Golpe com g maiúsculo quer eliminar Temer para eliminar Lula, por Juliano Santos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques

Por Juliano Santos

Comentário referente ao post “Xadrez do pós-Temer e as eleições, por Luis Nassif”

Acho que a estratégia do Golpe, o com G maiúsculo, é até simples, mesmo dentro dessa parafunda toda. Levar o centro, a centro-esquerda e parte da esquerda a fazer o voto útil no Alckmin para impedir o apocalipse now Bolsonaro.

Nessa estratégia, o golpe com g minusculo é descartável. Já foi até onde pôde. A reforma da previdência, venda da Petrobrás, Eletrobrás, Caixa, BB, casa da moeda e o próprio Palácio do Planalto em que Alckmin terá que pagar aluguel para os chineses, fica para a privataria tucana II, chamada também “a queima de estoque, o patrão ficou maluco!” 

Só que o golpinho minúsculo também é um entrave. Essa cambada tem um instinto de sobrevivência vitaminado. Não vão ficar inertes a serem transformados em bagaça de laranja. Pelo andar da carruagem, como quer o Golpe global, essa camarilha toda terá que ficar na prisão, mesmo que para justificar a do Lula.

Só que MT e turma não irão passivamente para a forca. Sendo assim, o Golpe global terá contra si alguém que ainda tem a caneta e não tem limite em usá-la.

No outro lado, a eliminação de Lula, mesmo que preso, não é tão simples. A repercussão mundial ao atentado foi forte. Lula cresce como liderança mundial, no âmbito da geopolítica global. Ele acaba de dar uma entrevista ao Rafael Correia para um jornal Russo. Se colocou francamente como lider anti-imperialista à nível mundial, como voz da AL e terceiro mundo. E tem respaldo para isso.

Prender Lula, colocá-lo numa solitária, amordaçado como o Antony Hopkins no filme “Silêncio dos inocentes”, pode até diminuir sua influência nas eleições de 2018. Mas vai potencializar sua liderança geopolítica como referência de toda a esquerda mundial. Será o novo Mandela.

E como consequência o golpe ganhará a dimensão de um apartheid. E nesse contexto não existe voto útil em Alckmin. Ele e Bolsonaro serão a mesma coisa, sul-africanos brancos opressores de negros pobres. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Temer aumentou o rombo para

    O Temer aumentou o rombo para comprar sua permanência além de lotear o governo para ter apoio politico!

    O governo não anda pela incompetência e por atender as necessidades de seu grupo politico e econômico!

    Não sobra para investir em mais nada!

    Pelo nível do judiciário, a julgar pelo nível das opiniões que postam nas redes sociais é de se prever a queda total do Brasil!

    São ignorantes em termos de Brasil!

    Mas se um semi-analfabeto conseguiu, um doutor vai fazer muito mais – todos eles têm certeza disso!

    Como ela conseguiria tocar o governo?

    Comprando apoio com o quê?

    Refis do refis?

    Vender o resto da Petrobrás?

    Gastar as reservas?

    Criar novos pinduricalhos?

    Viver da propaganda da globo?

    Vai ficar insustentável a economia, os maiores vão engolir os menores –  a selva de pedra total!

    A lei vai permitir tudo a favor do poder do mais forte!

  2. A premissa do texto é

    A premissa do texto é verossímil, vários analistas apontam para essa tese, Temer queimado vivo, eleições adiadas, Rodrigo Maia no poder, e depois, – porque não? – um parlamentarismo de araque que coloque um Serra ou assemelhado no poder…..

    A velha questão – também abordada no texto – é a de sempre: “combinaram com os russos?” – A essa altura, todos os alarmes se ligaram na cabeça de Michel Temer e seus chegados, o próprio Rodrigo Maia, serelepe que anda para trair o chefe e assumir a máfia, bem pode ser o próximo na lista dos tucanos, o sonho do fim de vida de Serra bem pode ser a nomeação de “primeiro-ministro”, como consolo de uma presidência que jamais chegará.

    O que não consigo entender, realmente, é o porque disso tudo, já que Temer vinha cumprindo sua parte no acordo com entrega total de nossas riquezas.  Uma guerra sangrenta com o PMDB pode devorar a todos, ao golpe, inclusive, salvo se a ideia dos que articulam a queda de Temer seja a radical – a tomada do poder pelos militares, como “única saída para o caos institucionalizado”.   Aí faria sentido, prender Lula, destruir Temer e quadrilha, criar o clima do “está tudo perdido, que os milicos nos salvem”. – saída à essa altura “melhor do que Bolsonaro”, para a Globo e o tal “mercado”.

  3. Golpe da não eleição
    Derrubar Temer AGORA significa derrubar Lula. Esse é o projeto fascista do esquema Globo-Barroso.

    Quero esse purgante do Temer no governo até 31 de dezembro. Foi pra isso os coxinhas foram às rua. Foi pra isso que a elite do atraso vendeu a alma ao demônio. Passou o tempo de voltar atrás. Nem tudo tem que ser jeito e na hora que os canalhas querem.

    Quero um congresso, um senado e um governo de esquerda emergindo legitimamente das urnas em 2018. Fora disso é Golpe.

  4. Agenda dos direitopatas

    Esse joguino é apenas para justificar a prisão do Lula, no entanto, não vejo mobilização da esquerda para impedir o golpe, parecem acostumados com o Vampirão e todos encostados na figura de Lula.

  5. Golpe com g maiúsculo

    p.s.: antes de tudo, desculpe-me pela extensão do comentário. mas é que nós da tribo arkx vemos estas oportunidades como forma de organizar nosso pensamento.

    -> Levar o centro, a centro-esquerda e parte da esquerda a fazer o voto útil no Alckmin para impedir o apocalipse now Bolsonaro.

    processo cognitivo dissociativo é um dos mais graves distúrbios manifestados atualmente neste Brasil em Transe.

    pessoas com alto grau de percepção e de capacidade de análise entram em estado de negação política, ao se defrontarem com inevitáveis conclusões que se chocam contra suas crenças longamente estabelecidas.

    sobretudo por isto, sempre é necessário ler com toda atenção, e sempre até o fim, suas opiniões. pois toda conduta disfuncional não germina do nada, e sim das contradições intrínsecas ao campo social ao serem especificamente vivenciadas por determinada pessoa.

    é justamente a compreensão destas contradições, na maior parte das vezes sequer assumidas enquanto tal, que se abrem as portas do conhecimento e, portanto, da ação capaz de as transformar.

    Alckmin é um político de SP, para SP e por SP. contudo, e cada vez mais a realidade se encarregará de provar, a centralidade de SP nunca passou de um mito.

    Alckmin não tem a menor viabilidade eleitoral fora de SP, ficando esta reduzida a setores restritos no conjunto do país. Alckmin é a escandalosa prova política da incapacidade de SP, e da burguesia brasileira, em liderar o Brasil.

    assim, SP tem sido tão somente um centro para si mesmo. uma pesada âncora afundando todo um país no lamaçal do atraso e da dependência. SP nunca passou de uma eterna capital do golpismo e de polo irradiador do fascismo no Brasil.

    e quanto a isto, o que vale para Alckmin vale também para Haddad. por mais intensas que sejam as ilusões quanto a Haddad, ele não tem qualquer permeabilidade política para dialogar com o restante do Brasil, fora de SP.

    além disto, a hipótese de um fator Bolsonaro como catalisador de uma convergência eleitoral não se sustenta. imediatamente se desmascararia Alckmin como um BolsoNazi de fino trato.

    o que até o momento é inevitável ocorrer, caso se concretize as Eleições de 2018, é uma ainda maior e avassaladora predominância do não-Voto, uma tendência crescente nos últimos pleitos.

    quanto a isto, a natimorta candidatura Boulos será mais um reforço a uma já grave Crise de Representação, para a qual não se apresentou até o momento nenhuma alternativa de superação.

    Boulos poderia ser uma lufada de oxigenação na política brasileira, mas já se deixou arrastar pela contaminação generalizada. faria muito melhor se prosseguisse como a maior liderança social surgida no Brasil após Lula, em 1978, do que se aventurar numa candidatura precoce, inconsistente e mal parida.

    -> Lula cresce como liderança mundial, no âmbito da geopolítica global.

    isto é o que Lula poderia ser. mais até: este é o notável e insubstituível papel que a História reservou para Lula. mas infelizmente Lula nunca abriu mão de seus próprios planos, dando a estes plenos ouvidos e desprezando o que a Velha Toupeira sempre lhe sussurrou carinhosamente.

    -> Golpe com g maiúsculo

    seja em maiúsculas ou minúsculas, sejam os golpes dentro do golpe, há uma questão incontornável para os golpistas: não haverá nenhuma possibilidade de sequer mitigar a atual crise sem a aplicação das “medidas populares”. ou seja, fazer o grande capital pagar o pato.

    sem isto, a economia continuará estagnada, ou em baixíssimo crescimento. tendo como consequência a incapacidade do golpe em se estabilizar.

    .

  6. Podemos ter surpresas!

    O Bolsonaro pode se demonstrar menos pior que o Alckmin. De fato, fica difícil dizer quem é pior. Mas a grande surpresa pode vir dos candidatos que atenderem ao clamor das ruas em 2013, e tiverem propostas consistentes para nossa efetiva democratização, defendendo que o povo tenha o poder de CONVOCAR PLEBISCITOS E REFERENDOS com seus ABAIXO ASSINADOS, inclusive para destituir os políticos de seus cargos. Ou seja, nesse caso, o Alckmin e o Bolsonaro nem iriam para o segundo turno…

    O PT se arriscou muito, e cometeu um grande erro ao sair espontaneamente do poder, para permitir a venda do Pré Sal, Sabe-se lá porque (R$R$R$R$R$R$R$), O que o Temer fez em seu governo, sofreremos as consequências apenas daqui alguns anos. Ainda vivemos os resultados do governo Dilma, que, embora não tenha sido brilhante, também não foi tão ruim. E não foi difícil o Temer dar uma maquiada na coisa para a eleição…

    Isso terá uma grande importância. Pois, do contrário, os golpistas seriam crucificados pelo povo. Como isso não ocorreu, a direita pode até chegar no segundo turno, mas essa é uma hipótese remota. Ainda assim, se chegar, estará desmoralizada com seu apoio à quadrilha do Temer. Ou seja, qualquer um vence a direita nessa eleição. Por isso vemos a oportunidade de dar cara nova ao Brasil. Tanto o PDT, quanto o PSOL, e o próprio PODEMOS, têm condições de vencer o Alckmin ou o Bolsonaro no segundo turno. Não há o que temer. Ou seja, chegou a hora de “lavar a roupa suja” e denunciar as porcarias que o PT fez. Pois, somente assim, outros setores de esquerda terão chance de desbancar o PT. E, se não conseguirem, pelo menos poderão fortalecer sua participação no congresso através dessas denúncias, que são necessárias, e saudáveis à nossa democracia.

    Voto do Lula, jamais irá para Alckmin ou Bolsonaro. A esquerda deve brigar em torno das melhores propostas, e denunciar o PT sem medo. Pois os votos de esquerda continuarão com a esquerda. A pergunta que deve ecoar na cabeça de toda a esquerda é essa:

    Para onde irão os votos do PT, quando jogarem na cara do Lula, que o PT fez o Brasil subir 10 posições no ranking mundial de IDH, e a Dilma não teve a dignidade de convocar a CADEIA NACIONAL DE TVS para dar essa notícia a nosso povo; além de silenciar-se igualmente diante do VERDADEIRO GOLPE, o novo programa de governo que o Temer fez, antes de derrubá-la, rompendo todos os compromissos assumidos em 2014, sem nos consultar?

    Ficará claro que o PT entregou o poder porque quis, levantando seríssimas suspeitas de que tenha levado muita propina para deixar que o Temer vendesse o Pré Sal. O Lula despencará nas pesquisas, e garanto que esses votos não irão nem para o Alckmin, nem para o Bolsonaro…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador