Raio X dos Serviços: a recuperação ilusória em outubro

No acumulado desde outubro do ano passado, fica mais nítida a depressão do setor. Houve alta apenas em Outros Serviços (11%), mas quedas severas em setores de mais peso

Divulgada hoje pelo IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviço mostrou crescimento em todos os cinco grupos, com destaque para Serviços Prestados às Famílias, com 9%.

Quando se analisa o acumulado desde fevereiro (início da pandemia) percebe-se que houve recuperação apenas nos grupos de Serviços de Informação e Comunicação (+ 3,9%) e Outros (+ 2,4%). O grupo Serviços Prestados às Famílias continua bastante deprimido ( -27,7%).

No acumulado desde outubro do ano passado, fica mais nítida a depressão do setor. Houve alta apenas em Outros Serviços (11%), mas quedas severas em setores de mais peso, como Serviços Prestados às Famílias (-28,3%) e Serviços Profissionais Administrativos (-11,9%).

Quando se desagrega em subgrupos, fica mais claro o desastre provocado no setor.

A mesma ilusão do dado mensal serve para o setor de Turismo. Tomando outubro de 2020 isoladamente, o comportamento de outubro, parece que o setor embalou.

Quando se analisa o nível, em relação a fevereiro e outubro, há um fosse enorme de diferença

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif,
    Esta tragédia anunciada ainda não oferece qualquer perspectiva positiva, a não ser as sempre sensatas ponderações de PGuedes com seu turbante e bola de cristal, basta aguardarmos pela recuperação em V, quem sabe Y ou mesmo Z, que não passa de um delírio de vendedor de ilusões. Esta maluquice não teria qualquer problema, não fosse o fato de atacar de forma extremamente violenta o dia a dia de milhões de famílias brasileiras, mais especificamente aquelas que o governo federal agraciou com um auxílio de notáveis 300 reais. Como se pode observar, a crueldade destes cangaceiros que estão soltos por aí não oferece limite.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador