Reino Unido aprova extradição de Assange para os EUA; Wikileaks vai recorrer

O Reino Unido aprovou a extradição de Julian Assange para os EUA, para responder a processos decorrentes dos vazamentos no Wikileaks

O Ministério do Interior do Reino Unido aprovou a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, para responder a uma série de acusações decorrentes do vazamento de documentos sensíveis ao governo americano.

Fundado por Assange, o WikiLeaks expôs ao mundo abusos de autoridade, violações aos direitos humanos e crimes de guerra praticados pelos Estados Unidos no Oriente Médio. No governo de Donald Trump, Assange foi acusado de ter participado ativamente da invasão hacking.

Segundo informações da BBC, Assange tem 14 dias para recorrer da decisão. O Wikileaks já anunciou que pretende mover recurso, por considerar que a extradição é “incompatível com seus direitos humanos” e que, enquanto estiver nos EUA, ele não será tratado adequadamente.

Assange é procurado pelas autoridades americanas por causa de documentos vazados em 2010 e 2011, que os EUA dizem violar a segurança nacional e colocar vidas em risco. Os documentos do Wikileaks mostraram violações praticadas nas guerras do Iraque e do Afeganistão.

Assange está detido numa prisão em Londres, enquanto trava uma longa batalha judicial para evitar sua extradição. O julgamento foi suspenso por causa da pandemia de Covid.

Ainda segundo a BBC, a esposa de Assange, Stella, disse que seu marido “não fez nada de errado” e “não cometeu nenhum crime”. “Ele é jornalista e editor e está sendo punido por fazer seu trabalho”, disse ela.

A empresa de mídia Wikileaks é uma plataforma de denúncias que publica material classificado como sigiloso, fornecido por fontes anônimas.

Leia mais:

Jornalista ou espião? O que você precisa saber sobre o caso Assange

Tortura: o interdito fundador universal que impede a extradição de Julian Assange

Free Assange, por Marcelo Uchôa

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguém tinha alguma dúvida? E que seria necessário o apoio do maior lacaio da Europa para este serviço?? LIBERDADE DE EXPRESSÃO?? LIBERDADE DE IMPRENSA?? O Brasil, quase 1 século atraso precisa aprender com a hipocrisia das Relações Internacionais. Como a Realpolitik. Basta lembra que tudo isto iniciou com um factóide a respeito de estupro por falta de camisinha. E os Britânicos ainda vem aqui reclamar das consequências sobre seu Jornalista por criar factóides sobre a Nossa Amazônia?? HIPOCRISIA!!!!

  2. Eles próprios desmontam princípios basilares da democracia e depois reclamam da invasão do seu capitólio. Juntamente com o Reino Unido, “outro outrora” defensor das liberdades fundamentais, incluindo a de imprensa e informação.
    Não conseguem esconder que a única liberdade que conta é a deles próprios.
    E seus “livres” povos nem percebem nem reclamam…
    “Nem é com eles”, pensam egoísta e equivocadamente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador