Jornal GGN – Apenas quatro congressistas foram eleitos no primeiro turno das eleições municipais, queda de 60% em relação ao visto em 2016.
Desta forma, o total de parlamentares eleitos nos dois turnos deve ser o menor em quase três décadas – e muito por conta da menor quantidade de deputados e senadores que disputaram tais eleições.
Dados do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostram que os quatro parlamentares eleitos no primeiro turno foram deputados federais: Roberto Pessoa (PSDB), prefeito em Maracanaú (CE), e Alexandre Serfiotis (PSD), prefeito de Porto Real (RJ). Os outros congressistas eleitos foram vice-prefeitos: Paulinho (PL), em Caxias (MA), e Juninho do Pneu (DEM), em Nova Iguaçu (RJ). Outros 15 parlamentares irão disputar o segundo turno, em 29 de novembro.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, a baixa participação de congressistas pode estar relacionada com a renovação vista no Congresso durante as eleições de 2018. Como muitos estão em primeiro mandato, preferiram manter seus cargos em Brasília.