governo Fernando Henrique Cardoso para o de Lula.

Ao contrário de agora, os malfeitos no banco paranaense não resultaram em longas prisões preventivas. Muitos envolvidos beneficiaram-se das prescrições e apenas personagens menores chegaram a cumprir pena.

Essas constatações tornam-se mais assustadoras quando se relembram as cifras envolvidas. As remessas ilegais para o exterior via Banestado aproximaram-se dos 134 bilhões de dólares. Ou mais de meio trilhão de reais em valor presente. Para ser exato, 520 bilhões.

De acordo com os peritos que analisaram as provas, 90% dessas remessas foram ilegais e parte tinha origem em ações criminosas. A cifra astronômica foi mapeada graças ao incansável e inicialmente solitário trabalho do procurador Celso Três, posteriormente aprofundado pelo delegado federal José Castilho. Alguém se lembra deles? Tornaram-se heróis do noticiário?

Empreiteiras, executivos, políticos e doleiros que há muito frequentam o noticiário poderiam ter sido punidos de forma exemplar há quase 20 anos. Não foram. Os indiciamentos rarearam, boa parte beneficiou-se da morosidade da Justiça e a maioria acabou impune.

Quanto à mídia, não se via o mesmo entusiasmo “investigativo” dos tempos atuais. Alberto Youssef, Marcos Valério, Toninho da Barcelona e Nelma Kodama, a doleira do dinheiro na calcinha, entre outros, tiveram seus nomes vinculados ao esquema.

Salvo raras exceções, CartaCapital entre elas, a mídia ignorou o caso. Há um motivo. Os investigadores descobriram a existência de contas CC5 em nome de meios de comunicação. Essa modalidade de conta foi criada em 1969 pelo banco para permitir a estrangeiros não residentes a movimentar dinheiro no País.

Era o caminho natural para multinacionais remeterem lucros e dividendos ou internar recursos para o financiamento de suas operações. Como dispensava autorização prévia do BC, as CC5 viraram um canal privilegiado para a evasão de divisas, sonegação de imposto e lavagem de dinheiro.

Em seu relatório, o procurador Celso Três deixa claro que possuir uma conta CC5, em tese, não configuraria crime, mas que mais de 50% dos detentores não “resistiriam a uma devassa”.  Nunca, porém, essa devassa aconteceu. A operação abafa para desmobilizar o trabalho de investigação começou em 2001. Antes, precisamos, porém, retroceder quatro anos a partir daquela data.

A identificação de operações suspeitas por meio das CC5 deu-se por acaso, durante a CPI dos Precatórios, em 1997, que apurava fraudes com títulos públicos em estados e municípios. Entre as instituições usadas para movimentar o dinheiro do esquema apareciam agências do Banestado na paranaense Foz do Iguaçu, localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e famosa no passado por ser uma região de lavagem de dinheiro.

Das agências, os recursos ilegais seguiam para a filial do Banestado em Nova York. Informado das transações, o Ministério Público Federal recorreu ao Banco Central, à época presidido por Gustavo Loyola. Os procuradores comunicaram em detalhes ao BC as movimentações suspeitas.

Em vez de auxiliar o trabalho do Ministério Público, o Banco Central de Loyola preferiu criar dificuldades para o acesso dos procuradores às contas suspeitas. Segundo Celso Três, as informações eram encaminhadas de forma confusa, propositadamente, diz, com o intuito de atrasar as investigações. Diante dos entraves causados pelo BC, a Justiça Federal tomou uma decisão sem precedentes. Determinou a quebra de todas as contas CC5 do País.

Uma dúvida surgiu de imediato: se havia formas regulares, via Banco Central, de enviar dinheiro ao exterior, qual a razão de os correntistas optarem por essas contas especiais que não exigiam autorização prévia nem estavam sujeitas à fiscalização da autoridade monetária?

Pior: antes do alerta da CPI dos Precatórios, o BC parece nunca ter suspeitado da intensa movimentação financeira por agências de um banco estatal paranaense, secundário na estrutura do sistema financeiro. Até então, nenhum alerta foi dado pelo órgão responsável pela fiscalização dos bancos. Vamos repetir o valor movimentado: 134 bilhões de dólares.

Editada em 1992, uma carta-circular do Banco Central determinava que movimentações acima de 10 mil reais nas contas CC5 deveriam ser identificadas e fiscalizadas. Jamais, nesse período, as autoridades de investigação foram comunicadas pelo BC de qualquer transação incomum.

Com a quebra de sigilo em massa determinada pela Justiça, milhares de inquéritos foram abertos em todo o País, mas nunca houve a condenação definitiva de um político importante ou de representantes de grandes grupos econômicos. Empresas citadas conseguiram negociar com a Receita Federal o pagamento dos impostos devidos e assim encerrar os processos contra elas.
O Ministério Público chegou a estranhar mudanças repentinas em dados enviados pelo governo FHC. Em um primeiro relatório encaminhado para os investigadores, as remessas da TV Globo somavam o equivalente a 1,6 bilhão de reais.

Mas um novo documento, corrigido pelo Banco Central, chamou a atenção dos procuradores: o montante passou a ser de 85 milhões, uma redução de 95%. A RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul e atualmente envolvida no escândalo da Zelotes, também foi beneficiada pela “correção” do BC: a remessa caiu de 181 milhões para 102 milhões de reais.

A quebra do sigilo demonstrou que o Grupo Abril, dono da revista Veja, fez uso frequente das contas CC5. A Editora Abril, a TVA e a Abril Vídeos da Amazônia, entre outras, movimentaram um total de 60 milhões no período. O SBT, de Silvio Santos, enviou 37,8 milhões.

As mesmas construtoras acusadas de participar do esquema na Petrobras investigado pela Lava Jato estrelavam as remessas via Banestado. A Odebrecht movimentou 658 milhões de reais. A Andrade Gutierrez, 108 milhões. A OAS, 51,7 milhões. Pelas contas da Queiroz Galvão passaram 27 milhões. Camargo Corrêa, outros 161 milhões.

O sistema financeiro não escapa. O Banco Araucária, de propriedade da família Bornhausen, cujo patriarca, Jorge, era eminente figura da aliança que sustentava o governo Fernando Henrique Cardoso, teria enviado 2,3 bilhões de maneira irregular ao exterior.

Nunca foi possível saber quais dessas contas eram e quais não eram regulares. Para tanto, teria sido necessário aprofundar as investigações, o que nunca aconteceu. Ao contrário. O BC não foi o único entrave. No fim de 2001, o delegado Castilho foi aos Estados Unidos tentar quebrar as contas dos doleiros brasileiros na filial do Banestado.

O então diretor da Polícia Federal, Agílio Monteiro, determinou, porém, que Castilho voltasse ao Brasil. Apegou-se aos “altos custos das diárias” para interromper o trabalho de investigação. Valor da diária: 200 dólares.

Os agentes da equipe de Castilho perceberam o clima contra a operação e a maioria pediu para ser desligada do caso. A apuração seguiu em banho-maria até o começo de 2003, no início do governo Lula, período em que Castilho voltou a Nova York.

Naquele momento, as novas quebras de sigilo permitiram localizar um novo personagem, Anibal Contreras, guatemalteco nacionalizado norte-americano, titular da famosa conta Beacon Hill. Descobriu-se uma estrutura complexa: a Beacon Hill era uma conta-ônibus, recheada por várias subcontas cujo objetivo é esconder os verdadeiros donos do dinheiro. Sob o guarda-chuva da Beacon Hill emergiu uma subconta de nome sugestivo, a Tucano.

Em anotações feitas por doleiros e algumas siglas foram identificadas transações que sugeriam a participação do senador José Serra e do ex-diretor do Banco do Brasil, tesoureiro do PSDB e um dos artífices das privatizações no governo Fernando Henrique, Ricardo Sérgio de Oliveira. Só novas quebras de sigilo permitiriam, no entanto, comprovar as suspeitas. Adivinhe? Elas nunca aconteceram.

Castilho conseguiu acessar o que se poderia chamar de quarta camada das contas. Antes de descobrir os beneficiários finais do dinheiro, os reais titulares, o delegado acabou definitivamente afastado da investigação pelo então ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Anos mais tarde, o inquérito seria arquivado.

A CPI do Banestado teve o mesmo destino melancólico. Até hoje, é a única comissão parlamentar a encerrar seus trabalhos sem um relatório final. O PT e o PSDB disputaram para ver quem enterrava primeiro e melhor os trabalhos. O petista José Mentor, relator da CPI, foi acusado de receber dinheiro de um doleiro para excluí-lo do texto final. Mentor nega.

O tucano Antero Paes de Barros, presidente, tentou proteger os próceres do partido e aliados citados na investigação. Uma conveniente briga entre Mentor e Barros marcou o encerramento da apuração no Congresso em dezembro de 2004. No ano seguinte, um novo escândalo, o “mensalão”, sepultaria de vez o interesse pelas contas ilegais no exterior.

Desde então, mudanças na legislação penal e a ampliação de acordos de cooperação internacional passaram a dificultar as tentativas de abafar esses casos. Foram criadas e aperfeiçoadas nos últimos anos as unidades de recuperação de ativos no Ministério da Justiça e no Ministério Público Federal.

Por conta dos ataques às Torres Gêmeas de Nova York em 11 de setembro de 2001, os paraísos fiscais foram pressionados a repassar informações sobre contas suspeitas. Os bancos suíços, notórios por sua permissividade, criaram mecanismos de autofiscalização para a identificação de dinheiro com origem suspeita, algo impensável há 20 anos. 

No Brasil, a lei do crime organizado de 2013 foi aprimorada e a lei de lavagem de dinheiro, alterada em 2012, ampliou o cerco contra os sonegadores. Diante dessas mudanças, as investigações não finalizadas do Banestado poderiam ser exumadas? Para investigadores que atuaram no caso, a resposta é sim.

As movimentações finais no exterior dessas contas podem ter ficado ativas após a instituição dessas novas leis, o que daria vida a novos inquéritos. Dependeria da vontade do Ministério Público e da Polícia Federal.

As duas instituições têm sido, no entanto, reiteradamente conduzidas a fazer uma seleção bem específica de seus focos de interesse. Sem o apoio da mídia e setores da Justiça e do poder econômico, mexer em certos vespeiros só produz ferroadas em quem se mete a revirá-los.

O MP e a PF tentaram, a partir da apuração do Banestado, avançar nas investigações por outros caminhos. Daquele esforço derivaram operações como a Farol da Colina, Chacal, Castelo de Areia e Satiagraha.

Em todas elas, o destino foi idêntico. Em alguma instância da Justiça, os processos foram anulados. Bastaram, em geral, argumentos frágeis. A Castelo de Areia, que investigou a partir de 2009 o pagamento de propina de empreiteiras a políticos, acabou interrompida no Superior Tribunal de Justiça por supostamente basear-se em “denúncia anônima”, embora o Ministério Público tenha provado que a investigação se valeu de outros elementos.

O episódio mais notório continua a ser, no entanto, a Satiagraha. Até um falso grampo no gabinete do ministro Gilmar Mendes serviu de pretexto para melar a operação contra o banqueiro Daniel Dantas, que, aliás, operava uma das contas-ônibus no escândalo do Banestado.

Pressionado, o juiz Fausto De Sanctis viu-se obrigado a aceitar a promoção para a segunda instância. Hoje cuida de processos previdenciários. O delegado e ex-deputado Protógenes Queiroz foi perseguido e tratado como vilão. Em agosto, acabou exonerado da Polícia Federal.

Não foi muito diferente com Celso Três e José Castilho. O procurador despacha atualmente em Porto Alegre. O delegado foi transferido para Joinville, em Santa Catarina, e nunca mais chefiou uma operação.

Nenhum deles foi elevado ao pedestal como o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa e o juiz Sergio Moro, que agora colhe as glórias negadas durante o caso Banestado. Teria o magistrado refletido sobre as diferenças entre uma e outra investigação? 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vou responder e ler a matéria

    Vou responder e ler a matéria depois.

    Deixa eu ver se acerto: no Banestado tem tucano e na Lavajato, se não tiver, se enfia petista?

  2. Pois é…

    Aí está!…Não tinha petista por perto. E o PT quando assumiu, deixou pra lá, talvez esperando que o inimigo lhe mandasse flôres!…

  3. A OPERAÇÃO LAVA  JATO  É  

    A OPERAÇÃO LAVA  JATO  É   FINANCIADA  E TODA  MONTADA  PELOS  EUA    PARA   DESTRUIR   TODAS AS  EMPREITEIRAS  BRASILEIRAS,SERGIO MORO  RECEBE  INFORMAÇOES  DOS  SERVIÇOS  SECRETOS AMERICANOS  E  ELES DIZEM  QUEM OU O QUE  ELES  VAO  ACUSAR. COMO  VAO ACUSAR  . ELES  SAO  TAO VORAZES  QUE  PROCURARAM  ENVOLVER O  ALMIRANTE  OTHON   NO ESQUEMA  DA LAVA  JATO   JUSTAMENTE  PARA  PREJUDICAR  O PROGRAMA NUCLEAR  BRASILEIRO.  Envolveram tambem Jose  Dirceu  no esquema   e nao  satisfeitos  agora  estao  querendo envolver  Lulas  e o  Filho na  Zelotes    

  4. Para ser exato, 520 bilhões

    Para ser exato, 520 bilhões desviados do Banestado vs 5 bi da Petrobrás, que teriam sido desviados por um cartel de empreiteiras. 

    O caso Banestado foi parar no gavetão e a Lava Jato virou espetáculo diário, destruindo a economia e impondo ao pais prejuizos bem maiores do que os montantes desviados pelos ratos soltos por causa da delação combinada. Por ai dá prá ver como funciona o Judiciário neste país e o poder da máfia midiático-penal

  5. Mas quem disse que obter

    Mas quem disse que obter dinheiro através de propina e corrupção é crime? Quem disse que remessa ilegal de divisas ao estrangeiro é crime? Crime é não ser cúmplice de quem faz essas coisas. Que pena dessa turma do PT… se tivesse entrado na onda, se aceitasse o papel de palhaço midiático que a Globo ofereceu, hoje Lula estaria milionário, quem sabe já tivesse até apartamento em Paris. Ok, seria acusado disso mas a “grande imprensa” livraria a cara. Mas não, foi cometer o único crime previsto nessas leis tácitas: distribuir dinheiro e poder político ao cidadão do vulgo, eu e você, por exemplo. Foi – que ousadia! – tentar aplicar uma lei que não é de verdade, que é mentirinha, que diz que político não pode ser dono de meio de comunicação, tentar fazer valer leis de proteção ao mercado contra monopólios de comunicação como a Rede Globo… Ah, ‘seo’ Lula, essas leis não são para cumprir, são para enganar bobo.

    Mas o pior mesmo está sendo tentar levar poder e prosperidade ao vulgo… até comunista o PT poderia ser, só não pode é abrir mão do exercício autocrático dos poderes da república e do capital. Nada de criar planos de participação democrática e popular, nada de apoio que realmente funcione, aos vulneráveis. Pode criar como aparência, mas se funcionar… O pessoal precisa dos vulneráveis para enriquecer, não percebeu? Ô Lula, o Brasil é deles, não é nosso, do povo, não. A gente aqui é só prá ficar xingando-os na Internet, assistind a filme-denúncia e depois ir dormir, que esse é papel de pião, é o nosso papel, não é fazer a revolução. De verdade.

  6. eu fico com a impressão nesse caso,

    de que o pt deu o apoio para melar as investigações, e não tá recebendo a recíproca do psdb.

    embora talvez o erro tenha sido não aproveitar a oportunidade de finalizar o psdb na época.

    mas tá bom, é difícil convencer a justiça de ver, aquilo que ela não quer ver.

  7. O que diferencia o caso Banestado da Operação Lava Jato?

    Caros Comentaristas, boa noite!

    Perguntas simples para dar o que pensar; são elas:

    -A justiça é Pública?

    -Salvo honrosas e exitosas exceções, o povo brasileiro, em sua maioria, acredita na Justiça?

    -Salvo parcos  exemplos de integridade e retidão de caráter, o povo brasileiro, consensualmente, confia e se sente amparado pelas diversas e desarticuladas forças policiais existentes no País? 

    -O povo brasileiro confia na maioria dos congresistas eleitos, recentemente, por eles mesmos?

    -Salvo atuação em casos esparsos; o povo brasileiro se sente amparado pelo Ministério Público nas suas esferas, Estaduais, e Federais?

    -Sabemos que existe, sem dúvidas, funcionários públicos honrados e ilibados; contudo o povo acredita que a Receita Federal vai promover uma mudança na forma de fiscalização dos seu maiores devedores?

    -O povo acredita ou quer acreditar no que é veiculado na grande mídia?

    -O povo crê que o dinheiro, eventualmente, resgatado de ilícitos será usado em pról da União revertendo benefícios para o povo? 

    Poderíamos seguir arguindo por páginas e páginas.  Se a resposta foi não na maioria das questões algo e/ou muito deve ser mudado.

    Focando o tema: -Dois casos, muitos atores em comum; dois pesos e duas medidas!  Aí a Justiça, a meu ver, foi escandalosamente, violentada.

  8. Espetacular!

    E um dos melhores resumos entre os dois escándalos que vieram a tona em governos tucanos e petistas,1 gigante (Banestado) e outro minúsculo (Lava-jato) 11 anos depois, originado dos mesmos agentes envolvidos do primeiro ainda insepulcro!!!!!

    Banestado                                                                         X                                      Lava-Jato
    Governo TUCANO                                                                                                  Governo PT
    R$520 bilhoes  (US$135bn)                                                                                 R$2 bilhoes (desviados na Petrobras)
    PSDB, DEM, PMDB, as empreiteiras de sempre,                                          PT, PMDB, PSDB (sem vir ao caso), empreiteiras
    empresas de comunicacões envolvidas(sempre elas)                                EXTENSA COBERTURA da MIDIA (infográficos)
    SEM COBERTURA (óbvios os motivos)

    O caso Banestado de seus U$135 bilhoes (dolares) enterrado “vivo” apenas para se aprovar um arremedo de reforma fiscal em 2004. Custou caríssimo aos petistas, um ano depois a oposiçao viria com tudo com o mensalinho e a terrível derrota com a AP470, tendo as inéditas prisões decretadas para os principais envolvidos do governo petista.

    Mexer com o sistema do capital internacional não é nada fácil. Éramos uma ENORME lavanderia do mundo. 

    Duro é ouvir canalhices de nossos impolutos do STF, supostamente nos “autos” do “Mensalinho”: “Estamos diante do maior escândalo, nunca antes visto num governo”. E a mais cínica: “Olha, o que fizeram com o Banco do Brasil!?”

  9. Moro emitiu mais de 100
    Moro emitiu mais de 100 mandados de prisão no processo do Banestado, incluindo vários políticos e empresários graúdos, sobretudo do PR – Estado dominado então por PFL, PMDB e PSDB. Quase todas essas prisões foram revogadas rapidamente em instâncias superiores por desembargadores “garantistas”, cujo comportamento tem sido mui justamente incensado por aqui. Nada disso é informado na reportagem e muito menos interessa aos leitores do blog, cuja crítica sistemática à Lava Jato só evidencia o caráter seletivo de sua noção de Justiça. Quando começarem a elogiar a Justiça por ter livrado a cara dos maganos do Banestado em nome do “garantismo”, quem sabe tenham alguma coerência para atacar Moro agora por fazer exatamente o que fez no Banestado: aplicar a lei e prender mesmo sabendo que seus pares soltarão no momento seguinte.

      1. Ahahah…
        Nem perca seu tempo
        Ahahah…

        Nem perca seu tempo pesquisando e argumentando com Bento.
        Esse aí baba o ovo de Sérgio Moro. Se vc irritá-lo, é capaz dele morde Moro se assustar.
        Principalmente agora que o estafeta do psdb está melindrado com a audácia de Marcelo Odebrecht no interrogatório 😀

        1. O sujeito baba ovo de um
          O sujeito baba ovo de um empresário acusado de lesar o patrimônio público em mais de um bilhão de reais em contratos direcionados superfaturados, e acha que tem moral para criticar alguém neste espaço. Só falta agora ir lá na página do Collor no Facebook pra dar uma curtida no post dele tirando onda da Justiça brasileira. Essa é a moral que o senhor ensina pros seus filhos? Espero que os meus nunca tenham a má sorte de topar com gente assim na vida.

        1. Outro desavisado ou de má fé,
          Outro desavisado ou de má fé, se metendo a falar sobre o que não conhece e a ofender gratuitamente a quem discorda. Leia minha resposta ao teu amiguinho e depois tente botar uma coisa na tua cabeça (se é possível): fatos não podem ser desmentidos, e eu citei fatos. Se tem algum mentiroso aqui são vocês, que ignoram esses mesmos fatos para fazer juízo de valor das pessoas com base apenas em opiniões políticas. Não admira que vocês odeiem tanto pessoas honestas que pensam diferente, enquanto defendem os criminosos mais baixos por solidariedade partidária. E ainda se acham com moral de acusar alguém de mentir, é o cúmulo da desfaçatez mesmo..

      2. Sugiro aprender a ler antes
        Sugiro aprender a ler antes de chamar os outros de mentirosos. Eu fui muito claro quando disse que Moro emitiu ordens de prisão wue jamais foram cumpridas, porque acabaram revogadas rapidamente em superiores. Você, por incapacidade intelectual, não entendeu e postou um link que comprova exatamente o que eu disse, ao descrever como os 14 mandados de prisão emitidos por Moro contra os diretores do Banestado foram revogados por um tribunal superior.

        Dá uma lida no link abaixo, principalmente a aba “discussão” (posso lhe enviar um desenho de como encontra-la caso seja difícil):

        https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sérgio_Moro

        Há ampla quantidade de referências e principalmente pluralidade de opiniões sobre o juiz -até ataques sórdidos contra a família dele foram publicados. Mas ninguém questiona o fato de que ele ordenou a prisão de exatamente 107 pessoas no âmbito das investigações da Lava Jato, número que foi inclusive usado por desembargadores que mais tarde revogaram suas prisões como prova do “excesso” de Moro.

        Tá bom pra você ou quer mais? Não espero que tenhas a grandeza de reconhecer o erro e pedir desculpas por ter me chamado de mentiroso sem sequer conhecer is fatos. O silêncio obsequioso basta.

        1. Quantos políticos foram

          Quantos políticos foram indiciados? Por que não houve delações se ele condenou alguns diretores (por que não negociou delações com eles?). Por que ele absolveu o Presidente do Banco “por falta de provas” se até um vídeo falso ele usou pra prender a cunhada do Vaccari? Por que não mandou quebrar o sigilo das contas do Álvaro Dias se ele abandonou a CPI da Petrobrás juntamente com Sérgio Guerra acusado de receber 10 milhões de propina? Por que se fez de surdo quando Youssef delatou Aécio? Por que recebe salário de 77 mil? Por que vai a convescote do psdb na casa de um mega sonegador de impostos. Por que recebe prêmio de uma empresa sonegadora e que manda furtar processos na receita?

          1. Prezado, pra aprender a ler o
            Prezado, pra aprender a ler o primeiro passo é deixar de ser preguiçoso. Já postei o link e as referências no comentário anterior, vá lá buscar a informação antes de insistir em bobagem. É óbvio que Moro não celebrou delação premiada no caso Banestado, ele nem podia pois a lei que regulamenta esse tipo de acordo judicial só foi criada en 1999 e efetivamente validada em 2013, quando vários dos delitos investigados ja haviam prescrito.

            No mais, me espanta você como simpatizante do PT achar que a prisão da cunhada de Vaccari se deu só por causa de um saque no banco. Ela foi investigada por uma série de transações suspeitas, incluindo um apartamento beira mar comprado a vista com dinheiro recebido do PT a título de indenização por danos morais por ter tido seu nome envolvido no escândalo do Mensalão. Detalhe 1: ela nunca moveu ação contra o partido, bastou bater na porta do cunhado tesoureiro e pedir a grana. Detalhe 2: o PT não reconhece o crime do Mensalão e não consta que tenha indenizado qualquer outro familiar de dirigente seu por motivo similar. Detalhe 3: nenhum militante do partido sabia da indenização, que não foi noticiada em lugar algum – segundo o advogado e petista histórico Greenhalgh, ele se encarregou pessoalmente de assinar o “recibo” do pagamento feito pelo cunhado gente fina.

            Por fim, sobre tua indignação com o salário do juiz Moro, eu só posso dizer que pelo menos ele mostra quanto ganha e principalmente o quanto trabalha por isso. Ao contrário dos maganos que ele prende e que vc defende aqui. Você sabe quanto Cervero ganha? E Duque? E Marcelo Odebrecht? Não, você não tem a menor ideia de quanto eles ganham e menos ainda de quantos milhões de reais surrupiaram de uma empresa que é patrimônio do povo brasileiro. Não senhor. A tua indignação é contra o salário de um juiz federal de 1a instância. Que, se não estivesse fazendo nada de útil como a imensa maioria de seus pares, não te incomodaria. Não te tira o sono defender bandidos sonegadores e larápios de dinheiro público diariamente neste espaço. Um petista receber dinheiro no exterior de um picareta desses não tem nada demais. Mas se o juiz que os persegue vai a um jantar na casa de um picareta da mídia, daí você fica injuriado, mesmo que ele nunca tenha recebido um centavo em propina ou beneficiado esse picareta de alguma forma. Você quer cobrar de Moro a honestidade da mulher de César, mas age neste espaço com mais oportunismo e seletividade moral que um Crasso. É pra rir não é?

      1. Estão todos no link postado,
        Estão todos no link postado, vá procurar. Quer um em especial? Youssef, o doleiro bandido que ferrou com teus amigos na Lava Jato. Além de todos diretores do banco citados na reportagem acima, que vc não leu, se não saberia que os mesmos estão livres justamente porque os tribunais superiores anularam as ordens de prisão emitidas pelo juiz Moro. E ainda culpam a ele pelo fiasco! Se os desembargadores que livraram a cara desses maganos lessem este blog rachariam o bico de tanto rir com a falta de senso crítico da turma. Ees aprontam e o Moro é quem apanha

  10. Bate estaca

    Artigos,  crônicas, comentários na maioria incisivos,  caústicos, acusatórios, antagônicos,  além de inúmeras conjecturas sobre a conduta do juiz Moro. Contra os capitalistas detentores do  poder econômico, o biombo da presunção de inocência. Inexplicável? A esquerda às vezes surpreende. 

  11. O interessante é que o Moro

    O interessante é que o Moro não investigou as contas de publicidade da Petrobrás. Entrar em território piguento, não vem ao caso.

  12. Nem sei se eu escrevo um

    Nem sei se eu escrevo um comentário para acabar sendo censurado mesmo mas vamos lá.

    Essa narrativa é a mais eloquente prova de que não se pode querer indiciar todo o mundo porque se você partir para esse caminho vai acabar indiciando ninguém.

    O Juiz Moro viu o que aconteceu e aprendeu o que fazer. Foi por isso que é uma conquista pessoal sua o até agora exito da operação LAVA-JATO.

    Ele isolou os políticos com foro no STF com as pessoas sem foro privilegiado. Assim ele não teve de enfrentar as três cordilheiras intransponíveis que impediram as investigações do Banestado andar: O STF GARANTISTA, o PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA LENIENTE, e o ESPÍRITO DE CORPO DO CONGRESSO.

    Tal qual as leões quando atacam os bufalos, primeiro é preciso isolar a “vitima” do resto do bando. Atacaer diretamente um bando é inútil. A quantidade, a força e a cosão os tornam imbatíveis. Deve-se comer a sopa pelas bordas. Assim a justiça pode avançar nas investigações, colher provas com mais facilidade enquanto aqueles que estão no bando se sentem tranquilas enquanto vem um dos seus serem presos e condenados.

    Depois parte-se para os outros, mas sempre tomando o cuidado de não fazer o bando reagir.

    Quantos meses se passaram desde que a LISTA DE JANOT foi divulgada. Só o Eduardo Cunha foi indiciado.

    Mas no caso dele é diferente. Ele é o boi de piranha oferecido à imolação para que os outros políticos passem incólumes.

    Precisamos dar total apoio à Lava-Jato. Doa a quem doer.

     

    1. Um leão. É verdade. Nunca vi

      Um leão. É verdade. Nunca vi leões atacando tucanos. Imagina, isolar um tucano, para depois abatê-lo. Como é que se faz isso se o leão não pode voar? O leão é esperto, já sabe disso, por isso só ataca animais que não têm acesso às instâncias superiores. Não consegue pegar um filhotinho de tucano e ainda posa de bam bam bam das selvas. 

      1. Alguém no PT por favor
        Alguém no PT por favor arranja uma boquinha pra um tucano na Petrobras, assim o Moro pega o sujeito e o Marfig sossega. Pra ele o juiz tem poder de prender até o Papa, mas só não o faz porque o Chico é tucano.

  13. O problema é que há corruptos gente fina

    O que diferencia Banestado da Lava Jato? À época o judiciário e a PF não tinham expertise suficiente para o enfrentamento de crimes financeiros, não havia especialistas em informática e nem especialistas em transações financeiras internacionais. Mais: não existia o recurso legal das delações premiadas.

    Concordo que o resultado foi melancólico e aparentemente pífio. Em passagens diferentes do artigo isso é atribuído ora ao Governo FHC e ora ao Governo Lula. É conversa mole. Mentira mesmo. O judiciário era tão independente quanto é hoje. Se bem que igualmente mole e vagaroso e com alguns servidores que ficariam melhor de pijama listrado que de toga. 

    Resumindo: o autor defende a ideia de que o judiciário deve ser leniente com a Lava Jato porque foi ide certa forma brando, frouxo ou incompetente na operação Banestado.

    Passamos a vida ouvindo falar da impunidade  e vem aqui o Sr Henrique Beirangê defender salafrários. Está a serviço de quem?  De algum partido específico ou de algum empreiteiro poderoso?

     

     

     

     

    1. meodeos…
      Olha o que o camarada escreve:
      “não havia especialistas em informática e nem especialistas em transações financeiras internacionais”

    2. delação premiada

      Para ser mais claro: não existia o recurso legal da premiação (abrandamento das punições) por colaboração de réus nos moldes da Lei 12850 de 2013. Essa lei corrigiu, melhorou, ampliou e consolidou leis anteriores de 1990 a 2011 sendo mais generosa nos beneficios e mais abrangente na punição. 

  14. O que diferencia é o caráter

    O que diferencia é o caráter puramente político da Lava Jato. O objetivo é acabar com o PT e o Lula e não venham os homens de preto com o nariz empinado dizer que não é isso. porque é. 

  15. É o pré-sal

    O problema é o pré-sal que os americanos não admitem ficar de fora da exploração. O plano é conhecido a muito tempo, já deu certo em vários países e é composto de 5 itens, dos quais 4 estão sendo aplicados aqui. O itens são: diplomacia, dívida, suborno e desestabilização econômica/política. Caso esses 4 itens não forem satisfatório aplica-se o último que é a invasão. Pelo tamanho e população estamos livres do item 5. Não se iludam, se não conseguirem os objetivos vão sabotar as plataformas que operam no mar, longe do território. Cabe à Marinha e à Aeronáltica se anteciparem aos possíveis acontecimentos. É bom lembrar o ocorrido na Base de Alcântara. É a teoria do “Destino Manifesto” guiando as ações em qualquer lugar do planeta. Outra coisa, não se esqueçam que eles são os donos da máquina de fazer US$, portanto, não são obrigados a exportar matéria prima e/ou mercadorias para obter os US$ necessários para seus compromissos internacionais e formação de reservas. Todos os outros países são obrigado a fazer isso. Finalizando, alguém acredita que eles vão parar seu parque industrial ou modificar seu modo de vida por falta de petróleo? Não. Vão buscá-lo onde quer que ele esteja. É para isso que serve o poder econômico e bélico.   

  16. É o pré-sal

    O problema é o pré-sal que os americanos não admitem ficar de fora da exploração. O plano é conhecido a muito tempo, já deu certo em vários países e é composto de 5 itens, dos quais 4 estão sendo aplicados aqui. O itens são: diplomacia, dívida, suborno e desestabilização econômica/política. Caso esses 4 itens não forem satisfatório aplica-se o último que é a invasão. Pelo tamanho e população estamos livres do item 5. Não se iludam, se não conseguirem os objetivos vão sabotar as plataformas que operam no mar, longe do território. Cabe à Marinha e à Aeronáltica se anteciparem aos possíveis acontecimentos. É bom lembrar o ocorrido na Base de Alcântara. É a teoria do “Destino Manifesto” guiando as ações em qualquer lugar do planeta. Outra coisa, não se esqueçam que eles são os donos da máquina de fazer US$, portanto, não são obrigados a exportar matéria prima e/ou mercadorias para obter os US$ necessários para seus compromissos internacionais e formação de reservas. Todos os outros países são obrigado a fazer isso. Finalizando, alguém acredita que eles vão parar seu parque industrial ou modificar seu modo de vida por falta de petróleo? Não. Vão buscá-lo onde quer que ele esteja. É para isso que serve o poder econômico e bélico.   

  17. Texto definitivo

    Que resumo espetacular sobre o assunto!

    Naturalmente, já muito tinha-se comentado em relação à dupla Moro-Youssef, presente em ambos os episódios.

    Dupla que faz gol roubado contra o PT, mas anula e levanta bandeira de impedimento quando é atacado o gol tucano

    Não foi diferente o Valério, na mesma situação: Vale contra o PT mas nem sequer existe quando o assunto é de tucano.

    Estamos cansados de ver isso repetindo-se em todas as esferas onde atua alguma coisa chamada de “Justiça”. Só o povo mesmo, dando plena maioria ao Lula no parlamento de 2018, para apear essa turma togada.

  18. Caro Bento. Sou Paranaense,

    Caro Bento. Sou Paranaense, acompanho politica e nao me lembro deses fatos que voce descreve. O caso Banestado nao teve repercussão nacional, por que nao interessava a grande midia, afinal muitos do PSDB estavam envolvidos. Voce defende Moro. Sou Maringaense e acompanhei a fase final do caso de desvio de dinheiro da Prefeitura de Maringa. O unico bem que a justiça de Moro consegiu reaver, foi uma colheitadeira velha que ficou exposta em frente a Prefeitura. Todos sabemos que Jairo Gianoto hoje é fazendeiro em Mato Grosso.

    1. Caro João MariaSe você é
      Caro João Maria

      Se você é paranaense e acompanhou o caso deve saber que todo o dinheiro bloqueado pelos procuradores – cifras superiores a 300 milhões de dólares no exterior e 30 milhões no Brasil – só foi possível porque Moro autorizou. Dessa bolada o MPF conseguiu recuperar míseros 4 milhões, porque o restante do dinheiro teve de ser liberado após as ações criminais contra os titulares das contas prescreverem. E essas ações prescreveram porque os advogados conseguiram efeito suspensivo contra as decisões de Moro até que os tribunais superiores julgassem seus recursos – o que acabou nunca acontecendo.

      É uma tragédia, pra não dizer um disparate total, que o único juiz que mostrou vontade de fazer Justiça no Banestado seja considerado culpado pela omissão e falta de critério de seus pares em instâncias superiores. Todos os procuradores que trabalharam na investigação do Banestado, incluindo os citados na reportagem, elogiaram o trabalho de Moro e culparam exclusivamente o funcionamento absurdo da Justiça brasileira, cujo excesso de garantismo no trato dos sigilos fiscal e bancario e na aceitação de recursos protelatórios faz prescrever todo tipo de crime envolvendo transações financeiras, para alegria dos bandidos do colarinho branco. Curiosamente, muita gente aqui acha que tem que ser assim mesmo, talvez porque tem dinheiro ilegal por aí ou, o que é mais provável, trabalha para um partido cujos dirigentes adoram burlar a lei.

      Mas ainda assim, se quer julgar o juiz Moro por resultados no caso Banestado, ele ainda conseguiu muito mais do que De Sanctis na Satiagraha e Castelo de Areia juntas. Pois acaso não saiba, essas operações não só não resultaram em condenação alguma, como o próprio Estado foi obrigado a indenizar bandidos e servidores honrados como o Delegado Protogenes o Diretor Paulo Lacerda tiveram a carreira destruída. Pois eu lhe pergunto: você acha que De Sanctis foi o culpado dessa tragédia? Se não, por que cobra de Moro a mesma responsabilidade?

  19. escritos de profissionais…

    não de quem vive de brincar de política com pegadinhas de gato e rato

    desse ponto de vista podemos ver claramente como somos enganados com falsos inimigos

    obra de arte dos tucanos, das artes podres e contaminosas

    aparelhamento de todo o sistema de controle do dinheiro, ao começar pelo Bacen e Receita Federal

  20. Eu não sei como tem gente que acredita no Moro 🙁

    Será que são cumplíces? E a resposta mais viável! Não que eu queira acusar, porque a outra resposta é dizer , problemas cognitivos sérios!!! E quando digo cumplíces, óbvio que cumplíce no ódio ao PT e ao Lula.

    Sabemos todos  os diretores da Petrobras que aceitaram delação premiada, sabemos que o mais antigo deles esta na diretoria da Petrobras desde 1978….vou repetir: 1978. Detalhe o PT não existia nem na cabeça do Lula em 78.

    O que mais sabemos? O grosso dos negócios da Petrobras estão no Rio de Janeiro, me explica como foi que até agora certos politicos poderosos do PMDB, DEM, do RJ não apareceram nas delações premiadas??? MISTÉRIOS.

    Só posso dizer que a única  coisa que falta o Moro fazer, é tatuar na testa: Odeio o PT e quero prender o Lula de qualquer maneira!

    1. O JUIZ MORO PAVÃO DE CURITIBA FOI TREINADO PELA CIA

      Ana

       

      Você tem razão. Como lembrou Requião do seu discurso no Senado Federal no dia 30/09/2015, O ESCÂNDALIO BANESTADO FOI O MAIOR CRIME DE CORRUPÇÃO DA REPÚBLICA” e envolve os mesmos setenta doleiros presos e soltos pelo judiciário do Paraná, os mesmos procuradores e o mesmo  juiz pavão treinadop pela CIA (projeto Ponte CIA Coercitive Tortures Judges Procedures que treinou também juizes no Paraguai para derrubar Fernando Lugo), esse mesmo juizeco pavão de Curitiba que recebeu propinas de 400 milhões segundo advogado Rodrigo Tacla Duran e ainda blindou as fortunas ilícitas de Cláudia Cunha pasme Seregio Moro pavão absolveu e protegeu as fortunas ilicitas de Edurado Cunha e dos 300 políticos do quadrilhão de Temer, FHC, blindou o senador traficante e mega delatado ladrão Aécio Neves Cunha, Geddel, o gatuno Moreira Franco, Caiado, e também blindou as fortunas ilícitas de Henrique Meirelles e Blairo Maggi asn Bahamas, dos corruptos filho e genro de FHC nas Ilhas Cayman e no PANAMÁ PAPERS, e as fortunas bilionárias ilícitas do corrupto ladrão e lesa pátria José Chirico Serra e muitos outros.

      O ESCÂNDALO BANESTADO foi o PROPINODUTO DAS PRIVATARIAS TUCANAS que remunerou 300 políticos do quadrilhão obediente aos apagões, desmonte da indústria nacional e as privatarias. Iniciado em 1995 o ESQUEMA BANESTADO cMI em novembro de 1999 confira: YOUTUBE: “BILL CLINTON PASSOU SERMÃO EM FHC PELA LAVAGEM DE 125 BILHÕES DE DÓLARES VIA AGÊNCIA BANESTADO DE NY PARA REALIZAR REMESSAS ILEGAIS CIA CONTAS CC-5, “CONTA TUCANO” E “CONTA CH J&T” 

      apatou e lavou MEIO TRILHÃO DE REAIS em propinas recebidas pelas PRIVATARIAS QUE GERARAM PREJUIZOS DE 15 TRILHÕES DE DÓLARES AO ESTADO BRASILEIRO e esse esquema teve a OPERAÇÃO ABAFA DA “TEIA TUCANA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA CRIADA NO STF POR GILMAR MENDES E FHC E NA PGR DA ERA FHC SR GELADO BRINDEIRO (ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA DA ERA FHC) e tomou as páginas dos jornais no Brasil e no mundo e incomodou até o presidente Bill Clinton que passou sermão em FHC em Florença Itália qyuando FHC ficou de joelhos no F

      Na realidade esse QUADRILHÃO e essa TEIA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA DOS 300 POLÍTICOS CORRUPTOS começou no iínio dessa famigerada Nova República da Corrupção em 1998 quando explodiu a CPI DO ESQUEMA DO CONGRESSO que envolveu os 300 políticos do QUADRILHÃO de TEMER, GEDDEL, MOREIRA FRANCO, ROMERO JUCÁ, ELISEU PADILHA, BETO MANSUR, CAIADO e outros 300 políticos. Esse quadrilhao foi denominado nos jornais como os ANÕES DO CONGRESSO E DA CAMARA DOS DEPUTADOS e foram denunciados em 1988, pasme há 30 anos atrás, pelo economista José Carlos Lofrano e a esposa sra Elisabete Lofrano que foi assassinada em 1988 para “queima de arquivo” pois envolvia juizes do STF, PGR, os mesmos 300 políticos corruptos do Senado e da Câmara, a Rede Globo (sra Lofrano denunciou as ligações da ministra Dorotheia Werneck em desvios de bilhões para a Rede Globo como denunciaram os autores dos livros A HISTÓRIA SECRETA DA REDE GLOBO (Daniel Herz), “AFUNDAÇÃO’ ROBERTO MARINHO (Romerio Machado), e “ROBERTO MARINHO, MUMA BIOGRAFIA DA CORRUPÇÃO” e muitas outras fartas literaturas sobre a corrupção e as privatarias e crimes de lesa pátrias no Brasil.

      Na era Collor e era FHC essea QUADRILHÃO passou a agir com uma feroz blindagem judiciária no STF. PGR e no judiciário do PARANÁ onde correu o maior crime de corrupção da história da república O ESCANDALO BANESTADO, O PROPINODUTOA DAS PRIVATARIAS TUCANAS captou e lavaou para 300 políticos no Banco do Estado do PARANÁ uma fortuna de MEIO TRILHAO DE REAIS (125 BILHOES DE DÓLARES) lavados via contas CC-5 criadas por FHC, e repassadas a NEW YORK e para as ILHAS CAYMAN, SUIÇA, PANAMÁ PAPERS E BAHAMAS via CONTA TUCANO e CONTA CH  J&T em nome de familiares de FHC, Serra, e outros 300 do QUADRILHÃO DE TEMER E FHC. 

       

      Note que TEMER foi presidente da Camara na era FHC e ele foi o principal investigado HÁ 25 ANOS ATRÁS EM 1992 na era FERNANDO COLLOR na “CPI ESQUEMA ODEBRECHT E ESQUEMA COLLOR PC FARIAS” que culminou com o assassinato do jovem goernador do ACRE EDMUNDO PINTO assassinado brutalmente no HOTEL DELLA VOLPE no dia 17 de maio de 1992 (o gerente geral do Hotel Della volpe e Assessor de Comunicação era o sr CELSO RUSSOMANO que debandou para  acrrera política após ajudar os bandidos e aliviar esse crime). Edmundo Pinto na época com apenas 34 anos era governador do Acre e foi morto a mando da ODEBRECHT e do QUADRILHÃO (TEMER ERA O PRINCIPAL DENUNCIADO EM 1992 ELE ERA SECRETÁRIO DO GOVERNO ANATONIO FLEURY E ERA O CHEFE DESSA QUADRILHA) Edmundo Pinto foi morto após denunciar PASME há 25 anos atrás todo esse QUADRILHÃO E O ESQUEMA ODEBRECHT E COLLOR PC FARIAS. Na realidade esse QUADRILHÃO vem agindo com a proteção da TEIA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA REFORÇADA PELO QUADRILHÃO NA ERA FHC. 

      Note que o sr Sergio Moro é também parente dos fundadores do PSDB no PARANÁ e dso donos do poder no estado do Paraná: os srs OSVALDO MALUCELLI MORO, HIDELBRANDO MORO E JOEL MALUCELLI donos da REDE GLOBO DO PARANÁ e do PARANÁ BANCO, COSNTRUTORA J MALUCELLI QUE FICOU FORA DA LAVA JATO APESAR DE TER CONSEGUIDO OBRAS SUPERFATURADAS NA USINA BELO MONTE e GRUPO J MALUCELLI e da BAND NEWS em sociedade com o sr João Saad. Isso explica porque Sergio MORO blinda 300 políticos do quadrilhão, protegeu as fortunas em nome de Cláudia Cunha e as fortunas de Olga Youssef e Alberto Youssef. Aliás Youssef foi blindado também há uma década atrás no escandalo dos desvios de 500 bilhões de reais na Prefeitura de Maringá no ESCANDALO DO SECRETÁRIO DAS FINANÇAS LUIZ ANTONIO PAOLICCHI na gestão do prefeito tucano GIANOTO e tem envolvimentos dfos irmãos tucanos corruptos ALVARO DIAS E SOMAR DIAS (OS IRMÃOS METRALHA TUCANOS DO PARANÁ que têm como SUPLENTES JOEL MALUCELLI E OSVALDO MORO PARENTES DE SERGIO MORO) por essa razsão Sergio também blindou os tucanos de MARINGÁ no assassinato de LUIZ PAOLICCHI que foi morto METRALHADO no centro de Maringá para queima de arquivos. O sr Luiz Antonio Paolichi era marido de Alberto Youssef e trabalhava no mesmo escritório de advocacia tributária de Sergio Moro com o Carlos Zucoloto. Um crime que faria inveja ao AL CAPONE.

      Sergio Moro além de ter sido peça fundamental na OPERAÇÃO ABAFA DO ESCANDALO BANESTADO E NO ESCANDALO DO LUIZ PAOLICCHI ele envolveu-se também na blindagem dos iramãos corruptos do PARANÁ SOLON PALERMO e CRSITIANO PALERMO absolvidos a 13a VARA CRIMINAL DE CURITIBA pelo juiz tucano e AGENTE DA CIA SERGIO MORO. ALBERTO YOUSSEF E OGA YOUSSEF AGIRAM COM A ESPOSA DO PROCURADOR DA LAVA JATO SR CARLOS FERNANDES SANTOS LIMA  SRA VERA SANTOS LIMA e por essa razão quase que esse procuradfor da Lava Jato foi preso no ESCANDALO0 BANESTADO na OPERAÇÃO MACUCO só náo foi preso por causa da atuação do juiz tucano. 

       

      Acesse esse link abaixo, o professor Moreno Publicou uma vasta bibliografia sobre essa sinistra TEIA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA e os livros mostram como a CIA treinou Sergio Moro e outros procuradores e juizes paraguaios em 2009 para derrubar governos e saquear as riquezas minerais e petroliferas do Brasil e de muitos outros países ricos em recursos, a esposa de Sergio Moro tamém advogou para os demo tucanos envolvidos no ESCANDALO BANESTADO e nos crimes da SHELL que envolveram a compra ilícita de metade das reservas de petróleo na era FHC doadas pelo sinistro e corrupto genro de FHC na ANP sr DAVID ZYLBERSZTAJN vendidas nas bacia das almas e culiminarm com as queimas de arquivos do BANESTADO assassinatos  dos auditores da Shell ZERA TODD STAHELI E MICHELLE STAHELI mortos a pauladas na casa alugada no Rio de Janeiro após um ano de investigações, todos os computadores do casal foram roubados. O genro e filho de FHC o corrupto e sinistro sr PHC Paulo Henrique Cardoso ganhou propinas das USINAS TÉRMELÉTRICAS EL PASO, e da MULTINACIONAL ENRON ele tem imóveis milionários no Caribe e contas bilionárias em OFFSHORE no ESQUEMA PANAMÁ PAPERS e mesmo teto bancário nas BAHAMAS e ILHAS CAYMAN onde mantém contas secretas do corrupto sr Henrique Meirelles, Eduardo Cunha e Blairo Maggi e e os familiares de José Chirico Serra (Verônica Serra, o genro de Serra sr Alexandre Bougeois e o primo de Serra sr Ricardo Sérgio de Oliveira) ficaram bilionários com a corrupção no PROPINODUTO DAS PRIVATARIAS CONHECIDO COMO ESCANDALO BANESTADO.  Acesse a todo esse material biboiografico da corrupção no Paraná e no Brasil desde a década de 1990   

       

      http://www.cafenapolitica.com.br/prejuizo-com-privataria-de-fhc-chegaria-a-15-trilhoes-de-dolares/

       

      Os livros “A PRIVATARIA TUCANA”,  “FHC, CRISE, DECADÊNCIA E CORRUPÇÃO”, “O MAPA DA CORRUPÇÃO NO GOVERNO FHC” detalham muito bem essa “TEIA TUCANA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA” criada por HC em 1995 para ocultar crimes das privatarias e crimes contra a União e toda essa blindagem foi feita durante as operações da PF entre 1997 e 2002 MANTIDAS ABAFADAS no Judiciário do Paraná pelo pavão agente da CIA Sr Sérgio Moro e na STF por Gilmar Mendes  e PGR por dezenas de procuradores tudo foi armado no início da era FHC para ocultar todas as investigações dos crimes de lavagem DAS PROPINAS DAS PRIVATIZAÇÕES  PAGAS PELAS MULTINACIONAIS e desvios de 140 bilhões de reais pelo PROER (PROGRAMA DE AJUDA AO BANCOS) para enriquecer banqueiros corruptos amigos de FHC. As operações: “OPERAÇÃO MACUCO” (PARANÁ: 1997 -2002) e OPERAÇÃO BANQUEIRO (PARANÁ: 2004-2006) E SATIAGAHA (2008-2010) dos delegados José Castilho Neto e Vicente Chelotti e Protógenes Queiros focaram nas operações criminosas dos 300 politicos corruptos propinados e ladrões do QUADRILHÃO DE TEMER, SERRA E FHC no ESCANDALO BANESTADO. Os crimes foram investigados e abafados no governo FHC pelo apodrecido judiciário do Paraná onde ocorreu o crime BANESTADO a maior corrupção da república. 

       

      O ex agente da CIA EDWARD SNOWDEN alertou e denunciou o asssainato de Edurado Campos em 2014 e em 2011 toda essa ação maquiavélica da CIA. SNOWDEN e GLEN GREENWALD  alertaram em 2011  que o BRASIL passaria por uma feroz espionagem, GOLPES DE LESA PÁTRIAS, treinamenti secreto de JUIZES E PROCURADORES (CIA 2009 PROJETO PONTE TREINOU SERGIO MORO) e o envolvimento de JUIZES e de 300 políticos corruptos para garantir o DESMONTE DA INDUSTRIA NACIONAL e a ENTREGA DO PRESAL BRASILEIRO o maior campo petrolífero do planeta (campos ultra produtivos com 200 bilhões de barris de oleo leve de alto valor comercial). O SR NELSON ROCKEFELLER ALERTOU OSBRE AS RIQUEZAS DO PRESAL CONFIRA NA ENTREVISTA: “ROCKEFELLER PRESAL VALE 20 TRILHÕES DE DÓLARES E SEIS MILHÕES DE EMPREGOS PARA OS ESTALEIROS AMERICANOS NOS EUA” Ele é o filho do dono da EXXON MOBIL antiga ESSO (STANDARD OIL, EMPRESA QUE CRIOU NA DÉCADA DE 1930 QUASE TODOS OS JORNAIS E EMISSORAS NO BRASIL E O FAMIGERADO REPORTER ESSO NA CRIAÇÃO DA TV GLOBO E TV E RADIO TUPI E A CRIAÇÃO DO JORNAL NACIONAL E FOLHA DE SÃO PAULO EM 1932, VIDE LIVRO A HISTÓRIA SECRETA DA REDE GLOBO E EDITORA ABRIL, Autor Daniel Herz, 1978) 

  21. SERGIO MORO ALBERTO YOUSSEF E O ESCÂNDALO BANESTADO HÁ 20 ANOS!!
    A HISTÓRIA SECRETA DA LAVA A JATO E O TREINAMENTO DE SERGIO MORO NA CIA PARA AJUDAR A ENTREGA DAS RIQUEZAS MINERAIS E PETROLÍFERAS DO BRASIL E O DESMONTE DA INDUSTRIA NACIONAL E AS PROPINAS RECEBIDAS NA OPERAÇÃO LAVA JATO E AS FALSIFICAÇÕES DE PROVAS DENUNCIADAS POR RODRIGO TACLA DURAN  O LIVRO “O OUTRA HISTÓRIA DA LAVA A JATO E O ESCÂNDALO BANESTADO” autor PAULO MOREIRA LEITE: BANESTADO E A OPERAÇÃO LAVA RATOS OS MESMOS DOLEIROS, OS MESMOS 300 POLÍTICOS DO QUADRILHÃO BLINDADOS POR SERGIO MORO DESDE 1997 NO PARANÁ Como lembrou Requião do seu discurso no Senado Federal no dia 30/09/2015, O ESCÂNDALIO BANESTADO FOI O MAIOR CRIME DE CORRUPÇÃO DA REPÚBLICA” e envolve os mesmos setenta doleiros presos e soltos pelo judiciário do Paraná, os mesmos procuradores e o mesmo juiz pavão treinado pela CIA (projeto Ponte CIA Coercitive Tortures Judges Procedures que treinou também juizes no Paraguai para derrubar Fernando Lugo), esse mesmo juizeco pavão de Curitiba que recebeu propinas de 400 milhões segundo advogado Rodrigo Tacla Duran e ainda blindou as fortunas ilícitas de Cláudia Cunha pasme Seregio Moro pavão absolveu e protegeu as fortunas ilicitas de Edurado Cunha e dos 300 políticos do quadrilhão de Temer, FHC, blindou o senador traficante e mega delatado ladrão REI DA EXTORSÃO matador do policial LUCAS GOMES ARCANJO e das LARANJAS DO MENSALÃO TUCANO (SRA CRISTIANE APARECIDA E SRA MIRTES MORTAS EM BH EM 2002) o mega corrupto traficante senador ladrão sr Aécio Neves Cunha, Geddel Vieira braço direito de TERMER no roubo de malas de dinheiro da CEF e da extorsão a empresários, o gatuno Moreira Franco, Caiado, e também blindou as fortunas ilícitas de Henrique Meirelles e Blairo Maggi asn Bahamas, dos corruptos filho e genro de FHC nas Ilhas Cayman e no PANAMÁ PAPERS, e as fortunas bilionárias ilícitas do corrupto ladrão e lesa pátria José Chirico Serra e muitos outros. O ESCÂNDALO BANESTADO foi o PROPINODUTO DAS PRIVATARIAS TUCANAS que remunerou 300 políticos do quadrilhão obediente aos apagões, desmonte da indústria nacional e as privatarias. Iniciado em 1995 o ESQUEMA BANESTADO foi alvo de investigação no FBI em 1998 e duras críticas a FHC por corrupção acusações feitas por Bill Clinton em novembro de 1999 confira: YOUTUBE: “BILL CLINTON PASSOU SERMÃO EM FHC PELA LAVAGEM DE 125 BILHÕES DE DÓLARES VIA AGÊNCIA BANESTADO DE NY PARA REALIZAR REMESSAS ILEGAIS CIA CONTAS CC-5, “CONTA TUCANO” E “CONTA CH J&T”  apatou e lavou MEIO TRILHÃO DE REAIS em propinas recebidas pelas PRIVATARIAS QUE GERARAM PREJUIZOS DE 15 TRILHÕES DE DÓLARES AO ESTADO BRASILEIRO e esse esquema teve a OPERAÇÃO ABAFA DA “TEIA TUCANA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA CRIADA NO STF POR GILMAR MENDES E FHC E NA PGR DA ERA FHC SR GELADO BRINDEIRO (ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA DA ERA FHC) e tomou as páginas dos jornais no Brasil e no mundo e incomodou até o presidente Bill Clinton que passou sermão em FHC em Florença Itália qyuando FHC ficou de joelhos no F Na realidade esse QUADRILHÃO e essa TEIA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA DOS 300 POLÍTICOS CORRUPTOS começou no iínio dessa famigerada Nova República da Corrupção em 1998 quando explodiu a CPI DO ESQUEMA DO CONGRESSO que envolveu os 300 políticos do QUADRILHÃO de TEMER, GEDDEL, MOREIRA FRANCO, ROMERO JUCÁ, ELISEU PADILHA, BETO MANSUR, CAIADO e outros 300 políticos. Esse quadrilhao foi denominado nos jornais como os ANÕES DO CONGRESSO E DA CAMARA DOS DEPUTADOS e foram denunciados em 1988, pasme há 30 anos atrás, pelo economista José Carlos Lofrano e a esposa sra Elisabete Lofrano que foi assassinada em 1988 para “queima de arquivo” pois envolvia juizes do STF, PGR, os mesmos 300 políticos corruptos do Senado e da Câmara, a Rede Globo (sra Lofrano denunciou as ligações da ministra Dorotheia Werneck em desvios de bilhões para a Rede Globo como denunciaram os autores dos livros A HISTÓRIA SECRETA DA REDE GLOBO (Daniel Herz), “AFUNDAÇÃO’ ROBERTO MARINHO (Romerio Machado), e “ROBERTO MARINHO, MUMA BIOGRAFIA DA CORRUPÇÃO” e muitas outras fartas literaturas sobre a corrupção e as privatarias e crimes de lesa pátrias no Brasil. Na era Collor e era FHC essea QUADRILHÃO passou a agir com uma feroz blindagem judiciária no STF. PGR e no judiciário do PARANÁ onde correu o maior crime de corrupção da história da república O ESCANDALO BANESTADO, O PROPINODUTOA DAS PRIVATARIAS TUCANAS captou e lavaou para 300 políticos no Banco do Estado do PARANÁ uma fortuna de MEIO TRILHAO DE REAIS (125 BILHOES DE DÓLARES) lavados via contas CC-5 criadas por FHC, e repassadas a NEW YORK e para as ILHAS CAYMAN, SUIÇA, PANAMÁ PAPERS E BAHAMAS via CONTA TUCANO e CONTA CH J&T em nome de familiares de FHC, Serra, e outros 300 do QUADRILHÃO DE TEMER E FHC.    Note que TEMER foi presidente da Camara na era FHC e ele foi o principal investigado HÁ 25 ANOS ATRÁS EM 1992 na era FERNANDO COLLOR na “CPI ESQUEMA ODEBRECHT E ESQUEMA COLLOR PC FARIAS” que culminou com o assassinato do jovem goernador do ACRE EDMUNDO PINTO assassinado brutalmente no HOTEL DELLA VOLPE no dia 17 de maio de 1992 (o gerente geral do Hotel Della volpe e Assessor de Comunicação era o sr CELSO RUSSOMANO que debandou para acrrera política após ajudar os bandidos e aliviar esse crime). Edmundo Pinto na época com apenas 34 anos era governador do Acre e foi morto a mando da ODEBRECHT e do QUADRILHÃO (TEMER ERA O PRINCIPAL DENUNCIADO EM 1992 ELE ERA SECRETÁRIO DO GOVERNO ANATONIO FLEURY E ERA O CHEFE DESSA QUADRILHA) Edmundo Pinto foi morto após denunciar PASME há 25 anos atrás todo esse QUADRILHÃO E O ESQUEMA ODEBRECHT E COLLOR PC FARIAS. Na realidade esse QUADRILHÃO vem agindo com a proteção da TEIA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA REFORÇADA PELO QUADRILHÃO NA ERA FHC.  Note que o sr Sergio Moro é também parente dos fundadores do PSDB no PARANÁ e dso donos do poder no estado do Paraná: os srs OSVALDO MALUCELLI MORO, HIDELBRANDO MORO E JOEL MALUCELLI donos da REDE GLOBO DO PARANÁ e do PARANÁ BANCO, COSNTRUTORA J MALUCELLI QUE FICOU FORA DA LAVA JATO APESAR DE TER CONSEGUIDO OBRAS SUPERFATURADAS NA USINA BELO MONTE e GRUPO J MALUCELLI e da BAND NEWS em sociedade com o sr João Saad. Isso explica porque Sergio MORO blinda 300 políticos do quadrilhão, protegeu as fortunas em nome de Cláudia Cunha e as fortunas de Olga Youssef e Alberto Youssef. Aliás Youssef foi blindado também há uma década atrás no escandalo dos desvios de 500 bilhões de reais na Prefeitura de Maringá no ESCANDALO DO SECRETÁRIO DAS FINANÇAS LUIZ ANTONIO PAOLICCHI na gestão do prefeito tucano GIANOTO e tem envolvimentos dfos irmãos tucanos corruptos ALVARO DIAS E SOMAR DIAS (OS IRMÃOS METRALHA TUCANOS DO PARANÁ que têm como SUPLENTES JOEL MALUCELLI E OSVALDO MORO PARENTES DE SERGIO MORO) por essa razsão Sergio também blindou os tucanos de MARINGÁ no assassinato de LUIZ PAOLICCHI que foi morto METRALHADO no centro de Maringá para queima de arquivos. O sr Luiz Antonio Paolichi era marido de Alberto Youssef e trabalhava no mesmo escritório de advocacia tributária de Sergio Moro com o Carlos Zucoloto. Um crime que faria inveja ao AL CAPONE. Sergio Moro além de ter sido peça fundamental na OPERAÇÃO ABAFA DO ESCANDALO BANESTADO E NO ESCANDALO DO LUIZ PAOLICCHI ele envolveu-se também na blindagem dos iramãos corruptos do PARANÁ SOLON PALERMO e CRSITIANO PALERMO absolvidos a 13a VARA CRIMINAL DE CURITIBA pelo juiz tucano e AGENTE DA CIA SERGIO MORO. ALBERTO YOUSSEF E OGA YOUSSEF AGIRAM COM A ESPOSA DO PROCURADOR DA LAVA JATO SR CARLOS FERNANDES SANTOS LIMA SRA VERA SANTOS LIMA e por essa razão quase que esse procuradfor da Lava Jato foi preso no ESCANDALO0 BANESTADO na OPERAÇÃO MACUCO só náo foi preso por causa da atuação do juiz tucano.    Acesse esse link abaixo, o professor Moreno Publicou uma vasta bibliografia sobre essa sinistra TEIA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA e os livros mostram como a CIA treinou Sergio Moro e outros procuradores e juizes paraguaios em 2009 para derrubar governos e saquear as riquezas minerais e petroliferas do Brasil e de muitos outros países ricos em recursos, a esposa de Sergio Moro tamém advogou para os demo tucanos envolvidos no ESCANDALO BANESTADO e nos crimes da SHELL que envolveram a compra ilícita de metade das reservas de petróleo na era FHC doadas pelo sinistro e corrupto genro de FHC na ANP sr DAVID ZYLBERSZTAJN vendidas nas bacia das almas e culiminarm com as queimas de arquivos do BANESTADO assassinatos dos auditores da Shell ZERA TODD STAHELI E MICHELLE STAHELI mortos a pauladas na casa alugada no Rio de Janeiro após um ano de investigações, todos os computadores do casal foram roubados. O genro e filho de FHC o corrupto e sinistro sr PHC Paulo Henrique Cardoso ganhou propinas das USINAS TÉRMELÉTRICAS EL PASO, e da MULTINACIONAL ENRON ele tem imóveis milionários no Caribe e contas bilionárias em OFFSHORE no ESQUEMA PANAMÁ PAPERS e mesmo teto bancário nas BAHAMAS e ILHAS CAYMAN onde mantém contas secretas do corrupto sr Henrique Meirelles, Eduardo Cunha e Blairo Maggi e e os familiares de José Chirico Serra (Verônica Serra, o genro de Serra sr Alexandre Bougeois e o primo de Serra sr Ricardo Sérgio de Oliveira) ficaram bilionários com a corrupção no PROPINODUTO DAS PRIVATARIAS CONHECIDO COMO ESCANDALO BANESTADO. Acesse a todo esse material biboiografico da corrupção no Paraná e no Brasil desde a década de 1990    http://www.cafenapolitica.com.br/prejuizo-com-privataria-de-fhc-chegaria-a-15-trilhoes-de-dolares/   Os livros “A PRIVATARIA TUCANA”, “FHC, CRISE, DECADÊNCIA E CORRUPÇÃO”, “O MAPA DA CORRUPÇÃO NO GOVERNO FHC” detalham muito bem essa “TEIA TUCANA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA” criada por HC em 1995 para ocultar crimes das privatarias e crimes contra a União e toda essa blindagem foi feita durante as operações da PF entre 1997 e 2002 MANTIDAS ABAFADAS no Judiciário do Paraná pelo pavão agente da CIA Sr Sérgio Moro e na STF por Gilmar Mendes e PGR por dezenas de procuradores tudo foi armado no início da era FHC para ocultar todas as investigações dos crimes de lavagem DAS PROPINAS DAS PRIVATIZAÇÕES PAGAS PELAS MULTINACIONAIS e desvios de 140 bilhões de reais pelo PROER (PROGRAMA DE AJUDA AO BANCOS) para enriquecer banqueiros corruptos amigos de FHC. As operações: “OPERAÇÃO MACUCO” (PARANÁ: 1997 -2002) e OPERAÇÃO BANQUEIRO (PARANÁ: 2004-2006) E SATIAGAHA (2008-2010) dos delegados José Castilho Neto e Vicente Chelotti e Protógenes Queiros focaram nas operações criminosas dos 300 politicos corruptos propinados e ladrões do QUADRILHÃO DE TEMER, SERRA E FHC no ESCANDALO BANESTADO. Os crimes foram investigados e abafados no governo FHC pelo apodrecido judiciário do Paraná onde ocorreu o crime BANESTADO a maior corrupção da república.    O ex agente da CIA EDWARD SNOWDEN alertou e denunciou o asssainato de Edurado Campos em 2014 e em 2011 toda essa ação maquiavélica da CIA. SNOWDEN e GLEN GREENWALD alertaram em 2011 que o BRASIL passaria por uma feroz espionagem, GOLPES DE LESA PÁTRIAS, treinamenti secreto de JUIZES E PROCURADORES (CIA 2009 PROJETO PONTE TREINOU SERGIO MORO) e o envolvimento de JUIZES e de 300 políticos corruptos para garantir o DESMONTE DA INDUSTRIA NACIONAL e a ENTREGA DO PRESAL BRASILEIRO o maior campo petrolífero do planeta (campos ultra produtivos com 200 bilhões de barris de oleo leve de alto valor comercial). O SR NELSON ROCKEFELLER ALERTOU SOBRE AS RIQUEZAS DO PRESAL CONFIRA NA ENTREVISTA: “ROCKEFELLER PRESAL VALE 20 TRILHÕES DE DÓLARES E SEIS MILHÕES DE EMPREGOS PARA OS ESTALEIROS AMERICANOS NOS EUA” Ele é o filho do dono da EXXON MOBIL antiga ESSO (STANDARD OIL, EMPRESA QUE CRIOU NA DÉCADA DE 1930 QUASE TODOS OS JORNAIS E EMISSORAS NO BRASIL E O FAMIGERADO REPORTER ESSO NA CRIAÇÃO DA TV GLOBO E TV E RADIO TUPI E A CRIAÇÃO DO JORNAL NACIONAL E FOLHA DE SÃO PAULO EM 1932, VIDE LIVRO A HISTÓRIA SECRETA DA REDE GLOBO E EDITORA ABRIL, Autor Daniel Herz, 1978)

     

    1. CASO BANETADO

      VAMOS RECORDAR UM POUCO, NO MÊS DE NOVEMBRO/2016, FOI ENCERRADO O PRAZO DE TRAZER O DINHEIRO QUE ESTAVA NO EXTERIOR. E MUITA GENTE TRANSFERIU O DINHEIRO QUE ESTAVA NA SUÍÇA, MAS NÃO VEI NENHUM DINHEIRO DAS ILHAS VIRGENS, QUE É A MAIORIA QUE ESTA NÓ EXTERIOR, VAMOS RECORDAR NO INICIO DE 2015, ESTADOS UNIDOS PRENDEU, O EX- PRESIDENTE DA CBF O SR. JOSÉ MARIA MARINS QUE TINHA SIDO CORROMPIDO PELO CASO DA FIFA. E OS ESTADOS UNIDOS MANDOU UM RECADO PARA TODOS QUE TEM DINHEIRO LÁ NAS ILHAS VIRGENS (PARAÍSO FISCAL) QUE TODO DINHEIRO ANTES DE CHEGAR LÁ PASSA PRIMEIRO PELOS ESTADOS UNIDOS E ELES DISSERAM QUE TEM AUTORIDADE PARA PRENDER, AOS QUE TEM DINHEIRO PROVENIENTE DE CORRUPÇÃO. VOLTANDO MAIS AO PASSADO, CASO DO BANESTADO, O PSDB EM NOME DO FHC E SERRA TINHA 124 BILHÕES DE DÓLARES SOMENTE CASO DA PRIVATARIA TUCANA, E A MAIORIA QUE VOTOU CONTRA DILMA FOI CHAMADO EM JANTAR OU VC DERRUBEM A DILMA OU OS ESTADOS UNIDOS VAI PRENDER VOCÊS, O JUIZ SERGIO MORO PARA ENGAVETAR O CASO DO BANESTADO RECEBEU DO PSDB 10 MILHÕES DE DÓLARES NAS ILHAS VIRGENS, ELE E SERRA FOI OS PRIMEIROS A SEREM CHAMADO PELA USA, AI QUE MORO APRENDEU FAZER O QUE ESTA FAZENDO NA LAVA JATO. TEMER E TODOS ESTÃO SENDO COAGIDO PELOS ESTADOS UNIDOS PARA ENTREGAR TUDO DE MÃO BEIJADA, PRE-SAL, NIÓBIO, XISTO, E AS TERRAS QUE ESTÃO ENTREGANDO POR 10% DO VALOR PARA O ESTRANGEIRO. A GRANDE MÍDIA TAMBÉM ESTÁ SENDO COAGIDAS, PRINCIPALMENTE A GLOBO. POIS TODAS TEM DINHEIRO LÁ.

       

       

                                                               

       

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador