Perspectivas de vagas de emprego para final de 2018

Já estamos próximo ao final do ano de 2018 e esta sempre foi a época ideal para quem busca por oportunidades de trabalho temporário. Em especialmente neste ano de 2018 o número de pessoas desempregadas que ainda buscam por trabalhos é consideravelmente maior do que nos outros anos, o que ocorre em razão da forte crise que atingiu a economia do país, contribuindo de forma direta para o aumento de pessoas em situação de desemprego no país.

De acordo com os dados levantados pela Asserttem, que é a Associação Brasileira do Trabalho Temporário e também da Caixa Econômica Federal, entre os meses de setembro e de dezembro deste ano a perspectiva é de que sejam abertas um total de 434,4 mil vagas para trabalho temporário.

Estas vagas devem ser oferecidas no comercio, na indústria e no setor de serviços para atender a demanda das festividades de Natal e Ano Novo.

Se comparado a essa mesma época do ano de 2017 o crescimento da oferta de vagas deve ser em torno de 10%.

Neste mesmo período de 2017 foram disponibilizadas um total de 394,9 mil oportunidades de trabalho temporário.

De acordo com as informações da associação que realizou esta pesquisa, esta alta no número de vagas se dá principalmente no setor industrial, nas áreas farmacêutica, alimentícia, química e agroindustrial.

As contrataçoes deste ano também superam o número de contratações realizadas em 2016, algo em torno de 22%. Estes dados sinalizam que a economia do país tem melhorado sua situação, d’e forma lenta, mas já é um bom indício.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, conhecida como CNC prevê a abertura de 72,7 mil novas vagas temporárias para o setor varejista. Contudo, neste setor percebe-se um recuo em torno de recuo de 1,7% em comparação as 73,9 mil vagas que forma disponibilizadas no ano de 2017.

Ainda de acordo com as informações da CNC, a desaceleração do setor econômico diante de um cenário de instabilidade do segundo semestre deve levar a um crescimento dessa vez menor das vendas no Natal deste ano de 2018, algo por volta de 2,3%. Já em 2017, a alta nas vendas varejistas foi de 3,9% a mais, comparado ao ano de 2016.

Grande parte das oportunidades de traalho temporário são para pessoas que possuem formação de nível médio completa.

A modalidade de trabalho temporário é considerada uma oportunidade para recolocação de profissionais de forma rápida no mercado formal, sendo esta modalidade muitas vezes o primeiro passo para uma contratação efetiva.

Segundo os dados da CNC, o mercado de trabalho absorverá este ano 19,8% dos trabalhadores contratados para função temporária, um número menor se comparado ao de 2017 que contou com 23,1% trabalhadores efetivos vindos de contratações temporárias. Essa redução ocorrerá também em razão da crise econômica que atingiu o país, que vem se recuperando de forma gradativa. Sem deixar de citar que em decorrência das eleições presidenciais, o cenário no páis ainda será de incertezas.

Como todos já sebm o Natal é considerada a melhor época para as contrtações temporárias, sendo que o pico destas contratações ocorrem a partir do mês de novembro quando a demanda em vários setores aumenta no setor varejista. No setor industrial as contratções ocorrem mais cedo, a partir do mês de setembro.

Veja abaixo o número de contratções que devem ocorrer nos próximos meses:

– De setembro a novembro

  • Indústria: 65% ( equivalente a212.708 vagas);
  • Comércio: 15% ( equivalente a 49.086 vagas);
  • Serviços: 20% (equivalente a65.448 vagas);
  •  

Dezembro

  • Serviços : 45% (equivalente a 48.233 vagas);
  • Comércio : 30% (equivalente a 32.155 vagas);
  • Indústria: 25% (equivalente a 26.796 vagas).

Diante dessas informações, se você busca por uma recolocação no mercado de trabalho ou até mesmo um primeiro emprego, prepare seu currículo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador