Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Porque o fígado resolveu falar, por Rui Daher

Porque o fígado resolveu falar, por Rui Daher

Sempre que reclamam de meu estilo agressivo de escrever recorro a Geraldo Vandré, tão doce foi como eu hoje me considero hoje:

Me pediram pra deixar de lado toda a tristeza, pra só trazer alegrias e não falar de pobreza. E mais, prometeram que se eu cantasse feliz, agradava com certeza. Eu que não posso enganar, misturo tudo o que vivo. Canto sem competidor, partindo da natureza do lugar onde nasci. Faço versos com clareza, à rima, belo e tristeza. Não separo dor de amor. Deixo claro que a firmeza do meu canto vem da certeza que tenho de que o poder que cresce sobre a pobreza e faz dos fracos riqueza, foi que me fez cantador [escritor]”.

Durante os últimos meses, neste GGN, verificando as seriedades políticas, econômicas e sociais de meus pares, procurei dar uma aliviada, partindo para o humor, a cultura, em conteúdos e formas sempre galhofeiros e farofeiros, como aprendi a entender graças a Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro, Ariano Suassuna e Antônio Cândido, o povo brasileiro, em suas antropologia, sociologia e ciência política.

Fui de continuação do “Dominó de Botequim”, reaberto no céu com a morte do português Serafim e instalado Conselho Consultivo magistral. Pouca audiência. Vendo a situação política atual, arrependo-me não ter convidado o torturador e assassino coronel Brilhante Ustra, ídolo de Jair Bolsonaro.

Também insisti com as entrevistas fictícias e bem-humoradas de candidatos a cargos públicos. Querem alguém mais caricato do que Doriana Jr.? O “Desfile de Estrelas”, lembram? Mais uma vez, foi baixo o índice f. Reuni Nestor, Pestana e os amigos do Pi π, e nada, mesmo com o patrocínio de Mr. Mark.  

Apenas estava covarde e não queria me lembrar do que passei entre 1964 e 1985. Muito menos dos amigos dos movimentos estudantes e operários, torturados, sumidos ou mortos. Comheceram-nos ou os bons empregos os onbnulibaram? Fodam-se, né?

Enraiveci quando vi a possibilidade de isso voltar, estando eu aqui ou não. Tanto faz.  Então, esqueçam minhas letras meigas, engraçadas, apenas espero que ao elegerem esse ogro, que esfregou em suas caras declarações e demonstrações antidemocrpaticas, e nada fez em seus mandatos saibam que ele fará o Brasil voltar às ditadura e  falta de liberdade de expressão, perseguição a mim e aos que estão a meu lado.

Tenho sido ameaçado pelo que escrevo através das redes sociais, pois não me escondo em heterônimos e me declaro publicamente. Não tenho medo da burrice. Teria alguns deles tivessem lido o básico livro das misses “O Pequeno Príncipe”, de Saint-Exupéry. Nem isso, pelo menos poderiam ser misses em copos perfeitos. Mas nem isso, bostas frotenses e pascoais.

Tenham certeza do que fazem ao eleger Jair Bolsonaro. Se estiverem trazendo a ditadura de volta será melhor do que um ignorante que não resiste a discutir suas ideias em um debate. Foge, se esconde, por quê? Tudo bem para vocês a quem continuarei enfiando minha fé e cega faca amolada.

Venham me calar. Espero-os. Escrevo publicamente, nome e endereços explícitos. Toda a minha, talvez fraca reação, será para honrar todos os que tombaram na luta pela democracia, pobres e não-cidadãos. Serei Nordeste, como são Alceu, Chico César, Miguel Nicolelis, e o assassinado Moa do Katendê, irmãos de fé.

Assim, quem me espera meigo, serei assassino a esfregar na face cruel de vocês o meu ódio. Vocês mataram brasileiros meus amigos, escapei por pouco, então, se não entendem o grave momento que passamos e nos trará as maiores traições à democracia, me esqueçam, pois escrevo com o ódio que habita meu fígado e assim continuarei até a morte.

Aos meus reais amigos de ideologia, obrigado, amo-os. Aos demais cago, e TNC.

https://www.youtube.com/watch?v=uy7kTTZe0m8]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=suia_i5dEZc

 

 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ” LIBERDADE, LIBERDADE…ABRA AS ASAS SOBRE NÓS “

    Somos uma Pátria de Analfabetos Funcionais. Não sabemos interpretar textos (mesmo tendo o maior sindicato e maior orçamento para Educação no Hemisfério Sul. Mas o que adiantou se sujeitos e comparsas de Estado Fascista? Indústria do Analfabetismo. Não é uma das maiores Elites abarrotando o Congresso? Haddad é o que? E FHC? E Jânio?) Novamente repito, a culpa não são de textos bem trabalhados, rebuscados, inteligentes, de Abnegados nas letras que se sacrificam para editar idéias e livros. A explicação está em Mateus 13-1/23. Caudilhismo Fascista passou 88 anos retirando o solo fértil. Queriam que produção, entre pedras e espinhos? Queremos sim Opiniões Vicerais, Verdadeiras, Democráticas, o Contraditório, a Guerra,… O Mundo é um organismo em eterna batalha. Vulcões, Furacões, Maremotos, Tempestades produzem a Vida. Só então ela prospera na Estabilidade. Não se ensina a Justiça para os Justos, mas para os Pecadores. Que atire a primeira pedra…O pecado não está somente na Adúltera, mas nos ‘Senhores do Templo’ que acreditavam ‘Donos da Verdade’. Mais uma vez, Abraços Soberanos, pela paciência com a filosofia de boteco.       

  2. Não é só o antipetismo que

    Não é só o antipetismo que está ganhando as eleições.

     Seja por ignorãncia, desconhecimento e fala de pais e avós : ‘Na ditadura não tinhamos desemprego e tinhamos segurançA” que há parcela considerável da população que deseja a ditadura mesmo.

           E não adianta o argumento: ”Mas a ditadura matava e torturava” . Resposta : Quantos ? menos de  1 porcento da população,então vale a pena.

                 É esse o tempo que vivemos.

                   O povo foi tão roubado por quem mais tinha esperança, que deu nisso.

  3. a última esperança, Rui

    Sim, situação é desesperadora, Rui. Admito. Podemos tentar travar os mais fortes argumentos e ainda colocando links pra comprovar que falamso verdades, não fake news. Mas basta alguém digitar #ptnão, e é como uma palavra gatilho, e viram todos zumbis babando ódio,e digitando b17 sem mais conseguir ou precisar argumentar.

    Tinha esperança ém um debate entre haddad e bolsonaro, pois me parecia claro que haddad poderia desmascarara a indigência mental do coiso, apenas perguntando sobre os detalhes práticos de seus planos mirabolantes de governo. Mas está claro que ele simplesmente não iá a debarte nenhum.

    Mas sobrou uma última esperança: Ontem a propaganda do PT apelou sem dó nem piedade, a um depoimento verídico e emcocinante de uma vítima de tortura, com a descrição mais crua e gore possível. E, ainda colocaram cenas de tortura sem censura do filme batismo de sangue. Minha última esperança de que isto pode tocar o coração de muito eleitor do bolsonaro, que não entendeu quem ele realmente é.

    Se esta apelação chocante de palavras e imagens não funcionar, se as pessoas decidirem ligar o botão fo..-se até mesmo pra isso, então desisto. è porque os brasileiros viraram animais cruéis e bestializados e merecerão mesmo cada gota de sangue e lágrimas que vier.

  4. O eleitor de Bolsonaro não
    O eleitor de Bolsonaro não lê. O eleitor de Bolsonaro apenas vê memes. O eleitor de Bolsonaro não debate. Não tem análise crítica. Não adianta passar imagens de tortura. Eles assistem e dão risada.

    A página de comentários do G1, na notícia do assassinato do travesti de ontem, está recheada de comentários do tipo: “isso é fake news”, “é bom ir se acostumando”, “está liberada caça aos gays”, e “kkk”. Nem se incomodam pelo menos de remover os comentários ofensivos.

    Que desgosto viver no Brasil. Tenho 50 anos. Minha mãe morreu com 50, não viveu para eleger um presidente, não viu internet, não viu telefone celular, não viu o 11/set.

    Se eu for morto na rua usando camisa vermelha, então que sirva pra alguma coisa. Não tenho medo. Só temo pela vida de minha filha e esposa.

  5. Pelos que ja deitaram sangue pela nossa liberdade

    Vamos la, temos tempo ainda. Pouco, certo, mas temos que trabalhar com aqueles que não apoiam a violência nem querem um Pais pauperizado. 

    Esses dias andei muito aborrecida com os movimentos sociais dos quais participo porque eles ja estão se sentido derrotados Mas estamos ainda na batalha. A luta so termina dia 28. Daqui até la sempre ha esperança. 

    1. A luta já terminou.
      Mas nem

      A luta já terminou.

      Mas nem Dom Quixote acredita mais.

        Com ou sem moinhos de vento.

       Acorde pra realidade.E  a realidade é esta .

       O PT é o maior partido da câmara. E isso não é pouca coisa. É muito.

                Se concentre nisso e largue Haddad.

                 Haddad sai de cena tão logo termine as eleições. Mas o PT continua MUITO influente pra decisões do oponente.

              Para com esse negócio de Haddad ganhar.

                 Mas nem Houdini conseguiria.

  6. Rui Daher, perfeito no post
     

    Concordo. Eu falo também tudo publicamente. Que venham me matar também. Eu sei me defender, que eu não vou morrer sem lutar. #Haddad13

     

    Um lon post scriptum:

    A campanha do Haddad precisa urgentemente focar num ponto ainda não explorado nesta campanha presidencial: o apoio ou ligação do político Bolsonaro e seus filhos com as milícias cariocas, organizações criminosas que hoje são muito mais poderosas do que o narcotráfico no RJ. Tenho convicção de que o Bolsonaro é ligado às milícias cariocas. Se investigar a fundo, as pessoas que executaram a vereadora do PSOL, Marielle Franco, têm ligações com a campanha do Bolsonaro. Os assassinos de Marielle Franco, com certeza absoluta, são eleitores do Bolsonaro, ninguém que saiba o mínimo sobre as coisas pode duvidar disso. Agora, imaginem isso jogado na campanha? O estrago seria grande. Mas para fazer isso, é preciso informações concretas, mais do que as evidências que ligam os Bolsonaros às milícias cariocas.  O problema é que a polícia carioca pode ser hoje bolsonarista. Precisaria existir gente de dentro, com acesso a informações privilegiadas, que cantasse como canário. É dessa pessoa que a campanha do Haddad precisa. O caminho a ser percorrido pode ser encontrado nos links abaixo: 1 – http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI1477397-EI7896,00-Deputado+quer+legalizar+milicias+no+Rio.html?fbclid=IwAR3wJ5lznxswu6hqHAhgo0YoCvTs4MinEUyca6TOICpN-qxa4p9mHI1tRXU 2 – https://www.youtube.com/watch?v=hGVt9oPiuMM&fbclid=IwAR3uN9WJu0wcbocceghp1USYV6jEpVQtDYVkJoH8fOlNmaeXUBplu_H3MCc 3https://www.revistaforum.com.br/em-sessao-na-camara-bolsonaro-elogiou-grupos-de-exterminio-meus-parabens/?fbclid=IwAR3Tkhl8_2RvNcoMo71xRID6iOK8wrUBD3j0-YQ6O6Oq_mwss1qi1OdwCLs 4https://www.causaoperaria.org.br/em-discurso-em-2003-bolsonaro-defende-milicias-fascistas-e-parabeniza-suas-execucoes/?fbclid=IwAR30mQuSuv_QWwKRg3gzn_UDT5f8Y61It5uinMR1zZS6_mKvLJFyMLMie6s 5https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,filho-de-bolsonaro-diz-que-juiza-executada-no-rio-humilhava-reus,757822?fbclid=IwAR3YI3VAv_N7S6vdBQ4C63mYN4AD_oYVG2I4P-RF0G1QB_q-A8CaPlnZxHw 6https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/03/opinion/1538598107_760467.html?fbclid=IwAR0p1bF-C5EILzdvTobaXtgl7rfvnBi-4xyJbptQCYjGWN1RJxYnJ0GFqJk

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador