A nova realidade não será orwelliana, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Nós nos agarramos às nossas chupetas tecnológicas como bebês viciados. E não queremos ver o mundo como ele é.

A nova realidade não será orwelliana

por Fábio de Oliveira Ribeiro

A ameaça é a tecnologia. Acredito que há uma representação equivocada do problema aqui. O problema não é a tecnologia, mas a tecnologia colocada a serviço de uma espécie muito particular de capitalismo: o neoliberalismo.

A principal característica desse sistema de produção e concentração de riqueza é sua incapacidade de conviver com a democracia. Isso já era verdade antes da ascensão das Big Techs.

O capitalismo de vigilância apenas fortaleceu infinitamente a natureza autoritária do neoliberalismo, removendo do cenário político o debate com base na verdade factual socialmente compartilhada.

2 + 2 = 5

A resposta verdadeira, mas falsa, extraída mediante tortura do personagem de George Orwell não faz mais sentido na atualidade. A violência das Big Techs contra a democracia é mais sutil e eficiente.

2 + 2 = 5 ou qualquer outra coisa escolhida para você de acordo com seu perfil

Qualquer resposta verdadeira, mas falsa, pode ser dada livremente a qualquer um pelos algoritmos e compartilhada à exaustão até que predomine em uma bolha de desinformação que explodirá no mundo político real como Donald Trump.

Aqui chegamos ao ponto realmente importante: no passado o neoliberalismo precisava derrubar a democracia usando violência visível (o golpe militar no Chile, por exemplo), agora isso pode ser feito pacificamente com a ajuda das próprias vítimas dos algoritmos (a eleição de Bolsonaro no Brasil).

Os nazistas se tornaram “combatentes da liberdade” na Ucrânia. Sim, isso também pode ser verdade. Joe Biden como o homem que impediu a guerra nuclear mundial forçando o Kremlin a iniciar uma guerra nuclear na Europa. Sim, sem dúvida. Isso também será verdade. Não há limites, como se não houvesse consequências.

Sim. Todo mundo gosta de viver sem consequências. Esta é uma boa definição de Paraíso na Terra. E, no entanto, enquanto todos estão distraídos e felizes, o Inferno da guerra mecanizada pode retornar às vidas de milhões de pessoas seduzidas por algoritmos para não fazer o que deve ser feito.

Não conseguimos mais ler livros por um longo tempo. Precisamos de injeções de Likes entregues em tempo real em nossos celulares, como se o mundo pudesse ser o espelho de nossos desejos e crenças. Nós nos agarramos às nossas chupetas tecnológicas como bebês viciados. E não queremos ver o mundo como ele é.

O resultado da nossa desatenção política programada pelo neoliberalismo digital é mais dinheiro no bolso dos donos da Big Techs, menos serviços públicos essenciais para quem precisa, maior desigualdade econômica e, claro, mais militarismo e violência policial em todos os lugares. Quanto é 2 + 2 agora? Cada um deve esperar pela resposta.

Fábio de Oliveira Ribeiro, 22/11/1964, advogado desde 1990. Inimigo do fascismo e do fundamentalismo religioso. Defensor das causas perdidas. Estudioso incansável de tudo aquilo que nos transforma em seres realmente humanos.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].

Leia também:

Havan: entre Orwell e a distopia, por Rodrigo Botelho

O mundo pós- Covid-19: Orwell e outras distopias, por Carlos Russo Jr.

Chris Hedges: Orwell estava certo. Huxley, também

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador