Senadora da oposição manobra e assume presidência da Bolívia

A senadora assumiu o cargo escoltada por policiais, militares do parlamento, opositores de Evo Morales e por Luis Fernando Camacho, líder direitista e ultracatólico

Jeanine Añez, senadora que assumiu a presidência da Bolívia

Jornal GGN – Mesmo sem quórum na Câmara de Deputados e no Senado, a senadora Jeanine Añez se declarou presidente da Bolívia nesta terça-feira, ocupando o vácuo de poder deixado pela renúncia de Evo Morales e seu vice, Álvaro Garcia Linera.

“Assumo a Presidência do Estado imediatamente”, disse ela na Assembleia Nacional na noite desta terça-feira, segundo informações do jornal Folha de São Paulo. “A Bolívia precisa ser livre, pacificada e democrática. Minha prioridade é convocar eleições o mais cedo possível.”

A Constituição boliviana determina que, em caso de ausência do presidente, o cargo é assumido pelo vice-presidente. Na ausência dele, a Presidência passa a ser ocupada pelo líder do Senado e, na sequência, pelo da Câmara.

Todos os ocupantes renunciaram junto com Evo Morales e, em uma interpretação dúbia das regras, Jeanine diz que também assumiria a Presidência, uma vez que os cargos de presidente e vice estão vagos. Jeanine era a segunda vice-presidente do Senado, um cargo que historicamente é ocupado pela minoria no parlamento.

A senadora assumiu o cargo escoltada por policiais, militares do parlamento, opositores de Evo Morales e por Luis Fernando Camacho, líder direitista e ultracatólico que não disputou as eleições, mas agitou as massas em favor da saída de Evo.

Além do Tribunal Constitucional boliviano, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que os ritos do país estavam sendo respeitados e o Brasil reconhece a senadora como nova presidente da Bolívia.

Política sem muita expressão nacional, Jeanine Añez Chávez é advogada de formação e foi diretora de um canal de TV local em sua cidade, Trinidad, no departamento de Beni. Ela entrou na política em 2006 como integrante da Assembleia Constituinte e participou da elaboração da Constituição promulgada em 2009.

Em 2009, ela foi reeleita ao cargo pela aliança de direita Plan Progreso para Bolívia-Convergência Nacional. Em 2015, foi reeleita pela também direitista Unidad Demócrata.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Democracia sendo trocado por ‘Auto-proclamados’. Que momento histórico !! Que lição para o Brasil ?!! E lição que vem de forma antecipada, revelando os erros que podemos evitar. Um deles é Gigante Adormecido, conhecido Anão Diplomático permitir toda esta estupidez sem controle nas Nossas fronteiras. O Mundo intervindo em favor de seus interesses e o Brasil continuando em coma, mesmo sendo o maior e mais forte país da América Latina. A falta de um único neurônio explica a catástrofe, miséria e aberração que este Gigante Continental Trilionário consegue produzir. É mais que surreal. É a Pátria dos Aloprados. Pobre país rico. E inacreditável. Mas de muito fácil explicação.

  2. Esta direita é mesmo uma quadrilha. Olhando parte do discurso:
    “Assumo a Presidência do Estado imediatamente”, disse ela na Assembleia Nacional na noite desta terça-feira, segundo informações do jornal Folha de São Paulo. “A Bolívia precisa ser livre, pacificada e democrática. Minha prioridade é convocar eleições o mais cedo possível.”
    É facil deduzir que
    a) em; Assumo a Presidência do Estado imediatamente”. Subentendemos: Foi Golpe.
    b) em; Minha prioridade é convocar eleições o mais cedo possível.”. Leia-se NUNCA
    c) Quanto a “A Bolívia precisa ser livre, pacificada e democrática”
    É cagar na cabeca da população..

  3. Esta direita é mesmo uma quadrilha. Avaliando parte do discurso:
    “Assumo a Presidência do Estado imediatamente”, disse ela na Assembleia Nacional na noite desta terça-feira, segundo informações do jornal Folha de São Paulo. “A Bolívia precisa ser livre, pacificada e democrática. Minha prioridade é convocar eleições o mais cedo possível.”
    É possivel deduzir que
    a) Onde está; “Assumo a Presidência do Estado imediatamente”.
    Subentende-se: Foi mesmo GOLPE.
    b) Onde está; “Minha prioridade é convocar eleições o mais cedo possível.”. Leia-se: Tão cedo não rola.
    c) Quanto a “A Bolívia precisa ser livre, pacificada e democrática”
    Entenda-se: Estou cagando na cabeca da população.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador