O Escândalo do Convite Apócrifo, por Petronio Portella Filho

Podem ter tentado enganar o Supremo Tribunal Federal com uma falsificação grosseira. Isso não deveria ser investigado pela Polícia Federal?

Sérgio Lima – Metrópoles

O Escândalo do Convite Apócrifo

por Petronio Portella Filho

O Ministro Alexandre de Moraes divulgou o print do e-mail que teria sido recebido por Eduardo Bolsonaro com o “convite” a seu pai para a posse de Donald Trump, que irá se realizar em 20 de janeiro. 

O advogado do Mito anexou tal “convite” a um requerimento ao Supremo pedindo a devolução do passaporte do ex-presidente para a viagem. 

 Algumas observações sobre o “convite”: 

1) o nome do futuro presidente e vice estão incompletos, só Trump e Vance. Quando morei nos EUA, notei que todos lá se apresentam em eventos sociais com nome e sobrenome, exceto as garçonetes. O autor do convite tratou o presidente-eleito e o vice como garçonetes.

2) o nome do “convidado de honra” está incompleto e incorreto. Ele se chama Jair Messias Bolsonaro, não “Presidente Bolsonaro”. 

 3) o convite faculta ao homenageado levar mais uma pessoa de sua escolha, um convidado extra cujo nome sequer foi mencionado. A segurança da Casa Branca autorizaria um político brasileiro a levar um convidado surpresa na posse de um presidente que sofreu atentado quatro meses atrás? 

 4) [email protected], o e-mail do remetente, não tem gov no nome, logo não é do governo americano. Trata-se quando muito de um site de informações que distribui convites simbólicos para eventos abertos ao público. 

 5) se o convite foi uma deferência especial a Jair Bolsonaro, como afirma o filho, ele deveria ter sido entregue, impresso, pela embaixada dos EUA no endereço do homenageado, ou no gabinete do deputado Bolsonaro, que fica a 5 minutos da embaixada. 

 6) o texto do convite é lacônico, apenas seis linhas, e contém várias lacunas. Não há referência a nenhum horário, local, documentos, ritual de apresentação, ou o nome de algum organizador ou membro do cerimonial. 

 7) enfim, o “convite oficial” tem redação e formatação de nível ginasial e não contém nenhuma assinatura ou carimbo. Ele é escandalosamente apócrifo.

 Das duas uma. Ou o convite é fake ou a Casa Branca virou a Casa da Mãe Joana. 

 Acredito na primeira hipótese. Tudo leva a crer que o pedido de liberação do passaporte, baseado num convite pessoal inexistente, era parte de um plano de fuga para o exterior. Podem ter tentado enganar o Supremo Tribunal Federal com uma falsificação grosseira. Isso não deveria ser investigado pela Polícia Federal? 

 Causa perplexidade que órgãos da grande imprensa brasileira, diante de falsificação tão escandalosa, tenham noticiado o evento, não com indignação, mas aparentando falsa neutralidade. 

Na verdade, vários jornais e sites de notícias concederam amplo espaço para que o deputado federal Eduardo Bolsonaro espalhe mentiras para os leitores e dirija ameaças ao Ministro Alexandre de Moraes. 

 Petronio Portella Filho – Consultor concursado do Senado Federal, formado em Economia pela UnB, com mestrado na University of Minnesota e doutorado na Unicamp. É autor dos livros A Moratória Soberana, Os Sapatos do Espantalho e Mentiras que contam sobre a Economia Brasileira. 

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O cara não conseguiu a reeleição, mesmo com 80%de chance, não consegui dar o golpe, agora não consegue,planeja uma fuga, já não tinha conseguido explodir o reservatório de água do Rio de Janeiro, o que uma nação tem na cabeça pra apoiar uns delinquentes desses, eu me sinto envergonhado, dessa nação.

  1. O site do convite respondeu – ” Submitting this ticket request does not guarantee you or your party tickets to the 60th Presidential Inauguration or any related events.

    All tickets are non-transferable.”

    “Paid for by the Trump Vance Inaugural Committee, Inc., a 501(c)(4) organization.”

    Bom, o comitê paga os convitinhos mas não fui importante suficiente para que me imprimissem o convite.
    Esqueci de colocar que era presidente. Coloquei só “doctor”

  2. Prendam logo este meliante do bolsonaro e todos os que vivem no seu entorno tentando facilitar a fuga deste covarde que com suas ações criminosas contribuiu decisivamente para, entre outros:
    1) aumentar o impacto da Covid no Brasil
    2) vendas subfaturadas de ativos nacionais
    3) terrorismo de 8 janeiro
    4) desestabilização do regime democrático
    5) invasão de áreas protegidas para contrabando de minerais
    6) contrabando de joias

    Prendam antes que fuja e, a exemplo de imbecis aliados ora homiziados nos EUA, tentem diuturnamente sabotar o Brasil.

  3. Faz sentido Alexandre de Moraes exigir prova oficial do convite para a posse de Trump. O STF tem o dever de ser cauteloso, até porque o referido ex-presidente é suspeito de ser o comandante em chefe do maior atentado terrorista contra prédios públicos em Brasília. Além disso, Jair Bolsonaro é um mentiroso contumaz. Ele acredita que todo mundo pode ser tratado como otário. Eu mesmo usei o website criado pelos organizadores da posse de Donald Trump e fiz o cadastro. Alguns minutos depois recebi um e-mail idêntico ao que a defesa de Bolsonaro anexou no processo como se fosse um “convite para a posse”. Referido e-mail apenas confirma meu interesse em participar de um evento ao qual não pretendo realmente comparecer. Portanto, a suposta prova apresentada por Bolsonaro no STF é uma versão piorada da “mamadeira de piroca” e do ‘kit gay” inventados para desqualificar Fernando Haddad.

    1. Não é advogado, é rábula. Se o cliente tem dinheiro o rábula arranja para ele direitos que ele não tem. Na medicina também tem isso. Não importa o quão saudável a pessoa seja, ela “precisa” de uma prevenção paga.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador