“Petrobras não tem condições de investir para o Brasil”, defendeu Renan

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que vai fazer um esforço para tentar votar, ainda nesta terça-feira (23), sobre o projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que tira a obrigação da Petrobras de ser a operadora única na exploração do pré-sal. A pauta do Senado ainda está trancada pela medida provisória 692, que eleva a tributação dos ganhos de capital para pessoas físicas, e deve ser apreciada antes do projeto.
 
“Vamos fazer esforço para votar hoje. É urgente, visto que a estatal já demonstrou que não tem condições de fazer os investimentos necessários. É evidente que é uma matéria que divide pontos de vista, mas temos que facultar à Petrobras que ela diga qual projeto tem condições de participar”, opinou Renan Calheiros. 
 
O presidente do Senado disse que já conversou com a presidente Dilma Rousseff, mas admitiu que não teve condições, ainda, de “captar conclusivamente” a posição do Planalto sobre o assunto. De acordo com o peemedebista, o projeto de Serra tramita “há muito tempo”, foi discutido e já “amadureceu” para ser votado.
 
O senador ainda disse que a estatal deu sinais de que não tem condições de fazer investimentos, contrariando a objeção do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que em reunião da bancada do PT no Senado, na noite desta segunda (22), posicionou-se contra a proposta. “Essa matéria é urgente, a Petrobras já demonstrou que não tem condições de fazer os investimentos necessários para o Brasil”, disse. “[A estatal] precisa ser seletiva. O que nós devemos assegurar é facultar a Petrobras que ela diga se vai participar”, completou.
 
Além do projeto de Serra para tirar a exclusividade da Petrobras no pré-sal, o presidente do Senado buscou, logo na manhã de hoje adiantar o temas de “matérias controversas” que serão escolhidos para priorizar na agenda do Senado. Nas primeiras horas, reuniu-se com o PSB para tratar da pauta de votações. “Na quinta-feira, vamos anunciar as propostas escolhidas pelos partidos, mas vamos também estabelecer um calendário, pois o propósito é justamente deliberar sobre essas matérias controversas”, disse Renan.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Brasília, agora sim , se

    Brasília, agora sim , se tornou a casa de mãe Joana! Ninguém manda nada e todo mundo quer pegar um naco de qualquer coisa que dê um mínimo de lucro.

  2. Está correto, não faz sentido

    Está correto, não faz sentido a petrobrás ser operadora única. Se duvidar da capacidade de o Estado regular então fechem a ANP

    1. Não faz sentido nossos

      Não faz sentido nossos parlamentares se empenharem em defender os interesses de empresas estrangeiras que tiveram quase três vezes mais prejuizos que a Petrobras e colecionam casos de desastres ambientais em seu historico. O modelo adotado para o Pré-Sal é o mesmo da Finlandia e que também é o principal financiador de um dos melhores sistemas educacionais do mundo! 

    2. Deveriam fechar não só a tal

      Deveriam fechar não só a tal anp, mas todas as agencias reguladores, mais uma barrafunda inventada durante as privatizações, se lembram das empresas espelho? Da vésper??

  3. Safado.
    Está levando quanto

    Safado.

    Está levando quanto nos paraisos fiscais (não fiscalizado sob encomenda pelo Moro e sua república do paraná)? Se for menos que o Serra está levando pouco, afinal é quem dá andamento no roubo do Brasil.

    Corrupto e traidor da pátria. Dá para entender agora porque os seus processos de corrupção não andam na PGR e no STF do Gilmar, Carmém, Toffoli, Teori e Facchin.

  4. raposas cuidando do galinheiro
    O que esses senadores entendem de politica energetica?

    Com raras exceções são uns mediocres.

    Como um tema desses não é debatido profundamente pelo pais?

    Já é tempo de mudar este estado de coisas. O congresso não pode tudo…

    Por favor, não me valham que representam o povo que nos sabemos quem eles representam!!!!

  5. O plano esta chegando ao fim.

       Renan sempre foi a chave de tudo. Pressionado e chantageado, com provas tão fortes quanto Cunha, alvo da Lava Jato, vai cumprir agora o seu papel neste plano. Desde as fitas da NSA,  a Lava Jato teve como objetivo, fragilizar a Petrobrás, que infelizmente contou com a pusilanimidade do governo que ao colocar um Bedine, fez mais uma concessão para o capital financeiro. Um presidente da Petrobras que aceitou fazer um relatório  ditado por auditorias externas, que facilitarão a dilapidação da companhia nas bolsas de ações no  exterior. Açoes legais que talvez parem quando e se mudar a lei do pre-sal. Num momento onde as companhias petrolíferas estão numa situação desesperadora,  e num momento onde a companhia que mais produziu e faturou foi a Petrobrás, Renan e Serra entram com esta proposta. Um Renan que deve ter recebido a garantia de que seus processos serão arquivados.  Em recente Leilão companhias extrangeiras não se arriscaram, porque só irão se arriscar se for com a Petrobŕas. O que estão fazendo é mais do que entregar o Petroleo, colocarão uma cláusula, aparentemente nacionalista de que em todos os poços a petrobras estará presente. De fato esta clausula só existe porque não há no mundo nenhuma companhia que domine a extração de petroleo nestas profundidades. Portanto  esta lei conterá também uma clausula para que o conhecimento tecnologico da petrobras passe para as companhias estrangeiras. Não existirá investimento no pre-sal, sem o controle da tecnologia do pre-sal. Os percentuais desta lei praticamente obrigarão a petrobŕas a ceder a tecnologia. Além do mais, como se pode imaginar investimentos massivos de companhias petrolíferas que estão no momento com problemas muito mais śérios do que a Petrobrás. Esta falácia de Renan é apenas um argumento falso, para alcançar os fins. Livrar o seu pescoço.

    Depois de passada esta lei, e mais algumas que completam a submissão do país,  veremos o preço mundial do petroleo subir, e com certeza veremos morrer a Lava Jato. Veremos que o Ministro Brindeiro reaparecerá. O timing destas votações é significativo. Farão do julgamento do TSE a cortina de fumaça e a pressão suficiente sobre este governo, que tem a obrigação de vir a publico defender e solicitar manifestações para defender o nosso Petroleo. A petrobras como companhia deveria vir a publico se defender, deveria pagar publicidade e esclarecer as reais condições da companhia e do mercado de petroleo. Matarão com isto toda a perspectiva de financiar a educação a saude, e a pesquisa em ciencia e tecnologia.  Me parece que estamos numa grande encruzilhada e ou o governo sai de sua apatia, ou se entrega de vez. Não pensem que depois de conseguido isto que irão sossegar. Sossegarão com respeito a alguns mas continuarão a perseguição aos mesmos, pois só quando salgarem a terra e tiverem certeza que de lá nada nasce , eles pararão. 

  6. Como a petroleira que

    Como a petroleira que apresenta cada vez mais aumento na produção de petroleo extraido do pré-sal, que teve a segunda menor queda de rendimento, que tem tecnologia exclusiva para exploração de reservas submarinas a grandes profundidades e que foi carro chefe do crescimento ecônomico do Brasil nas ultimas decadas não tem condições para investir no páis? A Chevron que teve prejuizo de quase 160% (a Petrobras teve 58%) e que fracassou na exploração de petroleo na Antartica tem mais? Nosso parlamentares são verdadeiras PUTAS DE LUXO, que se vendem facil aos interesses extrangeiros!  

  7. Esse parasita corrupto
    Esse parasita corrupto relincha. E ignora que a Petrobrás , mesmo em crise, é a empresa que mais investe no país e uma das empresas com maior portfólio de investimentos do mundo. Ignora ainda que o Brasil é autosuficiente e que a 30 dólares é um enorme tiro no pé acelerar a exploração do pré sal.

    1. Mas, o Serra está na dele. Vai muito bem, obrigado.

      Prezado Nosde,

      O  José Serra é senador da república.

      Ao José Serra o Estado reserva inúmeras prerrogativas.

      Em tese, José Serra representa a população do Brasil.

      Assim é a democracia representativa.

      Para o eleitor de José Serra, o futuro do Brasil pouco importa. O “nojinho” ao PT é o que deve ser levado em conta.

      ————————-

      E digo mais.

      Quando a população de São Paulo votou em José Serra concordou em mantê-lo no Senado por oito anos.

      Quantos anos você vai ter daqui a sete anos ?

      ————————-

      Será que todas as pessoas que vêm à internet para simplesmente reclamar não entendem que isso  não resolve nada ?

      Será que essas pessoas não sabem que fazer catarse pela internet é sim um grande despedício ?

      ———————–

      O projeto do Serra não é PODRE … O projeto do Serra é PODER…..

      E esse PODER quem concede graciosamente a ele é a população de São Paulo.

      A população de São Paulo  já fez isso seguidas vezes e continuará fazendo.

      Mesmo tendo  conhecimento do livro ” A Privataria Tucana “.

      Para a população de São Paulo , arrasar o país significa “reagir” à possibilidade de mais justiça social.

      O voto em Serra é a segurança de ser reacionário ao PT.  Isso é motivo de glória para muitos.

      ——————-

      Portanto, PODRE é a noção de representatividade política de quem vota numa pessoa com o currículo de um José Serra, de um Caiado, de um Renan ou de um Aécio.

      PODRE é a abissal ignorância política do nosso povo.

      ——————

      Ajude… peço  a sua ajuda.

      Pare de reclamar a partir do que você pensa e passe a comentar, mostrando que há ignorância política e que isso deve ser combatido.

      Valeu.

      ============================================

  8. Os traidores da patria

    Urgente? Ah, esses nosso congressistas tão cientes da coisa publica. Dilma, liga para o Putin e pede para ele a lista de espiões e colaboradores brasileiros que trabalha para os Estados Unidos. Tenho certeza que o nome de José Serra e Aloysio Nunes Ferreira esta entre os colaboradores, além de muita gente mais, pelo que se vê nessa “urgência”.

    1. O momento não dá espaço a brincadeiras.

      Prezada Maria Luisa,

      .. “Dilma, liga para o Putin” …

      Você parece não se dar conta da gravidade do momento.

      Se Renan e Serra são espiões,  o povo  elegeu espiões.  Foi o povo.

      ———————–

      Traidor da pátra  é o povo de São Paulo e o povo de Alagoas que puseram eles de volta dentro do Senado.

      Quantos postos de confiança esses dois personagens já assumiram através do  voto popular ?

      Traidor da pátria é quem desperdiça a internet para apenas reclamar, para demonstrar raiva e para adjetivar.

      A sua reclamação resolve o quê ?

      Você reclama do quê ?

      —————————————————–

  9. sórdidos entreguistas

    Vão entregar a riqueza nacional por preço de banana e com retornos pessoais. Esse papo de que a Petrobrás não tem condiçoes de fazer os investimentos é balela. Todas as petroleiras estão com problemas de caixa devido à crise do petróleo.

    1. Sórdidos entreguistas ?

      Prezado Álvaro,

      Você escreve como se o comportamento de Renan e de Serra fosse alguma novidade.

      ———————–

      Sórdido entreguista é o povo de São Paulo e o povo de Alagoas que puseram eles de volta dentro do Senado.

      Quantos postos de confiança esses dois personagens já assumiram através do  voto popular ?

      Sórdio entreguista é quem desperdiça a internet para apenas reclamar.

      A sua reclamação resolve o quê ?

      Você reclama do quê ?

      —————————————————–

  10. Nada que uma greve geral de petroleiros

    Nada que uma greve geral de petroleiros não possa dar cabo.

    F..dido, f…dido e meio.

    O objetivo desses apátridas  é acertar no coração do desenvolvimento brasileiro. Lembra dos roialties para a educação? Esquece. Fortalecimento e desenvolvimento da inudustria nacional? Esquece. De volta às plataformas que afundam feitas em Cingapura.

    Seus parlamentares querem e vão te condenar ao subdesenvolvimento eterno e, na cabeça deles, o seu destino manifesto é o de ser nada, um insignificante qualquer. Aprimore seu inglês e holandês, pois o seu patrão tá chegando , isto é, se ele te achar qualificado para abrir válvulas no muque, pois o filé será dele. Sua sonhada gasolina a dois tostões, daquela que você usa lá em miami, aqui você não vai ter, pois vão te esfolar e levar a grana para a matriz junto com o petróleo retirado em frente a sua praia e você vai recomprá-lo de volta na mão do gringo.

    Congresso vergonhoso! Cunha quietinho feito um passarinho na muda: – não dá um pio.

    Aí Brasileiros, te levaram no bico, bico tucano e agora é morro abaixo amigo.

    Agüenta firme o tranco velho.

    1. Pergunta sem sentido algum .

      Prezado Tadeu Silva.

      A sua pergunta não  faz sentido algum.

      ——————–

      Dilma é a presidenta.

      O que ela pode fazer será feito. Vetará.

      E o Congresso eleito pelo povo derrubará o veto.

      O que mais ela pode fazer ?

      Nada.

      ———————————

  11. Abriu-se a temporada de caça

    Abriu-se a temporada de caça ao tesour pelos vendilhões do templo….

    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/pmdb-e-psdb-fecham-acordo-para-mudar-lei-do-pre-sal/

    Comentário que lí na matéria do link e que acho que resume em boa parte a situação: “O know-how do PT é quebrar as empresas. O do PSDB é entregá-las de bandeja à iniciativa privada. E o do PMDB é fazer acordo com quem quer que seja, desde que leve alguma vantagem na negociata.”

    1. PT e empresas

      Se o PT tivesse quebrado empresas não teriamos recuperado a indústria naval e do petróleo, essa sim sucateada pelo FHC; as grandes empreiteiras não teriam fechado muitos negócios mundo afora…

  12. Abriu-se a temporada de caça

    Abriu-se a temporada de caça ao tesouro pelos vendilhões do templo….

    Comentário que lí no link abaixo e que acho que resume boa parte deste tema: “O know-how do PT é quebrar as empresas. O do PSDB é entregá-las de bandeja à iniciativa privada. E o do PMDB é fazer acordo com quem quer que seja, desde que leve alguma vantagem na negociata.”

    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/pmdb-e-psdb-fecham-acordo-para-mudar-lei-do-pre-sal/

  13. Triste mesmo é quando o

    Triste mesmo é quando o bandido ( RENAM ) está certo.

      A Petrbrás está quebrada e endividida.

       Investir o que ? 

  14. Então…………

    Chegou a hora de vender o País e principalmente as empresas nacionais ao vil metal estrangeiro.

    SE isto se concretizar, sem que ninguém vá as ruas para protestar, confirma-se aq grande verdade dita por muitos:

    ‘ESTARÃO VENDENDO A NAÇAO NA BACIA DAS ALMAS’!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O BRASIL EM LIQUIDAÇÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Para desespero dos nacionalistas e verdadeiros brasileiros.

    Onde estão os verdadeiros líderes da Nação?

    Onde estão os homens de bem deste País?

    Não vou citar Ruy Barbosa, porque seria repetir o que os verdadeiros brasileiros já sabem !!!!!!!!!!!!!

    ” DE TANTO VER AS NULIDADES …………………………………………..  SINTO VERGONHA DE SER ……………….

  15. Quem tem que decidir isso é a Petrobrás e não “pra lamentares”

    Quem sabe mais sobre a Petrobrás? Um Gabrielli ou um Renão, um Cerra?

    A Petrobrás, que não conseguiram transformar em Brax, mas tiraram-lhe o monopólio DESNECESSARIAMENTE, foi ardilosamente aparelhada há muito com Delcídios, P.R.Costas e quetais pelo PSDB promotor de sua derrocada, que sequer contavam com o Pré-Sal.

    Agora é uma “questã” de honra para eles… Ou de sobreviência!

    Afinal, se não conseguirem o pouco que restou da economia nacional e estava em recuperação (empreiteiras, indústria naval, de petróleo, etc.), não ganharão seus bônus dos patrões…

    E já devem estar tendo suas orelhas puxadas por eles desde a reeleição de Lula. Ou mesmo a eleição, que poderia até ser consoderada um “deslize”… mas QUATRO?

    Com todo poder de fato no Congresso, no Judiciário, na míRdia e mesmo infiltrados no próprio governo, instituições e estatais?

    Como conseguem ser “so incompetents”???!!!

  16. Vocação para o atraso
    O grande conselheiro Do PT para assuntos de Petróleo é o Gabrielli, o homem que afundou a Petrobras e que foi o presidente durante a maior rapinagem que sofreu a estatal na sua história. A vocação para o atraso desta gente é monstruosa. Não é a toa que o Brasil sofre o seu maior retrocesso econômico nunca antes visto na história do país.

    1.  
      Sersikera antes de comentar

       

      Sersikera antes de comentar reproduzindo as bobagens publicadas nas revistinhas dos mafiosos civita e marinho. Seria conveniente buscar se informar melhor.

      O Gabrielli é um professor e engenheiro respeitado  na área de óleo e gás. Inclusive, durante o período em que presidia a grande Empresa brasileira de petróleo, o seu presidente foi premiado por excelência em governança, além de premiação internacional para a Companhia, em tecnologia e inovação. Isto tudo, sem considerar os crescentes e permanentes ganhos de produção e de produtividade durante todos os anos. Portanto, vai se informar e não se deixe manipular  de maneira tão pueril e tola cara.

      Orlando

       

       

       

      1. Vá se informar.

        De onde você tirou que Gabrielli é “engenheiro respeitado na área de petróleo e gás”?

        O Gabrielli é economista e até ser colocado na Petrobras para defender os interesses do PT e afundar a empresa, sua relação com o petróleo se resumia a idas ao posto para abastecer seu carro.

        Portanto, quem é mesmo que anda escrevendo bobagens. Seria conveniente buscar se informar melhor antes de comentar.

  17. Enquanto o Renan faz acordos para salvar o pescoço

    A Dilma e seu ministro da justiça, o Cardozo, ficam brincando de fazer a revolução republicana, “doa a quem doer”,  ao invés de fazerem política, o que significa, defender os aliados e atacar os adversários.

    Fazer o que a Oposição está fazendo.  Primeiro coloca o cara em suspeita, depois prende e o cara faz acordos de delação ou de colaboração.  

    Alguém tem dúvida de que Renan está simplesmente querendo salvar o próprio pescoço, e por isto vai dar o tão desejado pelos entreguistas e pelo tio Sam, os nossos poços de petróleio?  Poços, sim, porque basta fazer um furo e o óleo estárá lá, 100% certo,  esperando por eles, para jorrar em abundância.

    Ë uma tristeza, Dilma e Cardoso… Formam uma “troika” que vão acabar com os nossos sonhos de dar um passo a frente na construção de um país melhor para o povo, para os nossos filhos e netos.

    Parece-me que se isto for aprovado no Senado, terá que ir depois para a Câmara.  Lá o Cunha vai aproveitar para também salvar o pescoço.   Enquanto isto nosso, sim nosso, governo, pois fomos nós que o elegemos,  fica brincando de Revolução Republicana, doa a quem doer, desde que doa no lombo do povo. Triste sina!

    Só há uma solução: todos às ruas, para dela não sair mais.  Que se forme Comando Gerais  em cada cidade, em cada estado, pela permanente mobilização em defesa do nosso petróleo, de nossas riquezas naturais e da democracia.  Na luta pelo petróleo, se for necessário, atropelar até a Dilma, e doa a quem doer, desde que seja no lombo dos vendilhões da pátria.

    Toda a esquerda e forças democráticas e nacionalistas unidas terão força, para junto com o povo, vencer esta luta.

    Eles não nos deixam outra alternativa.

    PS: troika sim pois tem mais um, não nominado,

  18. A questão está com a população e não com o Renan Calheiros.

    O Renan Calheiros e o José Serra não entraram no Congresso Nacional pela janela.

    Eles foram postos no Congresso pela população de Alagoas e pela população de São Paulo.

    ———————

    Quem vota em Renan e em Serra não sabe o que é representatividade política.

    Não sabe que o voto é para ser destinado à gente do povo e não a quem se reelege seguidas vezes para destruir o futuro do país.

    Essas pessoas pegam o diploma e dão um sonoro adeus aos eleitores. Fazem o que quiserem com Brasil.

    ——————–

    Talvez isso seja mais um alerta para a urgente necessidade de se substituir uma raivosa indignação pela necessária interligação dos comentários com a parte que cabe à população.

    O problema não  está com o José Serra e nem com o Renan Calheiros, pois é notório que nenhum deles representa o povo.

    A crise de representatividade não é devidamente posta em momento algum.

    Que passemos a fazer esse contraponto em áreas de comentários. De forma pacífica, sem raivas.

    ———————–

    Com a raiva pura e simples, passa-se a impressão que “políticos sejam entreguistas e que isso seja um fato inevitável”.

    Enquanto que a dura realidade aponta para colossal ignorância política da população.

    Expressando apenas a raiva ( justificável ) , perde-se a oportunidade de se falar diretamente  à população de Alagoas e à população de São Paulo.

    Renan e Serra apostam tudo na nossa raiva, porque eles sabem que a nossa raiva não resolve nada, mas o emprego da internet para realizar a educação política certamente mexerá com eles e com outros iguais a eles.

    A vacina está em nossas mãos e preferimos jogar a vacina fora, para simplesmente lamentarmos ?

    —————————————

    Àqueles que votaram em Renan e em Serra, fica aqui a prova de que essas pessoas não representam a população do Brasil.

    Fica aqui a prova de que não se deve votar em quem está na frente em pesquisas.

    Fica aqui a prova de que todos… todos devem ecoar esse alerta internet afora.

    Caso contrário, os eleitores de Serra e de Renan continuarão chafurdando na triste noção de que político é corrupto e que tanto faz votar num como votar noutro.

    É isso aí.

    =============================

    Peço a todos que peguem esse meu texto  e repassem aos líderes de bancadas do PT , PSOL, PCdo B e PDT.

    Na Câmara e no Senado.

    Façam isso. Dá um trabalhinho de nada… compensa.

    Podemos e devemos fazer algo que resolva.

  19. Renan vendeu o pré-sal para

    Renan vendeu o pré-sal para se salvar da lava jato.  Nada demais, afinal ele é um velhaco da politica nacional, sabe jogar nos dois lados. Quem perde  nisso só é a indústria nacional, que já é pouco e logo está reduzida a migalhas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador