O Supremo entre a pequenez e as garantias, por Luis Nassif

Tenho um histórico de brigas com o advogado José Roberto Batochio, na época em que presidia a Ordem dos Advogados do Brasil. Foi um tiroteio de uma semana na Folha, com tiros de lado a lado. Terminada a polêmica, Batochio abriu 21 ações penais e uma cível contra mim.

Perdeu as 21 penais e conseguiu vitória em 2ª instância na cível, graças à influência que tinha no Tribunal de Justiça de São Paulo.

O caso subiu para outras instâncias e parou no STF (Supremo Tribunal Federal), em uma gaveta do ex-Ministro Maurício Correa. Assim que Gilmar Mendes assumiu a presidência do STF, fiz algumas críticas a ele, e o processo saiu da gaveta e foi entregue nas mãos óbvias da então Ministra Ellen Gracie – que confirmou uma sentença de multa de R$ 40 mil.

Não sei o destino da multa, se a Folha pagou ou Batochio não executou.

Digo tudo isso para ressaltar que seu discurso, em defesa do habeas corpus a Lula, foi brilhante, podendo abrir mão, por desnecessário, das citações em francês, ensaiadas previamente para caprichar na pronúncia.

Quanto aos demais Ministros, chama atenção a intransigência de Luiz Edson Fachin e Luís Roberto Barroso. Nas preliminares, se o STF podia ou não aceitar pedido de habeas corpus em determinadas circunstâncias, ambos se fixaram em aspectos formais – os advogados deveriam ter entrado com pedidos xis e não ypisolene -, sendo corrigidos pela Ministra Rosa Weber, dizendo o óbvio – que depois foi repisado por outros Ministros. Em temas tão relevantes, envolvendo direitos fundamentais de uma pessoa, como é que se coloca aspectos formais sobre princípios?

Hoje o Supremo teve um breve momento de legitimidade, como garantidor de última instância de direitos fundamentais da cidadania.

O discurso final de Fachin, recusando até a medida liminar, impedindo a prisão de Lula antes do julgamento final, mostrou a parcialidade infinita dele, Barroso, Fux e Alexandre Moraes.

Se a liberdade depende do julgamento do HC, e se o Supremo não terminou o julgamento, é óbvio que precisa se suspender a possibilidade da prisão até o julgamento final. Suponha que, no julgamento final, o STF conceda o HC. O mal – a prisão – já teria sido consumada.

É inacreditável que uma questão tão óbvia dessa tenha sido ignorada por Ministros pequenos.

 
Luis Nassif

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o elenco do show desta tarde

    Marco Aurélio: Claro e constitucionalista

    Lewandovsky: O melhor, em tudo

    Fux: Sujeito baixo e traiçoeiro, deve ter um enorme rabo preso

    Barroso: Um pavão. Dizem que foi advogado da Globo antes de entrar no STF. Talento técnico em alma coxinha

    Alexandre: Esperto. Aponta para um lado primeiro e depois da uma rasteira

    Fachim: Covarde e insignificante. Parece com o velho do filme Ups Altas aventuras

    Rosa Weber: Ate que enfim acertou uma. perdidinha, deixou todo o mundo em suspense até o final

    Dias Toffoli: Claro e simples

    Gilmar: o meu Malvado favorito. Pode seguir tucano, mas pelo menos da a cara 

    Celso de Mello: Visão histórica e de alto nivel. Sem baixarias em momentos serios

    Carmen Lucia: Rabo preso mesmo! Diferentemente de outras vezes em que se absteve de votar, ela fez questão de seguir as ordens da rede Globo e mostrar o seu voto contra Lula

    Raquel Dodge: Rodeada de criminosos, eleita por criminosos e perseguidora de um inocente.

      1. Ainda

        Ivan,

        Por que a Carmen Lucia, depois de fechada a conta em favor do HC, mesmo assim manifesta o seu voto contra (mesmo desnecessario) e, pior ainda, concede a palavra final, fora de hora, a procuradora, para continuar destilando veneno contra Lula?

      2. Acredite
         

        Estava no estrito cumprimento de seu dever.

        Sem ela a sessão de julgamento não se instalaria.

        Como representante do estado no dever de punir ela também tem obrigação de acusar.

        Se essa obrigação coincide com o seu desejo íntimo não nos compete contestar.

    1. Alexis, perfeito seu

      Alexis, perfeito seu comentário. Só digo o seguinte: Acho que hoje foi a pá de cal no pavão de toga do paraná,  juntamento com aquilo que a imprensa chama de operação policial.

  2. Fachin dá tristeza na gente.
    Fachin dá tristeza na gente. Negar a possibilidade até do HC ser apreciado baseado na mera questão formal é para nos fazer chorar. Ai Lewandowsky lembrou que já foram reconhecidos HCs cujos pedidos foram feitos em papel de embrulho porque o que era importante era proteger as garantias individuais. Imagine negar HC porque o requerente não tem uma Folha de papel A4.

  3. Algum alento

    Foi muti bom assistir  a primeira parte do julgamento que mostrou a posição dos menbros do Supremo. O que envergonha è o nîvel de Fux, Fachin e Barroso ( de Alexadre, nem se fale, sabe-se a que veio).  omo era de se esperar, nenhuma fundamentação ao cumprimento do que determina a Constituição. Só embromação.  Resta saber o que significa essa protelação do julgamento. Medo, sondagem, mais enrolação, ganho de tempo? Fato,é que se fosse um qualquer o negócio seria resolvido rapidamente. Mas  trata-se de Lula, e ao contrcrio do que Barroso babou, um cidadão incomum, o maior presidente brasileiro de todos os tempos. 

  4. Ai, Carmen Lúcia

    Carmen Lúcia é vacilante, não tem pulso e se utiliza de ” a decisão tem que ser democrática” para dividir a responsabilidade com os outros ministros, mesmo quando são decisões que ela poderia tomar sozinha. Deixa os comandados partirem antes da hora e ainda vota contra o salvo conduto de Lula ( ou fosse quem fosse), mesmo a culpa do adiamento não sendo dele. Shame on you, Carmen!

    1. Carmen Lucia eh BURRA, minha

      Carmen Lucia eh BURRA, minha cara.  Alem de burra.

      Ela eh irma gemea de Warren Beatty.

      Se fosse mais burra explodia.

        1. Frederico
           

          vou socializar essa  sua designação na mão grande e utiliza-la doravante para designar a ínclita julgadora

          Ela é a prova viva de que a alta corte virou um inferno para os direitos humanos no Brasil.

          Você foi perfeito!

  5. O fundo do poço

    No Brasil, a cada dia o fundo do poço mais se aproxima do centro da Terra. Hoje foi um desses dias, quando um ministro da suprema corte precisa declarar alto e bom som que é inimigo de um partido político. Já o outro partido, mora do lado esquerdo e não paga aluguel, pelo contrário, ele dá casa, comida, roupa lavada e bilhete único carregado. 

  6. Achei engraçados os

    Achei engraçados os argumentos da PGR para ser contrária a liminar: Os embargos da defesa ainda poderiam mudar a decisão do TRF-4. Será que ela acredita também no coelhinho da páscoa?

  7. Julgamento de Lula

    Nassíf, e a informação que Gilmar Mendes não vai estar presente no dia 4 de abril? Ele tem um compromisso em Portugal, e aí, como fica se der empate?

      

    1. Rezando para você estar

      Rezando para você estar enganado e apreensivo por Gilmar não ter mencionado sua ausência em tal data. Isso não é nada bom para Lula.

    2. Empate gera dúvida e in dubio contra Lula

      Um empate significa que o $TF tem dúvida e no direito penal in dubio pro reo, desde que o réu não seja preto, pobre, puta ou petista.

  8. Não há legitimidade ou sensatez no STF

    Não iluda Nassif,

    O que fizeram foi se dar um tempo para os golpistas decidirem a queda de braço entre os “cegos de ódio” que querem “botar negro (nordestino) desobediente no troco” e os que têm tanto ódio quanto, mas ainda raciocinam e ponderam se a prisão, ao invés de enfraquecer Lula, vai torná-lo invencível.

    Eles não sabem o que fazer com Lula, não há nada de repeito à constiuição ou às garantias individuais nesta decisão.

     

  9. Uma faísca de luz de

    Uma faísca de luz de princípios constitucionais parece iluminar a escuridão jurídica que temos vivido. Tomara que o Supremo haja em conformidade com a responsabilidade que o momento exige. É patético que alguns coloquem jurisprudência acima da clareza do texto constitucional, e das graves circunstâncias dos fatos que vivemos desde o golpe.

  10. Vamos aguardar novos fatos,

    Vamos aguardar novos fatos, mas o que parece é que alguns membros do stf não quiseram se rebaixar ao nível dos arruaceiros de outros orgãos e instâncias da justiça. Mas não podemos nos esquecer das proféticas palavras: “um grande acordo, com o supremo, com tudo”.

  11. Uma vitória no STF ainda é pouco

    Ainda que, por ora, a defesa de Lula tenha obtido uma vitória parcial no Supremo, o que já é um importante sinalizador de que pode estar ocorrendo um ponto de inflexão, continuo a considerar assustadora a desfaçatez do Supremo. Há muito que meu sentimento de perplexidade já foi superado pelo nojo puro e simples.

    Diz a Constituição Federal,no  art. 5º, inciso LVII: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”. Como se observa, de fato esse dispositivo constitucional não contém vedação expressa à prisão sem trânsito em julgado. Ocorre que tal interpretação é fundada em um sofisma barato, de baixo nível.

    Isso porque trânsito em julgado, como aprende qualquer primeiranista de Direito, somente ocorre após o esgotamento total da possibilidade de recorrer da decisão. Pode ocorrer após a decisão de 2º grau, caso não exista possibilidade de interpor recurso especial, ao STJ, ou recurso extraordinário, ao STF.

    Destaca-se: tais recursos, ao STJ e ao STF, nem sempre são cabíveis, dependendo da ocorrência de situações especiais. Porém, se forem cabíveis, o trânsito em julgado será postergado para após a decisão desses tribunais superiores. Para fica ainda mais claro: não existe trânsito em julgado na pendência de recurso, qualquer que seja ele. Entender isso é dar um chute em todos os doutrinadores de Direito, sem exceção alguma. Duvido muito que se encontre um só livro sério de direito que defenda a ideia de trânsito em julgado quando ainda há possibilidade de recurso.

    Ora, ao afirmar o Supremo que é possível a prisão sem trânsito em julgado, está na verdade dizendo ser possível a prisão de uma pessoa que, segundo a Constituição, ainda goza do estatuto da inocência. Em outras palavras, diz nossa Corte Suprema que um inocente pode ser preso.

    Ocorre que tal entendimento esbarra na determinação contida no art. 283 do Código de Processo Penal, cuja literalidade é ainda mais cristalina: “Art. 283.  Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva”.

    Em que, exatamente, tal artigo poderia estar eivado de inconstitucionalidade quando, como dito acima, a garantia de prisão após o trânsito em julgado consta expressamente do texto constitucional? Se a visão jurídica não for deturpada pelo sangue nos olhos, claramente percebe-se que não está, tanto que não houve tal declaração pelo Supremo. Portanto, se não é inconstitucional e está vigente, não é possível a prisão sem trânsito em julgado.

    A questão que se impõe analisar, portanto, sem passionalidades, é: compete ao STF modificar a literalidade do texto constitucional?

    O que parece estar sendo posto de lado, pelos ministros adversários políticos de Lula, é que a Constituição não é meramente mais uma lei dentre as demais. Uma que pode “não pegar”. De modo nenhum! Ela é especial. Representa o pacto social acerca da normatividade mais profunda e básica entendida pelo povo como necessária para uma convivência coletiva pacífica e digna. Não é produto da interpretação dos ministros do Supremo, como disse um deles, mas emana diretamente das aspirações populares.

    Se há norma considerada equivocada na Constituição, não é prerrogativa do STF modificá-la, mas do constituinte derivado, através de emendas constitucionais promovidas pelos representantes da soberania popular, deputados e senadores.

    O STF está errado, agora, quando surgem iniciativas para modificar sua própria decisão que afirmou a possibilidade de prisão após a decisão confirmatória de 2ª instância ou estaria apenas corrigindo o grosseiro erro cometido quando assim decidiu açodadamente, sem uma reflexão mais apropriada?

    Enfim, ainda que seja possível compreender a animosidade de parcela da população e das instituições em relação a Lula e ao PT, a guerra ao inimigo não pode chegar ao ponto de passar por cima da Constituição e da lei, sob pena de se promover um retorno à barbárie. Há poucos dias, aqui no GGN, um articulista, em excelente texto, recomendava, com razão, cautela aos golpistas com a sede de justiçamente sobre Lula. Dizia ele que Lula é há décadas o alvo por excelência dessa direita raivosa. O que ocorrerá se Lula deixar o cenário político? Para qual direção será canalizada essa raiva ignorante? Fomentar a barbárie nunca foi um grande negócio, como descobriu tardiamente, por exemplo, Robespierre.

    Esperemos que o Supremo, quando analisar o mérito do habeas corpus, proceda de maneira mais técnica do que política, sem se arvorar à condição de salvador da pátria e sem utilizar a instituição judicial para promover perseguição a inimigos, como parece vem ocorrendo há alguns anos.

    1. “Se há norma considerada

      “Se há norma considerada equivocada na Constituição, não é prerrogativa do STF modificá-la, mas do constituinte derivado, através de emendas constitucionais promovidas pelos representantes da soberania popular, deputados e senadores.”

      O mais grave neste caso específico é que nem o constituinte derivado detém o poder de alterar a regra em questão (art. 5º, LVII), haja vista a proibição expressa na própria Constituição (art. 60, § 4º, IV). A única forma de se permitir a prisão de um inocente (aquele que ainda não tem contra si uma condenação penal com trânsito em julgado) seria uma nova constituição.

      Aí se indaga quais seriam os limites daqueles que a Constituição atual escolheu para defendê-la e interpretá-la? Seus poderes seriam ilimitados a ponto de atentar contra a própria?

  12. A imprensão que me deu …

    A imprensão que me deu foi o STF foi ver qual é , ou seja , o que o “Merval Pereira” vai dizer.

    Como vai repercurtir.

    Os caras são o “supremo” confesso não enteder o cagaço.

    Voto logo isto como votaria se não fosse para o Lula.

    Devo ser muito inocente , mas esperteza demais come o esperto …

    Lembro daquele juiz de futebol que “administra” o jogo da final e acaba numa briga que envolve até os mascostes …

  13. A imprensão que me deu …

    A imprensão que me deu foi o STF foi ver qual é , ou seja , o que o “Merval Pereira” vai dizer.

    Como vai repercurtir.

    Os caras são o “supremo” confesso não enteder o cagaço.

    Voto logo isto como votaria se não fosse para o Lula.

    Devo ser muito inocente , mas esperteza demais come o esperto …

    Lembro daquele juiz de futebol que “administra” o jogo da final e acaba numa briga que envolve até os mascostes …

  14. A imprensão que me deu …

    A imprensão que me deu foi o STF foi ver qual é , ou seja , o que o “Merval Pereira” vai dizer.

    Como vai repercurtir.

    Os caras são o “supremo” confesso não enteder o cagaço.

    Voto logo isto como votaria se não fosse para o Lula.

    Devo ser muito inocente , mas esperteza demais come o esperto …

    Lembro daquele juiz de futebol que “administra” o jogo da final e acaba numa briga que envolve até os mascostes …

  15. Muito pessimista, as coisas
    Muito pessimista, as coisas vão muito mal, acho que o Lula será preso, a direita está sôfrega para este momento estão bufando como.porcos no chiqueiro.

  16. Ministros pequenos, espaçosas poltronas, gordos salários

    Barroso, Fux, Fachin e Carmen.

    Ministros pequenos em espaçosas poltronas e com seus gordos salários lavam as mãos para o sofrimento alheio.

    Enquanto o cidadão está na iminência de sofrer uma violência – a prisão -, discutem se a forma do pedido de socorro foi a correta.

    E dizem que não estão lá para discutir tantos HCs.

    Dá náuseas.

     

    1. Não diga isso das Incelenças

      Ele têm notável $aber Zurídico e Re Putaria Ilibada.

      Quando o Gilmar Mendes descobriu que o Barroso tem escritório de advocacia?

      Se já há muito tempo, ah, tá….., porque guardou esse silêncio cúmplice idiota por tanto tempo?

      Um punhal para o Barroso e outro para o Gigi Dantas. A Carminha fica arbitrando.

      Olha a faca! No Barraco de Brasilia, ninguém mais tem ilusão…

  17. A sofreguidão dos fascistas para entregar o serviço à Globo…

    A sofreguidão dos fascistas para entregar o serviço à Globo e ás multinacionais

    Impressionante a sofreguidão dos fascistas no STF. Primeiro para continuar a sessão até a madrugada, até amanhã de manhã, sábado, domingo, até acabar e mandar prender – à moda do gangster Eduardo Cunha na Assembléia Geral dos Bandidos do Congresso. Uma vez derrotados os fascistas neste ponto, em seguida, com sofreguidão ainda maior – arfante! – para permitir que os fascistas de Curitiba e de Porto Alegre prendessem o Lula de qualquer jeito na segunda, a tempo do Roda Viva.

    E Luiz Fachin, sofregamente, desesperadamente, ainda queria ler de qualquer jeito o seu voto, mesmo com a suspensão da sessão. Que canalhice, que nojeira, quanta torpeza.

    Que vergonha: parecia que tinham que cumprir a ordem da Globo hoje mesmo, sob pena de alguma coisa que só eles e a Globo sabem o que é. O que será? Será que foi a promessa feita pela presidente em jantar partilhado com as mjultinacionais estrangeiras do petróleo, da água, e das demais riquezas nacionais? Será que no infame jantar a presidente não falava só por si? Que punição os espera se não entregarem a cabeça da vítima?

    Impressionante.

  18. A única justiça possivel
    A unica justiça possivel eh o STF anular a sentença de Moro, imposta por interesses do DOJ norte americano e grandes corporarações como a Shell com seus ganhos de trilhőes de reais as custas do golpe as custas da destruiçāo de nosso pais…

    ….a sentença proferida por Moro ė pura fraude processual, uma farsa, a prova eh de que o triplex conforme ja sentenciado pela justiça de sp, cujos reus ja foram absilvidos ou seja nao ha crime.

    Nao podemos nos desmobilizar.
    Esse intervalo pode ser apenas freio de arrumaçao para dar ar de legalidade ao arbitrio ja denunciado a ONU.

    Nāo resta a menor sombra de dúvida de que esta aberraçao juridica tem o mesmo objetivo da execuçāo, ă bala, de Marielle: silenciar uma liderança politica: não podemos nos calar diante disso.

  19. Justica burguesa acintosa
    O que ficou bem claro ontem no julgamento do HC do Lula pelo STF eh o carater escancaradamente acintoso da justica burguesa. A tautologia do discurso autoreferente de que se vale eh tao patente que suas excelencias discutiram durante horas e quase nao citaram a letra cristalinamente clara da clausula petrea de nossa Constituicao, que simplesmente impede a prisao antes do transito em julgado. Para quem assistiu ao julgamento, ateh parecia que esse nao era o fulcro do debate em tela. Tanto palavrorio, tanta chicana, tanta retorica para legitimizar a apropriacao da aplicacao da justica por um grupo reduzido de supostos iluminados. Ao cabo, nem deram conta de terminar o que comecaram. Fica a pergunta obvia: como pode a Soberania popular, em seu sentido mais elevado, depender de tal justica burguesa? A questao eh dialetica pois o oposto da justica eh a barbarie…

  20. Por trás de uma sentencia: O elenco

    O STF mostrou claramente quem é legalista e defende a Constituição, quem tem rabo preso, e quem é mau mesmo. Imagino aqui o Jim Carrey no filme “O Mentiroso”, no momento em que descrevia o perfil dos seus colegas, na sala de reunião, quando somente podia dizer a verdade (algo assim deve ter acontecido com Barroso no momento do barraco). Vamos lá, de pior a melhor, neste ranking tabajara:

    O pior juiz do STF é o Fux, rasteiro, vazio, truculento, juridicamente fraco, falso – como a sua peruca, com rabo preso (colocou a sua filha em cargo importante no judiciário), vindo de um esquema carioca notadamente viciado em todas as suas esferas. Esse cara, no TSE, acredito que irá fazer de tudo para prejudicar o PT nas eleições. Dizia que matava a bola no peito, agora parece que matou a bola de vergonha alheia. Bicho preferido: a raposa (na sua espécie menos inteligente).

    O segundo pior é o Barroso, que apenas não é pior que o anterior, pois, pelo menos é inteligente. O Barroso é um pavão, deslumbrado com holofotes e, ainda, com enorme rabo preso na Florida (EUA), onde a sua mulher comprou uma mansão em nome de offshore criado por ela mesma. Foi advogado da Globo antes de ser Ministro do STF. Ele sabe quem manda mesmo no Brasil. A cara que fez quando falou do Lula foi algo asqueroso, de pessoa horrível, de coxinha “mor”. Ele é uma “pessoa cínica, uma mistura do mal com vaidade e pitadas de megalomania”. Barroso é uma espécie de Moro da série A, dentro do STF, iluminado, coxinha, com fala mansa e cínica, com sonho de morar no estrangeiro, e com uma mulher que “Live with him”. Bicho preferido: o pavão real.

    Segue Carmen Lucia, na lista dos piores. Fraca, sem substância nem doutrina, uma sopa aguada. Coxinha deslumbrada com o cargo. Tentou manobrar o plenário sem sucesso. Diferentemente de outras vezes, que não quis votar quando a maioria já estava decidida, desta vez fez questão de sinalizar o seu voto, mesmo vencido, tentando agradar a rede Globo. Carmen Lucia chegou lá sem merecimento, mas graças ao PT, pela valorização da mulher e etc., e hoje cospe no prato em que comeu, perseguindo Lula e debochando da “Presidenta” Dilma. Só no Brasil mesmo para uma pessoa insignificante dessas chegar até o STF. Se achando da high society mineira defendeu Aécio por coerência de classe, como quem defende um colega do Minas Tênis Clube. O inverso ocorre com Lula. Bicho de estimação: a marmota.

    Segue o Alexandre de Moraes, colocado diretamente pelo golpe, como retribuição do Temer aos tucanos, pelo seu apoio. Alexandre de Moraes parece tão inteligente como o Barroso, mas segue táticas espertas para atingir o seu objetivo. Frio e cruel. Usa táticas de guerra, como o fez na secretaria de segurança de SP. Liderou a maioria inicial em favor da possibilidade do STF dar HC (geral), protegendo os seus numerosos correligionários tucanos, mas, na hora específica do HC do Lula, vira o barco e vota contra. O Gilmar, outro tucano, também foi esperto, mas pelo menos foi coerente com o que votou. Bicho de estimação: a ave Carcará.

    Continuamos com Fachim, o velhinho do filme “Ups, Altas Aventuras”, um herdeiro fraco do Teori, que parece colocado de propósito (ou pelo “acidente” do avião) nas operações da Lava jato, sendo pilotado desde Curitiba e controlado pelo seu medo da mídia. Algum dia nós saberemos o que ele fez “no verão passado” e do por que esse medo da Globo e da mídia em geral. Tão fraco que ao invés de falar diretamente a sua posição queria se esconder no papel escrito, apenas lendo o seu “votinho”. Parece um clássico pau mandado, obediente, submisso e caladinho, diferentemente do Barbosa, outro pau mandado, mas que falou demais, se expos demais e preferiu sair, depois de pego com o seu AP em Miami. Bicho de estimação: o rato.

    Rosa Weber gastou a sua fama de dondoca desde aquela situação com Dirceu, quando falou sobre a literatura jurídica que lhe permitiria condenar. A Rosa Weber, com óculos coloridos e aquela vestimenta social parece com a Penélope Charmosa. Foi tão fraco esse papel de dondoca que hoje tenta se redimir sendo, pelo menos, mais cuidadosa ao emitir os seus votos. Nessa mudança de critério e, aparentemente, sem muito rabo preso com a mídia, Rosa conseguiu entrar para o lado bom do STF e, pelo que todos imaginam, será a maior vitima nestes próximos dias de pressão que o PIG irá fazer em cima dela. Bicho de estimação: filhote de coruja.

    O Gilmar é a pior pessoa (no sentido social), rude, esperto, agressivo e parcial, mas, na hora de emitir julgamento é o mais corajoso de todos. Não tem medo de “cara feia” dos seus pares ou de outras autoridades, e isso talvez não seja um mérito, considerando que ele deve saber quem manda mesmo no Brasil e apenas esses interesses ele deve atender. Gilmar possui fama de mau e faz questão de nos lembrar em todo momento, mas, justamente por isso, o pessoal de Curitiba não conseguiu domesticar, como fez com Fachim, por exemplo. Gilmar, mesmo prepotente, é um dos que mais respeitam os outros poderes da república e, ainda, não tenta colocar o Supremo como algo celestial ou mágico, como alguns iluminados pretendem. Pé no chão, esperto, porém assume o que faz e diz. Bicho de estimação: o pitch Bull.

    O Dias Toffoli é um aluno de Gilmar em muitos aspectos. Talvez não seja tão anti-PT como Gilmar, mas, em compensação, segue bem a pauta corajosa do seu mestre e tem sido decisivo em determinadas controvérsias. Está melhorando e poderia vir a ser um bom Ministro no futuro (e de futuro parece ainda ter muito pela frente, antes de aposentar). Vamos aguardar, pois poderá surpreender a todos se conseguir driblar os holofotes, os rabos presos e a própria vaidade. Bicho de estimação: filhote de labrador.

    Celso de Mello está melhorando a cada dia. Neste último tempo tem sido mais enxuto e as suas falas estão sendo mais compreensíveis pelos ouvintes. Legalista e constitucionalista é um exemplo a ser seguido quando matérias complexas são discutidas. Desprovido de muita paixão (a não ser quando bate o “saudosismo” pelos seus colegas ancestrais), ele é algo vaidoso apenas no seu foro pessoal, com o seu próprio pequeno palco e holofote, que o acompanha exatamente durante as suas falas e, depois dela, desliga a luz e sai do palco. Bicho de estimação: o gato doméstico.

    O ministro Marco Aurélio é outro da velha guarda. Legalista e muito coerente com as boas práticas e interpretações da Lei. Nem tucano nem PT, o Ministro vem da época do seu primo, Fernando Collor de Melo. Normalmente justo, simples e correto nas suas sentenças, o Marco Aurélio supera o Celso de Mello em relação à vaidade, pois, diferentemente do anterior, Marco Aurélio leva junto com ele o seu holofote, sempre aceso, e o seu palco particular, para qualquer lugar onde houver um microfone. Bicho de estimação: gato de exposição.

    E o Oscar vai para……..

    Ricardo Lewandowski. Discreto, justo, e de muito bom senso. Sabe driblar em discussões menos jurídicas e mais criteriosas. A sua presença acalma o plenário e perante a opinião pública passa uma imagem de que ainda temos gente boa no STF. Correto e justo. Um dos poucos em quem se pode confiar e que faz pensar que algo de justiça existe no Brasil. Bicho de estimação: Águia americana.

    Prêmio Limão: Para Raquel Dodge. Coxinha da terceira idade. Amarga. Eleita pelo Temer. Péssima representante do que devia ser uma instituição como o MPF, mas, por outro lado, a representação exata do que o MPF é hoje.

    Prêmio Especial: Para o advogado do Lula na representação do pedido de HC no STF. Uma mistura de respeitabilidade de Sepulveda Pertence, com a clareza e competência do Zanin.

  21. O STF é parte do Golpe que não acabou

    É tolice querer prender Lula. Os chefões do Golpe (CIA, NSA) não planejam tal patranha. 

    O STF já fez seu papel mais importante: deixou a inconstitucionalidade andar solta no congresso e daí, veio o impeachment.

    Não sei bem como é o cronograma, mas se irão analisar pirmeiro o HC e não as ADCs, creio que o STF vai dar uma palhinha para os serviçais do Golpe (Rede Globo): votarão contra o HC, Lula é preso e depois votam as ADCs e solta o “elemento”.  Afinal, são muitos irmãos do golpe na berlinda da segunda instância. E, é claro, Lula enjaulado é uma variável imprevisível e desnecessária para fechar  definitivamente “the Brazilian Coup”. 

     

     

  22.  
     
    Fachin, Barroso,

     

     

    Fachin, Barroso, Alexandre de Moraes e Fux demonstraram – à saciedade – no geral, as suas obtusidades.

    Acrescente-se a isso suas particularidade e personalidades: Fachin, um autoritário sem qualquer capacidade de ser juiz ou fazer justiça; Barroso, o falso iluminista (está mais para “lanterninha” do que iluminista. Sim, o das saudosas salas de cinema); Alexandre de Moraes, o partidário sem disfarce e em conflito consigo mesmo; Fux, o do fácil discurso moralista, sem moral e respeito, que mata no peito. Portanto, tudo normal dentro da anormalidade desses personagens.

    Cármem se não fosse presidente do STF daria dó. Quem ele representa ?…

    Dodge o promotor típico acusador (o uso do cachimbo entorta a boca), não foi surpresa.Como o PT pode nomear  esse ministro fachin

     

  23. O caminho de volta ao Estado de Direito vai ser longo

    Também achei a prestação de José Batochio muito boa. Li em outro post alguém dizendo que ele deveria ter feito uma defesa de ataque, reafirmando que Lula foi condenado sendo inocente etc… Mas esta claro que ontem e naquelas condições não era o momento para isso. Quando o caso da condenação de Lula chegar ao  STF, ai sim a defesa voltara à essa questão de uma condenação sem provas.

    Agora, é terrivel assistir ministros votando contra o habeas corpus a Lula, sabendo que todo esse processo é eivado de erros e persecutorio e que o habeas corpus é uma garantia que esta la na Constituição. Vai ser muito dificil, a despeito dos ministros que garantem a lei  — o que um dia chegamos de pensar que seria o caso de Luis Roberto Barroso, um juiz legalista, que junto a Facchin e Carmem Lucia, foram as três escolhas malditas para o STF — levarem de volta ao Supremo a credibilidade de um grande tribunal deve ter.

  24. Esqueceram o Princípio da Instrumentalidade das formas

    As Incelenças isquecerón o Prizipium das Instrumentalitatem des Forms, que até a Barbara sabe de cor e salteado.

    Sou seu fã, Nassif. Mas vou botar você e o Hitler numa banheira, mas não tenha medo, ele está desdentado e flácido. Show no mercy, as Alcohoolica would do

  25. Nassif;
    Não podemos esquecer

    Nassif;

    Não podemos esquecer o motivo pelo qual  o Fachin tem estas posições.

    Já foi denunciado que ele utilizou dinheiro das empreiteiras ldenunciadas na lava jato, para  fazer loby pela sua condidatura ao stf. 

    Aliás as investigações por parte da PF sumiram, ele é o membro do STF envolvido em falcatruas.

    O safado tinha a pachorra de dizer que era ligado aos movimentos sociais e a igreja. 

    Safado, hipócrita.

    Mas um dia a verdade vem a tona Teori Zavaski que o diga.

    Genaro

  26. Pequenos não, empregados da

    Pequenos não, empregados da globo. Como o merval.

    A soma dos quatro diminui o resultado. incrível.

    Quanto a carmén, a nefasta, ela apenas tentou se jusitificar para a globo, tipo assim: “olha, eu fiz o que pude”.

    Se somar aos outros quatro o resltado diminui mais ainda.

  27. Colocaram água na fervura.

    Apesar da Globells e companhia, foram alertados de que podem ser os responsáveis por, definitivamente, incendiar o País.

    A grande reação espontânea em razão da execução de Marielle e Anderson, demonstra que a canoa pode virar, os militares que já estão aí, assumem formalmente o poder e podem jogar alguns graúdos ao mar…..

    Portanto, pé no breque, pois a charanga ameaça desembestar!

  28. Se Lula dependesse dos

    Se Lula dependesse dos ministros que ele nomeou tava ferrado.

    É impressionante como a conta do republicanismo infantil não para de chegar.

    Fux, Barro e Fachin estão na conta da louca da dilma, a burra.

    1. A elite fornece os postulantes

      Não esqueça que a lista tríplice que chega incluirá sempre membros da elite brasileira, e esta tem mudado ao longo do tempo. Veja por exemplo Marco Aurélio e Celso de Mello, vindos de uma época em que se valorizava a democracia e a garantia dos direito. A elite de hoje é fortemente influenciada pela Globo e pelo mundo neoliberal, como poderá observar pelo apetite dos novos togados em morar em Miami. O Barroso é um claro expoente de coxinha moderno e global (ligado à Globo). Lula e Dilma agiram da forma em que gostaríamos que o país fosse. Garanto-lhe que, seguindo assim, daqui a 20 ou 30 anos os postulantes ao STF estarão chegando de periferias, do PROUNI, do povo brasileiro, e com uma consciência cívica e jurídica diferente e melhor.

  29. Ministros pequenos de um STF minúsculo e inútil

    No minúsculo e miserável STF os canalhas, canalhas, canalhas venceram. Agora ali proliferam golpistas, pilantras e marionetes a serviço do atraso. Os juízes bandidos, tendo por trás a criminosa organização mafiosa da famiglia Marinho, eles todos tem muita força nesse antro da pequenez que se transformou o STF. Eles abriram a caixa de pandora ao permitir o impeachment criminoso de uma mulher honesta. Mesmo se Lula ganhar o que a lei lhe garante nesse apequenado STF, esse supreminho já perdeu a sua função e não tem mais motivo de existir, pois não defendeu a Democracia no momento em que podia ter feito.

  30. Os iconoclastas não sabem jogar xadrez!

    Me desculpo antecipadamente a TOLN, a torcida organizada luis nassif e seus integrantes, sócios e diretoria.

    É um texto longo, presunçoso, iconoclasta, vaidoso, enfim, tanto pode ter sido escrito por uma prezada professora de “bom nível” (adorei esse rótulo), uma Hydra ou seja lá o que for, como disse o Jackson da Viola em um comentário lá atrás: 

    Um trader do Goldman Sachs entediado, cuja onda do alimento do cérebro (o pó de pirlimpimpim branco) está na curva descendente ou a décima quinta bailarina do Boslhoi que não quebrou a noz e nem entrou no filme.

    Engraçado como que as coisas têm, e verdadeiramente têm, como as pessoas, pesos e medidas diferentes.

    O advogado de Lula, que tentou esfolar vivo o dono do blog (Nassif), quando ele servia aquele jornal que ajudou a ditadura com veículos e sabe-se lá mais o quê, fez por merecer uma introdução (nariz de cera) digna de nota!

    Quem sou eu para meter o meu nariz (de cera?) nessa síndrome de Estocolmo?

    Um mero replicante idiota da objetivdade.

    Meu texto será ad ominem, e claro, de um homem para outro.

     

    1- Um pouquinho de (auto) biografia:

    Vou contar um pouquinho também de processos, reparações, e princípios.

    Em 2009 ou 2010, quando governava a cidade de Campos dos Goytacazes, também conhecida como planície goytacá, eu editava um blog chamado planície lamacenta.

    Todos sabiam na cidade que a prefeita era mera rainha da Inglaterra, e em uma enchente ela apareceu com o figurino laranja da defesa civil e eu aproveitei e tasquei: figurino compatível, prefeita laranja se veste como tal.

    Fui processado por danos morais e condenado a quinze mil reais de reparação, para um policial civil morto de fome e editor de um blog artesanal, imagina o impacto.

    Não respondi ao processo, porque não participei dele, até porque não tinha patrão rico nem advogado, mas principalmente porque não reconhecia legalidade e legitimidade no processo.

    Dois advogados amigos se propuseram a defesa, mas eu dei de ombros.

    Agora em 2016, por obra do protagonismo judicial, e da onda anti-política alimentada (agora sabemos) pelos algoritmos e “consultorias” e robôs feicebuquianos, venceu a eleição um grupo conservador na cidade de Campos do Goytacazes.

    Passaram a perseguição a Garotinho e sua família. Junto com eles um delegado da polícia federal, que agora também entrou com uma notícia-crime contra mim na 134ª DP (Campos) por suposta injúria, quando noticiei que sua irmã ajudou a construtora MRV a obter um desconto INDEVIDO (porque fora do prazo) de dez por cento em 1400 unidades imobiliárias do grupo na cidade.

    Passei a denunciar as perseguições e violações de direito e garantias, mesmo contra a vontade de alguns amigos, e passando a ser interpretado como “vira-casaca”.

    Recebi várias tentativas de compor com o grupo de Garotinho, e seu filho, Wladimir, volta e meia faz convites a conversas, para as quais estarei aberto, desde que não se trate de adesões e conversões.

    Até a desistência sobre a execução dos quinze mil foram colocadas!

    Afastei todas.

    Continuo a tratar os garotistas como patetas da lapa (bairro de origem dele), e a bater firmemente em suas gestões, mas sou mais crítico contra os que querem caçá-lo fora dos limites da lei e da Constituição.

    Continuo a me referir a Garotinho como Napoleão da Lapa.

    Conheço todos seus advogados, e os considero da mesma forma, antes e agora: Indigentes intelectuais.

    Se Garotinho e seu filho enxergavam em mim (mais) uma voz contra o atual prefeito rafael diniz? 

    Claro que sim, mas eu posso dizer que estou onde sempre estive, falando e escrevendo na forma e conteúdo que sempre escrevi.

    Eles mudaram a posição a meu respeito por motivos deles? Penso que sim, mas eu continuo a descrevê-los da mesmíssima forma!

    Tanto eles, quanto seus algozes.

     

    2- O PT e a Polícia. Como conciliar um pensamento de esquerda em uma corporação que serva para atacar os mais pobres?

     

    Como policial desde sempre me incomodou a minha militância partidária. 

    Em 2003 contava cerca de 25 anos de filiação partidária ao PT, onde ocupei por vários anos a Direção Municipal do PT (pela Articulaçãod e Esquerda), e uma vez a Regional.

    Lá na DR/RJ do PT, estive como testemunha e adversário da famosa tratorada que O DN então deu no RJ, quando mandou entubar a aliança com Garotinho em 1998, a despeito da Convenção Estadual ter indicado candidato.

    Eu era pela aliança, mas depois de perder a Convenção, passei a defender não a tese que me vencera, mas a garantia de que o resultado fosse respeitado.

    Desaprovava por princípio a tratorada (a boa e velha discussão sobre tática e estratégia), e a História me mostrou que estava certo:

    Aquela tratorada foi o início do fim do PT fluminense, que até hoje perambula como um zumbi putrefato e derivado de uma costela podre do mdb.

    Então, voltando a vaca fria, para resumir, busquei dizer a mim mesmo, desde sempre, que nunca esconderia ou deixaria de atacar a minha instituição por ela ser o que é: 

    Uma corporação pretora destinada a proteger ricos e brancos, enquanto mantém a choldra no seu lugar, a pobreza, a prisão ou o cemitério.

    Não, não, não, eu não tenho conflito (com disse o Hélio Luz, em quem sempre votei) em meter algema em pobre e cumprir o papel que a sociedade me delega.

    Porém, tenho consciência dele (do meu papel), e NUNCA, eu repito, NUNCA vou esperar que essa minha consciência individual ou de outros colegas (como os antifascistas, ligados ao delegado Zaccone) vá mudar a natureza da polícia, sem que haja mudanças estruturais no Estado, na sociedade e enfim, no sistema capitalista que lhe dá causa.

    Assim penso em relação ao judiciário e ao jornalismo!

    Essa é a diferença crucial entre mim e o editor desse blog, que talvez tenha causado ruído desnecessário em suas viscissitudes e idiossincrasias.

    Quando me ataca, Nassif revela mais de si do que de mim.

    Explico:

    Ele tem direito a visão romanceada de que há um bom jornalismo contra um mau jornalismo, um “velho” e tradicioal (de raiz?) e um “novo” jornalismo “fake”, ou superficial (nutella?), ou que o stf conseguirá se erguer porque é fundamental, ou porque há nas estruturas carcomidas do poder capitalista espaços para reformas que o tornem mais tolerável.

    Claro que ele tem direito a tudo isso, até porque dominar e disseminar essa narrativa que opõe “velho” e novo”, tradicional contra modernos dá legitimidade a ele e ao que ele pensa de si mesmo, e portanto, sua interação política com o mundo que o cerca, o que os weberianos e derivados chamam de “legitimação pelo discurso”.

    Mas não pode ter direito  a querer impor isso como verdade imutável, ou como parâmetro que divisa um argumento a ser considerado, e a grosseria de rejeitar qualquer argumento que não use tal premissa.

    Não se exige do Nassif aquilo que ele nunca PODERÁ ser: Um revolucionário, um outsider!

    Não, ele é parte desse sistema e imagina poder operar com e para ele. 

    Imagina que pode domesticar os canibais e chamá-los ao jantar.

    Ok, tudo bem…respeito isso!

    A introdução sobre o advogado de Lula mostra isso, é mais ou menos assim:

    “Bem, agora que está do nosso lado, vamos procurar um jeito de dizer o que não quero dizer, mas tenho que dizer”.

    A mesma coisa com o stf:

    Se o stf disser que Lula não pode ser preso, pode concorrer, ou mais longe, é inocente, aí tudo está bem, e fez-se justiça, ou nas palavras dele, cumpre-se a “receita” de recuperação da credibilidade do stf.

    Então, o stf que DEVERIA dizer que TODO O PROCESSO CONTRA LULA É ILEGAL, E QUEM SABE ENVIAR CÓPIAS AO CNJ, CNMP, E CORREGEDORIA DA PF COM UM PROCESSSO DISCIPLINAR CONTRA OS JUÍZES, PROMOTORES E DELEGADOS QUE ALI ATUARAM, torna-se “garantista” novamente por que adiou a prisão?

    Como se dissesse a moro e seus torquemadas:

    “Olha, a prisão de Lula é ato nosso! Ele é nossa “presa”. Nós que decidimos, e ponto!”

    Vamos ao texto em si, que merece uma autópsia detalhada para determinar em laudo técnico (médico-legal) a causa mortis do pensamento da esquerda brasileira em seu setor de jornalismo e plataformas digitais de comunicação!

    “Hoje o Supremo teve um breve momento de legitimidade, como garantidor de última instância de direitos fundamentais da cidadania.”

    Comentário: Errado. O trecho parece invocar a conhecida história do “guarda bom, e guarda mau”, esquecendo o óbvio: 

    Não há guarda bom e guarda mau, mas um sistema de opressão que leva você a acreditar dessa falsa dicotomia. 

    O judiciário brasileiro, assim como todo e qualquer judiciário de periferia capitalista, serve apenas a manutenção de uma percepção manipulada ideologicamente de que há um “estado de direito”, quando na verdade é estruturado em um “estado de privilégios”, porque os direitos se destinam, de verdade, a quem tem grana.

    “O discurso final de Fachin, recusando até a medida liminar, impedindo a prisão de Lula antes do julgamento final, mostrou a parcialidade infinita dele, Barroso, Fux e Alexandre Moraes.”

    Comentário: Dois erros graves. 

    Deveria consultar antes quem entende do assunto (há alguém?). 

    Todo juiz é parcial, senão todo processo terminava em “empate” (sem sentença decisória). O que está em jogo não é se esse ou aquele juiz merece mais ou menos respeito ou consideração, se é mais ou menos parcial aos seus botões ideológicos. 

    O que está em jogo é que tipo de sistema legal teremos daqui por diante. 

    Prisão em segunda instância, prisão preventiva, prisão temporária, enfim, prisão como cura para todos os males, desde a gonorreia até tumor cerebral já está em vigora faz tempo nesse país.

    É só olhar as cadeias e os cartórios judiciais criminais. 

    alexandre moraes, o lex luthor do stf, mandou prender garotos com armas de paintball por terrorismo, alguém aí tem notícias deles? Pois é.

    Outro erro é desconsiderar (os motivos já disse lá em cima) o natureza do stf e do judiciário em si dentro das estruturas de poder e dinheiro nas quais estão inseridas, e claro, o papel que vão desempenhar.

    O aparente apodrecimento do stf, com seu protagonismo desde 2006 (eu diria desde sua criação), é só um sintoma do endurecimento das condições humanas e interpretações sobre a legalidade dentro dos “novos tempos capitalistas”.

    Quem se surpreende com isso ou é tolo ou cínico.

    Os canibais às vezes usam talheres e bons modos, outras vezes arrancam os pedaços a dentadas mesmo.

    No entanto, o ato (canibalismo) é o mesmo!

    “Se a liberdade depende do julgamento do HC, e se o Supremo não terminou o julgamento, é óbvio que precisa se suspender a possibilidade da prisão até o julgamento final. Suponha que, no julgamento final, o STF conceda o HC. O mal – a prisão – já teria sido consumada.”

    Comentário: 

    Aqui está a essência do pensamento nassifiano, e diria em boa parte, da esquerda brasileira. 

    Diz o ditado que dá origem a uma tese cara ao Direito: Árvore envendenada não dá bons frutos (The Fruits of The Poison Tree Theory). 

    Ora, um processo ilegal só pode levar a ilegalidades em seu TODO.

    O debate sobre HC preventivo é antigo e NUNCA, eu repito, NUNCA vai chegar a um consenso, porque, de fato, ele funciona (o HC) ou não de acordo com a cara (e o bolso) do freguês.

    Para o remédio requerido (o HC) deve-se provar que há uma iminente (em potência) lesão a direito líquido e certo (de natureza ambulatória, ir e vir, porque os demais são julgados em sede de ordem de segurança), geralmente cometidos com abuso ou excesso do coator (autoridsade que pratica ou decreta o ato).

    Ora, se o próprio stf julgou que pode prender após sentença de 2ª instância, e ainda assim ao mesmo tempo, há no colo do marco auréllio (o narciso) julgamentos pendentes sobre o tema, fica CLARO e EVIDENTE que a interposição do pedido de HC direto ao stf, sem o resultado do julgamento dos embargos (o advogado disse que está decidido, mas ainda assim entrou com os embargos, como assim?????) e sem o julgamento do stf (marco auréllio), o que temos é uma chicana, um atropelo de instâncias e mais, eu diria litigância de má-fé da defesa de Lula.

    Claro que eu defendo o direito da liberdade de Lula, mas não por vias parecidas com as que usam seus carrascos.

    A liberdade de Lula decorre do fato de que ele é inocente e foi julgado em processo ilegal!!!

    Mas claro, assim como o advogado de Lula passou a ser “brilhante”, mesmo depois de ter perseguido o editor desse blog, agora o stf conseguirá recompor-se se “ajudar” Lula.

    Ou seja: Com a cabeça na guilhotina, esperamos que o carrasco desista, ou que o mecanismo falhe.

    Ou pior: Queremos para Lula o mesmo que urramos e gritamos contra quando foi com daniel dantas e gilmar mendes: 

    HC COM SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA!!!!

    É inacreditável que uma questão tão óbvia dessa tenha sido ignorada por Ministros pequenos.

    Comentário: Bem se há ali ministros pequenos, há os grandes. Quem serão? Depende do resultado? Então…

    1. Cara, você é ótimo, mas porque eleger o Nassa bode expiatório?

      Deixa a objetividade de mão. O inimigo não éo Nasfif, é o capital, é a burguesia.

  31. Aos poucos tento retomar a

    Aos poucos tento retomar a rotina,afinal a vida continua.A perguntar?Afinal,onde estava com a cabeça o Prof.Wanderley Guilherme dos Santos quando escreveu aquele artigo de triste memoria,solicitando que Lula abdicasse de sua candidatura em favor de Ciro Gomes?Um Cientista Politico da envergadura dele,não pode nem deve cometer tamanho despautério.Sabe ele melhor que ninguem que,antes da questão da candidatura Lula está lutando pela liberdade dele,pela sobrevivêcia politica dele, junto com as classes mais carentes da população,os deserdados de Deus,pois foi a unica alternativa que lhe restou.Bem ao gosto do Editor,que em determinado momento foi simpatico a ideia,o “busilis” da questão é extamente essta.As Caravanas de Lula,as vezes por cima de paus,pedras e quase o fim do caminho,residia e reside nisso,arrastar as multidões que o veneram não sem razão,ao seu redor.Era esse o oxigênio que Lula prescisava e prescisa para sobreviver a mais terrivel,sagrenta e odiosa camanha já sofrida por um ex Presidente da Republica ´no Solo Consolidado Pátrio.Por menos disso,Getulio meteu uma bala na cabeça.Ora,por obvio se Lula desmobilissase o seu quase Exercito de Brancaleone,já o teriam encarcerado há muito tempo.Onde está escrito que Cientista Politico de altissimo coturno não erra?Claro que erra,as vezes inscrito na categoria dos primários..

  32. abra-se as portas das cadeias

    Já que abriram as portas pra um, abra-se as portas pra todos os condenados na lava jato. Cito alguns: Eduardo Cunha, Gedel Vieira, Paloci e aí vai…. libera geral, País das jabuticabas.

  33. abra-se as portas das cadeias

    Já que abriram as portas pra um, abra-se as portas pra todos os condenados na lava jato. Cito alguns: Eduardo Cunha, Gedel Vieira, Paloci e aí vai…. libera geral, País das jabuticabas.

  34. Melhor não nomear!

    Curiosamente, três dos ministros do STF que concederam a liminar para Lula não foram nomeados por ele ou por Dilma: Celso de Mello (Sarney), Marco Aurélio (Collor) e Gilmar Mendes (FHC).

    Já dizia Luiz XIV: “Cada vez que nomeio alguém para um cargo, faço 100 pessoas descontentes e 1 ingrato”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador