Estado Islâmico assume ataques em Cabul e Biden promete reação

Explosões em aeroporto internacional no Afeganistão deixou ao menos 72 mortos, 12 militares e 60 civis, além de mais de cem pessoas feridas

Imagem: Reprodução/CNN Brasil

Jornal GGN – O grupo terrorista Estado Islâmico-Kohrasan, rival do Talibã, assumiu na tarde desta quinta-feira, 26, a autoria das explosões nos arredores do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, no Afeganistão, que mataram ao menos 72 pessoas.

De acordo com a Reuters, a confirmação foi feita pela agência de notícias Amaq ​News, que é ligada ao Estado Islâmico, por meio de grupos do Telegram. 

As mensagens relataram que um homem-bomba ultrapassou controles de segurança e se aproximou da concentração de afegãos que tentam sair do país, em uma operação liderada por tropas americanas.

:: APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE. ASSINE O GGN AQUI ::

De acordo com o Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos), as explosões ocorreram na principal entrada do aeroporto internacional e nas imediações do terminal aéreo, deixando 12 militares americanos mortos. Segundo a agência de notícias Associated Press (AP) há outras 60 vítimas fatais. Mais de cem pessoas estão feridas. 

A ação aterrorizante ocorreu pouco depois dos EUA, Reino Unido e Austrália alertarem para o risco de um atentado “iminente” no aeroporto internacional, devido a uma ameaça do Estado Islâmico, que vinha criticando o acordo de paz para a retirada dos afegãos do território. O grupo é adversário do Talibã, os fundamentalistas que tomaram o poder do Afeganistão após 20 anos.

Após o Estado Islâmico assumir o atentado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que “não esquecerão nem perdoarão” os terroristas e que irá reagir contra o grupo.

“Para aqueles que realizaram este ataque, assim como para qualquer um que deseje mal à América, saibam: Não perdoaremos. Nós não esqueceremos. Vamos caçá-lo e fazê-los pagar. Defenderei nossos interesses com todas as medidas que estiverem ao meu alcance”, disse o democrata, durante pronunciamento na Casa Branca. 

Segundo Biden, as forças americanas irão reagir ao ataque com força. “Ordenei comandantes para que façam planos para atacar lideranças e instalações do Estado Islâmico-Khorasan. Vamos responder com força e precisão no nosso tempo, no lugar que escolhermos, da maneira que escolhermos. É isso que vocês precisam saber: esses terroristas não vão vencer”, afirmou.

Com informações da Folha de S. Paulo e Uol.

LEIA TAMBÉM:

Talibã não estenderá prazo para retirada de tropas ocidentais

Guerra civil afegã será “inevitável” se Talibã recusar negociações, diz líder da oposição

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador