Thamea Danelon, da Lava Jato em SP, palestrou para agentes do FBI em 2016

Em mensagem de 11 de outubro de 2016, a procuradora paulista informa a Deltan Dallagnol que, a pedido do FBI, falaria sobre a Lava Jato em curso nos Estados Unidos

Foto: MPF. Arte: Agência Pública

Jornal GGN – Dando sequência à série da Vaza Jato, a Agência Pública divulgou na noite de terça (30) alguns diálogos que mostram a proximidade de agentes da Lava Jato em São Paulo e no Paraná com o FBI.

Em mensagem de 11 de outubro de 2016, a procuradora paulista Thamea Danelon informa a Deltan Dallagnol que, a pedido do FBI, falaria sobre a Lava Jato em um curso nos Estados Unidos.

“O FBI pediu pra eu falar sobre a Lavajato no curso em Washington, tudo bem? Vc me mandaria um material em Inglês? Eles tb. querem q eu fale sobre as 10 Measures!!!! show heim? até eles já sabem da campanha!!!” Deltan, da força-tarefa de Curitiba, respondeu: “Animal. Não é tudo bem. É tudo excelente!!!!!”

Pública afirmou que, de acordo com “documento constante dos arquivos da Vaza Jato, em 2015 havia nove policiais americanos lotados na embaixada de Brasília e no Consulado de São Paulo, incluindo do FBI, da Polícia de Imigração e Alfândega e do Departamento de Segurança Interna.” Mas além de Leslie Backschies, bem conhecida pelos procuradores de Curitiba e São Paulo, “12 nomes de agentes do FBI que atuaram nos casos da Lava Jato em solo brasileiro.”

Procurada, a embaixada dos EUA no Brasil respondeu em nota:

“O FBI colabora com as autoridades brasileiras, que conduzem todas as investigações no Brasil, inclusive todas as investigações que envolvem o Brasil e os EUA. As autoridades federais e estaduais brasileiras trabalham rotineiramente em parceria com as agências policiais dos EUA em uma ampla gama de questões. Os Estados Unidos e o Brasil mantêm uma excelente cooperação policial na FCPA, mas também no combate ao crime transnacional e em muitas outros ámbitos de interesse mútuo. Procuramos oportunidades de aprender com todas as nossas investigações. Um intercâmbio de boas práticas faz parte da boa cooperação que desfrutamos com nossos colegas brasileiros”.

O GGN produziu em primeira mão e com exclusividade uma série de 5 vídeos que explica a influência dos Estados Unidos na Lava Jato. O projeto foi financiado coletivamente pelos leitores. Clique aqui para conferir a playlist no Youtube.

GGN PREPARA DOSSIÊ SOBRE SERGIO MORO.
SAIBA COMO AJUDAR NO PROJETO INDEPENDENTE AQUI

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E as atitudes atuais vão cada vez mais ratificando a veracidade da vazajato.

    Procuradora Thaméa Danelon exclui perfil do Twitter após revelação de elo entro FBI e Lava Jato
    Mensagens vazadas mostram conversa da procuradora com Deltan Dallagnol sobre uma ida a Washington para dar curso ao FBI sobre a Lava Jato

    https://revistaforum.com.br/politica/procuradora-thamea-danelon-exclui-perfil-do-twitter-apos-revelacao-de-elo-entro-fbi-e-lava-jato/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador