Quatro anos depois do golpe, discurso de Dilma é retrato infeliz do Brasil atual

"O golpe não foi cometido apenas contra mim e contra o meu partido. Isto foi apenas o começo", disse Dilma em 31 de agosto de 2016. Relembre o discurso

Foto: Ricardo Stuckert Filho

Jornal GGN – Em 31 de agosto de 2016, Dilma Rousseff fez um pronunciamento histórico à Nação. O Senado havia acabado de aprovar seu impeachment. Reeleita com 54 milhões de votos, a primeira mulher eleita para a Presidência da República viu o segundo mandato ser encurtado sob a desculpa de um “crime de responsabilidade fiscal” que, até hoje, quatro anos depois do golpe, não é convincente para parcelas da sociedade.

Naquele discurso, Dilma antecipou com precisão cirúrgica o que aconteceria com o País nos meses seguintes, sob a batuta de Michel Temer, sustentado pelo arco de alianças que arquitetou o impeachment.

Curioso é como, lido neste 31 de agosto de 2020, o texto também parece falar do Brasil pós ascensão de Jair Bolsonaro – não sem a ajuda da Operação Lava Jato.

Confira alguns trechos:

“Causa espanto que a maior ação contra a corrupção da nossa história, propiciada por ações desenvolvidas e leis criadas a partir de 2003 e aprofundadas em meu governo, leve justamente ao poder um grupo de corruptos investigados.”

“O projeto nacional progressista, inclusivo e democrático que represento está sendo interrompido por uma poderosa força conservadora e reacionária, com o apoio de uma imprensa facciosa e venal. Vão capturar as instituições do Estado para colocá-las a serviço do mais radical liberalismo econômico e do retrocesso social.”

“Mas o golpe não foi cometido apenas contra mim e contra o meu partido. Isto foi apenas o começo. O golpe vai atingir indistintamente qualquer organização política progressista e democrática.”

“O golpe é contra os movimentos sociais e sindicais e contra os que lutam por direitos em todas as suas acepções: direito ao trabalho e à proteção de leis trabalhistas; direito a uma aposentadoria justa; direito à moradia e à terra; direito à educação, à saúde e à cultura; direito aos jovens de protagonizarem sua história; direitos dos negros, dos indígenas, da população LGBT, das mulheres; direito de se manifestar sem ser reprimido.”

“O golpe é contra o povo e contra a Nação. O golpe é misógino. O golpe é homofóbico. O golpe é racista. É a imposição da cultura da intolerância, do preconceito, da violência.”

“Espero que saibamos nos unir em defesa de causas comuns a todos os progressistas, independentemente de filiação partidária ou posição política. Proponho que lutemos, todos juntos, contra o retrocesso, contra a agenda conservadora, contra a extinção de direitos, pela soberania nacional e pelo restabelecimento pleno da democracia.”

 

Relembre:

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dilma é muito boa de discurso. Só não teve coragem pra enfrentar conspiradores e golpistas que tão lançando o povo na miséria e fazendo do Brasil uma colonia dos USA.

      1. Fácil explicar, a população sempre elege majoritáriamente canalhas de direita, se não tiver um mínimo apoio desses você acaba afastado por pedalada fiscal, por ter cuspido na cruz ou até mesmo por ser torcedor do Novo Horizontino.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador