Lula, enfim, se libertou, por Jeter Gomes

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Lula, enfim, se libertou

por Jeter Gomes

O dia 24 de janeiro de 2018 ficará marcado na história como o dia em que Lula se libertou. Acabou a apreensão, o nervosismo da expectativa de um possível julgamento justo. O que se viu em Porto Alegre, durante horas e horas de sessão, foi a confirmação de que o Judiciário brasileiro não tem o menor pudor em assumir diante das câmeras que tem um lado: o das elites brancas, escravocratas e raivosas. Longuíssimas leituras e discursos políticos dos magistrados e nem uma migalha de provas da culpabilidade do ex-presidente da República. Como os inquisidores nada conseguiram provar, mostraram para seus patrões da mídia e do Kapital que são ainda mais cruéis que o TorqueMoro e aumentaram a pena. Tramando a confirmação do crime, vilipendiaram as leis, a Constituição, o Estado Democrático de Direito. Com punhos de renda, prestaram contas ao rentismo. Com inteligência média, ganharam as manchetes da mídia. E voltaram pra suas casas com as mãos sujas dos carrascos.

E ali começou a libertação de Lula do seu pequeno corpo físico de metalúrgico migrante do agreste pernambucano. O que era carne virou verbo: Lular. Se de um lado, o prefeito de Porto Alegre, seu inimigo figadal, tucano de filiação e MBL (essa seita dirigida por garotos fascistas, financiada por abastados e seguida por abestados) por convicção, não conseguiu juntar uma centena de g(p)atos pingados; do outro, 70 mil pessoas de todo o Brasil lularam numa demonstração gigantesca de apoio ao seu líder e que a mídia Golpista ocultou dos seus leitores. Certamente, Lula é o réu que mais arrastou simpatizantes para um julgamento na história da humanidade. E a massa lulava com força, com gana, com raça, com coragem, mesmo sabendo que os juízes jogavam no time adversário.

A farsa acabou, os véus foram rasgados, as máscaras deixadas nos bolsos das togas. Despiram-se das fantasias a menos de vinte dias do carnaval. E quando o mundo abriu os olhos, os três patéticos estavam nus diante do tribunal da verdade, aquela que adoece, mas nunca morre. A guilhotina foi armada para decapitar o maior líder popular e o presidente mais bem avaliado da história do Brasil. Mas Lula desencantou, bateu asas na Esquina Democrática da capital gaúcha, sobrevoou o Guaíba, se misturou ao vento e se espalhou pelo país. Se fez matéria nas universidades e institutos tecnológicos que construiu, nos 40 milhões que ajudou a tirar da miséria, na retirada do Brasil do mapa da fome da ONU, nas águas transpostas do Velho Chico, na Luz que ofertou para Todos, nos alimentos da Agricultura Familiar que saciou a fome nas merendas escolares, nos tetos seguros do Minha Casa Minha Vida, nos milhares de jovens negros e pobres que ingressaram nas universidades e adquiriram conhecimento até ultrapassaram nossos limites geográficos no Ciência Sem Fronteiras.

Esfumando-se da cidade que foi por vezes sede do Fórum Social Mundial, Lula aterrissou na Praça da República (ironia da história), na capital do Kapital brasileiro. Ali, num tom sereno, dos que portam a certeza da sua inocência, acalmou e orientou para  a luta os 50 mil militantes que o ouviram atenta e emocionadamente. Paradoxalmente, a poucos quilômetros dali, na Avenida Paulista, os vitoriosos do dia não conseguiram amealhar mais do que 300 adeptos. Sintoma de que a população se cansou de ser manipulada por grupelhos infanto-fascistas e pela mídia golpista. Senão, como explicar que os torcedores do time campeão recolheram-se em seus lares e os “derrotados” desfilaram na avenida como se tivessem ganho o campeonato? E o mar de vozes e bandeiras vermelhas lulou até a Paulista, onde já não havia o menor sinal dos “vitoriosos”.

Lula não é mais de carne e osso. Não é mais um nordestino de voz rouca e língua presa. Lula virou pássaro, virou canção, virou poesia. Já entrara pra história como um dos nossos melhores presidentes, senão o melhor. Agora se perpetuará como um dos mais injustiçados, caçados, esquadrinhados, revirados, tripudiados. Seu corpo de 72 anos pode até ser encarcerado, mas não se pode prender seus ideais, seus projetos, seus sonhos, seus feitos, sua utopia. Eles não cabem nas gaiolas da FIESP, da Rede Globo, da FEBRABAM, da Veja ou da Folha de São Paulo, pois já estão fecundados nos corações e mentes de milhares de brasileiros e brasileiras que não desistirão nunca de serem livres. Lula não mais se pertence. Ele agora é do povo, dos mais humildes, dos mais conscientes, dos mais necessitados, dos excluídos. Não por acaso, lidera folgado todas as pesquisas de intenção de voto para presidente da República. E já não precisa mais receber nenhum desses votos, pois virou lenda, virou mito, virou luz na escuridão que o Golpe nos jogou. Virou estrela no céu cinzento, virou sol em meio a tempestade. Seus algozes quiseram transformá-lo em cinzas, mas Lula é Fênix. Renasce e cresce a cada derrota. O sapo barbudo ficará na história, os juízes na escória.

Contam que depois da sentença, pré-anunciada pela crônica, ouviu-se Lula declamando os versos do gaúcho (talvez uma homenagem à cidade que o abraçou e o fez mártir) Mário Quintana: todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão…Eu passarinho!

Voa Lula, voa!

Jeter Gomes – Engenheiro mecânico, poeta, especializado em Economia do Trabalho e Sindicalismo, mestre em Educação e consultor para assuntos de Sindicalismo, Economia Solidária, Cooperativismo e projetos sociais.

 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em outros tempos Lula seria

    Em outros tempos Lula seria cruxificado ou esquartejado,

     

    hoje “apenas” podem prende-lo…….ainda assim, com certa dificuldade……..

  2. Belo texto

    Porém, discordo de um trecho:

    “O sapo barbudo ficará na história, os juízes na escória”

    Errado. Eles já são a própria escória.

     

  3. Os Engenheiros também sabem poetar

    Linda crônica. Mais satisfeito fico ao saber que escrita por um Engenheiro, que também se declara poeta. Que pelo menos 1/3 dos dengenheiros hoje desempregados e desesperançados – já que o golpe de Estado e a Fraude a Jato arruinaram a Engenharia Brasileira, deixando mais 50.000 profissionais sem trabalho e remuneração regular – deixe o conservadorismo e reacionarismo, se alfabetize social, histórica e polìticamente e assuma o protagonismo da reconstrução democrática do Brasil.

  4. É possível julgar um fato e condenar uma pessoa?

    Até a confirmação do linchamento do Lula pelo TRF-4 não era possíve julgar algo ou alguém e condenar outro alguém ou outra coisa. Agora é:

    “Nós não julgamos pessoas, nós julgamos o fato”. –  Desembargador Victor Laus.

    O TRF-4 julgou um fato e condenou não o fato julgado, mas uma pessoa que não foi julgada.

     

    Para o tal Desembargador, quem fez a reforma do Triplex não foi a OAS, foi o Lula:

    “Por que alguém faz uma reforma no imóvel se não tem qualquer interesse no imóvel?”

  5. Emocionado com o texto

    Emocionado com o texto poético do engenheiro-poeta. Um alívio para mitigar a amargura de todos os que sofrem com as injustiças. Todas elas.

    Lula é um ser diferenciado. Poucos, repito, POUCOS, no Mundo possuem uma história como a deles. Esse chiste “do Nada ao Infinito” ainda é pouco para metaforizar sua saga. Nada a ver com predestinação e predestinado. Simplesmente ganhou a briga contra um destino que se mostrava inevitável: ser mais um miserável, bêbado, sem-teto, a vagar pelas ruas das grandes cidades e não um político que ascenderia ao mais alto cargo da República e um dos estadistas mais venerador e respeitados no Mundo. 

    Muita da raiva, e até do desespero, que sentimos por essa perseguição implacável é constatar que nenhum dos seus algozes, seja da imprensa, da política, do Judiciário, do MP, da mídia, por mais “bem” nascidos que sejam, são pequenos, minúsculos frente a ele. Simplesmente sem estatura moral e política para julgá-lo e condená-lo. 

    Como escrevi certa vez: Lula é daquelas raras pessoas que ascendem na vida puxando os próprios cabelos. Muita do ódio a ele devotado pelos algozes de diversas matizes advém dessa diferenciação. Não só ódio, mas temor. Tal qual o medo que sentiam os inquisidores quando condenavam Giordano Bruno à fogueira. 

  6. Por uma questão de Honra

    Ele nascerá do povo, o mais humilde entre os humildes, assim disseram todas as profecias.

    Lula, que não é mais gente, é bandeira, é o estandarte, o presente cuidadosa e pacientemente desenhado e bordado durante séculos pela história, entregue agora nas mãos do povo brasileiro, que novo pendão em punho e embalado ao som do hino Só Deixo o Meu Cariri no Último Pau-de-Arara, se apresenta para a derradeira peleja entre Deus e o Diabo na Terra do Sol.

    Quando não há mais escolha, a escolha é dada, ou nasce rasgando o ventre, ou se encolhe e morre para todo o sempre.

    Viva o Brasil; Viva o Povo Brasileiro e Viva o LULA!

    Resultado de imagem para Lula povo

    Resultado de imagem para Lula povo

    1. Lula enfim, se libertou

      Olá, darias permissão para eu compartilhar teu comentário? Este comentário para mim é antológico, calou fundo em minha alma. Creio que só os puros de coraçao compreendem a extensão do ser Lula no imaginário do povo.

  7. A alma de Lula
    Brilhante texto que define bem a alma de Lula. Quem conhece boa parte da vida dele, vai se lembrar de quando, no dia a dia do trabalho sindical, se ocupava de recolher pessoalmente a contribuição de quem pudesse ajudar aqueles metalúrgicos desempregados a alimentarem suas respectivas famílias. Alguém que conhece a vida dos trabalhadores explorados e/ou mal remunerados e não se conforma com a desigualdade social existente no Brasil. Conhece as desigualdades regionais. Apesar de toda pressão contrária, vai à luta e dignifica o ser humano. Voa Lula. Para a história. O verbo “lular” já está sacramentado e todo brasileiro progressista e preocupado em construir um país mais fraterno e solidário sabe teu significado.

  8. Por uma questão de Honra

    Ele nascerá do povo, o mais humilde entre os humildes, assim disseram todas as profecias.

    Lula, que não é mais gente, é bandeira, é o estandarte, o presente cuidadosa e pacientemente desenhado e bordado durante séculos pela história, entregue agora nas mãos do povo brasileiro, que novo pendão em punho e embalado ao som do hino Só Deixo o Meu Cariri no Último Pau-de-Arara, se apresenta para a derradeira peleja entre Deus e o Diabo na Terra do Sol.

    Quando não há mais escolha, a escolha é dada, ou nasce rasgando o ventre, ou se encolhe e morre para todo o sempre.

    Viva o Brasil; Viva o Povo Brasileiro e Viva o LULA!

    Resultado de imagem para Lula povo

    Resultado de imagem para Lula povo

  9. Não somente Lula, mas boa

    Não somente Lula, mas boa parte dos lulistas. Entre eles, eu. Havia aquela esperançazinha lá no fundo que em algum momnto surgiria alguem legalista pra acolocar um ponto final neste loucura diabólica contra o Pt. Não surgiu e nem surgirá. E isto é bom, pois viver iludido é muito pior que viver batalhando mas como clareza de quem é quem não é a nosso favor. E a nosso favor a mídia e o judiciário nunco o foram. Acordemos pra lula e esqeçamos as ilusões. Mas vale morrer em pé do que viver de joelhosObrigado Jeter . Foi a coisa mais lúcida que li neste últimos dias.

  10. Texto de Jeter Gomes
    Lindo! Poético! Um alento, nesse momento tão ruim da nossa história..
    Parabéns ao Jeter por ter escrito e ao GGN por ter publicado.
    Obrigada.

  11. Emocionante

    Bela e reconfortante homenagem. Alento para o que foram os ultimos dias e conforto para a fetida dissidia que se aproxima,

    Possa o Sr Presidente lular, mais e mais, acima deste pantano.

  12. Lula enfim, se libertou

    Permissão para compartilhar esse belíssimo, tocante e verdadeiro texto que homenageia o Homem Lula, ser que veio para o planeta para fazer a diferença. E que diferença! Obrigado, por mostrar-me mais uma vez que humanidade ainda tem salvação.

  13. Lula, PT e seguidores
    Lula, PT e seguidores precisam REBELAR-SE, pois quem está pagando a conta pela ‘obediência às regras jurídicas’somos nós, trabalhadores. Por que não se rebelam? Por que não desobedecem? Não se demanda legalidade a bandidos… Repito: quem está pagando a conta pela ausência de rebelião somos nós, trabalhadores. Lamentável a falta de coragem de Lula…

  14. Um país esquisito
    Verdade, o Brasil é um país esquisito, rico em quase tudo, mas desigual em tudo.Por um lado, são milhoes de pessoas, escravas, exploradas, excluídas e miseráveis; no meio, em sua maioria, uma classe média desprovida de princípios, de um lado, lutam para não chegarem na pobreza, aí batem panelas, gritam fora a democracia, e correm atrás da elite conservadora, anti-democratica, e o pior, eles não passam de meras buchas de canhão, da elite que twm dinheiro, mas são desprovidos de amor e sabedoria, e ainda por cima se senten como sendo americanos, o que nunca conseguiram, pois mesmo beijando os pés deles, sempre serão estrangeiros.Eles embora não sejam a maioria, detém o poder, que embora efêmero, controla as mídias e o vil metal. Assim, se sentem glorificados e desprezam seu país, usado apenas para tirar a sabedoria e o dinheiro do povo brasileiro.Nesse sentido, teimam e viram as costas, para o único homem, que mesmo com suas limitacoes impostas, tirou milhões de pessoas da miséria, proporcionou a agricultura familiar, valorizou o salário dos trabalhadores, construí inúmeras universidades no interior, permitiu que inúmeras pessoas chegassem a Universidade, pagou e emprestou dinheiro ao FMI, estruturou várias nações, promoveu casas para os que precisavam, só não fez mais, porque passou pouco tempo no governo, levou nossas empresas para o plano internacional, ganhou vários títulos internacionais, é querido e amado aqui e fora do país. Enquanto a elite brasileira, só tem um titulo: bucha de canhão para os americanos. Ele é um fenômeno, e por ser um retirante, pobre , nordestino e com pouca escolaridade, conseguiu romper e ser o melhor presisente do Brasil. Aí foi muito, e a elite, supostamente intelectual, adoeceu, ficaram perplexos e não aguentaram. O resto vocês já sabem.

  15. Obrigada pelo poema. O
    Obrigada pelo poema. O “julgamento” também nos libertou. Já não precisamos mais fazer esforço pra ter algum respeito pelas togas.

  16. Elogio
    O melhor texto que li sobre este golpe em cima do golpe, perpetrado por está parcela do judiciário,obedecendo ao comando do PIG,FIESP e quejandos!

  17. A Democracia dos justos não se curvará diante das injustiças !

    Que venham mais e mais comentários como esse, para que a esperança de ter-mos Lula novamente como Presidente seja cada vez maior e mais próxima! Parabéns pelo belíssimo texto !!!

     

  18. Não poderíamos ter um texto
    Não poderíamos ter um texto tão completo e centrado no que sempre será Lula para nós que acreditamos na garra, coragem e determinação desse ser humano tão iluminado e de uma liderança sem igual!
    A mídia fascista atrelada aos políticos fascistas e justiça injusta, jamais apagarão sua brilhante trajetória da história política mundial, o que Lula fez ninguém esquecerá, inclusive esses crápulas políticos corruptos e justiça que vive a querer justificar, o injustifical, para beneficiar interesses escusos dessa corja de colarinho branco.
    Essa corja, sempre viveu sustentada pelos cofres públicos, massacrando o povo para consolidar seus interesses, por isso planejou esse grande circo, do golpe até o momento atual, porque sabiam que se não fosse como assim estão fazendo, jamais voltariam ao cenário político… Mas como viver de outra forma senão do suor e sangue do povo trabalhador desse país?
    Me doi, ainda, ter que ouvir e ver pessoas que vivem de aparência, dizer: agora a justiça foi feita ou chamar de herói o grande mocinho e mentor desse grande teatro chamado Lava Jato.
    Quem viver verá esse grande desabafo dos imbecis: no governo de Lula era melhor!
    Senão…volta Lula!!

  19. Texto simplesmente
    Texto simplesmente fantástico!O Lula merece homenagem como esta! O texto expressa o que milhares de brasileiros gostariam de escrever para Lula!

  20. Texto simplesmente
    Texto simplesmente fantástico!O Lula merece homenagem como esta! O texto expressa o que milhares de brasileiros gostariam de escrever para Lula!

  21. Texto simplesmente
    Texto simplesmente fantástico!O Lula merece homenagem como esta! O texto expressa o que milhares de brasileiros gostariam de escrever para Lula!

  22. Um texto como esse nos

    Um texto como esse nos fortalece a decisão de não baixar a cabeça, seguir a bússola da boa luta e ter a certeza de estarmos do lado cristalino da História. Não mexeram com um homem, mas com um Simbolo que se abriga no imaginário popular, com os Sonhos e Esperanças de um Povo. com uma História de Vida.  Não passarão, pois a verdade  adoece, mas não morre.

  23. Lula enfim, se libertou

    Que ode linda a alguém que muito pode ter errado mas que muito fez pelo nosso querido país e pelo povo pobre e sofrido desse país. Quem disse que engenheiro são só números, engenheiro também constroem lindas odes. Parabéns  Jeter

  24. Texto muito bom. Concordo
    Texto muito bom. Concordo plenamente com vc. O mundo tb. É uma pena q parte da população brasileira e manipulada pela mídia como um bando de eunucos do passado!!!

  25. “No julgamento mais
    “No julgamento mais importante da história do país, uma senhora negra serve café para três homens brancos, os quais julgarão um retirante nordestino. Se não entenderem o simbolismo disso, jamais entenderemos este pais”.

    Achei perfeito o texto e o simbolismo e lembrei de minha amiga, filiada ao PT, que sempre me mantinha a par de tudo que Lula ia implantando no início de seu governo. Havia uma certa angústia por conta da oposição e eu, ingenuamente, dizia: – Ah! Não tem perigo. Os pobres são maioria e os pobres estão com Lula! Confesso que muitas vezes fui ingênua em política, mas isso passou. Era um vírus que meu organismo conseguiu extirpar. Cheguei a acreditar e a declarar que o PSDB estava morto, que nunca mais se reergueria. Não contava com a capacidade de trapaça e a força da maldade. Pior do que os bandidos que cavaram um túnel de um quilômetro para roubar um banco, eles foram cavando os alicerces desta nação. Isso poderia ter desmoronado, se houvesse um só homem decente naquela mesa. O julgamento, no entanto, serviu para mostrar a importância de Lula e da esquerda.Se não, por que bloqueio aéreo, naval e terrestre para conter pessoas que talvez tivessem – quem sabe? – uma garrafa de Pinho Sol? Entretanto, mais do que o desmoronamento do túnel, este país está precisando de que os que vivem na sombra, vejam a luz além daquela da tela da tevê. E esta é a parte que bateu contra minha ingenuidade: os pobre desinformados, inconscientes e defensores dos algozes.
    Talvez a senhora negra pense que está certo e que tudo está no seu lugar. E, se for religiosa, acredite que esta foi a escolha de Deus.
    E se volta para casa no fim do dia e senta para ver suas novelas, havendo um jornal entre elas, acredite que estava diante do maior bandido da história deste país.
    Plimplim…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador