TVs próximas a Bolsonaro veem volta de sorteios como forma de aumentar receitas

RedeTV!, Record, SBT e Band encamparam proposta junto ao chefe da Secom, Fabio Wajngarten

Liberação de sorteios na televisão favorece emissoras aliadas, como Record e SBT.

Jornal GGN – As emissoras de televisão próximas ao presidente Jair Bolsonaro veem na volta dos sorteios de prêmios e concursos uma forma de aumentar suas receitas.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, as emissoras RedeTV!, Record, SBT e Band encamparam essa proposta e articularam uma reunião junto ao chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), Fabio Wajngarten, ainda em 2019, para discutir tal plano.

A RedeTV! atuou como porta-voz nas conversas com Wajngarten que antecederam a reunião com Bolsonaro. A emissora defendeu que o antigo recorde de ligações atualmente representaria a média de um sorteio de prêmios de menor valor.

Para resolver os obstáculos na Justiça, a medida provisória visava exigir que as emissoras fizessem uma espécie de filtro nas centrais telefônicas para restringir o número de chamadas por CPF, para impedir que uma mesma pessoa telefonasse de diversos números diferentes, algo que é possível de ser feito na telefonia celular. Porém, tal prognóstico não está presente no texto publicado nesta terça-feira.

Os concursos e sorteios realizados pelas emissoras de televisão chegaram a registar um pico de 3 milhões de telefonemas, o que permitiria uma arrecadação de pelo menos R$ 15 milhões. Com todos os descontos (custos, impostos e contribuições), o lucro da emissora seria de R$ 5,7 milhões. Contudo, telespectadores se endividavam em busca de tais prêmios, o que levou essa prática a ser proibida ainda nos anos 90.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vc não acha q o corona vírus é uma desculpa para o estouro de mais bolha especulativa global? O q na verdade representa um mecanismo de drenagem de recursos públicos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador