Pesquisa realizada pelo instituto Quaest mostra que Eduardo Paes (PSD) lidera com folga a disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2024, abrindo vantagem sobre o segundo nome da lista, o Delegado Ramagem (PL), nome apadrinhado pelo clã Bolsonaro.
Segundo o estudo divulgado nesta quarta (24), Paes tem 49% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 13% de Ramagem. O terceiro colocado, Tarcísio Motta (PSOL), aparece com 7%. Considerando a margem de erro, a possibilidade de Paes vencer no primeiro turno não está descartada.
Na pesquisa espontânea, vê-se um crescimento de Paes, embora a maioria do eleitoral ainda sinaliza dúvidas a respeito de seu candidato. À pesquisa, 70% responderam que não sabem em quem vão votar no primeiro turno. Subiu de 12% para 22% o percentual de quem citou Paes de forma espontânea. Já Ramagem oscilou apenas de 2% para 5% nesse cenário.
Em um eventual segundo turno, Paes derrotaria Ramagem por 62% a 25%. Se o segundo turno fosse hoje, contra o candidato do PSOL, o atual prefeito levaria por 57% a 24%.
A pesquisa Quaest mostrou que Paes herda a maioria dos votos do eleitorado de Lula e um percentual considerável do eleitorado que apostou em Jair Bolsonaro em 2022. Há espaço para Ramagem crescer entre os eleitores bolsonaristas, mas ainda há dúvida se esse crescimento será o suficiente para reverter o cenário atual e levá-lo ao segundo turno.
Veja a pesquisa na íntegra abaixo:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.