Os investimentos de R$ 4,2 bilhões na Ferrovia Norte-Sul

Enviado por Assis Ribeiro

Do Muda Mais

Ferrovia Norte-Sul: Brasil interligado e produtos mais baratos para o consumidor

O PAC investiu R$ 4,2 bilhões na criação do trecho de 855 km da ferrovia Norte-Sul entre Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO). E você sabe por que esse investimento é tão importante? Porque é um passo a mais rumo à integração do país inteiro, com uma malha ferroviária que liga o Pará ao Rio Grande do Sul. Isso significa, entre outras coisas, reduzir os custos de transporte e, consequentemente, o preço do produto final para o consumidor e para o mercado externo, tornando o Brasil mais competitivo.

Ter alternativas para o escoamento da produção traz vários benefícios para o país. O transporte ferroviário, apesar de ter um custo de implementação mais elevado, pode resultar em ser de 20% a 30% mais barato para o país, porque o que pode ser carregado em um único vagão de trem só caberia em quatro caminhões. Ou seja, a ferrovia Norte-Sul vai baixar os custos de comercialização no mercado interno, aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior, modernizar a produção agrícola, melhorar a distribuição da riqueza nacional e induzir a ocupação econômica do cerrado.

Desta forma, o Brasil caminha para um sistema ferroviário realmente competitivo. A necessidade de se modernizar a malha ferroviária brasileira hoje é visível. O país conta com apenas 30.129 km (quantidade pequena se comparada à dimensão do Brasil), sendo praticamente um terço construído na época do Império. Sua extensão é mais de 50 vezes menor que a da malha rodoviária. Mesmo assim, sua participação na movimentação anual de cargas é significativa: responde por 20,7%, enquanto a malha rodoviária tem participação de 61,1%.

Por isso, o Governo Federal trabalha para botar para funcionar a ferrovia Norte-Sul. Veja abaixo como esse projeto vai ligar o Brasil de Norte a Sul:

 valec.gov.br

Redação

14 Comentários

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  1. Valores…

    Alguém sabe se o valor de 5 milhões por km de ferrovia é aceitável? Pelo que me lembro o trecho da ferrovia já estava desapropriado pela União.

     

  2. Ferrovias e rodovias

    Assis,

    A malha rodoviária compreende cerca de 1,8 milhões de quilômetros, uma aberração quando comparada com os 30 mil quilômetros de ferrovias.

    Só o lobby extremamente pesado explica isto, lobby que reúne montadoras, caminhoneiros,empresas de transporte, fábricas de pmeus, empresas que constroem e reformam estradas, fornecedores de peças para veículos em geral, etc…, todos diretamente interessados em rodovias.

    Quando o lesa pátria privatizou parte das empresas ferroviárias, nenhum dos grupos compradores se preocupou em cumprir o estipulado em contrato, além de inuitilizarem  algumas dezenas (ou centenas) de quilômetros de linhas férreas.

    Para reduzir o gap existente, o governo federal deveria preparar um amplo programa de investimento com dez ou mais anos de duração, os recursos para tal empreitada seguindo plano de investimento montado pelo BNDES.  

  3. memoria

    Para fazer contra ponto a vc assis que garimpa dia e noite alguma noticia favorável ao governo petista para postar aqui no blog, poste para a gente tbm uma previsão de quanto foi roubado nessa obra toda, VOU TE CLAREAR A MEMORIA:

     

    Em 2009, as acusações contra a Valec envolveram também a família Sarney(ACOBERTADO PELO SEU PT ASSIS) . A Polícia Federal indiciou Fernando Sarney, filho do ex-presidente do Senado José Sarney: entre as acusações, a de superfaturamento da ferrovia Norte-Sul, obra bilionária sob responsabilidade da Valec.

    O órgão voltaria a ser destaque nas denúncias de corrupção em 2011, ao se tornar um dos alvos da “faxina” da presidente Dilma Rousseff nos Transportes. José Francisco das Neves, o Juquinha, então diretor-presidente da Valec e ligado a Valdemar Costa Neto (PR-SP) ( ACOBERTADO PELO SEU PT ASSIS), foi um dos afastados.

    Em 2012, a PF prenderia Juquinha, acusado de se beneficiar de fraudes em licitações da Norte-Sul. A polícia constatou superfaturamento de R$ 129 milhões na construção de trechos da ferrovia só em Goiás. O patrimônio de Juquinha cresceu 830% nos 11 anos em que esteve à frente da Valec.

     

    1.   Agora a MINHA memória tá

        Agora a MINHA memória tá clareando mais…

        1) a PF do GOVERNO DO PT que estourou o esquema? Ponto para o PT.

        2) Valdemar Costa Neto é aliado, HÁ ANOS, do PSDB. Ponto para o PT.

        3) A mídia chega em cima de tudo o que surge de podre no governo federal? Ponto para o PT.

        4) O que foi feito de ferrovia (e escolas, etc) nos últimos 12 anos é MUITO MAIS que o feito por outros governos, incluindo o pirata FHC? POOOONTO para o PT!

        Agora já que você tem a memória boa, conta pra mim: como acabou aquela história do governo FHC ter comprado a Reeleição?

    2. Ferrovia

      valter,

      A construção desta ferrovia se arrasta desde 1987, época do governo de José Sarney. 

      Até o atual governo, existiam menos de 400 km. prontos, e foi DRousseff quem fez a obra andar, já existindo mais de 2000 km. prontos, conforme indicado na figura do post. 

      Antes da Valec, a construção desta obra sempre esteve ligada a desvios de dinheiro, e com a Valec continuou a mesma coisa. O Ministério dos Transportes era propriedade do PR de Valdemar Costa Neto.

      Antes das obras avançarem, DR optou por “dar um sacode” naquela casa de mãe joana, e assim foi feito. A Valec era uma peça importante naquela engrenagen, e teve muita gente boa, bem mais do lado à direita, metendo a mão por lá.

      E ainda tem gente que defende a necessidade de uma base aliada que, seja ela à direita ou à esquerda, precisará colocar de A a Z no mesmo saco. Depois de uma desejada reforma política, a situação pode vir a melhorar.   

    3.  
      …”Para fazer contra ponto

       

      …”Para fazer contra ponto a vc assis que garimpa dia e noite alguma noticia favorável ao governo petista para postar aqui no blog, poste para a gente tbm uma previsão de quanto foi roubado nessa obra toda, VOU TE CLAREAR A MEMORIA:”…

       

      Ou valter! Parece que vosmeçê não entendeu. O post do Assis, salvo engano, trata de infraestrutura … mesmo assim, pra não perder a viagem, aproveito a recomendação que fizeste para sugerir de volta, procedimento similar. Para tal mister, basta arrumar uma lamparina a querosene afim de alumiar teu caminho a melhor se inteirar das bandalheiras tucanas. Os cabras saquearam o Brasil, quebraram 3 vezes a economia do país.Tiveram que recorrer de pires na mão ao chefe Clinton para pegar grana do FMI, desgraça da qual, só nos livramos no governo de Lula.

      A robalheira e os desvios praticados pelos tucanos, considerando só o que veio à tona, do contrario, não caberia aqui. Até aeroporto em terras de tio? É pouca vergonha ao cubo.  Aconselho a começar o garimpo, pela compra de deputados para promover o maior estupro da Constituição Federal. Patranha, que nem os militares golpistas, ousaram cometer.

      Foi assim meu caro Valter. Quando falar em corrupção, convém olhar o umbigo do professor Cardoso. Observar, como e para que, o gajo adquire um segundo mandato. Quando ele e seus comparsas obtem mais tempo para se apoderar dos bens públicos e negocia-los a preço de banana. De fato, como costumam jactar-se, tucanos são os mais capacitados e competentes. Na verdade, para abafar, e manter impunes o maior bando de colarinhos brancos já visto por essas bandas.

      No entanto meu caro, não é a corrupção o problema desses senhores nem do Brasil. No mundo todo é assim. O que é relevante e importa, é criar e manter funcionando mecanismos institucionais de combate ao malfeito, para descobrir, investigar, processar e punir. Pricipalmente, obrigando os criminosos a devolverem os bens surrupiados.

      Discurso contra corrupção, até FHC faz. Via de regra, isso não passa de cortina de fumaça. Esta, é a ferramenta preferida por corruptos e corruptores safados, visando se manterem ocultos, enquanto por trás da fumaça retórica, roubam à bateladas, ao tempo em que, se apresentam como se fossem virgens. Pensou num alvaro botox ?…Aliás, essa gente vem de longe, como cravava Brizola, veem desde as Capitanias hereditárias meu caro, sentou praça na velha UDN, e sobrevive até nossos dias, montados no falso-moralismo DEMo/TUCANO. Ou, se preferir fulanizar, ACM/FHC.

      Orlando

  4. Ferrovia

    Sempre desejei que houvesse alguém que abrisse os olhos para o transporte ferroviário no país. Um lugar com as dimensões do Brasil não pode ficar refém do transporte rodoviário. Além do ferroviário, temos muitos rios que são navegáveis e a malha aérea também poderia ser repensada. Enfim, fazer um plano de médio e longo prazo integrando todos esses modais resultaria em um salto enorme de produtividade para nosso país. Que as obras não terminem aí. Um dos problemas do Brasil é a falta de continuidade nos projetos.

  5. Ferrovia é bom, mas hidrovia é melhor.

    Trabalhei anos e anos em empresa de navegação. Quando vejo alguém dizer que um vagão leva o equivalente a quatro carretas, fico bestificado. Uma barcaça média leva isso e sobra bastante espaço. Um porão de navio pequeno leva 20 carretas, um graneleiro pequeno, leva 18000 toneladas, umas trezentas carretas. Nos rios, usa-se, de modo geral, comboios de barcaças conduzidas por um empurrador (um “rebocador” que empurra ao invés de puxar), consumindo menos da metade do combustível de um comboio ferroviário transportando a mesma carga.

    Não é que essa ferrovia não seja importantíssima, ela é. Mas é que com os recursos aplicados nela poderíamos ter concluído a hidrovia Tiete-Paraná, captando cargas desde Mato Grosso até o Paraná, levando até quase Campinas, onde poderiam ser transbordadas para trens e dali para Itaguaí (ou Santos, ou um porto projetado que ficaria entre os dois e que a memória teima em não me dar o nome…).  Por hidrovias poderíamos captar as mesmas cargas e despachar em pequenos graneleiros para Belém e de lá para o Canal da Nicaragua, como pretendem os chineses fazer com trens.

    O Brasil precisa pensar nas suas hidrovias. Temos mais rios navegáveis do que as bacias do Mississipi / Missouri e Ruhr juntos, e quase não aproveitamos essa imensa riqueza (e o custo por tonelada transportada é cinco vezes menor do que o rodoviário e quase metado do ferroviário).

  6. Pelo que ainda precisa fazer,

    Pelo que ainda precisa fazer, significa que o grey do  Sarney ainda viverá por uns 300 anos. E como as safadezas que se aprendeu no PIG que faz o leitor de imbecil é ótimo para todos, a escala do concluído o faz parecer 100 vezes maior do que de fato representa

  7. …“A malha rodoviária

    …“A malha rodoviária compreende cerca de 1,8 milhões de quilômetros, uma aberração quando comparada com os 30 mil quilômetros de ferrovias. Só o lobby extremamente pesado explica isto, lobby que reúne montadoras, caminhoneiros,empresas de transporte, fábricas de pmeus, empresas que constroem e reformam estradas, fornecedores de peças para veículos em geral, etc…, todos diretamente interessados em rodovias.”…

     

    De fato Alfredo machado, evidentemente que a atuação de lobby pesado como você registra, provoca inadequações e distorções.
    Não obstante, assuntando de esguelha eventos recentes, percebemos que o governo do médico mineiro Juscelino e seu plano de metas “50 anos em Cinco” acolhe, no capítulo destinado a cuidar do transporte, incluindo ai, o que hoje especialistas modernosos chamam de “mobilidade urbana,” clichê, já elevado a chavão eleitoral.

    Bem, retornando ao que falava. O Governo JK , ao instituir seu Plano de Metas (50 anos em 5) embarca de mala e cuia, no conceito “governar é fazer estradas” dominante à época. Ferrovia e hidrovia era o passado. Até os bondes, dizia o lobby anêmico, atravanca o trânsito.

    Os almofadinhas não titubeavam em sacar do coldre argumentos importados novinhos e “mudernos.” Ai velho, atropelavam os ultrapassados e incapazes de suplantar o robusto lobby do petróleo, das indústrias, automobilística e metal mecânica.

    Todos eles, capitaneados pelo multinacional dono do Banco. O gajo que entra com o dinheiro, e que ao sair, se sair. Naturalmente, levava de volta a bufunfa investida, só que agora, revestida de grossa camada de gordura. Dizem, que a espessura da banha, ainda hoje, depende do freguês.

    Claro que tudo isso: Bonde, Trem, ferrovia, transporte hidroviário em suas modalidades fluvial e marítima não resistiram ao oba oba avassalador. Até o ilustrado professor Cardoso, na sua vez, não pregou um dormente e não fixou 1 metro de trilho. Navio? Você tá louco. Em Singapura compramos dois por preço de um feito aqui.

    Por outro lado, em tudo que o homem mexe, indesejáveis imprevistos, vez por outra, surgem há nos assustar. No caso, destaco o engrossamento do pescoço ocorrido com o Movimento Sindical, fruto do turbilhão industrializante que terminaria também por infernizar, trazendo desassossego à vida mansa da casa-grande. Vidinha mais ou menos, habituada a navegar serena, em mar de brigadeiro.

    Orlando

    OS: Abaixo, para quem desejar, tópicos (recolhidos na Wikipédia) que podem contribuir com informações úteis .

    Transportes do Brasil
    transporte hidroviario no brasil vantagens e desvantagens
    transporte aereo no brasil
    transporte rodoviario no brasil
    historia do transporte hidroviario no brasil
    transporte ferroviário no brasil

  8. no tempo do amaral neto –

    no tempo do amaral neto – amoral nato,como apelidávamos o escroque da globo da época – a globo enchia o saco com as inaugurações das ” grandes obras”  dos governos militares- numa delas entrei pelo cano….

    disseram que a rio-santos tinha sido inaugurada e já funcionava e me mandei, quando cheguei lá por ilhabela percebi que a estrada continuava de terra mesmo, fui ienganado pelas mistificações cívico-militares do golpe e não tive com quem reclamar, por óbvio…

    hoje em dia eles omitem as verdadeiras grandes obras pelo país  – é só constatar os números do pac….mas quem quer ver propaganda de governo?

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