Trump impõe novas tarifas contra México, Canadá e China

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Cobrança começa neste sábado, segundo Casa Branca; não se sabe como taxas serão implementadas, mas efeito na economia deve ser generalizado

Foto: RS/Fotos Públicas

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump manteve seu posicionamento irredutível e confirmou a cobrança de novas sobretaxas sobre produtos do Canadá, do México e da China a partir deste sábado (01/02).

“Posso confirmar que, amanhã, o prazo de 1º de fevereiro que o presidente Trump colocou em prática com uma declaração há várias semanas continua”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em reunião com a imprensa nesta sexta-feira (31/01), segundo a CNN norte-americana.

As tarifas seriam equivalentes a 25% sobre o México e o Canadá e a 10% sobre a China “para o fentanil ilegal que eles obtiveram e permitiram distribuir em nosso país, o que matou dezenas de milhões de americanos”, destacou Leavitt.

Contudo, não foram apresentados detalhes sobre como as novas tarifas seriam implementadas, e nem se elas serão aplicadas às importações de petróleo ou se serão inclusas isenções adicionais.

Segundo a mídia norte-americana, a aplicação das sobretaxas seria uma aposta de que taxar empresas americanas por produtos importados acabará punindo os países que fabricam coisas que os americanos querem — e levará essas nações à mesa de negociações. Porém, é “uma aposta arriscada que pode facilmente sair pela culatra para os consumidores americanos e para a economia”, de acordo com a CNN.

Leia Também

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bashar al-Assad, Saddam Hussein, Nicolás Maduro, etc … Parece que Trump quer ser todos em um só, com a diferença que pretende ser o dominador global do planeta. Quem quer subir mais do que seu limite e também mais do que pode ser tolerável, que são indícios de que poderá provocar muitos desastres, tragédias. e decadência.
    Arrogância e petulância trazem confusão, prejuízos e falta de juízo. Então, eu entendo que para apertar o gatilho do caos, confusão precisa ser provocada.
    O que podemos esperar após esta provocação de Trump?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador