Cresce 4 vezes número de filiações ao PT após condenação de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques/PT
 
 
Jornal GGN – Em 15 dias, o número de filiações ao PT cresceu 4 vezes em comparação com a média mensal de adesões,  totalizandos 4.217 novos pedidos de adesão. O boom ocorreu após o ex-presidente Lula ter sido condenado por Sergio Moro no caso triplex. As informações são da reportagem de Paloma Rodrigues, no Poder 360.
 
 
Por Paloma Rodrigues
 
No Poder 360
 
O Partido dos Trabalhadores recebeu 4.217 novos pedidos de filiação nas duas últimas semanas. A média mensal do partido é de cerca de 1.000 novos filiados por mês. O boom veio após a condenação do ex-presidente Lula pelo juiz Sergio Moro.
 
Entre os dias 10 e 16 de julho foram 3.131 novos pedidos de filiação. O ex-presidente Lula foi condenado no dia 12. Na última semana, do dia 17 ao 21 de julho, foram mais 1.086 solicitações.
 
Em 15 dias, o PT ultrapassou em mais de 4 vezes a média mensal de adesões, com 4.217 novos filiados.
 
Os pedidos ainda serão submetidos a uma tramitação interna para serem aprovados pelo Sistema de Filiação do PT. Em seguida, ainda precisam ser validados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para constarem oficialmente como novos partidários da legenda.
 
Moro considerou Lula culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex. A pena foi de 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
 
O ex-presidente poderá recorrer à Justiça de 2ª Instância (TRF da 4ª Região). Caso o Tribunal confirme a condenação, o político ficará inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Mas com chances de concorrer às eleições de 2018. Precisará de uma decisão liminar (provisória) contra o acórdão do TRF4 até que os possíveis recursos às instâncias superiores (STJ e STF) sejam julgados.
 
Na última 5ª feira (20.jul.2017), movimentos sociais e partidários da sigla foram às ruas protestar contra a condenação. Os organizadores divulgaram programação de atos em 20 Estados. A adesão aos atos, entretanto, foi baixa.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Era previsível, colocaram Lula na parede!

    O que a oligarquia brasileira não entende que tanto a polícia, ministério público e judiciário em geral, é visto pela população como seus inimigos e não como instituições que os defendam.

    Eu sempre dou o exemplo do “Ir para a Parede”, que significa a ação polícial típica no Brasil se sem a mínima suspeita parar um grupo de jovens da periferia a noite e mandá-los encostar na parede para submetê-los a uma injusta e desmoralizante revista policial.

    Se por algum contratempo os jovens ou mesmos os mais velhos tem algum desavença judicial, em 99% dos casos ou perdem ou não conseguem nada com ela. Ou seja, o judiciário em geral é visto como um INIMIGO DA POVO e com a condenação de Lula, colocaram o mesmo na parede, só que esqueceram que colocaram com algumas dezenas de milhões de cidadãos brasileiros, logo o PT tem que crescer.

  2. Finalmente uma boa notícia!

    A única esperança é por aí, reaçao popular e adesao à esquerda. Ouvi falar de uma campanha para dar recursos ao Lula, que foram retirados por Sérgio Moro. A idéia é algo como 1,00 por filiado (nao vai poder ser isso, por causa dos custos bancários, mas a idéia de se serem MILHOES de pequenas contribuiçoes). Será uma bofetada em Sérgio Moro.

    1. Estou aguardando o número da conta. . .

      Estou aguardando o número da conta para fazer o depósito, dizem que não pode ser na conta do Lula, que o Moro toma o dinheiro.

       

    2. Temos que esperar o número da conta de uma fonte confiável

      E fazer as doaçoes sob todas as condiçoes de verificaçao (com CPF, etc). Só temo que Moro alegue que é o pretenso dinheiro escondido sendo lavado. Mas se forem milhares de contribuintes, com sorte milhoes, ninguém teria estrutura para controlar uma rede de “lavagem” dessas. Por isso o importante nao sao contribuiçoes grandes, mas que sejam muitas, muitíssimas.

  3. capanha de contribuição para Lula

    Legal este apoio simbolico da campanha de arrecadação para reparar os danos do confisco sofrido por Lula. Isto demosntra o coração solidário do povo que passou por privações. Simbolico porque contraria o efeito do desejo daqueles que querem rebaixar Lula . Estess cada centavos oferecidos representa retorno de amor, reconhecimento e gratidão.

  4. Nunca fui afiliado ao PT

    mas agora com muita honra serei mais um afiliado. Já faz 30 anos que sempre fui simpatizante e sempre votei no PT. Agora, vou me afiliar ao PT.

  5. Somos sementes de estrelas,
    Somos sementes de estrelas, quando tentam nos enterrar, florescemos com mais vigor. Somos feitos de massa de pão, quanto mais batem, mais crescemos. Em 2018 o(a)s brasileiro(a)s darão a devida resposta nas urnas. #EleiçãoSemLulaEFraude

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador