No cercadinho das almas, por Ricardo Mezavila

Nessa triste era bolsonarista, onde a burrice é o espetáculo, a cultura brasileira vive o pior momento de toda a sua existência

Reprodução

por Ricardo Mezavila*

Colabore com o jornalismo independente do GGN. Clique aqui e saiba mais

Nas ditaduras a cultura e as artes são instrumentos de luta e de esperança. Paradoxalmente, a censura do regime autoritário estimula a criação através das vozes, dos sons, das imagens e das expressões que denunciam e inspiram a resistência.  

Foi nessa atmosfera que nasceram grandes obras na música, na literatura, no cinema, no teatro, nas artes plásticas, e surgiram tabloides como o Pasquim, que ironizavam o sistema com inteligência. 

Nessa triste era bolsonarista, onde a burrice é o espetáculo, a cultura brasileira vive o pior momento de toda a sua existência. Prova disso, é que artistas populares da grandeza de Aldir Blanc, Paulo Gustavo, Tarcísio Meira, Agnaldo Timóteo e Paulo José, morreram durante a pandemia e a Secretaria de Cultura do governo federal, assim como o presidente, não manifestaram luto e pesar. 

Uma pessoa desavisada que assista a live semanal do presidente, vai pensar que Bolsonaro é um desses velhacos decrépitos que gravam discurso de ódio sentado na cadeira de balanço com um adereço em diagonal no peito, ou então que o Brasil foi invadido por comunistas alienígenas e tarados, tamanha a quantidade de bobajadas ditas sempre com uma testemunha na retaguarda, pescada no cercadinho das almas. 

No circo dos absurdos o picadeiro é palanque para discursos rasos, aleatórios, negacionistas, inúteis e preconceituosos de JeffersonsLorenzonis e afins. A seguir nessa toada, o Brasil está caminhando para substituir a liberdade das asas do conhecimento e da diversidade, pela corda da forca da estupidez, onde as tribos usam o mesmo corte de cabelo e cultuam um mito antidemocrático no altar da ignorância. 

Se nada mais acontece no meu coração, quando cruzo a Ipiranga e a avenida São João, então chegou a hora de checar os cintos, amarrar os cadarços, segurar na mão da criançada, porque o lotação da cultura tem que frear para arrumar a ‘cozinha’. 

*Ricardo Mezavila, cientista político.

Este texto não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador