Ex-líder de Dilma e Lula, Vaccarezza deixa PT para apoiar Russomanno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-líder dos governos Lula e Dilma, Cândido Vaccarezza anunciou nesta terça (16) que deixou o PT após mais de 30 anos de filiação. O ex-deputado repetiu parte do discurso da senadora Marta Suplicy (PMDB), que saiu da legenda alegando divergências ideológicas após o desgaste da Lava Jato sobre a agremiação. 

No caso de Vaccarezza, que ganhou uma  vaga na coordenação da campanha do candidato a prefeito de São Paulo, Celso Russomanno (PRB), a justificativa foi o distânciamento que ocorre há muitos anos com o PT. Ele nunca se furtou a fazer críticas duras e públicas ao modo de governar da presidente Dilma Rousseff, por exemplo.

Vaccarezza também foi citado na Operação Lava Jato.

Segundo o jornal O Globo, o PT reagiu com “perplexidade” não só por conta da desfiliação, mas pelo apoio dado a Russomanno. O candidato, por sua vez, celebrou o apoio de um médico que deixou a Câmara de Deputados para trabalhar em UBS. “Ele sabe o que acontece na ponta, o que a população precisa na área de saúde.”

Por Andrei Meirelles

Diáspora petista em São Paulo dá apoio até a Russomanno

Em Os Divergentes

Entre outras facetas, a eleição para a Prefeitura de São Paulo mostra peças espalhadas do que um dia foi uma espécie de mosaico petista. A tal ponto que o tucano João Dória estreou na campanha tentando, com apenas uma estocada no petismo, atingir a três adversários.

Ao afirmar que quem foi do PT sempre será petista, Dória mirou ao mesmo tempo no prefeito Fernando Haddad e nas ex-prefeitas Marta Suplicy e Luiza Erundina, todos eleitos pelo partido para governar São Paulo. Se já enfrentava defecções, o PT ficou mais vulnerável depois do escândalo de corrupção na Petrobras.

Na dispersão do petismo em São Paulo até o candidato Celso Russomano, do PRB, partido identificado com a Igreja Universal do Reino de Deus, entra na campanha com um petista para chamar de seu. Líder dos governos Lula e Dilma na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza acaba de trocar o PT por uma vaga na coordenação da campanha de Russomano.

Vaccarezza, porém, não pode atribuir a mudança de barco ao envolvimento do partido com o Petrolão. Ele está sendo investigado pela Operação Lava Jato pela acusação de ter recebido propina em negócios com a Petrobras.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. patetico

    Não há nada mais patetico que isso. Se o pT realmente é o problema…porque ele foi apoiar o Russomano? Mesma coisa vale pra Marta. Se o problema era o PT e a corrupção…porque ir pro PMDB?

    O erro do PT foi ter dado asa a pessoas como esses dois durante tanto tempo. O PT não deveria ter privilegiado tantos vaidosos e mesquinhos. 

  2. As idéias mudam com a idade.

    Mas sair do PT e ir para a direita raivosa é de lascar…

    Este é o político que o Brasil precisa desvencilhar.

    1. Concordo.

      “Mas sair do PT e ir para a direita raivosa é de lascar…”

      Concordo perfeitamente. Essa é a prova irrefutável de que é apenas um oportunista usando o partido. Ideologia zero, compromisso zero com os trabalhadores, vergonha na cara zero.

      Lembra Marta, Cristovam, Marina e tantos outros…

      O PT (e a esquerda em geral) criou muitos corvos. Tá na hora de mudar.

       

  3. Disse tudo. Quer se ver livre

    Disse tudo. Quer se ver livre dos verdadeiros governantes do Brasil, PGR, STF, STJ, MPF, muda de partido, troca o PT por qualquer coisa, de preferência muda de mala e cuia para o PSDB e ninguém do judiciário vai lhe incomodar, nunca mais.

  4. Cria cuervos…

    O PT criou muitos corvos…

    Agora vai começar a debandada dos ratos.

    Vacarezza não fará a menor falta, nem ninguém como ele. Pelo contrário, depurar-se desses oportunistas será bom para o PT.

    Ruim é manter quem lhe fura os olhos.

     

    1. O PT de há muito aceitou

      O PT de há muito aceitou bandidos em seu seio quando não protegeu outros que até mesmo fizeram oposição ao partido. Isso foi minando um partido que poderia se tornar a grande referência da esquerda mundialmente. Infelizmente, a saída destes crápulas não conseguirão propiciar a restauração do partido. A metástase se espalhou a tal ponto que a infecção já atingiu órgãos vitais e a possibilidade de sobrevivência é mínima.

  5. Bem…

    Vacarezza já a muito responsabilizava o PT pela sua derrota em 2014, tanto por lealdade votou projetos contra sua base, quanto uma guerra interna que ligava a sua relação co Dilma.  Celso Russomano e o PTB faziam parte da base do governo lula e Dilma I quando ele foi líder do governo.

    Derrotado diferente de outros não teve abrigo, foi chamado para falar com o Eduardo Cunha, ,mas parece que suas tratativas foram torpeadas de dentro do Planalto, diferente de outros nem na lava jato teve defesa do partido.

     

     

     

     

  6. Homens de conveniência

    Políticos com projetos pessoais não servem a partridos e seus ideiais.

    Vaccareza tem todo o direito de deixar o PT, mas ao se juntar a Russomanno nos dá uma boa ideia de seus propósitos e ideais.

  7. A partir do momento em que o

    A partir do momento em que o PT se mostrou um partido com força eleitoral, todo tipo de oportunista tentou tirar sua casquinha. Com toda a perseguição que tem sofrido, o PT tem recebido filiações e muita gente continua apoiando o partido, mesmo sem filiação. É esta base que deverá voltar a representar.

  8. O PT basicamente se

    O PT basicamente se transformou no Lula. 

    Assim como toda classe politica que nao se renovou. A quantidade de septagenarios na politica eh de se assustar.

    Nao sei se eh uma tendencia mundial. Hillary Clinton e o Trump sao tambem septagenarios …

    Um bando de velhos que estao mais proximos da cova decidindo o futuro de jovens que vao ter uns 50 anos pra arcar com suas consequencias.

  9. Nunca li ou ouvi de

    Nunca li ou ouvi de petistas,quando sai uma pessoa :Perdemos um grande quadro.

    Não, Só se ouve e lê : ”Não valia nada mesmo”. ‘Traíra”. etc.

    O PT só se difere do EI ( ESTADO Islâmico ) porque não mata.

           Ainda…

  10. O candidato, por sua vez,

    O candidato, por sua vez, celebrou o apoio de um médico que deixou a Câmara de Deputados para trabalhar em UBS. “Ele sabe o que acontece na ponta, o que a população precisa na área de saúde.”

    Posta dessa forma dá entender que ele deixou a câmara por livre escolha. Foi o povo que o defenestrou na ultima eleição para Deputado Federal.

  11. Agora será anistiado de sua

    Agora será anistiado de sua corrupcao particular.

    Vacarezza sempre foi uma pessoa nefasta, oportunista e envergonhava o partido.

    Demorou pra sair e agora vai para seu verdadeiro lugar.

  12. Agora será anistiado de sua

    Agora será anistiado de sua corrupcao particular.

    Vacarezza sempre foi uma pessoa nefasta, oportunista e envergonhava o partido.

    Demorou pra sair e agora vai para seu verdadeiro lugar.

  13. Foi convite !

    Só o Russomano mesmo p/ convidá-lo a entrar em seu partido. E só o Vacarezza para aceitar !

    I D E O L O G I A – qual seria a do Russomano ?

     

  14. Refundação

    O que o PT  deveria fazer era expulsão todos os oportunistas que ainda lá estão e tratar de se refundar.

    Começar do zero fazendo:

    -Uma auto critica e

    -criar mecanismo para que oportunitas de toda a ordem não se aproveitarem.

    -Ser transparente quanto a origem dos recursos financeiros e seu destino! 

    -Chamas aqueles que têm algo a acrescentar em termos politicos e ideologicos (tipo J willys).

    -Fazer as alianças com partidos serios e de esquerda.

    Não é dificil é so ter a vontade politica. Dá trabalho mas vale a pena.

    Pode levar 20 anos para aparecerem os resultados. Não tem problema a vida continua.

     

  15. Vejo muitos dizendo que

    Vejo muitos dizendo que Vacarezza era nefasto, que finalmente saiu, que agora é que vai ser bom. Que agora a grande idéia pura que é o PT agora vai pra frente. Mas ninguém diz como um sujeito com essa mentalidade chega a LÍDER do partido. 

    Quando defendi aqui o absurdo de um Delcídio Amaral estar na linha de frente da negociação sindical com os trabalhadores Judiciário, dando uma rasteira atrás da outra, sem qualquer princípio no uso da malandragem sindical dentro de um partido trabalhista, o discurso oficial era que o Judiciário está bem, que é um bando de concurseiro, que bom mesmo é plantar feijão. E nenhuma linha sobre o fato de um Delcídio a ser preso uma semana depois ser o LÍDER em um lugar simbólico feito o Senado.

    Quando os defensores do PSOL que ainda se dão ao trabalho de tentar expor idéias na nova mídia são achincalhados por defender ideologia, esses defensores do PT no estado que se encontra são os primeiros a apontar o dedo. Mas nenhum explica seus LÍDERES do Senado e da Câmara. Agora que o princípio se foi e os pragmáticos estão seguindo o rumo de Marta, Delcídio e Vacarezza, fica esse discurso de que a ideologia vai muito bem e que a idéia é pura.

    O PT virou essa sucata à procura de um ferro-velho por causa dessa base, que aceita tudo, desde que vindo de algum líder carismático. O Vacarezza e o Delcídio são conseqüência. Se houvesse mais critério, não teríamos presidente da República eleito nem maioria no congresso, mas ainda haveria um partido de esquerda com estatuto e princípios a seguir. É melhor do que se fantasiar de esquerda e praticar direita apenas para ganhar eleição. Se a maioria quiser aderir à direita, paciência. É preciso saber lidar com a Democracia e ter um pouco de transparência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador