20 de maio de 2026

Trump aproveita chance para confronto político na Califórnia

Ao contornar autoridade de governador democrata, presidente expande limites e críticas de inflamar situação para lucrar politicamente
Foto oficial da Casa Branca por Joyce N. Boghosian - via fotospublicas.com

O presidente Donald Trump aproveita os protestos contra as ações anti-imigração para confrontar o governador da Califórnia, Gavin Newsom, um dos principais nomes do Partido Democrata.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O jornal The New York Times afirma que, ao convocar a Guarda Nacional para reprimir os protestos contra os esforços de deportação de imigrantes na região de Los Angeles, o presidente está “expandindo os limites da autoridade presidencial e alimentando críticas de que está inflamando a situação para obter ganhos políticos”.

As autoridades locais e estaduais não buscaram ajuda para lidar com os protestos, mas Trump e seus aliados retrataram as manifestações como uma ameaça existencial ao país, o que gerou uma resposta agressiva do governo federal e desencadeou uma nova onda de protestos.

Nas redes sociais, Trump afirmou que Los Angeles estava sendo “invadida e ocupada” por “turbas violentas e insurrecionais” e ordenou que três de seus principais funcionários de gabinete tomassem todas as medidas necessárias para “libertar Los Angeles da Invasão Migrante”.

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fábio de Oliveira Ribeiro

    9 de junho de 2025 7:57 pm

    Sir Donald J. Trump conseguiu desestabilizar os Estados Unidos para ganhar dinheiro especulando na Bolsa de Valores. A primeira etapa de seu plano foi cumprida. Ele então começou a empregar meios abusivos e violentos para deportar os inimigos internos que criou. A crise evoluiu para uma guerra civil em Los Angeles e Trump usa força militar em território norte-americano sem autorização do Congresso. A segunda etapa de seu plano está sendo cumprida. Agora, tudo o que resta é que um incidente, talvez uma operação de bandeira-falsa preparada por Steve Bannon, ocorra em 4 de julho ou mesmo antes disso. Então Trump poderá implementar a etapa final de seu plano: a suspensão total ou parcial da Constituição, uma ditadura nascendo no coração dos Estados Unidos. Mas, vocês sabem, planos são listas de coisas que não acontecem ou acontecem de forma diferente do planejado devido a circunstâncias imprevistas.

  2. Lênin and The Ulianovs

    9 de junho de 2025 8:35 pm

    É mais que isso…

    Ele construiu a chance real de interditar o mandato do governador.

    Os policiais de LA e da Califórnia tendem a cerrar fileiras com o aparato repressor federal, encurralando o governador(e os prefeito de LA e outras cidades) que ficará sem qualquer autoridade sobre seu aparato.

    É, é bom assistir Black Mirror de novo, junto com a animação Midnight Gospels (ambos na Netflix).

Recomendados para você

Recomendados