Quem atirou a ‘laranja’ em Bolsonaro?, por Ricardo Cappelli

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Quem atirou a ‘laranja’ em Bolsonaro?
 
por Ricardo Cappelli
 
Presidente fraco é uma iguaria muito apreciada por políticos e empresários. Brasília não perdoa. Redes sociais podem ajudar a chegar ao poder. Mantê-lo é para profissionais.
 
Bolsonaro montou um governo “autoral”. Entregou até aqui o que prometeu. Recebeu dos que o circundam apoios e tapinhas nas costas. Nas ruas da capital federal sorrisos e elogios costumam ser mais letais que tiros.
 
Quem vazou o motorista milionário e seus saques volumosos? Quem ganhou e quem perdeu com o tiro desferido? Nem as seriemas acreditam que relatórios do COAF “vazam sozinhos”. Atenção aos jogadores:

 
1 – O Núcleo Familiar – Os “bob filhos” são uma fonte permanente de risco e instabilidade. Já atropelaram o futuro chanceler e brigaram com a bancada do PSL.  A beligerância desagregadora do clã precisava de um freio. O recado foi duro e pode custar a cabeça de um senador.
 
2 – O Grupo Financista – Paulo Guedes possui dois contrapesos. Os militares dão sinais de que podem resistir à privatização desmedida.  Moro é outro que pode criar dificuldades, principalmente para a turma que gosta de atuar em fundos de pensão. O mercado está faminto. Fará pressão por entregas fortes no primeiro ano. Pode ter decidido “refrescar” a memória do eleito, alertando sobre os compromissos assumidos.
 
3 – Os Generais – Acompanham com preocupação o Capitão-Presidente. Temem que um eventual naufrágio arraste junto a imagem da instituição. Vêm ampliando a influência no governo. Vão disputar poder com Guedes e podem travar uma guerra surda com Moro. Abin e PF sempre se “estranharam”. Para os militares Bolsonaro é um “abacaxi-oportunidade”. Não fazem o estilo precipitados. De qualquer forma, Mourão não está ali para brincadeira.
 
4 – O Núcleo Palaciano – Onyx e Bebianno não possuem força própria. O primeiro parece estar sendo fritado em banho-maria pelas demais alas do governo. Seu temperamento explosivo não tem ajudado. O segundo foi quem ajeitou o PSL para a campanha. Luciano Bivar emprestou seu partido por altruísmo? Que argumentos convenceram Bivar? O potencial de choque dos interesses do grupo de Bebianno com Guedes é razoável. Certamente daqui não veio o tiro. Só existem como extensão do poder do Capitão. Seria suicídio.
 
5 – A Aliança do Coliseu – O bloco composto pela burocracia estatal antinacional e antipovo em aliança com a Globo chegou ao poder pelas mãos de sua ala mais radical. A família Marinho acabou atropelada pela ala curitibana. A emissora fez de Moro seu “representante-interlocutor”. O ex-juiz está numa sinuca de bico. Assiste calado sua fama de “justiceiro implacável” ser corroída pelo motorista milionário. A Aliança sonha com Moro na cadeira de Bolsonaro após um “pit stop” no STF. Detentor de luz própria, o ex-juiz pode até romper com o Capitão. Não fará isto antes da hora. Pelo aparato que está montando seu destino está traçado. Terá o governo nas mãos e passará a dar as cartas ou se isolará e cairá.
 
6 – MC Centrão – numa sessão do Congresso, enquanto um senador discursava, um dos deputados esbravejava. Um moderado foi pedir ao colega que respeitasse a fala do senador e ouviu o seguinte: “não vou parar não, ta pensando o quê? O Senado é música clássica, aqui é baile funk!” A turma do Centrão está dançando ao som do “pancadão do Queiroz’. Publicamente declaram apoio desinteressado ao Capitão. Nos bastidores, contam com a desgraça do eleito. Como alimentar suas bases sem ocupar posições na Esplanada? Anseiam pela crise que obrigará o Planalto a retomar o “famigerado” presidencialismo de coalizão. São os mordomos do jogo. Sempre os principais suspeitos de tudo. 
 
7 – A oposição – está como cachorro caído do caminhão de mudança que foi atropelado pelo carro que vinha atrás. Tonta e dividida, resolveu morder o próprio rabo. É pouco provável que consiga  ter acesso a alguma informação importante. Está mais para caça do que para caçador.
 
8 – Os Tucanos – dizem que as aves de bico avantajado têm controle sobre uma banda da PF. O principal interessado no desgaste de Bolsonaro é Dória. O governador eleito de São Paulo quer o Planalto. E já provou que é capaz de pisar no pescoço de qualquer um. Aspira ser um “Bolsonaro empresário, etiquetado e quatrocentão”. Tomou uma taça de champanhe em homenagem a Fabrício Queiroz, sem sombra de dúvida.
 
9 – Renan e Rodrigo Maia – são os principais beneficiados no curto prazo. Favoritos nas disputas pelas presidências da Câmara e do Senado, enfrentam resistências da família Bolsonaro. O Planalto pode até não ganhar sozinho as presidências das Casas, mas perder pode virar um problemão. Um eventual pedido de impeachment passa por lá. O carioca e o alagoano deram mais um passo em suas pretensões.
 
O novo presidente gozará do seu período de lua de mel com a população.  É improvável que o caso tenha potencial para derrubá-lo. Se virar hemorragia, a cabeça de seu filho Flávio pode ser suficiente para estancar a sangria. 
 
O jogo está começando na mesma voltagem da campanha. Os profissionais estão ávidos pela partida. Quem atirou a(o) laranja? Emoção não vai faltar.
 
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu proponho que vocês depois

    Eu proponho que vocês depois de lerem o artigo olhem para o palco geral. Quem realmente manda no país decidiu humilhar o Brasil colocando o pior governo com os piores cabeças de ministérios da história do país, um circo para tirar a atenção e impedir qualquer reação coordenada quando realmente começar o desmanche do país.

    Cortaram a cabeça do país para que o corpo não possa reagir quando for retalhado.

  2. Governo de tresloucados,
    Governo de tresloucados, aproveitadores, abutres, fanáticos, e idiotas de toda ordem……….

    E acreditam que essa zorra petrefata dará certo?

  3. Quem, quem, quem 🙂

    Sobre a oposição, ou seja, nos, tenho que concordar. Ontem ao ouvir uma palestra com Frei Beto fiquei pensando que desde sua saida do governo Lula por causa do fim do Fome Zero ele guarda essa consigo algum ressentimento. Frei Beto, como todo moralista, mesmo com boas intenções, não ajuda. No caso dele so fez recriminar o PT e dizer que temos que voltar às bases para “instrui-las”. Concordo que precisamos da base. Mas se ficarmos so com esse projeto, vamos precisar de mais 25 anos para que, talvez, a esquerda progressista volte a governar. E daqui até la vamos de bozo, de milicos, de um juiz inescrupuloso, do doriana-sinistro e quem sabe mais o quê!

  4. Dinheiro sujo em cheque nominal?
    Nem se o dinheiro fosse limpo a Dona Micha 24 o receberia em cheque nominal. A 9.069/95, no seu art. 69 dispõe que a partir de cem reais todo cheque tem que ser nominal.
    Bolsonaria burra e zoófila galinácea

  5. Ora quem vazou? Por certo,não

    Ora quem vazou? Por certo,não foram os usarios das conexões Tigre.Duvidas?Procurem o reporter Fausto Macedo do Estadão,expertise em vazamentos e Diretor da Sucursal das Conexôes Tigre em Brasília e Região.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador