Serra usa idade para pedir prescrição de denúncia sobre propina da Odebrecht

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O senador José Serra (PSDB) pediu ao Supremo Tribunal Federal para que do inquérito instaurado com base na delação da Odebrecht seja excluído “todos os documentos e depoimentos” que se refiram a fatos ocorridos antes de 2010. O motivo? O senador tem direito ao prazo prescricional reduzido pela metade, em função de sua idade, 75 anos. O mesmo vale, em tese, para Aloysio Nunes (PSDB), que tem 72 anos.

Os dois tucanos foram acusados pela Procuradoria Geral da República por recebimento de propina nas obras do Rodoanel, em São Paulo, com base na delação de 7 ex-executivos da Odebrecht. Eles negam as acusações.

A defesa de Serra usou no pedido uma frase de Raquel Dodge que consta nos autos do processo. Ela escreveu que a apuração de fatos anteriores a 2010, envolvendo a propina, foi “alcançada pela prescrição da pretensão punitiva em razão do decurso do tempo”.
 
Os advogados também pediram que a investigação seja conduzida em novos inquéritos, nos quais deveriam estar presentes somente depoimentos e documentos referentes a fatos relacionados a Serra, e ainda não prescritos. Ou seja, pediram que documentos relativos a Aloysio Nunes sejam excluídos porque “são estranhos ao peticionário”.
 
Em novembro, Aloysio também pediu o arquivamento inquérito, mas por ausência de materialidade, tipicidade “ou qualquer outro indício que justifique a sua manutenção”.
 
Depois disso, o ministro Gilmar Mendes promoveu a divisão do inquérito inicial, onde os dois eram protagonistas. 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. São dois velhos sacanas, e a

    São dois velhos sacanas, e a idade não os impedem de afanar o Brasil e a Sociedade Brasileira

    Será que estes dois sacanas vão ter tempo para gastar a grana que receberam para detonar o pré-sal?

  2. Só a morte nos livrará dessas desgraças do PSDB!

    A única coisa que esses bandidos que tomaram conta do Brasil não conseguem evitar é a morte… já estão velhos e decréptos… porém não existe nada em nossas instituições que consiga atingir esses fdp!

    23 milhões na Suíça, filha multi-empresária milhonária… o esquemão todo escancarado para todo mundo ver…

    Mesmo assim não existe a mínima possibilidade de algum tipo de punição, tão pouco a imprensa vai questiona-lo.

    Tucano pode ser filmado estuprando crianças carentes que a imprensa e a PF vão dar um jeito de limprar a barra.

    NOS RESTA ESPERAR A MORTE CARREGAR ESSAS DESGRAÇAS PRO QUINTO DOS INFERNOS.

  3. Cara de pau

    Como o Serra esta acabado… Pois é, pau que bate em Chico…. Se fosse o Lula na mesma situação, jamais deixariam prescrever esses crimes. E esses são crimes com provas. Essa Terra que não muda…

  4. Serra decrépito, Aloysio gagá

    Se é que a idade é motivo para não responder por seus atos criminosos, então esses dois macróbios corruptos deveriam abrir mão de seus respectivos cargos e benefícios inerentes.

    A pouco tempo atrás o corrupto e vetusto Serra reclamou que seu nome não estava sendo incluído nas pesquisas de intenção de voto para presidente da República.

    Então o ancião corrupto acha que é muito velho para responder por seus atos criminosos, mas não é velho para presidir este país de bananas?

    Qual é o nível de confiabilidade de um presidente ou senador que não responde por seus atos?

  5. Serra é ladrão independente

    Serra é ladrão independente da idade. Na verdade, a filha desse traste foi quem herdou a roubalheira do pai. Portanto deveria ao menos, pagar imposto de renda sobre essa herança espúria.

    Mas, como bandido inscrito no psdb tem isenção total de impostos e, goza de regime especial de iniputabilidade para os crimes de: roubo, desvios de recursos públicos, recursos de caixa dois, excedentes de propinas e heranças fraudulentas e sobras de campanhas. Diga ai FHC! Fale que nada tem com isso. Como é de seu custume. Covarde.

    Orlando 

  6. Em nome do Pai, do Filho e do

    Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo eu o perdôo. Vai, reze 3 Ave-Marias, 1 Pai-Nosso e não peque mais. Devido sua idade nem vou pedir para ajoelhar no milho…peraí, peraí, vai embora inda não, antes tem que confessar direitinho  e DEVOLVER tudo, senão não tem perdão !

  7. Serra dá nó já faz tempo

    A primeira vez que o Serra se envolveu em algum crime foi na Transilvãnia no século XIII quando ele e Michel expulsanram o conde de seu caixão adquirido licitamente e iniciaram uma guera fraticida pela posse do castelo, de onde adquiriram o péssimo habito de se apossar de coisas alheias, hábito que cultivam com ferocidade até os dias atuais… 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador