Por quem as instituições funcionam?, por Luis Felipe Miguel

Por quem as instituições funcionam?

por Luis Felipe Miguel

A decisão de Fachin, de impedir a tramitação do recurso que poderia propiciar a soltura de Lula, é (mais) um balde de água fria lançado sobre quem acredita nas “instituições”. Elas estão funcionando, sim. Mas a questão não é saber se as instituições estão funcionando: é saber para quem elas funcionam.

Mas o fato de que foi necessária esta manobra tão aberta, em que Fachin tem que intervir para impedir uma decisão colegiada, mostra uma vez mais que há uma cisão entre as forças que conduziram o golpe. Não em relação a seu projeto básico, que é a desnacionalização da economia e a desproteção à classe trabalhadora e aos mais pobres. Mas em relação à questão de quem reinará no país.

Por um lado, há aqueles que desejam devastar a elite política, ampliando o poder discricionário do aparato repressivo do Estado, Judiciário à frente, sempre em nome da ética. Por outro, há quem deseje recompor o arranjo político tradicional e o poder das velhas oligarquias, agora sem a presença incômoda daqueles ex-sindicalistas e ex-guerrilheiros. Os primeiros empunham a bandeira da ética com hipocrisia; os segundos a tratam com deboche. Num caso como no outro, há desprezo pelas ideias centrais da democracia, como soberania popular.

Embora a divisão possa ser definida como “classe política versus Judiciário”, ela é mais complexa do que isso. A política de terra arrasada do lavajatismo radical tem adeptos em meio à própria elite política, como Marina Silva. E a política tradicional tem defensores no Judiciário, até no Supremo – o líder da bancada é Gilmar Mendes.

Fachin atua pela linha dura da purificação pelo arbítrio judiciário, cujo chefe de fila é Barroso. O objetivo imediato deste grupo parece ser bloquear qualquer caminho que reinclua Lula numa saída negociada para o abismo em que nos encontramos. O problema é que, até o momento, as alternativas de que eles dispõem à abertura dessa negociação são um novo golpe ou a entrega da presidência ao notório ex-capitão do Exército.

Luis Felipe Miguel

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Claro que as Instituições NÃO

    Claro que as Instituições NÃO estão funcionando como deveriam, ou como prometeram  ..não como esta escrito que deveriam  ..na defesa da Constituição por exemplo

    Quando vc vê um STF não se posicionar em tempo sobre o impeach (inclusive emprestando um TITERE pra acompanhar o “trabalho” do Congresso)

     ..ou quando este tribunal aguarda mais de dois anos pra se pronunciar contrariamente contra a COERCITIVA e Delação sem PROVAS  ..ou como agora, quando um dos seus membros vem HIPOCRITAMENTE em Portugal falar em ilegalidade e violencia, mas sequer tenta agir em favor da vítima (LULA)..

    ..quando remendam a lei pra admitir delação vinda de policiais, mesmo que NEGADAS pelo MP, como no caso de Pallocci que foi acatada em 48 h  ..vc pode falar tudo, menos que estas instituições estão funcionando 

    bem  ..a não ser que vc tenha se referido a impressão de “holerites” e pagamentos de soldos  ..aí parece que ta tudo em dia mesmo  ..por enquanto

     

     

  2. Os fatos acontecem num ritmo

    Os fatos acontecem num ritmo tão acelerado e concatenado

    que não há como não crer em combinação……

    A resposta a pergunta é obvia, lojistas…….

    Se o bode está na sala e ninguém o vê, só posso crer que há também um grande numero de jornalistas e blogueiros pertencentes ao clubinho,,,,,,,,,

  3. Luiz Felipe

    Apenas vou discordar da frase

     

    Fachin atua pela linha dura da purificação pelo arbítrio judiciário, cujo chefe de fila é Barroso.

     

    Nem Barroso nem Fachin lutam por purificação. O obscurantismo de Barroso e a mediocridade de Fachin apenas  usam o discurso da purificação como outrora o fez Torquemada. A purificação tão discursada por estes senhores visam apenas expulsar dos seus domínios aqueles que julgam ser  impuros.

    A purificação do judiciário, jamais permitiria se ter um condenado pela posse de triplex que nunca teve. Jamais poderia se calar diante das violações seguidas dos direitos de cidadãos pela Republica de Curitiba. Jamais poderia se calar diante das acusações de fraudes em delações. Definitivamente estes senhores não tem nada de linha dura, nem de purificação judiciária.

    Apenas não são tão histriônicos como Fux 

  4. Instituições: dólar e “Complexo de Vira-Lata”

    Fiquei pensando ao ler seu texto, caro Luis Felipe, sobre as instituições que efetivamente funcionam, e sobre a urgência de fazer o que você aqui faz: jogar luz sobre o que existe mas está no escuro.

    Há um consenso entre as pessoas que decidem sobre a orientação a ser dada às instituições: subordinar nosso país ao dólar, instrumento de poder e moeda de controle e emissão exclusivos pelo país EUA. E há pessoas que não decidem mas que aceitam essa orientação. Dentre elas, a algumas a orientação é tácita – “Ninguém precisa me falar nada, eu já sei o que fazer” – e eventualmente até inconsciente. Mas como se sabe desde Freud, não é porque algo não é sabido que não é sentido. Assim, por exemplo os demais juízes do STF sentem-se aliviados quando Fachin engaveta o recurso da defesa de Lula, livrando assim o pleno do constrangimento que seria julga-lo.

    Eu não superestimaria a consciência de pessoas como Rosa Weber, Carmen Lucia, Luiz Fux e até Sérgio Moro. Menos ainda a de Deltan Dallagnol, Carlos Fernando dos Santos Lima e que-tais. Creio – mas posso estar errado – que eles pensam estar apenas operando o Direito, na sua melhor forma. Gilmar Mendes, por outro lado, me parece saber muito bem o que está fazendo, apenas não liga, não tem sensibilidade para o que é coletivo, público. Crê mesmo, me parece, que é preciso haver uma elite para orientar as massas.

    Enfim, se Nelson Rodrigues apenas formulou teoria a que chamou “Complexo de Vira-Lata”, o acatamento do PT às instituições provou, na prática, que existe mesmo aquela orientação e que esse complexo não está presente apenas nas pessoas do vulgo. Na verdade, a ver as pessoas comuns prosperando através de programas sociais como o ProUni, FIES, Ciência Sem Fronteiras – nesse último destaque para o fato de não constar haver brasileiros no CSF que zoem moças russas – talvez não seja errado dizer que esse complexo acomete com maior intensidade quanto mais próxima a pessoa é das que decidem pelas instituições, sabendo disso essas pessoas ou não. Quanto mais elite, mais vira-lata.

    “Mas digamos que tudo isso seja verdade. Que mal há nisso? Que mal há em aceitarmos o dólar? Tanta gente aceita e prospera…”

    Infelizmente não, não há uma única experiência prática mostrando que aceitar o dólar promove prosperidade social e menos ainda soberania e independência do país que o acolhe.

    “Mas será que dá para sermos inéditos? E se conseguirmos aceitar e sermos prósperos?”

    Não dá, não apenas pela história e sim pelos fundamentos da submissão a moeda estrangeira. Moeda estrangeira é instituição que, como o nome diz, não nos pertence: é estrangeira.

  5. Aqui o rostinho de alguns

    Aqui o rostinho de alguns deles no armário do Spin Ladrão

    https://spinrato.blogspot.com

    Meirelles faturou 217 milhões somente em 2016…mas a grana dele é limpa….Palocci faturou 60 milhões no decorrer de toda a sua vida…mas o de Palloci é sujo.

    Não apoio dedo rola-bosta tipo Palocci mas uma coisa não podemos esquecer: Meirelles faturou 200 milhões em serviço de consultoria, sendo que Palloci faturou 60 milhões…minha dúvida é: porque o dinheiro do Meirrelles é limpo e o Palocci é sujo…para dizer qualquer coisa contra Lula e Dilma ele Palloci ganhará a liberdade e 30 milhoes de reais….o mais incrivel é que a PF estará à frente da delação, e como se sabe, a PF é um anexo do FBI e do DOJ….e muitos delegados da PF são aecistas declarados e, claro, um deles, tomará de conta de Palocci delator….o MPF também é anexo do DOJ o Departamento de Justiça dos EUA…..o Morto também….o STF idem….não sobra nenhuma Instituição que se aproveite

     

     

  6. O Estado, na pessoa dos seu

    O Estado, na pessoa dos seu dirigentes(executivo, legislativo e judiciário) caminham em um sentido: o da destruição do País; a Sociedade, segue caminho diverso, não determinado. Mas não acompanha esses inconsequentes.

  7. As instituições sempre

    As instituições sempre funcionaram e permanecem funcionando a favor das corporações, do grande capital, enfim, do poder econômico, interno e externo. Isso não mudou e não mudará. Ainda mais agora, em que o ocidente caminha para uma crise sem precedentes. O Brasil é palco de uma batalha de uma guerra mundial. As elites brasileiras continuam do lado em que sempre estiveram, nada mudou. A única possibilidade de o Brasil voltar a ser uma democracia reside em uma superação da atual crise do capitalismo, isso é tão utópico quanto quanto o comunismo.

  8. É bom explicar os “absurdos”

    Quem é de direita e centro não vai acreditar que um brasileiro comum queira a Desnacionalização da economia e a Desproteção do trabalhador. Os textos devem explicar sucintamente estes absurdos para serem levados a sério por eles. 

    Pode ser que os juizes queiram “competição empresarial dos EUA” no Brasil, pra termos menores preços e burocracia trabalhista. Mas, que isto não é feito direito e resultará na desindustrialização, desemprego, trabalhos mais insalubres e mal pagos.

    *Gostaria de saber quantos juizes hoje são como Christovan Buarque era. Ninguem entendia por que 1 político de esquerda apoiou o golpe do Cunha, até que o codinome “reitor” surgiu.

  9. NÃO ESTAREMOS MAIS ASSISTINDO

    NÃO ESTAREMOS MAIS ASSISTINDO O AVANÇO DO FASCISMO INERTES,RECUSAMOS ESSE STF POLÍTICO PARTIDÁRIO,RECUSAMOS UMA POLÍCIA FEDERAL INSPIRADA NA SS NAZISTA E UM MINISTÉRIO PÚBLICO PERSEGUINDO OS PROGRESSISTAS,OS LEGALISTAS INSTITUINDO UM PROGROM NO BRASIL CONTRA UM POVO QUE PENSA.REPUDIAMOS COM FUROR ESSA AMEAÇA DAS FORÇAS ARMADAS QUE EM NOSSO PAÍS TEM O SADISMO DE EXISTIR PARA ATERRORIZAR,TORTURAR E ASSASSINAR O POVO QUE A SUSTENTA AO MESMO TEMPO EM QUE SE ALIA A INTERESSES INIMIGOS NO SAQUE CRUEL DE NOSSAS RIQUEZAS NATURAIS,NÃO ACEITAMOS UMA CLASSE EMPRESARIAL QUE SEMPRE TEM POR OBJETIVO GERAR A MISÉRIA COM O DESEMPREGO PARA NOS ESCRAVIZAR PAGANDO AO TRABALHADOR O SOLDO QUE ACREDITAM LHES CONVIR.REGURGITAMOS UM CONGRESSO DE MAIORIA CORRUPTA COM SEU FALSO MORALISMO CRISTÃO,SEU FARISAÍSMO BANDIDO,PRECONCEITUOSO, DISCRIMINATÓRIO E INQUISITORIAL.NÃO ACEITAMOS ESSA SEITA SECRETA DE MAÇONS CUJO ÚNICO OBJETIVO É A DOMINAÇÃO PERSEGUINDO INOCENTES E PROTEGENDO CRIMINOSOS,EXIGIMOS O FIM DESSA IMPRENSA MENTIROSA CALUNIOSA QUE ENRIQUECE A CUSTA DA DOR,DA IGNORÂNCIA E DO SOFRIMENTO DO POVO.BUSCAREMOS E TEREMOS A JUSTIÇA,BUSCAREMOS E RESGATAREMOS NOSSAS RIQUEZAS, NOSSO PAÍS DAS GARRAS IMUNDAS DOS PREDADORES INTERNACIONAIS QUE TEM A SEU SERVIÇO TODAS AS INSTITUIÇÕES QUE NOS HUMILHAM PERANTE O MUNDO.NÓS NÃO RECONHECEMOS AUTORIDADE EM NENHUMA DAS INSTITUIÇÕES QUE MANIETAM NOSSO PENSAMENTO E TENTAM INIBIR A VONTADE DO POVO EM ELEGER SEUS REPRESENTANTES CALUNIANDO COM FALSAS E FRÁGEIS ACUSAÇÕES.NÓS VAMOS REAGIR,REAGIREMOS COM A FORÇA NECESSÁRIA PARA FAZER VALER NOSSA HONRA,NOSSA DIGNIDADE E NOSSA VONTADE.SUAS PRISÕES SERÃO INSUFICIENTES PARA NOS CONTER,SUAS MÃOS NÃO POSSUIRÃO A FORÇA NECESSÁRIA EM CAVAR COVAS RASAS PARA NOS ENTERRAR. NOSSA DISPOSIÇÃO EM LUTAR UMA LUTA DE MORTE ESTÁ POSTA.ENSINAREMOS A ESTAS INSTITUIÇÕES PODRES DE MALDADE,SUJAS DE CORRUPÇÃO O QUE É PATRIOTISMO,O QUE É NACIONALISMO E O QUE É AMAR AO POVO E AO PAÍS.GRITAREMOS UM NÃO ESTRONDOSO NAS PRAÇAS,GRITAREMOS NÃO NAS RUAS E OS ENFRENTAREMOS USANDO DE TODAS AS ARMAS E ARGUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS NA DEFESA DE NOSSA SOBERANIA,NA DEFESA DE NOSSO SONHO DE IGUALDADE,JUSTIÇA E VERDADE,POR ORA CASTRADO, DE SERMOS UMA GRANDE NAÇÃO.ENTENDEMOS E SABEMOS SER A REBELIÃO,A REVOLTA,A INSURREIÇÃO E A REVOLUÇÃO POPULAR UM DIREITO RECONHECIDO UNIVERSALMENTE CONTRA UM ESTADO OPRESSOR E VIVEMOS NO BRASIL DE HOJE O MAIS DEVASTADOR ESTADO DE EXCEÇÃO APOIADO E COMANDADO POR UMA GENTE RICA,EGOÍSTA,ESCRAVAGISTA QUE TEM A SEU SERVIÇO TODAS AS INSTITUIÇÕES INIMIGAS DO BRASIL E DO POVO BRASILEIRO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador