Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (10), aponta que a avaliação do governo do presidente Lula (PT) ainda reflete a polarização do país.
Hoje, 54% aprovam o governo e 43% desaprovam a gestão petista. Em relação à pesquisa anterior, de outubro, o índice ficou estável e a desaprovação oscilou 1 ponto percentual.
Segundo o levantamento, o presidente tem avaliação mais positiva no Nordeste (70%), entre os mais pobres (64%), entre os eleitores pretos (63%) e católicos (61%). Em relação a outubro, o desempenho registrou pouca variação.
Avaliação geral
Já a avaliação positiva da administração de Lula registrou 36%, uma queda de dois pontos percentuais em relação a outubro, quando o índice era de 38%. A oscilação está dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos.
Outros 29% avaliaram de forma negativa a gestão, o mesmo percentual da pesquisa anterior. Enquanto, 32% classificam o trabalho do governo como regular, contra 29% da avaliação feita há dois meses.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, “esta aparente estabilidade esconde, porém, fragilidades do governo. Enquanto a maioria que aprova o governo o considera bom; a maioria que desaprova o considera péssimo. A reprovação parece ódio, a aprovação não parece paixão”, escreveu na rede social “X”.
Na comparação com os dois mandatos anteriores de Lula, o atual governo está pior para 36% e melhor para 29%. Para 32% o atual mandato está igual aos anteriores.
No geral, a nota que o governo Lula recebe ao final de seu primeiro ano é de 5,7, com 88% de eleitores que não se arrependem de seu voto.
Polarização
No que se refere a polarização do país, na opinião de 58% dos eleitores entrevistados, o governo Lula contribuiu para dividir o país, contra 35% que avaliam o contrário, que Lula contribuiu para a união.
A nova rodada da pesquisa foi feita entre os dias 14 e 18 de dezembro e entrevistou 2.012 brasileiros, a partir de 16 anos, em todos estados do país.
Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Parabéns, barões da porca mídia brasileira! O inferno vos rende o merecido tributo! Diligentes discípulos do inominável, vocês conseguiram. Ave, Césares burlescos desta triste Pindorama.
Vocês realmente conseguiram envenenar toda uma geração de brasileiros, dilacerar o tecido social pátrio de maneira irreparável. O ódio! Um sobejo ódio floresceu, às dezenas de milhões de midiotas diligentemente cultivados; vosso exército de reserva oportunamente inoculado contra quem ousa desafiar a desigual ordem dos canalhas.
Emoldurem essa vossa grande obra, inominável e repugnante, e reservem-na um espaço de destaque no banheiro, para que vos sirva de inspiração nos momentos de aperto na latrina.
Sintam-se, pois, aliviados quanto a vossas avantajadas espigas orgânicas, pois nem de perto se aproximam em podridão dos gigantes dejetos morais, que vocês diuturnamente lançam sobre outrem; alívio apenas por enquanto, claro, pois a história já vos reservou um fétido lugar nessa mesma fossa entupida.
Quando o livro da infâmia for instituído em seu devido panteão, vossos nomes nele estarão insculpidos em aço para todo o sempre. Assim, como nas velhas escarradeiras, todo brasileiro de verdade, do fundo de sua garganta, poderá ainda vos prestar, para vergonha de vossa descendência, uma singela homenagem. Ptu!