10 de junho de 2026

Se Temer rouba, tudo é permitido!, por J. Carlos de Assis

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Se Temer rouba, tudo é permitido!

por J. Carlos de Assis

A crise econômica brasileira, tal como descrita por Henrique Meirelles, é tão grande que talvez seja aconselhável colocar à venda alguns ativos das Forças Armadas. Afinal, se o critério for o de utilidade, seria o caso de vender as Forças Armadas inteiras, já que elas parecem indiferentes ao seu objetivo constitucional de defender o país e portanto servem apenas para campeonatos e exercícios de ginástica.

Já começamos o leilão de ativos estratégicos pela base de Alcântara, que está sendo alugada, ou seja, entregue aos militares dos Estados Unidos por uns 30 dinheiros. Como o Governo Temer, ao estrangular o orçamento  de Alcântara, inviabilizou esse projeto nacional, convém fazer algum dinheiro com ele de forma imediata e, oportunamente, meter esse dinheiro numa mala e endereçá –lo a Temer via seus assessorees Geddel ou Loures.

Pode-se fazer um bom dinheiro com as bases militares do Exército e da Força Aérea, assim como as da Marinha. Nesse caso, a jóia da coroa é o submarino nuclear. Ele não está pronto mas nas mãos de Moreira Franco, o grande exportador de aeroportos, pode ser concluído e destruído pelos militares norte-americanos que acham que submarino nuclear não serve como arma de defesa de país em desenvolvimento, embora seja uma ameaça para os grandes.

Aliás, em face da sanha privatizante do Governo Temer, o mais provável é que o Governo norte-americano resolva logo o problema comprando o submarino nuclear na bolsa  de futuros para destruição imediata.

Como o Governo está destruindo, por nossa própria iniciativa, ativos civis estratégicos como o pré-sal, a outrora grande esperança econômica brasileira, e as hidrelétricas, segurança de nosso futuro energético – dentre as 57 empresas estatais que pretende privatizar-, as Forças Armadas pouco terão a fazer em termos de guarda de nosso patrimônio nacional e serão virtualmente inúteis, ou transformadas em guarda de segurança das favelas do Rio e do Palácio do Planalto.

(P.S. Não se confundam essas reflexões com a menor inclinação minha para uma intervenção ou ditadura militar do tipo clássico ou bolsonariano. Entretanto, a Nação agradeceria se o Alto Comando levasse ao Governo a posição quase unânime do povo brasileiro contra a liquidação da soberania nacional representada pela fúria privatista que está dando um prêmio de 1 trilhão de reais em impostos não cobrados às petrolíferas estrangeiras.)

Liberdade sem limite

Em artigo anterior, caracterizei o neoliberalismo como a doutrina e o exercício da liberdade sem limites. É muito próximo do anarquismo. E assume aspectos fascistas quando tenta dominar a ordem social mediante a imposição de uma doutrina excludente, supostamente em nome da liberdade e da democracia.

Estamos presenciando comportamentos sociais que são decorrentes do liberalismo filosófico, desde os ataques ao Ibama no Amazonas até o incêndio criminoso na Chapada dos Viadeiros, sem falar nos atentados anarquistas no Rio Grande do Sul. Nesses casos, temos os  elementos mencionados acima, que refletem o momento psicossocial no qual não temos uma autoridade máxima na República que inspire confiança, e muito menos temor do povo. Portanto, de um ponto de vista moral, se Temer rouba, tudo é permitido! 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

5 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marcio Cunha do Nascimento

    30 de outubro de 2017 1:45 pm

    não confio que seria uma

    não confio que seria uma intervenção limpa …

  2. peregrino

    30 de outubro de 2017 1:45 pm

    se temer rouba e tudo é permitido…

    ninguém, no Brasil, tem autoridade sobre ele……………………….

    para ter autoridade sobre bandidos, traidores e entreguistas, é preciso distinguir-se deles

    e no Brasil atual somos todos iguais

  3. emerson57

    30 de outubro de 2017 2:02 pm

    Globo

    Esse é o programa de governo do partido globo. Esse partido é apoiado, além das forças armadas e do judiciário, por um povo midiota, paneleiro, que abomina a corrupção (dos outros!) e cheio de ódio.

    …..Prá frente Brasil, Brasil. Salve a seleção!

    (Galvão, philma eu!)

  4. brasileiro32

    30 de outubro de 2017 5:57 pm

    e o 1 bi ?

     

    Publica o meu desta vez, que eu conheço do assunto. Alcantara desde o acidente serviu de moeda de troca pra apaziguar a Aeronátutica; A CycloneSpace (cuja contraparte prasileira era presidida por um chapa quente do PSB), essa multinacional de uma salinha em brasilia drenou quase 1 bilhao de reais e de nada resultou. O foguete Cyclone eh um ativo morto, tecnologia da guerra fria e propelido a hidrazina, negocio hiper toxico e de resultados duvidosos pras nossas necessidades de lançamento. O que sobrou ta lah, “mais ao fundo”, onde não se enxerga no enfoque dessa torre bonita da foto… um monte de ferro retorcido sucateando onde foram injetados pra contrução de uma nova torre pra esse foguete natimorto, e desviados na época de vcs  toda essa dinheirama. VCS TEM DE TER VERGONHA NA CARA E ADMITIR QUE FIZERAM MUITA M…. SOH ASSIM PODERÃO UM DIA SONHAR EM RETORNAR AO PLANALTO.

     

  5. Serjão

    30 de outubro de 2017 6:54 pm

    Vender as ffaa

    Carece?

    Oficialmente gera impostos, a receita pode incomodar…

    Melhor assim.

    Tem que manter isso, viu…

Recomendados para você

Recomendados