Xadrez de Haddad e Ciro, o negociador e o guerreiro, por Luis Nassif

Peça 1 – o antipetismo e o antibolsonarismo

Depois do golpe que depôs Dilma Rousseff, o único fator de coesão dos seus articuladores foi o antipetismo. Era a bandeira maior, em nome da qual deixavam-se de lado diferenças em relação aos temas nacionais.

Agora ocorrerá o foco inverso. Com a vitória de Jair Bolsonaro para a presidência da República, há um motivo maior que deverá unir todas as forças democráticas, jogando para segundo plano quizílias pessoais, diferenças em relação a políticas econômicas e políticas públicas em geral: a defesa da democracia.

O grande pacto nacional pela democracia foi firmado nos últimos dias de campanha. Alguns jornais celebraram o fracasso do pacto, pela recusa de Fernando Henrique Cardoso e Ciro Gomes em aderir à candidatura Haddad. Bobagem! O pacto foi firmado de maneira horizontal, juntando petistas, antipetistas, ciristas, ex-ciristas, tucanos tendo em comum a defesa da democracia.

Mesmo com a derrota do candidato Fernando Haddad, a última semana de campanha ficará indelevelmente na mente de todos os que participaram, da mesma maneira que os comícios das diretas e outros momentos cruciais da vida nacional.

Esse movimento eclodiu devido a uma série de ameaças à democracia, às declarações de filhos de Bolsonaro contra o STF (Supremo Tribunal Federal), às ameaças de Bolsonaro no comício da Avenida Paulista, às invasões de universidades por juízes dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Parece ter caído a ficha do STF, da Procuradoria Geral da República, do próprio Alto Comando das Forças Armadas, sobre os riscos à democracia da partidarização das respectivas corporações.

O resultado foi uma ADPF (Ação de Descumprimento de Preceitos Fundamentais) da PGR, para impedir a repetição das invasões de universidades. A ADPF foi aceita pela Ministra Carmen Lúcia, depois de constatar que grande parte de seus pares, mais a mídia, haviam se insurgido contra as violências praticadas e contra as tentativas da base – juízes e promotores de primeira instância, delegados, policiais em geral – de passar a formular suas próprias leis, seguindo o exemplo do Supremo.

Foi um despertar tardio, posto que não impediu a vitória de Bolsonaro. Mas antes tarde do que nunca, ficam postas na mesa política as condições para o grande pacto nacional, juntando partidos políticos, movimentos sociais, e instituições ameaçadas, como o STF e a própria mídia, em defesa da democracia.

Peça 2 – o formato do pacto

Nos próximos dias, haverá um debate intenso – e infrutífero – sobre os culpados por jogar o país nos braços do atraso.

A mídia insistirá nos erros de Lula e do PT – que, para manter o protagonismo político nas esquerdas, minimizaram o antipetismo.

Há uma enorme conta a ser assumida pela própria mídia, que criou o fantasma da guerra fria, do radicalismo de esquerda e outros factoides que ajudaram a alimentar o exército das trevas. Usou as prerrogativas da mídia, em uma democracia, para ajudar a destruir a democracia. Só no final da campanha se deu conta de que, em um ambiente de exceção, ela fica a reboque.

Nada será cobrado de Fernando Henrique Cardoso, porque a única coisa que teria a oferecer, caso apoiasse Haddad, seria sua impopularidade. Mas a idade ajudou a acentuar as piores características de sua personalidade, um egocentrismo vazio e uma inveja profunda.

A grande questão é a maneira como irá se montar o pacto em defesa da democracia.  Haverá fusões de partido, em função das cláusulas de barreira – que impõem condições para partidos terem acesso aos fundos partidários. Mas especialistas não veem condições, no curto prazo, para o aparecimento de um grande partido social democrata. Ou mesmo para uma refundação do PT, único partido que sobreviveu ao cataclismo das eleições, abrindo espaço para aliados de outros partidos.

O pacto se dará em torno de bandeiras comuns, das quais a mais relevante será a defesa da democracia, dos direitos sociais. Não haverá condutores de povos, mas organizadores do pacto, tarefa que exige sabedoria, discernimento, desprendimento e humildade.

Nesse quadro, despontam dois candidatos a liderar a oposição, ambos com perfis diametralmente oposto: Fernando Haddad, se propondo a ser o pacificador; e Ciro Gomes, pretendendo-se o condutor dos povos.

Peça 3 – o papel de Haddad, o conciliador

Nas últimas semanas de campanha, Haddad assumiu uma envergadura pública inédita.

Conhecidos os resultados das eleições, fez um discurso histórico, de improviso, conclamando à união de todos contra as ameaças de arbítrio representadas por Bolsonaro.

Relembrou seus antepassados, em uma lição pedagógica de que o país pelo qual se luta é resultado da construção de gerações que fincaram princípios, depois seguidos pelos filhos que os repassaram para os netos. Por isso, a luta é também por respeito aos nossos antepassados. No fundo, a grande batalha será entre os descendentes daqueles que plantaram sementes civilizatórias, de boa vontade, de respeito ao próximo, contra os bárbaros e os desinformados.

Levantou bandeiras comuns a todos os democratas, ampliou a conclamação para todas as forças da Nação, não apenas para o PT, ofereceu amparo aos que sentem medo. Antes, na fase final da campanha, mostrou desprendimento ao insistir no apoio de Ciro Gomes – sabendo que, em caso de derrota, Ciro seria candidato certo a disputar a liderança dos democratas.

Em suma, comportou-se como um líder nacional.

Peça 3 – Ciro e a estratégia dos conflitos

Já sobre Ciro Gomes recairá uma conta pesada, por ter exibido um personalismo, um egocentrismo incompatível com o que se espera de um grande líder nacional.

E aí entram embates e interesses específicos que ajudaram a enterrar (momentaneamente) os avanços democráticos no país.

Desde o início, o PT pensou em Ciro como seu candidato. Mas pretendia apoiá-lo mantendo o controle do processo político – como vice de Lula, posteriormente como candidato. Tinha esse direito, na condição de único grande partido brasileiro que resistiu ao desmonte político.

De seu lado, Ciro e seu irmão Cid sempre foram refratários a partidos políticos. Seu voluntarismo, ainda que esclarecido, não cabe no figurino de um partido político. Aceitar a proposta do PT significaria se submeter a pactos com a Executiva do partido.

Tudo era uma questão de negociação. Mas elas não aconteceram.

Nem se atribua a vitória de Bolsonaro à ausência de Ciro: os ciristas votaram em peso em Haddad; o grande pacto aconteceu, mesmo com a ausência do líder. A falseta de Ciro foi contra seus próprios apoiadores.

A última semana de campanha foi um momento histórico na vida de todos os democratas, período em que aflorou uma solidariedade do nível dos grandes comícios pelas diretas, com artistas, intelectuais independentes, juristas, youtubers se irmanando em uma ação emocionante contra o arbítrio. Foi um momento inesquecível de solidariedade democrática, marcando o nascimento do novo contra o atraso do governo Bolsonaro e suas milícias.

Depois de um primeiro turno brilhante, Ciro seguiu para Paris abandonando seguidores, artistas e, especialmente, governadores aliados. Não atendeu sequer os telefonemas de governadores aliados. Enquanto isto, no Twitter, sua candidata a vice-presidente, Katia Abreu, dirigia todos seus ataques a Lula e ao PT, com uma falta notável de senso de oportunidade, não entendendo que a grande bandeira, aos olhos de seus seguidores, é a resistência a Bolsonaro, não a disputa por espólios da oposição.

A estratégia de Ciro será dividir a oposição, para cavalgar o antipetismo contra o antibolsonarismo, mostrando notável capacidade de dispersão de energias. O que pretende?  

Caso tivesse se empenhado no segundo turno, conseguiria juntar o antipetismo democrático com o petismo agradecido. Teria muito mais condições que Haddad para consolidar o grande pacto nacional pela democracia, por não carregar a herança petista.

Mas, enfim, preferiu o caminho solitário de quem não negocia: comanda. A incapacidade de negociar o impediu de ser presidente e dificultará bastante suas pretensões de liderar a oposição.

Luis Nassif

109 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esqueçam Ciro

    De onde menos se espera, é que não vem nada, mesmo!

     

    Qualquer acordo com Ciro só seria possível nos termos DELE, ou seja, não seria um acordo.

    O projeto de país dele é o país governado por ele. PONTO.

    Uma “ideologia” mais rasa que um pires furado.

     

    Mekhor descartar esse peso morto e partirmos pra luta mais leves.

  2. Ciro está seguindo o manual

    Ciro está seguindo o manual prático de como um líder com potencial se torna insignificante. Há dois exemplos de duas políticas que seguiram esse manual à risca e acabaram de forma melancólica = Marina Silva e MArtha Suplicy. Numa análise absolutamente fria, caso apoiasse Haddad desde o início do segundo turno, indo a palanques e no corpo a corpo da campanha, só teria ganhos, pois, como disse o Nassif, ficaria bem na foto com o petismo agradecido e com os antipetistas democráticos e ainda teria grande chance de não se realizar o que, suponho, talvez seja o seu temor = o de que Haddad ganhasse e fazendo uma presidência boa tirasse as chances de Ciro disputar 2022. Se ele fez isso pra revidar o pacto PT e PSB, foi de uma burrice sem tamanho. No futebol, os grandes centroavantes são aqueles que além de habilidosos têm sangue-frio pra não revidarem as faltas duras dos zagueiros na frente do juíz. Eles revidam na hora certa e de maneira que o juiz nem note – exemplo clássico disso é a cotovelada que o Pelé dá no jogador uruguaio em 70 e o juiz ainda marca falta do uruguaio . Ciro fez isso na frente de seus apoiadores. É um jumento de carga rss 

  3. O objetivo das forças
    O objetivo das forças estrangeiras é eliminar o PT,se este não assumir um viés bem nacionalista irá sumir(o PT), necessário é recuar,sair dos holofotes e deixar os vencedores governar,mas como atuam com diversionismo(os tutelados das forças estrangeiras)vão sempre querer jogar o PT no olho do furacão criado por eles ou outros,vejam q ganharam as eleições e mesmo assim o problema continua sendo o PT !

  4. bom post

    No geral concordo com as ponderações de Nassif.

    Permita-me os pitacos:

    Dificilmente se vai conseguir montar uma frente, um pacto, um entendimento.

    Na BASE ( trabalhadores, estudantes, intelectuais) há essa compreenção e vontade. 

    O problema é na CÚPULA, muito ego, muita preguiça, muito resentimento. 

    Dos tucanos não devem esperar nada, vão dar uns resmungos de Paris.

    Marina vai marchar com os botos da amazonia. 

    Ciro vai mandar mensagem de Jeriquaquara ou Zoropa.

    PPS, Dem, PDT, PSB provalvemante nada dirão. Mas se puderem pulam no colo do governo.

    Resumo: serão os conhcemos: PT, PCdoB e Boulos.

  5. Resultado de 2018 – A herança maldita do PT

    Se a ideia era o Ciro ser candidato porque sabotaram a campanha dele ?

    Uma chapa Ciro / Haddad seria muito mais viável e teria alguma chance. 

    Não existe “PT agradecido”. O PT não agradece ninguém, não aceita união com ninguém. No máximo usaria o Ciro para algum depoimento e depois descartaria. O único objetivo do PT é ter poder e hegemonia. E faz o que precisar para isso.

    Todas as pesquisas apontaram que o Ciro era mais viável para o segundo turno. E mesmo assim ninguém no PT pensou, apostaram numa quase chantagem da ameaça Bolsonaro para angariar votos, porém a rejeição ao PT foi ainda maior.

    Dos 45% de votos obtidos uma parcela razoável é de voto anti Bolsonaro, gente que pela primeira vez na vida e com o nariz tampado apertou 13 nas urnas. Não adianta achar que esses votos são patrimônio do partido porque não são.

    E parabéns aos incríveis melhores momentos da campanha, que só fizeram a rejeição aumentar:

    1. Negação dos erros, especialmente Petrolão e Mensalão;

    2. A cretinice da ideia de Constituinte;

    3. A obsessão pela censura…opsss….regulação da mídia

    4. A Gleisi martelando que o Lula receberia indulto e participaria do governo;

    5. O José Dirceu falando sobre  “tirar poderes do STF” e “tomar o poder”

    6. As visitas para pegar a benção divina toda segunda-feira em Curitiba

     

    O artigo que tem que ser escrito é: “O Xadrez de como a burrice do PT e o ego do Lula entregaram a eleição”

    Admitam seus erros ou será muito difícil conseguir algo nas urnas.

    Era hora de descansar a sigla, recolher os flaps. Tentaram forçar o protagonismo e perderam feio.Não quiseram fazer frente democrática coisa nenhuma, queriam levar tudo sozinhos. Na hora que bateu o desespero quiseram trazer todo mundo para o barco naufragado. Realmente acharam que a Marina ia esquecer o que fizeram com ela em 2014 ? Ou que o FHC iria esquecer os anos sendo hostilizado, a estória da herença maldita ? Ou que o Ciro iria dar tapinha nas costas depois da sabotagem em 2018 ?  

    O Lula perdeu a aposta ! E agora vai ficar uns bons anos pensando a respeito disso no frio de Curitiba. Sem eleição a romaria vai acabar e a solidão do cárcere vai aumentar muito.

    Parem de acusar a Globo, o Moro, os eleitores, a Maçonaria e os Ets pela derrota. Perderam porque foram arrogantes !

    Esse resultado que vimos nas eleições de 2018 é a verdadeira herança maldita do PT !

    Partido maldito, liderado por gente desgraçada e que só queria poder ! Se as trevas vierem a culpa é toda de vocês !

     

    1. Eleições presidenciais decididas em segundo turno

      Votação no candidado do PT

      em 1989 46,97% dos votos válidos no segundo turno
      em 2002 61,27% dos votos válidos no segundo turno
      em 2006 60,83% dos votos válidos no segundo turno
      em 2010 56,05% dos votos válidos no segundo turno
      em 2014 51,64% dos votos válidos no segundo turno

      em 2018 44,87% dos votos válidos no segundo turno

      ou seja não é primeira vez que os muitos eleitores escolhem o PT, dependendo do adversário no segundo turno,

      é verdade apenas para aqueles que estavam votando pela primeira vez, os muito jovens.

      1. Série histórica interessante

        Grato pela paciência em levantar os dados.

        A série histórica mostra que no período posterior ao primeiro governo governo Lula  o PT perde em média 5% dos votos a cada 4 anos. Fazendo a projeção para 2022 (se houver) a fatia do PT num eventual segundo turno ficaria abaixo de 40%.

        Considerando o voto anti capitão que o PT ganhou em 2018 e que não foi pouco, arrisco dizer que os votos de base, que sempre votam no PT, estão se reduzindo ainda mais. E isso pode atrapalhar os votos no primeiro turno.

         

    2. 31,2 milhões de votos, ou 29,2% dos votos válidos

      Eu não sei se você sabe, que tivemos uma Presidente afastada por golpe, e o maior lider do partido está preso sem provas.

      O capital político do PT é enorme, seja qualquer o motivo, 45% do eleitorado, dependendo do adversário, tem o PT como alternativa de poder.

      Agora vamos liderar a resistência, com ou sem Ciro.

      Será difícil, no período de trevas, mas nem Ciro, nem ninguém impediria este período de trevas se houver apoio das forças armadas.

      Até uma derrota de Bolsonaro seria uma justificativa para um golpe militar, e início de um período de trevas,

      O pior cenário é o mais provável.

      Há muito tempo um PT vive um período de trevas, com a perseguição da maior parte da grande média e do judiciário, e mesmo assim elegeu deputados, senadores e governadores, e obteve 29,2% dos votos válidos no primeiro turno e 45% dos votos validos no segundo turno.

      Eu não sei se você sabe, que tivemos uma Presidente afastada por golpe, e o maior líder do partido está preso sem provas.

      1. Ele não sabe nada
        É mais um que se deixou impregnar de ódio ao PT. Um dia os historiadores ainda vão estudar com profundidade, porque o partido que tirou 40 milhões da miséria, como NINGUÉM jamais fez, merece tanto ódio por parte de alguns brasileiros. Talvez descubram que, lá no fundo, o motivo do ódio tenha sido promover uma igualdade que alguns brasileiros jamais desejaram realmente.

        1. Faltou o maior dos argumentos

          Você esqueceu de mencionar que eu não gosto de pobre em avião, o maior clichê do petismo.

          O PT perdeu para a sua arrogância e falta de autocrítica. Se não enxergarem isso vai ser difícil voltar ao poder, como um outro comentarista mostrou, são 5% de queda na votação a cada 4 anos.

      2. É isto mesmo.
        Acredito até

        É isto mesmo.

        Acredito até que se o TSE deixasse o Haddad vencer o golpe militar seria dado no mesmo dia.

        Se o TSE deixasse o Haddad vencer e o golpe não fosse dado no mesmo dia, fariam com o Haddad o mesmo qe fizeram com a Dilma.

        Seu governo seria inviável e queimaria de vez o filme do PT.

        Há males que vem para bem já dizia a sabedoria popular.

        Mas o que me preocupa é o que escrevo abaixo.

        O goveno Bozo certamente será uma desgraça total pela incompetência administrativa e sua política economica entreguista e destruidora de direitos dos cidadãos, sem falar no autoritarismo.

        Será que vão culpar o Lula e o PT pela desgraça que se aproxima?

        O bozo com certeza culpará e os milhões de zumbis que o seguem serão capazes de acreditar.

        Aí entra o perigo do fascismo. O fascismo precisa de um inimigo que o justifique e este inimigo será o PT, seus políticos e seus eleitores.

        Tenho um mau pressentimento.

        1. A história se repete

          O PT passou 14 anos culpando o FHC por tudo de errado que acontecia no governo, mesmo muitos anos após sua saída.

          Agora o PT passa a ser vidraça após 4 gestões sendo estilingue.

          Como o partido não teve a grandeza de entender que não venceria 2018 e mesmo assim entregou o país, a crítica será justa

           

      3. Nao sei se vc sabe mas …

        1. O discurso do Golpe não colou. A prova definitiva disso é a rejeição da Dilma nas urnas. 

        2. Matemática básica: 29,2% dos votos válidos no máximo levam para o segundo turno. Ter 45% no segundo turno também não resolve nada, só cria a falsa impressão que foi por pouco. Derrota é derrota ! Para ganhar tem que ter mais de 50%. Numa maratona vence quem está na frente no km 42,195, pouco importando quem eventualmente estava na liderança no km 40.

    3. Chama o Ciro!

      Concordo por demais!

      Só não enxerga quem não quer ver!

      Acaso houvesse preocupação real do Lulla e do PT com os destinos da nação, o pacto com o Ciro seria viabilizado como única solução viável para evitar a eleição do Bolsa, cabendo a integral renúncia do PT em benefício do Coroné, pois não se justificava o protagonismo diante da IMENSA rejeição do povo ao partido.

      Depois de 12 anos de gonverno, é espantoso como o Lulla e o PT não conseguiram deixar qualquer vestígio de clareza na mente das camadas populares, que permanecem presas na ignorância e nos interesses imediatos…

      Chama o Ciro, o condutor de povos!

       

       

       

       

    4. PT so quer poder?

      Desculpa, mas o seu texto respira puro ressentimento, inconformismo com o que poderia ter sido na sua perspectiva.

      O que destaco são algumas ininteligencias, tipo ” o pt só quer poder”

      Whats??? Na sua opinião então, deve se fundaar um partido para constar na lista do TSE.

      Todo e qualquer Partido, quando se cria, fundamentalmente busca a conquista do Poder, óbvio!

      A única diferença, no caso do PT, é que ele além desse objetivo maior (o poder), ele foi sendo construido a muitas mãos, envolvendo camadas importantes da sociedade brasileira, desde o mais humilde ate o mais destacado da intelectualidade.

      O PT passou nos ultimos 30 anos por um processo necessário de derrotas e vitórias e o que é mais importante, está sempre se “construindo”.

      Questionar porque so visa o poder  chega a ser hilário.

      É necessário poder para

      poder mudar

      poder transformar

      poder, poder, poder…..tudo que for para conquistar um País melhor, justo e igualitário.Estavamos quase conseguindo, mas a direita e a suposta esquerda, atrapalhou um bocado nestes ultimos 30 anos..

      1. OK mas …

        Entendo seu ponto e agradeço seu comentário.

        Na minha opinião era impossível o PT vencer agora em 2018, era bastante claro, dado a parcela gigante de antipetismo. Em condições normais até o Daciolo ganharia do capitão nem segundo turno. Mas 2018 não era normal.

        Veja seu último parágrafo, que fala na busca de um país melhor. Todos querem isso, não resta dúvidas.  E essa busca por um país melhor deveria motivar no PT a autocrítica que a maré de 2018 não estava favorável e pensar numa alternativa viável para vencer as eleições frente às ameaças, visando o bem da população.

        Abraço 

         

        1. Não quero demove lo de suas

          Não quero demove lo de suas idéias, com todo o respeito, alienada da realidade dramática que vivemos neste processo eleitoral.

          E que foi praticamente às vésperas da eleições.

          Acredita mesmo que não houve motivos absurdamente atípicos que tiraram a nossa vitória???

          Tenta refletir na rede de mentiras e difamações que correram o Brasil contra Haddad.

          Este era o menos rejeitado de todos os presidenciaveis e logo, com esta rede do submundo, um inferno de mentiras e calunias foram penetrando a mente de milhoes de pessoas.A imprensa foi uma peça necessária nesta difusão.Que dizer da justiça???

          Para completar o quadro, a ausencia do debate entre os dois candidatos acabou favorecendo sob todos os aspectos, o Bolsonaro, isto é claro. Ele, querendo ou não, dispunha da mídia diuturnamente.

          Ah ia esquecendo, o episódio da facada ajudou enormemente ao canalha que soube espalhar as insinuações de que foi um ato premeditado do PT de atentar cotra a sua vida.

          Bastou somente a insinuação e o PT recebeu toda a carga infame que afetou a imagem de Haddad.

          Nos debates que houve entre os demais candidatos, a “esquerda”, diga -se Ciro e Marina fizeram questão de ignorar a presença de Haddad, tecendo comentário maledicentes entre os amigos Alckmin e Álvaro .]

          Faziam questão de perseguir o PT e iguala-lo ao PSDB.

          São pessoas que só se realizam com a cultuação ao seu próprio perfil.Eles se julgam os melhores e quem não os ve assim, não merecem a sua “altiva atenção”.

          É muita sordidez desses dois candidatos, os outros se dispensa comentários, exceptuando- se Boullos.

          Lembro muito bem de Ciro falando, quando houve o lançamento da candidatura de Lula, que aquela candidatura era um desserviço ao Brasil. As pesquisas indicavam que o povo queria o Lula.

          Estes dois, tais quais Heloisa helena, estão reservados aos anais do esquecimento.

      1. Vc é paranormal ?

        “Dos 45% de votos obtidos uma parcela razoável é de voto anti Bolsonaro, gente que pela primeira vez na vida e com o nariz tampado apertou 13 nas urnas”

         

         

  6. O PT que faz uma ampla aliança política

    O PT que resitiu, foi o PT que faz uma ampla aliança política, inclusive com os setores mais conservadores da sociedade.

    No Nordeste este PT obteve, 50% dos votos validos no primeiro turno para eleição presidencial.

    O PT que quase não faz aliança, obteve 16,4% dos votos válidos no primeiro turno para eleição presidencial em São Paulo, ou 19,2% dos votos válidos na região sudeste para eleiçẽo presidencial.

  7. “A estratégia de Ciro será

    “A estratégia de Ciro será dividir a oposição, para cavalgar o antipetismo contra o antibolsonarismo, mostrando notável capacidade de dispersão de energias. O que pretende?”

    Com seu discurso antipetista conseguiu 10 % e 20, creio, não votaram ou votaram nulo. Desta forma Ciro tem um potencial de 30% de votos a ganhar sem apoio do PT ou petistas. Seu discurso será antipetista e antibosolnarista. Dará certo? Talvez! Partindo do prinicipio que haverá eleição e o rito democratico permanecerá. Algo improvavel!

    A questão é se Hadadd terá folego e vontade de continuar na luta democrática e vivenciar 4 anos ou mais de sabotagem do midia-judiciário.

  8. PT agradecido?
    PT agradecido é fake news.

    Será mesmo que PT fez tudo que podia pela democracia?

    E a Gleici, presidenta do PT, fez um bom papel, dizendo que Ciro nao passava nem com reza brava? Ou quando articulou com o PSB (que apoiou o impeachment) para que negasse a Ciro o tempo de TV e o fundo eleitoral?

    Ou talvez ajudou MG ao tirar Marcio Lacerda da disputa para ajudar Pimentel, que sequer chegou ao 2 turno.

    Haddad é grande. Ciro nao é submisso.

  9. Questão de tempo…

    Bolsonaro é intempestivo e por isso o maior anti bolsonarista é ele mesmo…

    Tudo que acontece, acontece dentro do tempo, basta a oposição, então ficar sentada…

    As perolas já começaram a sair…

  10. Ciro tenta mas não consegue esconder seu lado coronelzinho

    Se num primeiro momento era possível criticar o PT por não saber negociar uma aliança com outros setores, depois ficou claro que, no que tange ao Ciro, estava certíssimo… Ciro mostrou realmente quem era, e na hora que, nós brasileiros, precisamos dele, pensou só em si mesmo, mostrou-se um ser pequeno, desprezível, indigno de confiança. É só mais um coronelzinho da Arena e além de tudo sem nenhuma sagacidade politica, pra não chama-lo logo de burro. Enfim, tenho que dar a palmatória e concordar que o PT viu, tvz antes da maioria, que Ciro não era confiável. Da minha parte Ciro jamais terá um voto, é só mais um velhaco do nível de cristovão buarque, marta, marina entre tantos…

  11. Eleições livres!!!!

    O cenário mais provável é que estaremos todos juntos novamente na luta por democracia e eleições livres nos próximos anos ou décadas.

    Como já foi dito em alto e bom som, não haverá um segundo erro com as torturas, e os opositores, pelo menos “uns 30 mil” membros da oposição serão mortos, alguns seguirão para o exílio , a guerrilha ou a clandestinidade.

    Se sobrarem partidos, serão apenas aqueles que aderirem ao Governos da Família dos Bolsonars, não vai demorar muito para que a Família se torne  proprietária da maior emissora de televisão, talvez meses.

    Mas tudo pode acontecer, ainda estamos no campo da especulação.

    Mas se a democracia resistir e tivermos eleições livres em 2020 e 2022.

    Teremos dois cenários,

    um de terra arrasada, com a Família Bolsonaro em algum paraíso fiscal com tudo que puderem levar, e o PT como principal alternativa de poder.

    Outro, estaremos diante de um populismo de direita, com aumentos reais do salário mínimo,  abandono total das teses neoliberais, com proteção da indústria nacional, inclusive coma retomada da Embraer, e uma a provável reeleição de um membro da Família Bolsonaro.

    Vamos aguardar os próximos meses.

  12. Passou a hora de achar culpados
    Sou petista é admiro Ciro Gomes , um cara inteligente,com temperamento forte é verdade,mas ainda sim um cara que gosta do povo desse país, um democrata do jeitão dele,mas ainda sim um democrata.talvez me acusem de purismo,ótimo, que seja então mas precisamos recolher as armas contra parceiros e lembrar que somos apenas humanos com nossas idiossincrasias. O inimigo é outro e tudo que fizermos para proteger a democracia nesse país,precisará de todos que tenha compromisso com essa moça tão maltratada ao longo de nossa história.

  13. Faltou a peça mais importante nesse jogo
    LULA ! Quando Lula sair da cadeia, e isto acontecerá mais cedo ou mais tarde, emergirá como um titã na política nacional. Ainda veremos muita água rolar por baixo da ponte.

    1. Considerando o momento atual

      Considerando o momento atual creio que o Lula jamais sairá da prisão.

      Ele já é um senhor de idade.

      A Lava Jato, grupo de traidores da pátria, providenciará inúmeras condenações para que Lula nunca mais tenha liberdade.

  14. Bastante parcial essa
    Bastante parcial essa análise. Não consigo ver de onde que Nassif tira que Haddad se credencia a grande líder. Sua grande votação se deve basicamente a dois fatores. O primeiro ter sido poste de Lula no primeiro turno e por isso ter herdado seu eleitorado fiel que é historicamente em torno de 30%. O segundo ter enfrentado um candidato com grande rejeição no segundo turno como Bolsonaro, o que fez sua votação aumentar significativamente ainda que de maneira insuficiente, justamente porque ele tinha que carregar o fardo de representar PT e Lula no segundo turno, embora isso tenha sido um bônus no primeiro. Dilma quando foi deposta pelo impeachment também foi louvada pela militância por ter saído maior mas vê-se hoje que ela tende ao ostracismo no partido. Acho que mesmo se tivesse sido eleita senadora não teria muita voz na cúpula. E Haddad já disse que volta a ser professor. Ou seja, não vai se engalfinhar com as diversas tendências para comandar o partido. Assim sendo, impossível pensar em Haddad como tendo algum papel relevante na política nacional daqui para frente.  Outro ponto que me chama a atenção negativamente é que Nassif diz que o debate sobre erros e culpas do desastre que foi o resultado será infrutífero. Como assim cara pálida ? Será que mesmo depois dessa vai tudo passar como se fossem brancas nuvens e o discurso do não é hora de fazer a autocrítica ainda vai colar ? Não acho que é para colocar em pelourinho mas os erros tem que ser apontados assim como as responsabilidades até para que não se repetir os erros. É óbvio que vacas sagradas vão ser atingidas nesse processo, mas isso é da vida. São todos humanos e sujeitos a erros. Aliás, cabe aqui um pequeno adendo. Ao que parece o partido não estava tão unido assim em torno dessa estratégia suicida mas a ala contrária a ela não tinha força para peitar o grande líder. Com a derrota, tudo indica que o PT vai entrar numa fase de disputas internas e é bem possível que uma parte descontente acabe saindo do partido. A ver mais a frente.  Sobre personalismos, Nassif aponta para Ciro como se ele fosse o único que pensou apenas em seu quinhão quando na verdade todos agiram da mesma forma. Lula e o PT só pensaram em si mesmos quando impuseram sua candidatura na tentativa (de sucesso) de manter a maior bancada de esquerda e hegemonia do campo. PSOL só pensou em si mesmo quando lançou Boulos imaginando que uma parte descontente do PT no futuro vá se juntar a eles. PCdoB também só pensou em manter seu único governo estadual assim como o PSB tratou de assegurar PE. Ciro não quis pagar para ver ser garoto propaganda do PT numa eleição marcada pela rejeição ao partido tendo ainda um histórico de o ter passado para trás em 2010. Poderia ter ele agido diferente ? Difícil pensar assim quando cada um pensou no seu primeiro. No final das contas, acho que o jogo dos personalismos foi zerado e um outro começará a partir de agora.  Por último, só queria lembrar que o jogo descrito para ver quem vai ser o grande líder anti-Bolsonaro já começou. Não sei como a coisa vai ficar ao final, mas uma declaração de Orlando Silva (PCdoB) dá a entender que todo esse processo gerou fissuras em aliados históricos. Ricardo Capelli já tinha escrito isso quando descreveu as negociações para a formação de chapas em 05/08 como o “domingo sangrento”. Quando li esse texto há dois meses atrás, achei ele premonitório. Pois bem, a notícia que segue mostra que uma mudança na mentalidade das pessoas vai ter que ocorrer.  https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/apos-alianca-eleitoral-pcdob-ja-articula-formacao-de-bloco-sem-o-pt-na-camara,facb4f7bc4679fb1d9287d7c2c896102wb30d10p.html

    1. @ bfcosta
      Para de repetir

      bfcosta

      Para de repetir clichê. Tipo “Lula e PT só pensaram em si mesmos”. Tá adivinhando “pensamento de partido” agora? Uma instituição cheia de forças internas e contradições como todas as outras. Essas ideias simplórias, de o “partido pensou isso”, “o partido foi egoista” são caricatas demais. Daí para dizer que o partido é “o mais corrupto”, ou uma insituição cheia de intenções e planos individuais. Vai vir dizer que “o Lula é o PT”, eu acho. Não vai conseguir sair do clichê, como muitos não vão além de memes e argumentos de whatsapp. E o Ciro fica de mimimi, “o PT foi ruim pra mim”, coisa louca. Não é possivel, quem vai comprar esse choro bocomoco de bom moço? Eu é que não vou, tendo defendido ele muito, tentado convencer muita gente a por ele no 2o turno. Hoje sei que é o Haddad sim, como já desconfiava pelo calibre sereno e pé no chão, racional seria a palvra certa, coisa que falta aqui – onde tudo é dogma, religião e caricatura.

    2. Parabéns! Excelente

      Parabéns! Excelente comentário analítico. Concordo plenamente. Poderia acrescentar algumas observações, mas seriam desnecessárias no momento, já que iriam nessa mesma linha. 

  15. As manifestações #elenão

    As manifestações #elenão contra o Bolsonaro revelaram uma capacidade de mobilização impressionante, e que vai dar muita dor de cabeça para seu futuro governo. Há muita energia mlitante reprimida no Brasil pronta para explodir. 

     

  16. A culpa é do Lula

    Lula preteriu o Ciro várias vezes. Mais que isso, Ciro foi literalmente traído por Lula. Lula e o PT não aceitam críticas inclusive as feitas por Ciro. Além disso, Haddad não teria condições de governar. Iria sofrer tanto quanto a Dilma. E por fim, já está na hora de o PT largar o osso. Já fez a sua parte, marcou época. Passar o bastão é necessário. Discordo totalmente que o Ciro deveria apoiar incondicionalmente ao Haddad. Não se trata simplesmente de vencer uma eleição. É muito mais que isso. Votarei em Ciro novamente. Não tenho certeza se votarei no PT

  17. A História ainda Mostrará o resultado do cálculo de Ciro Gomes
    O que eu acho que não foi considerado é que o Ciro Gomes não ficou em cima do muro. Sua posição sempre foi muito clara. Bem antes das eleições, no primeiro turno e no segundo. Pra mim, dizer que “ele tinha que ter declarado o voto e orientado seu eleitores”, ou que “declarar o voto era fundamental para mostrar a força da união contra Bolsonaro”, sinceramente, é forçar a barra. Não tinha mais voto pro Ciro dar. O Ceará votou em peso em Haddad. O que Ciro fez, além de cuidar de sua saúde, foi preservar-se como quadro presidenciável. E merece respeito. Ele não tinha que buscar ninguém, tinha era que ser buscado. Metralhar Ciro agora é que é dar tiro no pé.

    1. concordoooooooooooooo!

      “Sua posição sempre foi muito clara.”

      Isso é indiscutível!

      Çiro sempre foi e será o candidato da direita!

      E não se esqueça disso….

  18. Meu pitaco

    Nem Ciro, nem Haddad na oposição, talvez Boulos ou Amoedo. O primeiro se o Bolsonaro acertar, o segundo se errar.

    Fora distos, só babozeira.

    1. “Amoedo”… quem?

      Amoedo é nada, é ninguém, é traço em política. Não tem o menor apoio popular, democrático. E não quer nada com política senão ter lucro pessoal, privado. Para si e para os “sócios de seu clube”.

      Claro que não há nada que o dinheiro não possa tentar comprar. Nada que propaganda não possa mentir. Mas aí não seria democracia, mesmo, seria plutocracia.

      Um nome a ser esquecido quando se pensa em política.

  19. Acho que você acerta, caro

    Acho que você acerta, caro Nassif, quando diz que Ciro Gomes é avesso a partidos; parece que Ciro os vê como um mal necessário, como alguém que se casa com uma sueca só para virar cidadão da Suécia.

    No fim acabei admirando o cearense por não ter feito como Joaqim Barbosa ou Rodrigo Janot. dois dos maiores algozes do PT: declarar voto em Haddad mas só depois de terem certeza de que Bolsonaro ia ganhar. Claro que as histórias pessoais desses dois pesa (e pesará) muito mais em suas Histórias do que suas declarações de última hora; tiveram papel fundamental no golpe que resultou no ex-militar eleito. Ciro. afinal, não prejudicou Haddad, não prejudicou a Democracia, acho, e nem a si mesmo.

     

    P.S.: Acho difícil acreditar que Barbosa e Janot são “naives”, moleques ou inconsequentes, que não viram no que ia resultar a demonização que impuseram à imagem do PT…

    1. Bem lembrado…

      Não tinha me atentado a este bem lembrado detalhe, Renato. Joaquim Barbosa e Janot apenas declararam voto ‘na democracia’ quando já era praticamente certa a derrota de Haddad, só para fazerem de conta que estão ao lado da democracia.

      Ajudaram a parir e alimentaram o monstro, agora querem negar a paternidade. Enfim, a história sempre lembrará o papel mesquinho de ambos.

      1. Mesquinho e inepto, Mariana.

        Mesquinho e inepto, Mariana. Os argumentos que sustentam a condenação de Dirceu, por exemplo, não resistem a um sopro de legalidade. Aquilo foi – e continua sendo, uma vez que toda decisão judicial pode e deve ser revista – uma demonstração de autoritarismo, de força bruta, de desprezo à norma.

        Ok, em sua melhor forma procuradoria e defesa deveriam buscar a verdade e não respectivamente acusar usando qualquer recurso para isso, e defender da mesma forma. Assim, na prática, Janot foi apenas comum, vulgar. Mas Barbosão? Ocupou o cargo de juiz sem jamais conseguir se desvencilhar da vocação para acusador. Creio mesmo que nem ao menos tentou se reposicionar. Reposicionar-se significaria desestruturar-se naquilo que lhe pemitiu algum sucesso na vida. Mas aí já é interpretação minha… O fato é que Barbosa não foi juiz exceto nas formalidades, foi acusador. Acusador na pele de juiz, como Moro.

        1. Aqui mesmo neste site o

          Aqui mesmo neste site o Nassif já públicou várias matérias que desmontam de forma cabal o tal mensalão do PT.

          Aquilo foi uma das maiores mentiras da história do  Brasil.

          E o Joaquim Barbosa sabe o que ele fez.

          E por saber o que fez foi que ele pediu para sair do STF muito antes do tempo.

          Só queria saber quanto $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    2. Eu acho que o Haddad perdeu

      Eu acho que o Haddad perdeu milhares de votos com estes “apoios”.

      E os dois canalhas com certeza sabiam que seu apoio tiraria votos, porisso o declararam.

      Será que pelo menos deram o voto ou fizeram como o Sarney em 2014?

      Um  deu início a toda esta desgraça toda e o outro deu seguimento.

      Os dois são diretamente responsáveis pela treva que o Brasil adentra.

       

  20. Cid Gomes escancarou a
    Cid Gomes escancarou a pobreza de propósitos naquela encomenda patética feita por Ciro Gomes depois do primeiro turno, em pleno comitê do PT em Fortaleza.
    Coisa horrorosa, infantil.
    Ciro se apequenou, perdeu credibilidade e mostrou a todos que estava num projeto pessoal.
    Vai ser difícil se recuperar, notadamente tentando ganhar musculatura polarizado com o PT no Nordeste.
    Fiasco.

  21. Haddad vs Ciro
    Nassif fico pasma com sua análise política ao escrever sobre Ciro “Caso tivesse se empenhado no segundo turno, conseguiria juntar o antipetismo democrático com o petismo agradecido. Teria muito mais condições que Haddad para consolidar o grande pacto nacional pela Democracia, por não carregar a herança petista”.

    Haddad é um líder, um homem corajoso e um intelectual. Ciro é um político medíocre,arrogante e oportunista.

    Errei ao pensar que Haddad não poderia ser uma liderança política, mas quando assisti sua entrevista na TVE e TVT vi um professor e político com espírito de grande envergadura. Haddad é um democrata, ama o Brasil, Ciro faz parte da velha política, não tem nenhum compromisso com a Democracia nem com o povo brasileiro.

  22. No texto faltou

    Faltou analisar que o comportamento da cúpula do PT simplismente inviabiliza qualquer possibilidade de união.

    O PT não quer se unir para a defesa da democracia. O PT quer que se unam em torno dele PT. O PT simplismente não contava que o Bolsonaro fosse dar aquela subida nas vésperas do primeiro turno (ninguém contava). Quase ganhou ali. Aí é que o PT se deu conta de que não bastava colocar o seu candidato no segundo turno e que a vitória viria fácil.

    Mas aposto que o PC do B, o PSOL, o PDT e o demais irão todos tentar caminhar no sentido de dizer ao PT que o PT ainda está grande, mas perdeu a hegemonia.

    No primeiro turno o PT teve menos do que os 30 % de votos que tradicionamento o partido tem.

    E não sejamos ingênuos. Nessa frente pela Democracia sugerida, todos estarão pensando em se cacifar para 2022. O próprio Boulos saiu na frente convocando um ato para terça-feira, dia 30/10/18, contra a vitória e o futuro governo do Bolsonaro. Será que alguém que o conheça pode pedir ao Boulos para segurar a franga um momento. Ainda está todo mundo de cabeça da lua com o resultado.

    E querer vaticiar que o Ciro saiu menor dessa eleião, é esquecer que o cara está faz 38 anos no cabaré. O cara era Ministro da Fazenda no Governo Itamar. Poderia ter sido Ministro para qualquer pasta no governo FHC, segundo o próprio ex-presidente. E o cara simplismente se mandou para os EUA depois de brigar com o FHC.

    Vamos esperar um pouco. O cara vem cantando a bola desde que o Lula escolheu a Dilma, com a propaganda de querrilheira e gerentona do PAC.

    Mas é o seguinte. O PT vair tentar mandar bala no Ciro, dando como desculpa o segundo turno da eleição, mas que no fundo é para o afastar da suposta liderança da oposição. Vão quebrar a cara, porque o Haddad somente passou a falar grosso uma semana antes do segundo turo. O Ciro é conhecido pela língua não caber na boca. O PT vai ficar falando bobagem do Ciro. A hora que ele resolver falar, não reclamem. O Lula está preso e o Haddad elogiou a lava jato, elogiou o Sérgio Moro. Disse que fazem um belo trabalho mas que só erraram com o Lula. Acertaram com todo mundo mas erraram com o Lula. E ainda tirou o vermelho, o Lula e etc da propagando no segundo turno.

    O xadrez da oposição é o seguinte. Primeiro o Haddad terá de saber se a cúpula do PT vão deixar ele liderar alguma coisa no PT.

  23. Ciro já era

    Ciro vai viajar e voltará como candidato em 2022 num novo partido. Os que ficam no Brasil durante todos os próximos quatro anos terão que reorganizar o PT e a esquerda com inteligência e paciência.

  24. Sugestão de nova estratégia

    O eleitor anti-PT foi robotizado com táticas de guerra. Contra robô não há argumentos. Bolsonaro diz atrocidades a toda hora e não perde um único eleitor e nem o PIG consegue enquadrá-lo. O PT (Haddad) deve liderar a centro-esquerda se manifestando primeiramente propositivo, a favor das eventuais coisas boas para o Brasil que sejam propostas pelo Bolsonaro, desarmando a máquina que nutre o antipetismo e desligando a luz vermelha que controla o cérebro dos robôs. No restante (quase todo), teremos “moral” para fazer uma oposição sólida. Não se cala um cachorro a gritos. O mito cresce com as críticas e ataques, mas derrete perante a civilidade do opositor e vai morrer com os seus próprios erros.

  25. Xadrez de Haddad e Ciro, o negociador e o guerreiro

    Haddad nunca quis ganhar as Eleições de 2018, assim como Lula em 1989.

    assim como o Lulismo jamais pretendeu resistir ao Golpe de 2016. assim como nunca se empenhou em lutar pela nulidade do Golpeachment.

    assim como se comportará docilmente como uma oposição consentida ao regime BolsoNazi. e o twitter de Haddad é a antecipação disto.

    como aqui arkx postou inúmeras vezes: para o Lulismo as Eleições de 2018 ficam para sempre longe demais.

    a Esquerda que começou a morrer em Junho de 2013,  agora jaz deitada em seu caixão, rodeado de  velas roxas e coroas de flores apodrecidas.

    e não só o Lulismo.

    o PSOL afunda junto com Boulos, convertido em Esquerda de estimação do Lulismo. Marcelo Freixo se consagra como aquele que poderia ter sido, mas nunca será.

    em MG, após o desastre anunciado de Pimentécio e a humilhação eleitoral de Dilma, um grande potencial se zumbifica na via parlamentar: Beatriz Cerqueira.

    mas não é só a Esquerda que agora confirma seu falecimento. é toda uma geração de analistas políticos, jornalistas, sociólogos, artistas, etc… todos com a data de validade há muito vencida.

    se Bolsonaro é a Direita enfim se orgulhando de si mesma, Haddad nunca foi além de uma Esquerda sempre envergonhada de dizer seu nome.

    se Bolsonaro é enfim a cara nua e exposta da lumpenburguesia no Brasil, Haddad é o desmascaramento definitivo do Lulismo.

    no final, quem tirou a máscara foi Lula. e surgiu a face de Haddad: a oposição gentil, bem comportada, prudente, civilizada e completamente inócua.

    alguns evocam as platitudes da resistência. qual resistência? aquela que nunca houve, não há e jamais haverá. tão fake quanto a campanha Bolsonariana.

    o golpe? que golpe… golpe se confirmou pela boca de Haddad uma palavra um tanto dura.

    Sérgio Moro? está fazendo no geral um bom trabalho.

    BC? autonomia!

    Bolsonaro? seja feliz companheiro.

    não precisamos de resistência. precisamos re-existir.

    descansem em paz. mas saibam: não conseguirão. não esquecemos. não temos misericórdia.

    .

      1. Xadrez de Haddad e Ciro, o negociador e o guerreiro

        -> ISSO, até que enfim um comentário decente.

        “decente”? pois nada tem diferente do aqui postado desde 2015.

        presumo que a “decência” se deva a não ter citado Ciro Gomes. não seja por isto:

        – Ciro tem um projeto pessoal. e nisto repete Brizola. é claro que há em Ciro um autêntico envolvimento com a questão nacional-popular, assim como havia em Brizola. contudo, a prioridade é ser Presidente. pode até parecer ser pouco relevante, mas é justamente ao contrário: faz toda a diferença;

        – Ciro não vai ser o líder da oposição. já é! pouco importam os planos de Lula para o “civilizado” Haddad, pois este não tem a menor vocação para “opositor”. ainda mais num cenário de radicalização.

        esclareço: não confio em Ciro Gomes. aliás, a confiabilidade está como a Esquerda no Brasil: em seu ponto zero.

        .

    1. Olá arkx. Entendo que

      Olá arkx. Entendo que desmascarada foi a plutocracia, inclusa a burocracia civil e militar.  Agora, sim, sabemos que não existe qualquer possibilidade de conciliação, sabemos que a via eleitoral tornou-se uma ilusão e que mesmo a vitória em uma eleição não garante mais nada. A máquina que deu o golpe continuará onde está e poderá repeti-lo n vezes. Se é para sermos realistas, devemos aceitar, agora, que mesmo o controle do Estado não garante nada. A crise do sistema de produção e a decadência do império, a nova guerra entre o Ocidente e a Ásia deixam visível que vai prevalecer a lei do mais forte. A parte da população brasileira que não consegue se integrar ao sistema será vítima de uma guerra civil em câmera lenta. Lula preso é a prova de que a democracia não tem saída.

      1. Xadrez de Haddad e Ciro, o negociador e o guerreiro

        -> Agora, sim, sabemos que não existe qualquer possibilidade de conciliação, sabemos que a via eleitoral tornou-se uma ilusão e que mesmo a vitória em uma eleição não garante mais nada.

        afirmo aqui exatamente o mesmo desde 2015. por isto, já fui até acusado de ser um infiltrado “agente da NSA” – sem que nenhuma providência fosse tomado pelos responsáveis pelo Blog.

        exemplos:

        https://jornalggn.com.br/comment/1252333#comment-1252333

        https://jornalggn.com.br/comment/1252030#comment-1252030

        https://jornalggn.com.br/comment/1251408#comment-1251408

        https://jornalggn.com.br/comment/1250014#comment-1250014

        https://jornalggn.com.br/comment/1245377#comment-1245377

        .

    2. Telegramas do fim do mundo
      Dica um: se Ciro soubesse jogar não seria Ciro… afinal, sabemos que ele é desonesto até quando jura ser desonesto…

      Dica dois: não existe luta democrática sem que seja radicalmente anticapitalista…

      Democracia não é slogan… é processo de luta pelo poder…

      Alguém imagina que haja chance de disputar o poder pelo vir o dentro do estamento normativi capitalista?

      O resto é perfumaria e/ou auto enganação para aliviar consciência pesada.

      Ps: nenhum projeto político sai vencedor sem direcionar corretamente o ódio de classes.

      Um abraço…

      1. Xadrez de Haddad e Ciro, o negociador e o guerreiro

        -> se Ciro soubesse jogar não seria Ciro

        minha opinião sobre o Ciro já a expus aqui diversas vzs: é um carreirista que coloca o processo político em perspectiva pessoal.

        contudo, dada a completa falta de vocação de Haddad para ser “opositor”, Ciro tende a crescer.

        eleitores de Bolsonaro sem vínculo direto com as igrejas neopentecostais, milícias e também sem opção clara pelo fascismo (defensores da ditadura e da tortura, etc) tem Ciro como opção.

        entre Ciro e Bolsonaro, afirmam votar em Ciro.

        ou seja, parece existir todo um contingente, não pertencente ao círculo mais interno do eleitorado Bolsonariano, que votou no #PTNão.

        -> nenhum projeto político sai vencedor sem direcionar corretamente o ódio de classes.

        não suporto este melodrama vulgar de se combater fascismo com algo que denominam “amor”. e que de amor nada tem, muito menos de instrumento de luta.

        nasci e passei a primeira parte da vida numa periferia violenta. então, quando no trabalho junto com aquela população se falava de “amor”, tinha todo um sentido emancipatório.

        maridos espancavam esposas. mães espancavam os filhos. os filhos se espancavam entre si. vizinhos esfaqueavam vizinho. a policia enfiava porrada em todo mundo. e o esquadrão da morte desovava delinquentes menores nos terrenos baldios dos morros.

        “amor” tinha o sentido da solidariedade e da fraternidade. e não essa coisa melosa e piegas de uma classe média perdida sem saber o que fazer diante do acirramento da luta de classes.

        por exemplo:

        recebi via o maldito WhatsApp uma mensagem afirmando que “o fascismo só pode ser derrotado se chegar ao poder”.

        pqp! é muita falta de noção.

        é como: só podemos nos curar se ficarmos doentes! porra! mas o objetivo não é manter a saúde?!

        abração

        .

  26. Nassif, acompanho seu blog
    Nassif, acompanho seu blog desde o início e tenho aqui uma fonte de informações e análises críticas.
    Há alguns meses, entretanto, venho percebendo uma perda de objetividade nos textos, fruto do mesmo processo catequisador que acometeu o Tijolaço, o Brasil 247, entre outros entrepostos do campo progressista.
    Durante todos esses meses a missão foi primeiro incentivar a sobreposição das estratégias de defesa de Lula com a campanha eleitoral do PT. Num segundo momento, foi o que você gosta de chamar de “delenda”, foi o delenda Ciro, o inimigo a ser abatido por sua falta de grandeza em abaixar a cabeça para o PT. Depois, empurrou-se goela abaixo que Haddad não era mais Lula, não, agora era Haddad mesmo, o grande estadista que estava oculto esse tempo todo.

    Veja bem, acho que o que me fez vir aqui pela primeira vez foram as suas colunas que eu lia replicadas em algum jornal regional no interior de sp, ainda adolescente. Eu pensava: “essas ideias são tão claras, por que não são colocadas em prática?”.
    Vi muito depois você desde o começo alertando o que aguardava Dilma, a bomba fiscal que se armava. Vi você diversas vezes dando a receita da superação.
    A candidatura Ciro Gomes foi se construindo nesse interregno e percebi Ciro propondo políticas tão coincidentes às suas! Investimento público em eixos estratégicos para aumento de inovação e de empregos, como saúde, fármacos, educação, construção civil. Repactuação da Federação, com discussão sobre a saúde financeira dos Estados e nova composição tributária. Revisão da política louca de isenção tributária a grandes empresas. Racionalização de políticas públicas na segurança pública, inclusive com exposição dos acordos entre autoridades paulistas e pcc, coisa que você expõe desde 2006. E por aí vai. Propostas que inclusive passaram longe do plano do PT.
    Pergunto-me então que má vontade é esta com Ciro Gomes.
    Que insistência é esta em qualificá-lo de bonapartista, rancoroso, venal, ambicioso, destemperado? Não me parece que esse tipo de análise seja construtiva, ainda que seja uma característica sua traçar esses perfis, como o “velhaco” FHC ou o “aproveitador” Barroso. Mas, convenhamos, pessoas são mais complexas.
    E por assim serem, de que adianta fazer o papel de comunicador do PT e traçar uma divisão entre Haddad e Ciro? Ciro está mais que credenciado a ter papel relevante na oposição. Não serão 3 semanas que irão apagar isso. Não confira à Haddad uma perspectiva que sequer a cúpula do PT depositou nele.
    Creio que a análise do Prof. Wanderley foi mais equilibrada. A oposição deverá ser apartidária e suprapartidária, caso contrário, e aqui temos um elemento histórico concreto de análise, o PT irá se apoderar e estragar esse movimento e acho que o Brasil já está saturado da visão torta deste partido.
    Enfim, desculpa o comentário longo. Só achei necessário que vc tivesse um feedback para além do “sou petista e odeio Ciro” ou “sou cirista e odeio o PT”. No fundo, só gostaria que seu pragmatismo voltasse a se sobrepor aos seus desejos e aos sussuros que alguém do PT assopra em seus ouvidos.

  27. Achei interessante que alguém

    Achei interessante que alguém disse que o Haddad é um Fernando Henrique que presta.

    Talvez falando livremente nessa linha, o Ciro seja um Bolsonaro que presta.

  28. Se Ciro …
    Se Ciro tivesse este poder eleitiral estaria no 2¤ turno ou venceria no 1¤.

    Arrumem outro culpado …

    Falando dusto , ele vai cumprir a promessa de largar a política !?

    Hora de montar a oposição , só oposição será um erro já começar em clima de guerra.

    Mas ficar atento.

  29. A Frente tem que ser internamente Democrática

    ” Não haverá condutores de povos, mas organizadores do pacto, tarefa que exige sabedoria, discernimento, desprendimento e humildade. “

    Se isto acontecer eu darei todo o meu esforço para o sucesso da Frente Democrática. 

  30. Hmmmm….
    “Tudo era uma questão de negociação. Mas elas não aconteceram.””Mas, enfim, preferiu o caminho solitário de quem não negocia: comanda. A incapacidade de negociar”Negociar é a definição de político. No comício que antecedeu a prisão de Lula, não foi. Perante as injustiças e ilegalidades da prisão solta “tenho nada com isso não”. Nas negociações de uma frente ampla, omitiu-se. Não passando para o segundo turno, desapareceu na Europa (muito chique). Dia antes da maior ameaça à Democracia brasileira, aparece possuído pelo FHC.Já no Ceará…Haddad ganhou em 100% dos municípios. Quer pessoa mais descolada do eleitor e do tempo em que vivemos?Outro narcisista que deseja o título de Conducător, Füher, Dulce, Timoneiro ou quantos títulos seu ego suportar…Agora vai consolar seu narcisismo dizendo que ele é que era o cara certo; que a culpa foi de todos (menos ele) pelo desastre e que o PT é bem malvado. Veja se cresce, oras…

  31. O período de trevas parece

    O período de trevas parece que confunde até os observadores mais argutos como o Nassif. Que insistência é essa de dar uma dimensão ao Haddad que ele não tem e nunca teve? Pode vir a ter com uma bagagem que só o tempo e a experiência trazem. O Haddad é o Poste do Lula, não nos esqueçamos que ele está lá só por causa disso. Nunca foi líder de nada, nem do PT. Foi posto lá na undécima hora pra perder, pq só os petistas mais cegos é que acreditaram que ele teria alguma chance. Nenhuma menção às diferenças entre os mais próximos do Haddad e a direção do partido, pq a omissão?

    Outro equívoco é superestimar o voto antifascista que se aglutinou no segundo turno. Infelizmente não teve essa dimensão toda não, nem de longe se compara com o que ocoreu na Diretas Já. Não houve essa comoção popular toda não, muito maior foram as manifestações da vitória do Bolsonaro, são os fatos, não gosto deles mas ingnorá-los não vai mudar a realidade. 

    Acho que Ciro errou e vai pagar seu preço por isso, mas nem se compara ao crime cometido pelo PT contra o povo brasiliero. A estratégia adotada era suicida e todos sabíamos disso, grande parte da responsabilidade da vitória do fascismo deve ser imputada ao PT sim. Por fim é absurda a afirmação de que Ciro irá dividir a oposição, no momnto que estamos sofrendo essa derrota pela obsessão do PT pelo hegemonismo. Foi o PT quem dividiu o campo progressista, tirando o PSB da órbita de Ciro, sacrificando a Marília Arraes e enetregrabndo tempo de TV aos tucanos, tudo isso em nome de enfranquecer Ciro. Que grande estratégia é essa de negociação? Dou-lhe uma facada pelas costas e depois chamo pra você ser meu candidato e acho isso tudo muito normal. É por esse tipo de avaliação cega é que chegamos a esse ponto. O petismo é um caso perdido.

    1. e até comentaristas são vítimas

      do perído de trevas, como você. 

      Ciro mostrou que não tinha estatura para ir para o segundo turno. O caso do PSB não passou de uma jogada política de alto nível. Ou você acha que o tempo que Alckmin ganhou ajudou em alguma coisa? Será que vocês não percebem que a questão não é o anti-petismo? Será que não enxergam que a grande mídia não só em âmbito nacional mas mundial, fazem a campanha de desmoralização da própria política com o objetivo claro de enfraquecer as esquerdas em todo o planeta? E parece que até você foi vítima dela ao querer satanizar uma jogada política legítima. No segundo turno Ciro também seria identificado como sistema e seria derrotado com mais facilidade que Haddad pois não possui a capacidade de mobilização do PT. 

      Eu distribui maisd e 2000 panfletos e conversando com cada pessoa que os receberam. Se Ciro tivesse passado para o segundo turno, votaria nele e não sei se teria forças para entregar 2000 panfletos de porta em porta.  

      Ciro morreu. Será enterrado na mesma vala de Marina, Alckmin, Anastasia e Aécio. 

      Amém!

       

       

  32. Blá … Blá … Blá …

    Ahhh por que o Ciro não deixou a gente montar nas costas dele novamente… blá blá blá …

    Ahhh por que ele deveria aceitar ser um burro de carga novamente…. blá blá blá …

    Ahhh por que o Ciro deveria perdoar as facas que demos nas costas dele…. blá blá blá …

    Ahhh por que o Ciro deve deixar a gente pisar na cabeça dele novamente em 2022… blá blá blá …

    Ahhh por que o Ciro TEM QUE isso, o Ciro DEVERIA aquilo, o Ciro é RESPONSÁVEL… blá blá blá …

     

    OBS. Depois não sabe de onde vem o Antipetismo!

    OBS. Acorda Nassif, o Lula tá preso e não tem trono na cadeia!

  33. Pelo posttão despropositado

    Pelo posttão despropositado concluo que a guerra Haddad X Ciro pela liderançada oposiçãojá começo, aparantemente o Nassif está no front pestista. Depois dessa eleição estou convicto que o PT não pode mais liderar nada, sua incompetência para o exercício do poder é impressionante e estamos pagando o preço por isso.  

  34. As trevas virão

    Precisamos pensar estratégias para enfrentar os anos dificieis que teremos pela frente. Precisamos de uma ampla frente democratica que envolva intelectuais, universidades, movimentos sociais e todos que defendem a Constituição e um Pais democratico. E isso vai muito além de “farinha pouca, meu pirão primeiro” de alguns eternos candidatos a presidente. Eh cansativa essa briga de egos entre a esquerda e a pseudo-esquerda. Por isso gosto muito de Guilherme Boulos e Fernando Haddad. Eles mostraram que pairam acima desses egos parasitarios. Não estamos mais em campanha, estamos a espera do pior cenario que poderiamos imaginar para o Pais.  

    O momento é de pensar como vamos “resistir”. Como poderemos sair às ruas à partir de agora? Todos sabem que ao primeiro ensaio de uma manifestação contra medidas do governo bolsonaro e seus generais, a policia agira com toda violência que lhe é caracteristica e todo e qualquer manifesto sera punido. Isso, se as FFAA não forem colocadas nas ruas para impedir qualquer tipo de manifesto. Domingo à noite, tanques do exército desfilaram comemorando a vitoria de bolsonaro em alguns bairros do Rio, como na Barra da Tijuca, onde mora bolsonaro. 

    A partir de uma esquematização, vamos criar formas de debates, de midiatização dentro das redes sociais (esse é um tema que devemos procurar usa-lo corretamente e com competência). Vai ser necessario unir todas as forças para que possamos retirar o Brasil desse ponto para la de fora da curva. 

  35. Arrogância de Lula

    O semi-deus da política acaba de definir que Haddad é o líder da oposição a Bolsonaro. Pronto ! Todos temos que obedecer e nos submeter à palavra do iluminado…

    O PT nunca vai aprender e será impossível sua participação numa Frente Democrática em condições de igualdade.

    Lula é o autêntico “malandro agulha”.

    1. Lula e o PT entregaram o país

      Lula e o PT entregaram o país ao nazismo. Depois que o Brasil se tornar uma Grécia gigante ou quem sabe uma Síria, surgirá algum líder NÃO PETISTA e de esqerda pra tentar salvar os escombros.

      Não entenderam o resultado das urnas ou quer que eu desenhe? O povo odeia mais o PT do que um monstro fascista, nazista, racista, machista e todos os piores “ista” que possam existir.

      1. Arf.

        Sim, assim como a culpa do nazismo foi da esquerda alemã, ou foi de Alliende a culpa por ter sido golpeado por Pinochet, Vargas se matou por culpa dele, Jango foi o culpado de 64, como não? A culpa foi de Lugo por ter entregue o Paraguai, em Honduras a mesma coisa, e por aí vamos.

        Os capitalistas e as grandes corporações, tadinhas, estão todas inocentes…

        A culpa é nossa, das vítimas.

        Ah, e claro, agora, como somos os culpados, devemos dar as mãos a quem chocou os ovos da serpente (mídia, stf, mp, etc) e lutarmos pela democracia que nós atacamos.

        Risos…é, é de doer ler um troço desses!

    2. A igualdade formal é a raiz
      A igualdade formal é a raiz do fascismo… só ouvir o coiso ontem dizendo que todos serão tratados de forma igual…

      Ora nada mais injusto que tratar os desiguais de forma desigual.

      Pretender igualar o PT… sua luta diária contra a mídia… a prisão de seu líder… o golpe sofrido… enfim nivelar ha esse processo atravessado com outros atores… com o canalha do Ciro é de doer…

      Lula preso e o PT sob “siege” fizeram quatro vezes mais votos que o iluminado de Harvard…

  36. e por causa da iniqüidade…

    Em Mateus Capítulo 24 versos 12-13, Jesus alertava sobre o esfriamento do amor.

    “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.
    Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” 

    http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/mateus/mt-capitulo-24/ 

     

    Graças à Deus, ainda temos direito de reunião, de ir e vir.

    Uma deputada eleita está estimulando a deduragem de alunos se seus mestres criticarem Bolsonaro.

    Nos regimes totalitários, crianças denunciavam os pais.

    Acho que o Boulos e sua Frente Sem Medo deveria rever seu posicionamento sobre manifestações de massa e convocar um Encontro democratico e civil para fazer um balanço e organizar a defesa da democracia e dos cidadãos.

    Autodefesa.

    Diria até ULTRADEFESA como estratégia.

    Urgentemente.

    Vale mais ir às periferias e organizar comitês que visitem as escolas, igrejas, sociedades de bairro, escolas de samba, etc.

    Perseverar no amor e no diálogo, que nossos inimigos sabidamente não tem.

  37. Vamos comparar as estratégias

    Vamos comparar as estratégias e ver como do lado de cá o PT é um desastre pra enfrentar o desafio que se avizinha. O Bolsonaro construiu sua imagem ao longo dos anos na esteira da anti-política, com o esfacelamento institucional ele surfou o personagem antissistema e na eleição houve apenas o coroamento dessa imagem batendo sem dó no PT, que encarna a face mais visível dessa institucionalidade política. Foi se construindo o antipetismo por anos e a eleição foi só o coroamento desse processo, e o Bolsonaro encarnou muito bem esse papel.

    Do lado de cá a estratégia óbvia era jogar o debate na nossa arena, temas econômicos e sociais em que o governo atual é um desastre e o PT tinha ganho as últimas 4 eleições dessa forma, apesar de na última ter ficado feio, pq falou uma coisa campanha e a Dilma no governo fez outra. Aí o PT abre o flanco que a direita desejava, a pauta toda da pré-campanha foi o Lula Livre e antiçou ainda mais o antipestismo. Vocês acham mesmo que o cidadão comum, aquele que não é pestista mas votou no PT nas últimas eleições vai entender e aceitar uma campanha que é feita de dentro da cadeia, só na cabeça de alguém que se alienou completamente da realidade. Aí até 15 dias do primeiro turno era O Lula candidato, no dia seguinte passou a ser o poste Haddad que era Lula no poder. No dia seguinte do primeiro turno descobriram que o antipetismo era a maior força política do país e decidiram que a partir dali o Haddad na realidade era o candidato da democracia, não do Lula, que piada! A narativa é inverossimel e o PT tratou o eleitor commo idiota, mas somos nós é que vamos pagar esse pato. PT nunca mais.

     

    1. “Vamos comparar as

      “Vamos comparar as estratégias e ver como do lado de cá o PT é um desastre pra enfrentar o desafio que se avizinha. O Bolsonaro construiu sua imagem ao longo dos anos na esteira da anti-política, com o esfacelamento institucional ele surfou o personagem antissistema e na eleição houve apenas o coroamento dessa imagem batendo sem dó no PT, que encarna a face mais visível dessa institucionalidade política. Foi se construindo o antipetismo por anos e a eleição foi só o coroamento desse processo, e o Bolsonaro encarnou muito bem esse papel.”

      Então é preciso mostrar que ele é mais sistema como o próprio sistema.

      Já está concidando um advogado casado com sócia do Daniel Dantas para ser ministro da AGU.

      Não era para combater a corrupção?

    2. “Vocês acham mesmo que o

      “Vocês acham mesmo que o cidadão comum, aquele que não é pestista mas votou no PT nas últimas eleições vai entender e aceitar uma campanha que é feita de dentro da cadeia, só na cabeça de alguém que se alienou completamente da realidade.”

      Responda então porque o Lula já estava com 55% dos votos válidos e venceria no primeiro turno na última pesquisa em que figurou?

      Porque você acha que o TSE tirou o Lula da disputa?

  38. “Foi um despertar tardio,

    “Foi um despertar tardio, posto que não impediu a vitória de Bolsonaro. Mas antes tarde do que nunca, ficam postas na mesa política as condições para o grande pacto nacional, juntando partidos políticos, movimentos sociais, e instituições ameaçadas, como o STF e a própria mídia, em defesa da democracia.”

    Eu estou entendendo direito?

    Quer dizer que aqueles todos que durante anos ficaram pisoteando o PT e a esquerda criando o ódio antipetista – até entre familiares e antigos amigos, para não dizer até entre pais e filhos – no coração e na alma de mais de metade da população brasileira agora vão ter de pedir socorro ao PT e as esquerdas para salvarem suas peles?

    É isto mesmo?

  39. “Nos próximos dias, haverá um

    “Nos próximos dias, haverá um debate intenso – e infrutífero – sobre os culpados por jogar o país nos braços do atraso.”

    Para mim o culpado, e tem de ser responsabilizado pela desgraça que se avizinha é um só: o judiciário com stf, com tudo em sua associação criminosa com a globo e a lava jato.

    Não há outros.

    E me parece que o bozo identificou os mesmos inimigos potenciais.

  40. “A última semana de campanha

    “A última semana de campanha foi um momento histórico na vida de todos os democratas, período em que aflorou uma solidariedade do nível dos grandes comícios pelas diretas, com artistas, intelectuais independentes, juristas, youtubers se irmanando em uma ação emocionante contra o arbítrio. Foi um momento inesquecível de solidariedade democrática, marcando o nascimento do novo contra o atraso do governo Bolsonaro e suas milícias.”

    Na verdade, nas últimas 72 horas.

    Talez se tivessem acordado antes a desgraça poderia ter sido evitada.

    Tenho umas perguntas para as quais não encontro respostas:

    Porque demoraram tanto?

    Estavam com medo ou ódio?

    Se era ódio, era ódio de que?

    Se era medo, era medo de que?

    O medo foi maior que o ódio?

  41. Lembrar as afirmações

    Lembrar as afirmações peremptórias dos analistas não custa nada:

     

    – O Ciro acabou politicamente, não foi no bunker do Lula quando foi decretada sua prisão. Tava voado pros EUA, mas deveria voltar imediatamente ou seilá poular do avião, quem sabe.

     

    – O Ciro acabou poderia ter sido eleito presidente, se aceitasse ser candidato do Lula e do PT.

     

     

    – O Ciro deveria ter feito campanha pro Haddad no segundo turno, pq afinal é a luta contra o fascismo. Não importa que seu eleitorado em peso tenha aderido ao Haddad e q ele ao final do primeiro tenhe declarado em alto em bom som #elenão. Deveria ter se autoimolado, unindo mais ainda sua imagem ao do PT, depois da facada nas costas que o partido lhe deu na pré-camapanha.

     

    Pois bem, essa avaliações ignoram o óbvio do que país já vive algum tempo e ficou bem claro, não só com a eleição do fascista, mas com as eleições pra Governador e pra Câmara Federal  ficou mais claro ainda: A MAIOR FORÇA POLÍTICA HOJE NO PAÍS É O ANTIPETISMO.

     

    1. Verdade, querido? Uhum!
      Mande

      Verdade, querido? Uhum!

      Mande o ciro com seus doze por cento tentar se eleger sem os petistas, uma vez que o PT acabou. 

      Espero que os eleitores do ciro, que não foram votar por irrinha, não precisem chorar nos ombros dos petistas quando o cara que foi eleito graças a eles começar a aprontar das suas.

      A primeira coisa será a aposentadoria. Se os eleitores emburradinhos do ciro continuarem emburrados, o consório temer/bolsonaro não aprovará a reforma em respeito a eles. Tudo isto com apoio da rede globo que tem grande interesse na matéria.

      Como eu disse em meu comentário, eu já tenho um não voto em 2022: ciro.

  42. O assunto antipetismo só
    O assunto antipetismo só serve ao diversionismo reinante nos adversários,enquanto discuti-se isso,eles fazem o q têm q fazer e maqueiam td,os petistas erraram como todo mundo erra e se for por na balança existe mais acertos, tem uma coisa,só existe o antipetismo pq muitos não se lembram das conquistas e não valorizam nada,fora a mídia q faz a cabeça aumentando as coisas contra o PT,vou citar um exemplo clássico de grande conquista dos trabalhadores por governo petista,os 30% de insalubridade nos salários dos motoboys,conheço uma pessoa q numa canetada só da Dilma passou a receber se não me engano uns trezentos e poucos reais à época,o q ocorreu?No outro dia já estava descendo a lenha na “Dilma aquela pilantra q só quer o voto dele!”É MOLE,então td é uma questão de posicionamento e comunicação p se esclarecer melhor os trabalhadores, atualmente o PT flerta com os empresários e em troca colhe desconfianças e Fake News pagos por ZAP!

  43. No xadrez, às vezes é preciso sacrificar a rainha…

    Nassif,

    admiro suas análises e as acompanho sempre, mas para mim é sem consistência o juízo de que Ciro Gomes teria de se submeter aos ditames do PT porque este é que “teria o direito” de estipular as regras do jogo. Sua análise precisa incorporar o que sabe qualquer mediano jogador de xadrez: às vezes a conjuntura do tabuleiro exige que se sacrifiquem peças para ganhar o jogo lá na frente, até mesmo a rainha. O PT foi, no mínimo, um jogador amador na partida da eleição, pois a todo tempo estava claro que Ciro Gomes como cabeça de chapa logo de início seria a única estratégia com possibilidades reais de vitória. Ao não querer sacrificar o seu “direito”, o PT pôs tudo a perder e, de quebra, jogou ao sacrifício o suor, a esperança e a vida do povo. Você mesmo, antes do início do horário eleitoral, antecipou que a estratégia do PT, segundo suas fontes, era chegar ao segundo turno e perder a eleição (para o PSDB, previa-se). É preciso retomar e analisar melhor essa informação, agora chegou a hora.

  44. O espelho se quebrou
    Não sei precisar se os progressistas estão na década de 70 ou 80, mas se pode constatar que repetir a campanha presidencial de 2002 foi um fiasco.

    No passado ditatorial existia uma geração de brasileiros, que se preocupava mais com o medo velado de ter respostas para própria existência, do que com os militares no poder, nesse contexto, sobretudo, o papel influenciador da elite artística foi fundamental.

    Anos após, vem a nova geração de cidadãos em tempos de estabilidade da moeda e do enterro do chamado ‘telefone de ramal’ com o advento da expansão surpreendente das companhias telefônicas, que viabilizou substancialmente a comunicação entre os grupos multifamiliares.

    Enfim em 2002, a esperança venceu a obscuridade da informação, e os progressistas tiveram a oportunidade de contemplar uma outra alternativa governamental com a eleição de Lula, mesmo com a Regina Duarte o atazanando …

    Neste ano, já na era da hiper-informação em massa, que não tem nem pé-nem-cabeça nem comando, em pleno segundo turno das eleições presidenciais, os progressistas em clima nostálgico convocaram muitas celebridades midiáticas para ecoar o ‘levante a democracia’ e também, desesperadamente,rogando os votos das lideranças da velha política.

    Destarte, o espelho do tradicional formador de opinião se quebrou diante de seu público, pois o candidato a presidente eleito foi o que usou as novas mídias para exibir novas propostas com sua própria voz para sanar os anseios mais animalescos da mente humana da sociedade brasileira de forma confusa e precária, porém autêntica.

    Certamente, a equipe do conservador Jair Bolsonaro percebeu que na psique humana esconde o medo da violência urbana e rural, medo dos refugiados ladrão de empregos, medo da promiscuidade familiar, medo da doutrinação ideológica infantil … e nessa monstruosidade toda, ao contrário de que muito articulista político pensa, o antipetismo, anticomunismo, anti… é apenas o tempero salpicado no fervor das redes virtuais.

    A meu ver, Jair Bolsonaro não ficou preso ao seu nicho da narrativa da ditadura militar ou no alarmismo da Regina Duarte. Ele, provavelmente, muito bem assessorado por grandes quadros da área militar, deitou e rolou no aprendizado sobre as manifestações de 2013 até hoje.

    No entanto, nessa guerra contra-informacional os progressistas resolveram buscar soluções do passado evocando gente famosa, que está defasada em pelo menos a três décadas em relação a seus fãs, que nem não são os jovens. Mas absolutamente, a pá de cal na campanha relâmpago de Haddad, atropelando Ciro, foi incutir no eleitorado algumas proposta, sem renovação, de Lula/2002.

    Nesse universo artificial digital, decerto não será os progressistas com seus líderes no fronte, que farão oposição eficiente ao conservadorismo de Bolsonaro, e sim a própria contra-opinião de quem os elegeu via WhatsApp.

    Pra finalizar vou contar uma história real que aconteceu domingo passado dia 28/10.

    Um importante jogador de futebol de um grande clube nacional chegou de passagem em um comércio local de um bairro humilde de SP.

    E um dos atendentes perguntou para uma galera que estava sentada bebendo cerveja: vocês não vão pegar autógrafo dele?

    E um desses clientes respondeu: manda ele vir pegar nossos autógrafos, o mundo mudou!

  45. Eu discordo um pouco do

    Eu discordo um pouco do Nassif. Pelo que tenho visto na internet, não foi bem assim com relação aos eleitores de Ciro, tanto que dei a seguinte resposta a um deles e é o que penso:

    Resposta que dei a um eleitor de Ciro no Instagram. As perguntas iniciais foram uma ironia à forma como ele escreveu. “Como assim? Ainda? Não entenderam que as pessoas não querem o Ciro? (evidentemente, aqui, ele colocou PT) O fato dele ter ficado atrás, bem atrás do candidato do PT parece que não foi suficiente para que algumas pessoas entendam que ele não foi aceito.

    Quando se fazia pesquisas e ele aparecia vencendo o capetão no segundo turno, é porque todos os eleitores do PT não votariam no soldadinho de lata no segundo turno. O contrário já não é verdade. Os eleitores do Ciro, que nem pertence a um partido (aqui, concordei com Nassif), depende da ocasião. se dividem em três grupos: um, a maioria, não tem escrúpulos de votar na extrema direita. E votaram. Outro, ficou magoadinho pelo seu candidato ter sido preterido e queria que quem recebeu mais votos apoiasse o menos votado. Estes ficaram em cima do muro, com este discurso besta de que o povo, ou seja, eles, não querem o PT. E o terceiro grupo se mostrou maior que o seu candidato e votou a favor da Democracia. Este terceiro grupo provavelmente não votará mais nele.

    E eu também já tenho um não candidato para 2022: Ciro.”

  46. E a Globo?
    Nassif, como uma análise tão bbia pode deixar de fora o principal: a Globo?
    Basta que ela, para defender seus interesses, como sempre, abrace o governo do coiso como fez com os da ditadura, Collor, Fhc e Alckimin, para os cordeirinhos de seu imenso rebanho, o Brasil, passarem a achar que ele é uum Roosevelt.

  47. A fala é precisa. Haddad saiu

    A fala é precisa. Haddad saiu maior da campanha. E Ciro, muito menor.

    Este último pode algum dia vir a ser ministro – e olhe lá.

  48. Ciro sabe que chegou ao fim

    Ciro sabe que chegou ao fim da linha, por isso agora resolveu aderir ao anti-petismo. Ciro tornou-se um arremedo daquele FHC invejoso e rancoroso. Lula estava certo de não confiar em colocar o PT a reboque deste homem.

  49. Acho prematuro de decretar a
    Acho prematuro de decretar a morte política do Ciro Gomes, o que aliás O Nassif não faz no texto, mas com certeza ele começou mal essa nova fase da tortuosa política brasileira, a marca da omissão deve colar mais entre os eleitores da esquerda do que o anti petismo entre os eleitores da direita, sem falar que esse tão falado anti petismo pode se exaurir frente aos solavancos que nos aguardam a partir de janeiro, quem viver verá.

  50. Quem ganha com isto?

    Acho uma pena este tipo de discórdia que não leva a nada. Ou melhor leva sim, leva a deixar o país nas mãos dos militares por décadas. Enquanto as esquerdas discutem   insignificâncias, o grupo de Bolsonaro poderá governar sossegadamente pelos próximos 20, 30 anos o Brasil.

    Quem votou em branco no segundo turno, votaria mesmo que Ciro não existisse. votou em branco porque não aceita nem o plano de governo de Bolsonaro e nem de Haddad. E isto é um direito de cada um.

    Se não existisse Ciro, provavelmente votariam em Marina, ou João Goulart Filho, no primeiro turno e se estes não chegassem ao segundo turno votariam em branco do mesmo jeito. Quem não votou em PT nem em Bolsonaro apenas exerceu um direito seu de não votar.

    Uma política marcada por acusações e cobranças, só pode resultar em esquerda dividida e direita livre para governar.

    É muito difícil aceitar que Lula e o PT fizeram o melhor dentro do entendimento deles e Ciro também fez o melhor dentro do entendimento dele.

    Por mais incrível que pareça, o inimigo a ser vencido não é o outro, mas sim, são as próprias imperfeições. Cada um está competindo consigo mesmo, para se melhorar e para dar o melhor de si.

    E o que acontece quando alguém fala mal do candidato que não gosta? A maioria que nada sabe sobre isto acaba achando que o errado é quem fala mal – sempre – mesmo que ele tenha razão,  não é a melhor maneira de  se convencer alguém.

    —————-

    Frases do grupo ” Ex-julgadores anônimos”

    ” Por hoje, não julgarei ninguém e percebo o quanto isto é libertador ”

    ” A mais elevada forma de inteligência que existe, é a capacidade de observar sem julgar “.

    ” Por um mundo com menos dedos apontados e mais mãos estendidas!”

    ” Julgar uma pessoa não define quem ela é, define quem você é “.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador