TV Brasil censura trecho de reportagem sobre prisões na ditadura

Matéria abordava o episódio conhecido como "gripe do Pasquim", em que 9 jornalistas do veículo foram presos por causa de uma charge que desagradou os censores do regime

Jornal GGN – A TV Brasil registrou, de acordo com o jornal O Globo desta quarta (8), mais um caso de censura durante o governo Bolsonaro. Agora, as produções feitas em São Paulo são editadas em Brasília, local em que ocorreu o episódio envolvendo uma reportagem sobre o Pasquim.

Na matéria, a histórica contada era da “gripe do Pasquim”, ocasião em que 9 profissionais do veículos foram presos por causa de uma charge que desagradou os censores da época.

“Naquela época se prendia sem muita explicação, não podia falar que eles estavam presos então houve ‘uma gripe’ no Pasquim. Nove ficaram fora, mas, de qualquer forma, o trabalho deles aparecia feito por outros”, afirmou Fernando Coelho dos Santos, um dos curadores da exposição, na parte que foi excluída da reportagem.

Procurada, a TV Brasil alegou que encurtou a matéria seguindo o critério de tempo. Mas não é a primeira vez que a emissora é flagrada em caso de censura por motivos ideológicos.

“Em agosto do ano passado, o governo suspendeu um edital com participação da empresa e da Agência Nacional de Cinema (Ancine) para produções com temática LGBT que seriam transmitidas por TVs públicas. A suspensão ocorreu após as séries serem criticadas pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais”, lembrou O Globo.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não fico espantado com a censura que foi feita pelo governo Bolsonaro, todos os artigos que proponho colocar no GGN e contrariam fortemente as opiniões do Nassif eles são devidamente censurados e não reclamo nem tenho Piti, coloco mais um que vá na direção da opinião do Nassif e ele é publicado. A vida é assim, quem tem o poder que o use.

  2. HÁ SÉCULOS LARGUEI A TV BRASIL;virou um LIXO!
    POR QUE REDE BRASIL SE SE TEM OS BLOGS SUJOS???????????????????
    REDE BRASIL/EBC UM LIXO!
    Nassifinho publique se quiser é só um desabafo…lembra como era bom o tempo do ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador